Informativo da Base Software - Número 19 - 17/12/2004    
     
  
Área Verde
Curiosidade Natalina
Cursos/Eventos
Especial Base 20 anos
Livro em Destaque
Nos Bastidores
O mercado imobiliário em 2004
  
 Feliz Natal 
      

O Natal se aproxima e com ele muitas esperanças de que sentimentos melhores possam ocupar mais espaço no coração das pessoas. Neste sentido, a Base participou, em parceria com o Creci-RJ, da Campanha 2004 do "Natal Sem Fome". Acreditamos, assim ter dado um passo a frete na luta por um mundo melhor.
Agradecemos a todos os clientes que participaram desta campanha, contribuindo para que aqueles que não têm nada possam ter pelo menos um Natal sem fome.

A Base Software deseja muito sucesso a todos os clientes e aos negócios que se iniciaram neste ano. E que no ano que se aproxima, tudo que for iniciado seja muito próspero, gerando ótimos resultados e que acima de tudo, possamos ter um mundo menos agressivo e mais justo.
  

  

É com muita alegria e satisfação que a Base comemora os seus 20 anos de história. Por este motivo, resolvemos fazer esta edição muito mais que especial, para os nossos clientes e amigos conquistados ao longo deste tempo.
A Base vem divulgando, há alguns meses atrás, que seu presente de aniversário será uma surpresa. Pois bem. É neste misto de orgulho e responsabilidade que a Base anuncia o que já está sendo tão esperado. E será um presente não somente para seus clientes, mas para toda a sociedade.
  

A Base optando mais uma vez pela satisfação dos clientes, disponibiliza todo um conteúdo para aqueles que se preocupam com o ambiente em que vivem e querem passar esta mensagem através de sua empresa. O www.planetamelhor.com.br é um site onde todos poderão se informar melhor sobre os efeitos da sociedade sobre o meio ambiente. Optando mais uma vez pela satisfação dos clientes, a Base disponibiliza todo um conteúdo para aqueles que se preocupam com o ambiente em que vivem e querem passar esta mensagem através de sua empresa.

O Planeta melhor contém várias áreas onde se pode encontrar curiosidades sobre a natureza, dicas de como cuidar melhor do meio ambiente, notícias, agenda, assim como uma área contendo telefones para denúncias de agressões ambientais, entre outras. O carro chefe deste portal é a cartilha de reciclagem de lixo, que vem mostrando passo a passo como é fácil ajudar a manter o Planeta limpo sem sair de casa.
Todos os clientes poderão colocar em sua página um banner com o link direto para o nosso portal, demonstrando a todos o quanto a sua empresa está envolvida com a questão da preservação ambiental.
Não perca tempo nem a oportunidade de conhecer uma ótima maneira de mudar a sua vida e o destino de todos nós, se informando sobre como é simples transformar este mundo em um Planeta Melhor. Acesse www.planetamelhor.com.br e faça você também a sua parte.

   
  

Como surgiu o Papai Noel?
A figura do Pai Natal tem origem na história de São Nicolau, um santo especialmente querido pelos cristãos ortodoxos e, em particular, pelos russos. São Nicolau, quando jovem, viajava muito e ficou a conhecer a Palestina e Egito. Por onde passava ficava na memória das pessoas devido a sua bondade e o costume de dar presentes às crianças necessitadas. Conta-se que o primeiro presente que o Papai Noel deu foram moedas de ouro a três meninas pobres. Quando voltou a sua cidade natal, Patara, na província de Lícia, Ásia Menor, São Nicolau foi declarado bispo da cidade de Mira. Com o tempo, o santo foi ganhando fama de fazedor de milagres, sendo esse um dos temas favoritos dos artistas medievais. Milhares de igrejas européias foram-lhe dedicadas. Já a imagem do Papai Noel como conhecemos hoje foi criada em 1931 por um sueco chamado Haddon Sundblon, numa tentativa extremamente bem sucedida da Coca-Cola em conquistar o público infantil. Assim a Companhia investiu na publicidade dirigida a menores de 12 anos, o que acabou reformulando a cultura popular americana. O Papai Noel de Sundblon era o homem da Coca-Cola perfeito - eternamente alegre, alto, vermelho vivo, metido em situações engraçadas. Antes disso, o santo do Natal foi variadamente vestido de azul, amarelo, verde ou vermelho, representado na arte européia, como sendo alto e magro.

   
O Simbolismo da Árvore de Natal
A “Árvore de Natal”, conhecida em algumas regiões da Europa como a “Árvore de Cristo”, desempenha papel importante na data comemorativa do Nascimento de Jesus. Os relatos mais antigos que se conhecem acerca da Árvore de Natal datam de meados do século XVII, e são provenientes da Alsácia (França), encantadora província francesa. Descrições de florescimentos de árvores no dia do nascimento de Jesus Cristo levaram os cristãos da antiga Europa a ornamentar suas casas com pinheiros no dia do Natal, única árvore que nas imensidões da neve permanece verde. A “Árvore de Natal” é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de Jesus Cristo. O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido.

