Informativo da Base Software - Número 11 - 05/04/2004    
Novas Versões | Entrevista | O mercado | Cursos/Eventos | Novidades TecnológicasGuia do Administrador | Humor
  
  

Casa em Casa: Novo visual e maior eficiência

Ainda este mês o Casa em Casa estará proporcionando muito mais agilidade e satisfação para o seu usuário.

Novas seções foram criadas com o intuito de facilitar ainda mais a vida de quem está à procura de um imóvel, quer financiar um imóvel ou apenas saber um pouco mais sobre assuntos relativos ao mercado imobiliário. Além de um design muito mais moderno.

 

Base no 1º Seminário de Rio das Ostras

A Base Software estará apoiando o 1º Seminário do Mercado Imobiliário de Rio das Ostras que acontecerá nos dias 16 e 17 desse mês.

O nosso diretor, Ronaldo Andrade, estará ministrando a palestra sobre "Tecnologia Aplicada ao Mercado Imobiliário", destacando a importância da atualização do profissional deste ramo na área tecnológica.
      

  
 Dicas do mês 
  
  Você sabia
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No Base Condomínio existe a possibilidade de trocar os dados da conta corrente de cobrança de uma faixa de recibos sem a necessidade de editar um de cada vez? Para isso, basta acessar a opção Troca Banco de Recibo no menu Utilitários e selecionar os recibos que deverão ser alterados para o sistema fazer a alteração automática.

         

No Base Locação, é possível bloquear e desbloquear a emissão de recibos para os locatários, sem a necessidade de editar os contratos? Para utilizar este recurso basta acessar a opção Bloquear e Desbloquear Recibo no Menu Financeiro/Contas a Receber.

     
  
  
  
Acompanhe as mais recentes alterações dos nossos sistemas. Segue abaixo as atualizações dos sistemas Base Condomínio e Base Locação:
  
  Base Condomínio (1.7.5.344):

Foi implementada no sistema a opção de cancelamento de baixa de voucher.
Foram incluídos no sistema os relatórios de voucher simplificado e diário de lançamento sintético.

    
 Base Locação (1.7.5.372):

Agora está disponível nos sistema a opção de cancelamento de baixa de voucher.
Foi incluído o relatório de contas a pagar simplificado.

     
  

No dia 29 de março o Sindicato da Habitação - Secovi / RJ, inaugurou o 1º Centro de Capacitação Imobiliária do Rio de Janeiro, com a participação de Clemente Nóbrega palestrando sobre o tema "Competências para Inovar com Sucesso". Esta iniciativa dispõe de cursos e palestras de qualificação para todos os profissionais que atuam no ramo imobiliário (porteiros, síndicos, administradores, etc) e desejam e se aprimorar em sua área ou para quem planeja atuar neste segmento. O objetivo é oferecer cursos práticos e específicos para cada categoria, além de palestras sobre temas atuais que ajudem a esclarecer dúvidas e preparar o profissional para tarefas do dia-a-dia.

Desde 1999 o Secovi - RJ vem realizando cursos para a valorização dos profissionais do mercado imobiliário. "A diferença dos cursos que já existiam para o Centro de Capacitação Imobiliária, está justamente na questão do estudo e desenvolvimento programado dos treinamentos. Anteriormente, os cursos eram realizados quando a necessidade surgia no mercado. Agora, nós desenvolvemos cursos previamente estudados para suprir as necessidades existentes de maneira contínua" - explica Pedro Wähmann - Presidente do Secovi.

A carência de treinamento profissional na área foi comprovada através de várias pesquisas realizadas com profissionais do ramo e administradoras de imóveis, no período de fevereiro a abril de 2003. A partir destes dados, concluiu-se que com o passar dos anos o mercado desenvolveu um treinamento informal realizado pelo próprio cotidiano da profissão e segundo Pedro, este setor precisa se profissionalizar, na tentativa de mostrar o valor do trabalho desta categoria.

Para Maysa Brito, gestora do Centro de Capacitação Imobiliária, o principal objetivo é a mudança do perfil deste profissional que aprende pela vivência, para o profissional qualificado e treinado para realizar o seu trabalho de maneira mais eficiente. "O Centro de Capacitação é direcionado para todos que já trabalham no mercado imobiliário, desde porteiros, síndicos até os próprios administradores, ou pra quem deseja também atuar neste segmento" - afirma.

A carência de conhecimento específico na área tecnológica existente hoje no mercado imobiliário também é uma preocupação do Centro de Capacitação, que pretende desenvolver cursos específicos nesta área para atender as necessidades dos administradores interessados em se atualizar no mercado em que atuam.

Confira a programação de abril. Maiores informações: (21) 2533-3373.

 
Pedro Wähmann (Presidente do Secovi /RJ) e Maysa Brito - (Gestora do Centro de Capacitação Imobiliária)   Funcionárias do Secovi/RJ e Maysa Brito à direita
         
 
Clemente Nóbrega no momento de sua palestra   Pedro Wähmann
       
   
  

MBA Executivo de Gestão de Negócios Imobiliários
A FUNCEFET/RJ e IDHGE estão com as inscrições abertas para três novas turmas do primeiro MBA no Rio de Janeiro para a área imobiliária. A Pós - Graduação tem duração de 14 meses (com habilitação para ensino superior). Ao todo são 376 horas e as aulas são ministradas nos campus Maracanã e Centro em horários diferenciados. Maiores informações: (21) 3872-5517 / 2232-1244.


Vem aí o IV Congresso Brasileiro de Direito Imobiliário
Entre os dias 13 e 15 de Maio deste ano o CEPAD - Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito, estará realizando no Hotel Gloria, no Rio de Janeiro, o IV Congresso Brasileiro de Direito Imobiliário - Aspectos Cíveis e Processuais, visando colocar em pauta os temas atuais e os problemas enfrentados pelos profissionais na área do Direito Imobiliário. Maiores Informações: (21) 2533-9710 ou www.cepad.com.br

  
  Palestra: Responsabilidade Civil no Mercado Imobiliário

Data: 03/04
Horário: 9h
Palestrante: Conselheiro federal Manoel da Silveira Maia
Local: Sub-região Belford Roxo - Av. Benjamim Pinto Dias 1166, sala 202 - Belford Roxo / RJ.
Informações: (21) 2661-0555 ou http://www.creci-rj.org.br


  Assistente em Administração de Condomínios

Data: 05 a 26/04
Horário: 18h às 21h
Local: Av. Rio Branco, 245, 32º andar - Centro / RJ.
Informações: (21) 2533-3373 ou www.secovi-rj.com.br


  Assistente em Administração e Locação de Imóveis

Data: 06 a 22/04
Horário: 18h às 21h
Local: Av. Rio Branco, 245, 32º andar - Centro / RJ.
Informações: (21) 2533-3373 ou www.secovi-rj.com.br


  Responsabilidade Civil no Direito Imobiliário - Curso de Aperfeiçoamento Profissional II

Data: 07/04
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório do Creci-RJ - Avenida Presidente Vargas 417, 19º andar, Centro - Rio de Janeiro/RJ. Palestrante: Luiz Fernando Nogueira Marin
Informações: (21) 2509-6242 ou http://www.creci-rj.org.br


  Locação Imobiliária - Aspectos Jurídicos e Administração

Data: 13, 20, 27/04 e 04/05
Horário: 13h às 15h
Local: CEPAD - Av. Almirante Barroso nº 91, 2º andar - Centro / RJ.
Informações: (21) 2533-9710 ou www.cepad.com.br


  Como Gerenciar Pessoas com Resultados: o grande desafio

Data: 14/04
Horário: 17h30 às 21h30
Local: ABRH - Av Presidente Vargas, 463 / 11º andar - Centro / RJ.
Informações: (21) 2533-3373 ou www.secovi-rj.com.br


  Registro de Imóveis - Curso de Aperfeiçoamento Profissional II

Data: 14/04
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório do Creci-RJ - Avenida Presidente Vargas 417, 19º andar, Centro - Rio de Janeiro/RJ. Palestrante: Manoel da Silveira Maia
Informações: (21) 2509-6242 ou www.creci-rj.org.br


  Relacionamento Interpessoal: Como Administrar Conflitos

Data: 15/04
Horário: 17h30 às 21h30
Local: SESC Tijuca - Rua Barão de Mesquita, 539 - Tijuca / RJ.
Informações: (21) 2533-3373 ou www.secovi-rj.com.br


  1º Seminário do Mercado Imobiliário de Rio das Ostras

Data: 16 e 17/04
Horário: 15h30
Local: Câmara Municipal de Rio das Ostras - Rio das Ostras / RJ.
Informações: (22) 2760-7232 ou http://www.creci-rj.org.br


  O Cotidiano do Corretor de Imóveis - Curso de Aperfeiçoamento Profissional II

Data: 20/04
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório do Creci-RJ - Avenida Presidente Vargas 417, 19º andar, Centro - Rio de Janeiro/RJ. Palestrante: Laudimiro de Souza Cavalcanti
Informações: (21) 2509-6242 ou http://www.creci-rj.org.br


  Curso de Administração Imobiliária em Locações

Data: 26 a 30/04
Horário: 10h às 12h
Local: CEPAD - Av. das América n.500, Downtown, bloco 22, sala135 - Barra da Tijuca / RJ Informações: (21) 2533-9710 ou www.cepad.com.br


  Redação Empresarial e Atas

Data: 27/04
Horário: 17h30 às 21h30
Local: ABRH - Av. Presidente Vargas, 463, 11º andar - Centro / RJ.
Informações: (21) 2533-3373 ou www.secovi-rj.com.br


  Aplicação do Código de Defesa do Consumidor na Relação Imobiliária - Curso de Aperfeiçoamento Profissional II

Data: 29/04
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório do Creci-RJ - Avenida Presidente Vargas 417, 19º andar, Centro - Rio de Janeiro/RJ. Palestrante: Fátima Cristina Santoro Gerstenberger
Informações: (21) 2509-6242 ou http://www.creci-rj.org.br


  Fórum Imobiliário Secovi Bahia - O Condomínio no Novo Código Civil

Data: 29/04
Palestrante: Conselheiro federal Manoel da Silveira Maia
Local: Auditório da Federação do Comércio da Bahia (Casa do Comércio) - Salvador / BA.
Informações: (21) 2509-6242 ou http://www.creci-rj.org.br/


  Seminário ADEMI / EMERJ / CEDES

Data: 30/04 a 02/05
Local: Hotel Blue Tree Park - Angra dos Reis / RJ.
Informações: (21) 2543-1110 ou http://www.ademi.webtexto.com.br/index.php3


Consulte também a agenda do e do
  
  

Nesta edição, George Masset - Empresário, Diretor da Administradora de Imóveis Masset, Ex Vice-Presidente e Presidente eleito da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis - ABADI, traz informações importantes de como serão os principais projetos para a sua nova gestão entre outros temas.

Base News - Além da responsabilidade de ser presidente da ABADI, o seu pai foi uma pessoa de grande importância que até hoje é referência no mercado imobiliário. O sr acredita que esse fato implica em uma maior importância na sua gestão?

George Masset - É sempre ruim ser comparado com o pai, com o irmão, com o tio, por mais que seja com uma coisa boa, porque cada pessoa é um expoente naquilo que faz. Mas todo mundo sempre me compara a ele, espera ver em mim a figura dele, o que eu acho muito difícil porque ele era único, empresarialmente e em tudo. É preciso ter muitos de mim para fazer um dele. Entretanto, acredito que vou conseguir desempenhar na frente da ABADI um bom trabalho empresarial, pretendendo não desapontar aqueles que trabalham comigo. Sei a importância do nome do meu pai e estou preparado para o desafio.
Nesses últimos 04 anos, tive participação ativa na diretoria junto com César Thomé (ex-presidente), com quem aprendi muito. Hoje, apesar de não ser advogado, o Pedro Carsalade (vice-presidente) é uma pessoa muito serena e preparada com quem eu pretendo tirar minhas dúvidas a respeito das partes jurídicas. Já na parte empresarial, eu vou contar com a experiência que eu adquiri com o meu pai, com o César e com o apoio dos amigos que tanto querem que nós sejamos vencedores.

Base News - O sr poderia ressaltar alguns dos projetos mais importantes que foram definidos como metas para essa próxima gestão?
George Masset - Nós temos como meta principal tentar regulamentar o mercado, para evitar que qualquer um se diga um administrador de imóveis. Hoje em dia, é muito comum a nossa categoria não ser valorizada por causa de pessoas que pensam que apenas comprando um programa vão se tornar administradores de imóveis, o que não é tão simplório assim, pois envolve patrimônio quando se fala em locação, bens e muito dinheiro. A nossa intenção é, dentro do possível, regulamentar o mercado, criar uma auto-regulamentação, para evitar a concorrência de aventureiros que tentem entrar no mercado. Será um trabalho árduo que vem sendo estudado há pelo menos 06 anos e ainda se encontra muita dificuldade.

Base News - Existe hoje no mercado uma discussão muito grande em torno da postura de algumas empresas administradoras de imóveis, não somente relacionadas aos valores cobrados, mas também à forma de captação de condomínios, etc. Como o sr pretende enfrentar esta situação?
George Masset - "O barato sempre sai caro". Quando se faz um negócio muito vantajoso por um preço muito baixo, alguém vai sair prejudicado. Sabemos que hoje, muitos preços são predatórios, mas muitas empresas estão sofrendo as conseqüências devido a essa prática, que pela má formulação de seus preços não conseguem mais manter seus custos, sendo vendidas ou incorporadas por outras. No entanto, nos últimos meses já houve uma reação do mercado, com empresas mais conscientes, mais preocupadas em prestar um bom serviço aos seus clientes, que estão revendo os seus valores e trabalhando em patamares mais perto da realidade. Por isso, a gente tem tentado demonstrar que os empresários não têm que ter vergonha de ter lucro. A finalidade primordial em todo negócio é dar lucro, salvo se é uma instituição sem fins lucrativos como o caso da ABADI. O empresário não pode trabalhar apenas pela receita que o cliente está trazendo, com o fluxo de caixa do condomínio que ele vai gerar. Isso não é uma realidade.
Para enfrentarmos esta situação nós estamos, através da Fundação Getúlio Vargas, compilando diversas informações referentes ao nosso segmento para demonstrar ao empresário que ele tem que trabalhar conscientemente, conhecendo seus números, conhecendo a sua empresa, mostrando também o exemplo de outras empresas do ramo.

Base News - O site foi um grande passo rumo à evolução tecnológica da ABADI e, atualmente, a internet tem se mostrado uma ferramenta muito importante para a realização de negócios no mercado imobiliário. Existe algum projeto que envolva o desenvolvimento de ações voltadas para este veículo?
George Masset - Na verdade o site não é um projeto meu, mas faz parte do nosso projeto dar continuidade a ele e em especial no que tange à locação. Hoje em dia, o número de imóveis alugados através do site é muito expressivo, com mais de dois mil imóveis ofertados. Aposto nessa idéia e acredito que ninguém tenha dúvida nenhuma que este será o mecanismo de venda do futuro. Nós vamos estar concorrendo de igual para igual com grandes sites que foram criados por grandes grupos, pois nós conseguimos fazer um site que ninguém conseguiu fazer. Acredito também que nos próximos anos as empresas que não aderiram a esse tipo de tecnologia ainda, vão estar fora do mercado ou talvez nem existam mais. A internet como ferramenta será uma necessidade e nós pretendemos ao longo deste ano, criar cursos específicos de tecnologia para o nosso mercado, sendo um projeto ligado também à regulamentação. Muitas empresas ainda têm este problema, ou seja, implantaram a tecnologia, mas não dispõe de pessoal devidamente treinado e preparado para utilizá-la. Nós pretendemos investir muito esse ano na divulgação da tecnologia, em especial do site que acreditamos que será um sucesso. Nós também iremos entrar em contato com o CRECI/ RJ, para tentar fazer uma parceria para que o site não seja só a melhor ferramenta de locação como ele já é hoje, mas para que seja a melhor ferramenta de locação e vendas do mercado.

Base News - O mercado imobiliário vem sofrendo muitas mudanças nesses últimos anos relacionadas a vários assuntos distintos como o novo Código Civil, a economia do país, política de juros, etc. Baseando-se nesses temas como o sr descreveria o futuro do mercado imobiliário?
George Masset - Há 15 anos atrás, a administração de um condomínio era uma administração totalmente doméstica, sem grandes obrigações ou atribuições. Hoje, não é mais assim. A receita é feita da mesma forma, mas todos os serviços prestados e/ou contratados têm nota fiscal, gerando recolhimento e retenções, fazendo com que a administração de um condomínio se torne, hoje, uma atividade extremamente profissional. O mercado mudou muito e vai mudar ainda mais nos próximos anos. O empresário que pensa como há 15 anos, por exemplo, já não existe mais e o empresário de hoje que pensa que as coisas não vão mudar, provavelmente também não vai resistir por muito tempo. E as empresas têm que estar preparadas para essa mudança.

  

Rede de contrastes em todo o mundo
Cada vez mais, a internet tem se tornado uma ferramenta indispensável em qualquer setor e para qualquer pessoa. Atualmente, o número de pessoas conectadas no planeta já ultrapassou o meio bilhão. Porém o quadro está longe de ser uniforme. Enquanto Europa e América do Norte têm quase 64% dos internautas do mundo, a América Latina comparece com apenas 6% e a África e o Oriente Médio, com míseros 2%.

