Informativo da Base Software - Número 3 - 01/08/2003    
Novas Versões | Entrevista | O mercado | Cursos/Eventos | Novidades TecnológicasGuia do Administrador | Humor
  

Aniversário do Icondo

Este mês o Icondo está comemorando 3 anos, com muito sucesso e mais de 130 mil usuários! Nesses três anos o Icondo se transformou em uma ferramenta indispensável para uma administração eficaz.

Com o objetivo de destacar a administradora e promover a fidelização de seus clientes, a tecnologia do Icondo traz em seu conteúdo áreas e serviços específicos destinados a facilitar a comunicação entre a administradora, o síndico e o condômino.
A Base Software agradece a todos os clientes que acreditaram no Icondo e até hoje fazem com que possamos cada vez mais melhorar o nosso conteúdo e a nossa eficiência. Aguardem... Pois em breve o Icondo estará trazendo muito mais novidades!!!

  
Debate: Administração Condominial na
Era Digital

O seminário realizado no dia 10 de julho na Universidade Veiga de Almeida, "A Nova Realidade do Condomínio Urbano", foi um sucesso.

O nosso diretor, Ronaldo Andrade, participou do seminário fazendo um debate sobre o tema "Administração Condominial na Era Digital", fazendo uma analise de como a tecnologia tem sido fundamental na evolução e modernização dos serviços de administração condominial.

  
 Dicas do mês 

  
 Você sabia que...

No Base Condomínio o controle de lançamentos de Contas a Pagar (previsão/ incremento) pode ser feito pelo próprio sistema? Este recurso está disponível através dos campos de Conciliação, no lançamento de Contas a Pagar.

    

No Base Locação no módulo de DOC Eletrônico (Financeiro/Funções Diversas), o usuário pode conferir as inconsistências do arquivo gerado? O Sistema grava automaticamente um arquivo de controle com o mesmo nome do arquivo de remessa, mas com extensão ".log". Então, para verificar as informações geradas basta editar o arquivo de log.

    
    
  

Casa Office Plus, Base Condomínio e Base Locação:

     

Casa Office Plus (Vs 2.0.0.0)
Foi incluído um assistente de mensagens internas para que os usuários possam trocar informações.
  
Implementado ao sistema um servidor de mensagens que fica responsável pelo aviso automático de imóveis que possuam características referentes ao perfil de clientes, como também agendas pendentes e do dia, entre outras informações. 

  
Agora está disponível o assistente "mala-direta", onde o profissional filtra os seus clientes por dados pessoais ou por perfil, podendo assim gerar etiquetas, listagem ou até enviar um e-mail contendo informações sobre algum imóvel selecionado. 
 
Inserido em "Meus Negócios" o campo "Minhas Mensagens", onde o usuário verifica suas chamadas a atender e as mensagens recebidas. 
  
Em "Imóvel" foram acrescentadas duas novas pastas: "Ambientes", onde o profissional poderá cadastrar e controlar informações como medidas de cada cômodo, por exemplo, e "Placas", um espaço reservado para informações referentes à colocação de faixas e placas do imóvel.

   
 Base Condomínio:

Foi implementada a função de incremento para os lançamentos de Conciliação Bancária (Analítico) não conciliados (Versão 1.7.5.167).
  
Está disponível a opção de Impressão de Balancete REC/PAG com capa, para Unidades/Prédio/Síndico. Com isso, o balancete poderá ser impresso de acordo com a quantidade de unidades e o tipo de documento de cada unidade (Versão 1.7.5.198).

  
 Base Locação:

Inserida a opção de selecionar a data limite para o resumo dos recibos em aberto na Emissão da Carta de Cobrança e também para a impressão do resumo (Vs. 1.7.5.194).
  
Está disponível o recurso de escolher o tipo de baixa (manual/banco) na Interface de Baixa de Recibo. Com isso, as baixas CNAB que forem rejeitas, poderão ser baixadas manualmente com o Tipo de Baixa Banco, evitando erro ou que o Relatório de Recibos Baixados fique confuso (Vs. 1.7.5.203).