  

Condomínios - Orientação e Prática
Este livro de Gabriel Karpat é um grande instrumento para todos aqueles que buscam orientação nos condomínios, é aconselhável para síndicos, condôminos, advogados, zeladores, gerentes de condomínios, administradores e outras pessoas interessadas. Ele busca em uma linguagem simples, porém técnica, instruir como se deve proceder em cada situação.
Sinopse - Partindo de uma visão geral e ampla, a estruturação do livro é feita de modo a permitir consultas rápidas e objetivas, tornando-se um instrumento indispensável a todos que atuam de alguma forma nesse segmento amplo e em constante crescimento e mutação

  

  
Durante todo o ano aconteceram fatos que marcaram o setor imobiliário. Em janeiro, por exemplo, pode se contabilizar um ano de vigência das alterações que ocorreram no Código Civil.
Outro fato que gerou muita polêmica foi a redução da multa de atraso da taxa condominial de 20% para 2%, inflamando os bastidores do mercado por causa do aumento consecutivo da inadimplÊncia nos condomínios. Ainda tentou-se recorrer, porém o Projeto de Lei que previa o retorno do valor percentual foi vetado pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva.
As administradoras também passaram a ser obrigados a reter 4,65% de todos os pagamentos de prestação de serviços que fossem efetuados a pessoas jurídicas, devido a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Programa de Integração Social (PIS).
Já no final do ano, o Prêmio Qualidade Brasil 2004, foi para a D’Oliveira Administradora de Bens, sendo presenteada ao completar 20 anos de história. O Diretor da administradora, Felipe Oliveira, afirma que o investimento realizado em tecnologia com o sistema de condomínio da Base Software foi um dos principais fatores para o recebimento de tão importante premiação
   

  

Nos Bastidores com George Eduardo Masset, presidente da ABADI, pai e empresário de Felipe Masset, vencedor de várias competições de kart com apenas 10 anos.

Felipe Masset começou a andar de kart quando tinha apenas 05 anos de idade por pura distração. Com o passar do tempo, a diversão foi se aperfeiçoando e se revelando com uma desenvoltura especial.

Com o apoio do pai, o empresário George Eduardo Masset, Felipe começou a treinar mais vezes e a utilizar a pista reservada aos pilotos adultos, pois seu tempo já se encontrava entre os 10 primeiros melhores do ranking da pista de Kart de um shopping da zona Norte. Foi daí, que surgiu a iniciativa de criar uma equipe com essas pessoas que possuíam os melhores tempos e estavam sempre correndo juntas nas pistas da cidade. “A essa altura, Felipe, com 6 ou 7 anos já participava e ganhava de competições regionais e algumas em outros municípios do Rio, como Volta redonda e Itaipava, por exemplo” - conta seu pai.

A infância e a escola

Felipe, ainda uma criança, não passa o tempo todo treinando. Ele brinca e estuda assim como todas as outras crianças de sua idade. Como a falta de tempo passou a ser uma rotina devido aos treinos, ele acaba de divertindo com os próprios amigos que costumam correr juntos no intervalo dos treinos.

Outra questão que sempre pesa na decisão dos pais de uma criança que pratica esporte e o desempenho nos estudos. Porém, para o pai de Felipe este não é o caso. “Eu acredito que um esporte não atrapalha os estudos de uma criança. O que atrapalha é a falta de atenção dos pais para as dificuldades de seu filho. Um talento deve ser aperfeiçoado”.

Longe de passar pela cabeça do pai de Felipe, não incentivar os estudos do filho. Mas o empresário acredita que muito da experiência que o filho está adquirindo agora durará por muito tempo. “A escola da vida traz muito aprendizado para qualquer pessoa inclusive para uma criança, pois se aprende que um dia se perde e no outro se ganha. E que nada se consegue sem esforço e sem dedicação. Eu sempre procuro passar para o meu filho que é muito importante valorizar todos os competidores, tanto o que ganha quanto os que chegam nos últimos lugares”.

Hoje, aos 10 anos, Felipe sonha em ser piloto de Fórmula 1. “Quem sabe a gente não volta a ter alegrias nas nossas manhãs de domingo” – acredita Masset.
   


   
  
  Feira Internacional da Construção

Data: 13 a 17/01/2005
Local: Orlando, Flórida – EUA.
Informações: (51) 3325-9191 ou http://www.sinduscon-rs.com.br/agenda/geral.php3?pCodCurso=442


  World of Concrete

Data: 17/01/2005
Local: Las Vegas / EUA.
Informações: (51) 3325-9191 ou www.worldofconcrete.com


  Desenvolvimento e Qualificação para Profissionais de Portaria

Data: 17 à 20/01/05
Horário: 14h às 18h
Local: Sede da AABIC - Rua Estados Unidos, nº 89 - Jardim Paulista - São Paulo / SP.
Informações: (11) 3887-3372 ou http://www.aabic.com.br/default.asp?p=e,133,113,0


  Aperfeiçoamento em Administração Imobiliária em Locações

Data: 18, 19, 24, 25 e 28/01/05
Horário: 08h às 10h
Local: CEPAD Centro - Av. Almirante Barroso, 91 - 2º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Informações: (21) 2262-4658 ou http://www.cepad.com.br/principaleventos/locaecondom/locaecondom.html


Consulte também a agenda do e do
  

Empreendimentos poluidores terão relatório de risco ambiental
O plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais rejeitou o veto do governador Aécio Neves ao Projeto de Lei 1.149/03, do deputado Laudelino Augusto (PT). O projeto, que agora é uma Proposição de Lei (16.236), determina que os empreendimentos potencialmente poluidores enviem relatório de avaliação de risco ambiental ao Ministério Público, aos órgãos estaduais e municipais da área de meio ambiente e também à Assembléia Legislativa sempre que forem solicitados. O texto prevê ainda multa de 500 a 50 mil Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais. A proposição de lei está na Comissão de Redação da Assembléia. Fonte: Fundação Estadual de Meio Ambiente
http://www.feam.br/Feam_Interativa/Noticias/empreendimentos_poluidores_191104.htm

  
  

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim