Informativo da Base Software - Número 7 - 04/12/2003    
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No decorrer deste ano, apesar de todas as dificuldades em função da economia do país, principalmente para as empresas do mercado imobiliário, a Base pode realizar muitos projetos que já estavam sendo planejados há algum tempo, como o informativo Base News, os sistemas de corretagem de imóveis Casa Office Plus e Casa Office Palm, o novo software de pesquisa de imóveis na Internet utilizado pelo Casa em Casa, lançado no dia 3 desse mês e com o constante lançamento de atualizações em seus sistemas Base Locação e Base Condomínio. Para o próximo ano, já estão sendo preparadas outras novidades, como a reformulação total do site Casa em Casa, por exemplo. Outro acontecimento muito significativo para nós foi a expansão da Base para outros estados, inclusive com uma filial em São Paulo e um representante em Goiás, possibilitando um atendimento de maior qualidade aos clientes destas regiões.

A Base esteve sempre apoiando as iniciativas de várias instituições com o intuito de realizar um aperfeiçoamento e uma valorização do profissional do Mercado Imobiliário como, por exemplo, pela UVA (Universidade Veiga de Almeida) com os cursos superiores, pela FUNCEFET com o curso MBA em Negócios Imobiliários, assim como também pela ABADI (Associação Brasileira de Administradoras de Imóveis), pela BIB (Bolsa de Imóveis da Barra, Recreio e Jacarepaguá) e pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) na realização de palestras e o apoio em eventos, para incentivar o profissional a se instruir e se atualizar em todas as áreas de sua profissão. A Base faz questão de apoiar estas realizações, estando presente em eventos para conscientizar, principalmente os corretores de imóveis, sobre a importância da tecnologia nesta profissão.
  
Por isso, é com grande reconhecimento que a Base Software agradece a todos os nossos clientes e parceiros que confiaram em nossos serviços, podendo juntamente crescer e usufruir um resultado positivo e significativo em seus negócios. Desejamos a todos uma ótima comemoração do Natal e um próximo ano com muito mais realizações de sucesso.

  
 Dicas do mês 

  
 Você sabia que
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No Base Condomínio, ao lançar contas a receber, em que o rateio seja somente de uma cota de parcela finita (se o contas a receber possuir também tarifa bancária), o correto é que o rateio da tarifa também tenha o mesmo critério do rateio da cota com relação ao tipo e número de parcelas? Sendo assim, o incremento da tarifa bancária irá terminar juntamente com a parcela da cota.

         

No Base Locação, a configuração de bloqueio da alteração de recibos emitidos deve ser feita através do cadastro de parâmetros? Nesse caso o parâmetro usado é o 131, se o valor for "um", o sistema não permitirá a alteração de recibos com status de emitido. Colocando o valor "zero" a alteração estará liberada e o mesmo critério poderá ser aplicado aos recibos de condomínio.

        
  
  
Os nossos sistemas estão sempre sendo atualizados para proporcionar um melhor atendimento a todos os nossos clientes. Sendo assim seguem abaixo algumas das novidades no Base Condomínio e no Base Locação. Confira!
 
  
 Base Condomínio:

Foi incluída no sistema a opção de incremento da apuração junto ao incremento de contas a receber. Também foram acrescentas informações sobre média de consumo e valor na tela de lançamento da apuração (v. 1.7.5.331).
  

   
 Base Locação:

Foi implementado no sistema um novo modelo de extrato de conta corrente, o demonstrativo de c/c. Nesse novo relatório, além das opções que já existiam no extrato de conta corrente convencional, poderão sair informações sobre a situação contratual dos imóveis, o resumo de movimentação por imóvel e mensagens (v. 1.7.5.361).