  

MBA Gestão de Negócios Imobiliários
Ainda estão abertas as inscrições para novas turmas do Curso de Pós Graduação em Gestão de Negócios Imobiliários da FUNCEFET/RJ, carga horária de 376 horas/aula.
O Programa é composto de IV módulos: Aspectos Gerais básicos ao estudo da administração; Gestão Empresarial; Direito Imobiliário; Tópicos Especiais em Tecnologia e Qualidade; Metodologia da ciência e pesquisa científica e como módulo opcional, Didática de ensino superior.
Coordenação Professor Otto Guilherme Gerstenberger Junior.
Início: 12 de agosto
Duração: 14 meses
Informações e Inscrições: 3872-5502 / 2272-5517 ou http://www.creci-rj.org.br
  

  
  Prêmio Master Imobiliário 2003

O Congresso Fiabci das Américas acontecerá entre os dias 24 e 27 de agosto em São Paulo. Já a cerimônia do Oscar do mercado imobiliário, será realizada no dia 25, no Complexo Julio Prestes, Sala São Paulo. Entre os palestrantes do evento estão, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Horácio Lafer Piva, e falarão, respectivamente, sobre as "Perspectivas de Inserção do Brasil na Economia Mundial" e "Brasil - Oportunidades, Tendências e a Visão dos Investidores".
Informações: http://www.fiabcibrasil.com.br/eventos_EncontroDoConeSul.asp?pagina=3


  Conferência: Oportunidades no Mercado Imobiliário, Investimentos e Financiamentos

Apresentada em cooperação com o SECOVI-SP, esta conferência tem o objetivo de mostrar onde se encontram as oportunidades do Brasil no Mercado imobiliário global, como criar valores imobiliários através de políticas habitacionais e financeiras e como construir uma parceria entre investidores locais e estrangeiros, entre outros aspectos. Vagas limitadas. Coordenadora Geral: Dale Anne Reiss
Data: 06 e 07/08
Local: Centro de Convenções SECOVI-SP - R. Dr. Bacelar, 1043 - Vila Mariana.
Informações: http://planet.uli.org/events/583204/583204_fst.htm


  Palestra: Corretagem no Novo Código Civil

Data: 08/08
Local: Belém/PA
Palestrante: Dr. Manoel da Silveira Maia
Informações: (91) 246-4915 ou http://www.creci-rj.org.br


  Redação Empresarial

O objetivo do curso é fazer com que todos os participantes passem a redigir textos empresariais em objetividade e clareza, respeitando as normas da língua portuguesa culta e estimulando a capacidade de raciocínio.
Data: 11/08 até 02/09
Horário: 19h às 22h (Carga horária: 30 horas)
Local: Centro de Convenções SECOVI-SP - R. Dr. Bacelar, 1043 - Vila Mariana..
Informações: (11) 5591-1300 ou http://www.secovi.com.br/universidade/index.htm#


  Planejamento de Projetos Web para Executivos e Gerentes

O curso visa a concentração de esforços em um planejamento adequado para otimizar os resultados baseando seus projetos em previsões sólidas de retorno sobre o investimento.
Dias: 18, 25/08, 1, 8, 15, 22, 29/09 e 06/10
Horário: 18h às 22h30
Local: Centro de Convenções SECOVI-SP - R. Dr. Bacelar, 1043 - Vila Mariana..
Informações: (11) 5591-1300 ou http://www.secovi.com.br/universidade/index.htm#


  Aspectos Trabalhistas e Gestão de Pessoas em Condomínios

O objetivo do curso se resume em disponibilizar aos participantes informações básicas e fundamentais, propiciando uma maior visão da área trabalhista, e das ações de Recursos Humanos, junto às equipes de trabalho das Administradoras e Condomínios.
Data: 11 à 15/08/03
Horário: das 9h00 às 13h00 (20 hs)
Local: Rua Estados Unidos, nº 89.
Informações: (11) 3887-3372 ou http://www.aabic.com.br/default.asp?p=e,118,77,0


  Encontro dos Síndicos da Barra

O Encontro de Síndicos da Barra da Tijuca será realizado no Centro de Convenções do Centro Médico do Barra Shopping.
Data: 22 e 23/08
Inscrições: (21) 2533-2858 ou www.abadi.com.br


Consulte também a agenda do e do
  
  

Presidente da ABADI: Cesar Thomé Junior
Nesta entrevista César Thomé, que vem realizando um excelente trabalho como presidente da ABADI (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis), comenta, entre outros temas, sobre as recentes alterações do Novo Código Civil e como elas afetaram o mercado imobiliário.
  
Base News - Um dos temas mais comentados sobre o Novo Código Civil, foi a diminuição da multa por atraso de pagamento da cota condominial de 20% para 2%. Qual foi exatamente o efeito causado por essa alteração?
Cesar Thomé - Na verdade esse é um dos temas mais conturbados e comentados do Novo Código. O que se fez foi uma redução enorme da multa de 10% até 15 dias e 20% depois disso, para 2 % e isso resultou no aumento da inadimplência. A prioridade do pagamento do condomínio passou a ser a quarta ou quinta condição depois do estabelecimento dessa multa. Criou-se também um novo tipo de inadimplente, que é o condômino que não paga no dia do vencimento, mas que paga dentro do mês com 2% de juros, que ainda continua a ser um bom negócio para ele. Evidentemente, os condomínios estão sofrendo um problema seríssimo de caixa com tudo isso, tendo que buscar até recursos externos para pagar as despesas mais importantes.
  

Base News - O que a ABADI, junto com as administradoras poderiam fazer para que o número de inadimplentes não aumentasse tanto?
Cesar Thomé - A ABADI está sugerindo as administradoras, que apressem o ingresso em juízo que antes era feito ao fim de 3 meses, para 2 meses de atraso, tentando sensibilizar o condômino a efetuar o pagamento. Esperamos um efeito positivo com essa atitude, pois o custo será alto para o condômino, já que ele terá que contratar um advogado. Então, é possível que essa providência permita ao condômino agilizar a realização do pagamento dentro do vencimento.
  
Base News - Além da mudança da redução da multa, quais foram as outras principais mudanças no Código Civil que tiveram conseqüências práticas?
Cesar Thomé - O Novo Código Civil trouxe muitas mudanças na área de condomínio, e várias delas estão sendo objetos de diferentes interpretações por parte dos magistrados e advogados do mercado imobiliário. Entre elas está a grande questão se na verdade esse Código Civil revoga a lei de condomínio nos aspectos em que ela não se confronta com o Código e se ela obriga a alteração das convenções dos prédios cujos "Habite-se" são anteriores a vigência do Novo Código, em 11 de janeiro deste ano. Outra questão além da multa, obviamente, é se as frações ideais devem ser recalculadas ou mantidas respeitando a convenção. Além disso, existe também essa nova figura do condômino de comportamento anti-social reiterado, onde é preciso estabelecer primeiro o que vem a ser esse tipo de comportamento para que depois possam ser aplicadas as sanções existentes no Código. Existem outras dúvidas que estão sendo analisadas, porém ainda não há jurisprudência formada porque a lei é muito recente.

Base News - Nos dias 22 e 23 de agosto, será realizado o Encontro dos Síndicos da Barra. Quais temas do Novo Código Civil serão abordados nesse encontro?
Cesar Thomé - Pela primeira vez este evento estará ocorrendo em uma sexta e um sábado, e nós estamos trazendo debatedores, pessoas que façam palestras não só de interesse comum, mas também palestras que digam respeito à região onde se realiza. Então, vão estar presentes o presidente da Câmara Comunitária, políticos com base eleitoral na Barra que vão divulgar o que tem sido feito e o que se pretende fazer em melhorias para o bairro. Os temas do Código Civil que serão abordados são os temas de maior repercussão e dúvidas, como os citados acima, e também todos os que forem objetos de perguntas geradas pelos síndicos e condôminos presentes.

Base News - Qual a importância da presença dos síndicos nos encontros que estão sendo promovidos pela ABADI ao longo do ano?
Cesar Thomé - A importância de comparecer ao evento é grande, pois assim os síndicos poderão estar se atualizando com as novidades do seu bairro, com relação ao Novo Código Civil e com tudo mais que diga respeito à gestão condominial.
  