Embora a world wide web como a conhecemos tenha nascido no CERN, na Suíça, é nos EUA que está o maior número de internautas: 182 milhões, ou 65% da população do país. Em segundo lugar, vem o Japão, com 64 milhões de internautas, mas a China, em terceiro, se aproxima rapidamente dos japoneses, com 54,5 milhões. A Coréia do Sul de fato tem cerca de 55% de sua população plugada na rede - cerca de 26 milhões de usuários. Mas, em números reais, ela chega em sexto lugar no ranking dos poderosos online, atrás dos campeões europeus: a Alemanha, em quarto, com 44 milhões de internautas, e a Grã-Bretanha, em quinto, com 34 milhões. Na França há 21 milhões de usuários. Já os italianos que usam a rede são 20 milhões, quase um terço da população do país, enquanto os canadenses conectados chegam a 17 milhões. Somente na décima posição aparece de novo um país emergente, depois do terceiro lugar chinês: a Índia, com 16 milhões de usuários - ou 1,6% da população. Aliás, se fizermos a conta na China, também chegaremos a algo parecido: só 5% do 1,3 bilhão de chineses acessam a rede. E, acreditem, na décima primeira posição do ranking está o Brasil, com cerca de 15,8 milhões de internautas. Isso apesar da exclusão digital ainda gritante por aqui.
Fonte: http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/informaticaetc/140888996.asp

  

Computador e Telefone: união da evolução
Os primeiros celulares, analógicos, eram apenas telefones. Na verdade eram rádios que transmitiam e recebiam o som da voz humana por ondas de rádio. Depois vieram os digitais. Daí vieram duas conseqüências. A primeira é que um aparelho capaz de transmitir uma corrente de bytes que contém voz codificada é também capaz de transmitir uma corrente de bytes contendo qualquer outra coisa - de texto escrito no visor a figuras, fotos, música, vídeo e, sendo o bichinho um computador, programas.

Ou, combinando funções de computador com as de um aparelho transmissor-receptor e de um GPS (Global Positioning System), a exibição, no visor, de um mapa com localização e traçado do trajeto dali até outro ponto da cidade, bastando entrar com o endereço. A segunda é que, sendo um computador, o aparelho precisa de sistema operacional e tudo que um computador usa. Pode-se atingir esse objetivo partindo de dois pontos opostos. Fazendo, por exemplo, como a Microsoft, que "encolheu" um computador e o dotou da capacidade de comunicação (micro de mão no qual também se fala e cujos aplicativos são desenvolvidos na plataforma .Net). Ou, partir de um celular digital e dotá-lo da capacidade de computar, estratégia adotada pela Qualcomm, empresa que fabricou celulares e hoje fornece soluções de hardware e software.
Fonte: http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/informaticaetc/141175814.asp

  
  
  
 A Importância da Automação do Contas a Pagar na Administração de Imóveis 
     

O Contas à Pagar possui uma função muito importante dentro de uma administradora. A automação desta rotina permite que a empresa possua um total controle das obrigações que implicarão na saída de dinheiro. Estes valores deverão ser corretamente debitados das contas dos proprietários. Através de uma correta informatização do Contas à Pagar a administradora poderá:

Controlar diariamente as obrigações a serem pagas pela administradora e poder analisar o seu fluxo financeiro;

Conhecer e informar ao proprietário a sua situação financeira completa considerando não somente o saldo da conta corrente, mas também a previsão de pagamentos futuros. Esta previsão pode ser considerada no momento de efetuar a remessa (prestação de contas) ao proprietário;

Melhorar a segurança geral, pois os pagamentos devem ser previamente identificados, classificados e organizados. A conta do proprietário deve ser atualizada automaticamente no momento da baixa do contas a pagar;

Agilizar vários procedimentos relacionados a esta tarefa tais como emissão de vouchers e emissão de cheques;

Agilizar o processo de preparação de recibos de aluguel, pois o Contas à Pagar deve possuir recursos para transferência automática de valores para os recibos, quando se tratar de pagamentos referentes a obrigações que devem ser repassadas para os inquilinos como, por exemplo, condomínio (cota ordinária) e IPTU.

As administradoras trabalham gerenciando um "estoque" de dinheiro de terceiros, e, portanto deve possuir um total controle deste "estoque" considerando sempre os recursos disponíveis (Conta Corrente), as obrigações que implicarão na redução deste "estoque" (Contas a Pagar) e os recursos que serão acrescidos a este "estoque" (Contas a Receber).

Até,
Ronaldo Andrade.
  

  

Por vezes nos deparamos com inusitadas histórias que achamos não serem verdadeiras por serem tão engraçadas. A verdade é que muitas histórias que ouvimos por aí, e até no que diz respeito a moradores e funcionários de condomínios podem ter realmente acontecido, como nos mostra a seguir com famoso personagem, Porteiro Zé. Divirtam-se!
  
http://www.porteiroze.com/filme7.htm
        

 

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

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