  

Processo seletivo para Gestão Imobiliária na UVA
Os interessados em ingressar no Curso Superior de Gestão Imobiliária da UVA, têm ainda uma última chance para participar do processo seletivo para o 1º semestre de 2004, que será realizado no dia 20 de dezembro. O curso tem duração de 02 anos e ao final o aluno terá o direito de requerer a sua inscrição no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis. As inscrições podem ser feitas nos campus Barra da Tijuca, Tijuca e Cabo Frio até o dia 19/12. Maiores Informações: 0800-2828802 / 2574-8889 ou http://www.icondo.com.br/Cursos/Cursos_uva.htm   


Vencedores do Destaque Ademi
Foram anunciados pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), os vencedores das 21 categorias da quarta edição do Destaque Ademi - Prêmio Máster Imobiliário.
O objetivo do prêmio é estimular a qualidade dos empreendimentos imobiliários e de serviços como a administração de condomínios. Entre os premiados pela Ademi estão ainda o Edifício Canto Nobre (Residencial de pequeno porte); a Cipa Administradora (Administração de condomínio); o Barra Golden Green (Conjunto de grande porte); Edifício Conde Afonso Pena (Urbanismo); Edifício Botafogo Spazio (Solução arquitetônica de prédios); Centro Empresarial Rio Branco 53 (Retrofi).
Informações: http://ademi.webtexto.com.br/article.php3?id_article=500

  
  Desenvolvimento e Qualificação para Profissionais de Portaria

Data: 01 a 04/12 ou 26 a 29/01
Horário: 09h às 13h ou 14h às 18h
Local: Sede da AABIC - Rua Estados Unidos, nº. 89 / SP.
Informações: (11) 3887-3372 ou http://www.aabic.com.br/default.asp?p=e,122,113,0


  Vendendo imóveis a prazo - Cuidados e implicações jurídicas

Data: 02, 09 e 16/12
Local: Sede do SECOVI - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Vila Mariana / SP.
Informações: (11) 5591-1303 ou http://www.secovi.com.br/noticias/mostra_noticia.php?cont_id=259


  Curso avançado de locação residencial e comercial

Data: 04/12
Horário: 19h às 22h
Local: Sede do SECOVI - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Vila Mariana / SP.
Informações: http://www.secovi.com.br/universidade/tecurso.htm#


  Curso de Prevenção de Incêndios

Data: 13/12
Horário: 09h às 13h
Local: Auditório do Condomínio do Edifício Flamengo Park Towers, sito na Rua Praia do Flamengo, 66 - Flamengo / RJ.
Informações: http://www.bcfadm.com.br/


Consulte também a agenda do e do
  
  

Nesta edição, o Base News entrevista o Dr. Manoel da Silveira Maia - Professor, Corretor de Imóveis, Advogado, Conselheiro do Creci 1ª Região, Presidente do Conselho da ABADI, 2o. Vice Presidente do SECOVI-RJ e Empresário, que foi um dos organizadores do I Concirio (Congresso de Ciências Imobiliárias do Rio de Janeiro) e III Coreci (Congresso de Corretores de Imóveis das Regiões Sudeste e Centro-Oeste).

Base News - Você foi um dos integrantes da comissão organizadora que realizou o I Concirio e o III Coreci. Qual a importância desses eventos para os corretores?
Manoel Maia - Para mim foi uma satisfação muito grande participar junto com Fátima Santoro, Laudimiro Cavalcanti e Edécio Cordeiro, de uma coordenação que organizou e que realizou o I Concirio e o III Coreci. Tivemos uma cautela muito grande na elaboração dos temas das palestras e nos convidados, para que o corretor pudesse perceber o nível e a importância de um evento dessa magnitude e proporcionar a ele um conhecimento geral da área. Hoje, o corretor de imóveis ainda necessita de eventos onde ele possa se reciclar na profissão e verificar a importância de um corretor com conhecimento e capacidade para resolver problemas, levantando assim a sua auto-estima. Neste sentido, o objetivo dos dois eventos foi atingido e tivemos um resultado muito gratificante.   

     
Base News - Na cerimônia de encerramento dos eventos, a comissão organizadora anunciou que o Creci-RJ realizará, no ano que vem, um total de cinco congressos: quatro regionais e um estadual. Como está sendo desenvolvido este projeto?
Manoel Maia - A idéia da comissão organizadora é que esses eventos se tornem uma constante, sendo incluídos no calendário e na vida dos corretores de imóveis. O que nós pretendemos com esses Encontros Regionais é proporcionar ao corretor um panorama muito bom sobre tudo aquilo que ele necessita saber. Neste novo Código Civil, por exemplo, que entrou em vigor em janeiro deste ano, existe um capítulo destinado à corretagem de imóveis, o que veio a valorizar muito o profissional deste ramo assegurando-lhes direitos. Então, nós pretendemos levar adiante por todo o Rio de Janeiro, essas novidades no ramo do mercado imobiliário. Nós vamos realizar nos dias 30 e 31 de março, na zona Norte, o 1º Encontro Regional do ano que vem. No mês de maio, será realizado na região de Niterói, depois na região da Baixada e, em agosto será a vez da região da Barra. Por último será realizado um congresso abrangendo todo o Rio de Janeiro.      
  