  

Produtividade maior nas empresas devido Internet
Um em cada três diretores de empresas latino-americanas diz que a internet tem um efeito importante na geração de investimentos e na rentabilidade da empresa. Este veículo de comunicação aumentou a produtividade das empresas que já investiram em tecnologia de informação (TI), de acordo com o estudo "Atitudes dos empresários latino-americanos em relação à internet". A internet tem causado tanto impacto nos resultados de algumas empresas, que as que ainda não se utilizam desse recurso tecnológico, estão sentido necessidade de investir nos próximos anos, para se atualizarem e recuperarem o tempo perdido.
Fonte: http://oglobo.globo.com/online/plantao/109150794.asp

  

Governo propõe chips nos automóveis do país
A instalação de chips nos automóveis é uma proposta do ministro das cidades, Olívio Dutra, apresentada ao Ministério da Justiça com a intenção de diminuir o roubo e o furto de veículos no país. Os chips possibilitariam a identificação automática dos veículos.
Porém a inibição do roubo não seria a única função do chip, a tecnologia seria mais uma forma adotada para controlar melhor os infratores das leis de trânsito.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072003/07072003-11.shl

  

Superação de deficiências com ajuda de micro
Atualmente, empresas e instituições estão cada vez mais ligadas no conceito de acessibilidade, que visa providenciar ao deficiente físico meios para tomar contato com documentos e informações. Na área de TI não é diferente. Existem recursos à disposição na internet e em software para ajudar nisso. E existem alguns projetos brasileiros que, utilizando-se de ferramentas para deficientes visuais e para deficientes motores, estão entre os pioneiros nessa área, como o treinamento de deficientes físicos para inserção no mercado de trabalho, por exemplo. Hoje, o sistema para deficientes visuais, ao contrário de outros sistemas do gênero, não se limita a ler o que está na tela, ele procura estabelecer um diálogo com o deficiente visual via interfaces e ferramentas específicas. E boa parte desse diálogo é feita com voz humana gravada, o que facilita ainda mais a interação.
Fonte: http://www.cruzeironet.com.br/run/6/89949.shl

  
  
 Segurança - Parte I 
     

As empresas de administração imobiliária possuem uma enorme responsabilidade de gerenciar recursos de terceiros. Existem, diariamente, várias operações financeiras de pagamentos e recebimentos que afetam o saldo dos clientes bem como o saldo de seu caixa e de suas contas correntes de banco. Dentro deste cenário a segurança no tratamento das informações é vital para a administradora. Estamos freqüentemente recebendo notícias de invasões em sistemas onde empresas são atacadas pelos temidos "hackers", os piratas cibernéticos que espalham o terror na grande rede mundial.

No entanto, a realidade inúmeras vezes é muito diferente, pois o perigo pode estar muito mais próximo do que se imagina. Na maioria dos casos as invasões de sistemas possuem a origem na própria empresa, fato muito comum nas empresas de gestão imobiliária que, geralmente não possuem uma política mínima de segurança, onde são estabelecidas regras de acesso e controle ao sistema. O fato mais comum é a alteração e até mesmo a exclusão de lançamentos na conta corrente dos clientes com a finalidade específica de cobrir a retirada indevida de recursos. Estas e muitas outras operações deveriam ter os seus acessos limitados por senhas individuais que regulam a utilização do sistema. Infelizmente o que se observa na prática é a utilização de uma senha única compartilhada por todos os usuários que desta forma, possuem acesso irrestrito a todas as funções do sistema.

Este assunto devido a sua importância vital para todas as empresas e, em particular para as imobiliárias e administradoras de imóveis e condomínios será mais detalhado, no próximo informativo.

Ronaldo Andrade

  
  

Aconteceu de Verdade...
Durante uma Assembléia, estava sendo colocada em votação a cobertura de um déficit no condomínio, que depois de muitas deliberações, foi aprovada essa providência.
Foi quando uma senhora levantou e causando espanto disse:
- "Isso para mim não importa, pois como eu não moro na cobertura não pagarei por nada mesmo..."
  

   

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

 Caso você não deseje mais receber esse informativo, encaminhe essa mensagem com o assunto "Remover"