Base News - Existe algum outro projeto previsto para o ano que vem?
Manoel Maia - Já está previsto para o ano que vem a continuação do Creci - Itinerante, que são palestras realizadas em um dia ou em um final de semana, em regiões como Friburgo, Magé, Maricá e Cabo Frio, por exemplo. Este ano, no período de abril até junho, nós realizamos um total de 20 palestras itinerantes, mas tivemos que parar para o congresso. Porém, a intenção é que no próximo ano sejam realizadas muito mais palestras em todo o estado. Existe também, outro projeto que será realizado em 2004, que serão três congressos na mesma data e no mesmo local do Rio de Janeiro: o Estadual, o Nacional e o Internacional. Esses congressos demonstram a importância dos corretores e profissionais desta área, que estão querendo sempre se aperfeiçoar e criar um intercâmbio entre os profissionais das várias regiões do Brasil e do exterior, procurando trocar experiências e ampliar os seus conhecimentos profissionais neste ramo.
  
Base News - O mercado imobiliário tem sofrido uma mudança considerável de comportamento baseada no perfil dos corretores, que têm procurado muito mais se atualizar na área através dos cursos superiores e dos congressos realizados. Qual o papel do Creci nessa evolução?
Manoel Maia - A política do Creci é exatamente a valorização do nosso profissional. Nós deveremos incrementar nossos projetos com a Escola Superior do Corretor de Imóveis, que deverá proporcionar ao corretor cursos de aperfeiçoamento das várias áreas, como Direito Imobiliário, Técnicas de Vendas, Avaliação, Corretagem e Tecnologia, por exemplo, para que o profissional tenha bastante conhecimento e possa exercer sua profissão com uma capacidade muito grande de passar confiança para o seu cliente. Nós queremos desenvolver na cultura do brasileiro que, assim como um advogado ou um médico da família, ele precisa ter também o seu consultor imobiliário. Por isso, os profissionais devem estar muito bem preparados para enfrentar com conhecimento suficiente, as várias situação de cada cliente.
  
Base News - Ultimamente, os corretores têm se mostrado muito mais interessados em se aprimorar na área tecnológica, fato notado pelo grande fluxo de profissionais no stand da Base Software no I Concirio e no III Coreci. Como você definiria a importância da tecnologia para os corretores de imóveis?
Manoel Maia - A coisa mais importante que existe hoje em dia, é a tecnologia, então, se o profissional deixar de lado a internet, ou a informática de um modo geral, ele com certeza será ultrapassado. Para isso é que a Escola Superior de Imóveis vai proporcionar ao corretor toda uma estrutura para que ele possa se atualizar neste ramo, pois sem isso, o profissional não pode pensar em competir neste mercado, onde cada vez mais a tecnologia é de fundamental importância.
  

  

Microsoft reconhece suporte técnico com carreira
O mundo Windows tem uma nova carreira: Microsoft Certified Desktop Support Technician (MCDST), que reconhece a qualificação para dar suporte a usuários e solucionar problemas em ambientes de desktop com o sistema operacional. Para obter a certificação MCDST, o profissional deve ser aprovado em dois exames de suporte a usuário em Windows XP e, de preferência, ter pelo menos seis meses de experiência na área. Os programas de treinamento e os exames para a nova carreira estão disponíveis nos 40 Centros de Treinamento e Certificação Microsoft no país.
Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112003/07112003-6.shl

  

Empresas brasileiras investirão em segurança da rede
No Brasil, 60% das empresas planejam aumentar os investimentos na segurança de seus sistemas de TI (tecnologia da informação). Um dos principais motivos para esse aumento é que 78% dos entrevistados acreditam que o número de ataques a suas redes deve aumentar. Entre as medidas de segurança mais adotadas pelas empresas estão os antivírus, capacitação técnica, sistemas de backup e a utilização de políticas de segurança, respectivamente nesta ordem. Entretanto, a falta de consciência dos executivos continua sendo apontada como o principal obstáculo para a implementação da segurança da informação, apesar do fato de que mais de 77% das empresas brasileiras tiveram seus sistemas de TI atacados em 2003.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u14450.shtml

  

Um mundo de informações
A quantidade de informação gerada e armazenada a cada ano no mundo chegou a um volume tão grande que cientistas dizem que a humanidade está sendo engolida por um oceano de dados. O primeiro grande estudo dedicado unicamente à tarefa de medir quanta informação há no mundo estima que em 2002 foram produzidos e estocados cinco hexabytes somente em meios físicos (papéis, filmes, meios óticos e magnéticos). Isso equivale ao conteúdo de 500 mil bibliotecas do Congresso Nacional dos Estados Unidos, cada uma delas com 19 milhões de livros e 56 milhões de manuscritos e se a quantidade total de informação fosse dividida pelos cerca de 6,3 bilhões de habitantes do planeta, cada pessoa produziria o equivalente a 800 megabytes por ano.
Fonte: http://www.parana-online.com.br/index.php?pag=noticias&id_noticia=55158&noticias=N&id_caderno=31

  
  
 Implantação de Sistemas - Parte II 
     

Na edição anterior foi abordado o tema "Implantação de Sistemas", que devido a sua importância para todas as empresas de gestão imobiliária, está sendo continuado neste informativo. Relacionamos alguns outros aspectos que devem ser observados no sentido de garantir o êxito do processo de informatização.

Postura da Alta Gerência
A diretoria da empresa deve estar envolvida neste processo, acompanhando os usuários, identificando os problemas, providenciando os recursos necessários e estabelecendo metas. A falta deste apoio pode ser fatal para o sucesso da implantação, principalmente se não houver um outro "patrocinador", isto é, uma pessoa que esteja completamente comprometida com o sucesso desta operação.

Configuração Inadequada de Hardware   
O binômio hardware-software deve sempre estar em harmonia. Um hardware inadequado ao software que está sendo utilizado inviabiliza todo o processo. Os principais problemas relacionados a este aspecto são os seguintes:
Computador com processador lento ou com pouca memória RAM.
Impressoras matriciais para impressão de relatórios com caracteres gráficos.
Problemas elétricos tais como: falta de aterramento, interferências provocadas por outros equipamentos na mesma fase elétrica (ar-condicionado, copiadoras, etc). Estes problemas causam sérios transtornos para o funcionamento da rede de computadores e podem ainda provocar danos e perda de informações no banco de dados.

Postura do Pessoal da Informática   
Falta de flexibilidade para ajustes
No momento da implantação de um sistema pode-se verificar a necessidade de algumas adaptações no software. A equipe da informática deve avaliar esta situação e estabelecer as condições para executar as implementações que são realmente necessárias. A falta de flexibilidade do pessoal técnico para a execução destes ajustes pode dificultar o processo de implantação além de causar um clima de antagonismo entre as partes.

Sistema inadequado
Pode-se verificar na implantação que mesmo realizando ajustes no sistema este ainda será inadequado à utilização pela empresa. Este caso é mais complexo de resolver e pode ser evitado através de uma análise mais detalhada no momento da contratação do sistema.

Sistema com problemas de funcionamento
O sistema pode apresentar falhas técnicas que prejudicam a sua implantação. Esta situação é mais freqüente quando se trata de um sistema recentemente desenvolvido. A seqüência de problemas técnicos traz uma insegurança para os usuários além do desestímulo natural.

Falta de suporte e apoio
Um bom serviço de suporte e apoio ao usuário é fundamental para o sucesso da implantação de um sistema. Neste sentido o pessoal de informática deve estar preparado para fornecer o atendimento adequado aos usuários.

Uma das recomendações é a de estabelecer, desde o início da implantação, um clima de parceria entre as partes envolvidas (diretoria, usuários e pessoal de informática), procurando planejar o melhor possível, as etapas necessárias e, a cada dificuldade encontrada, discutir as possíveis soluções.

Ronaldo Andrade

  
  

Uma situação que pode ser bastante comum e engraçada (quando não acontece conosco!) no dia-a-dia entre um condômino e um porteiro é a falta de entendimento nas conversas pelo interfone. Confira!

http://www.porteiroze.com/filme3.htm
      

 

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

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