Informativo da Base Software - Número 9 - 13/02/2004    
Novas Versões | Entrevista | O mercado | Cursos/Eventos | Novidades TecnológicasGuia do Administrador | Humor
  
  

Creci-ES em parceria com a Base

Agora todos os corretores e profissionais do mercado imobiliário, poderão estar, em breve, tendo acesso ao Creci-ES de maneira muito mais fácil e rápida.

A Base Software estará desenvolvendo o site e colocando mais um Conselho Regional de Corretores de Imóveis em contato com a tecnologia, trazendo assim muito mais modernidade para todos os profissionais e usuários, através da Internet.

  
Base tem maior presença na Região dos Lagos

Hoje com muito mais abrangência, a tecnologia da Base pode ser verificada também na Região dos Lagos.

  

Agora, as Administradoras de Condomínios e Imobiliárias dos municípios de Cabo Frio, Araruama e Macaé, dentre outros lugares, estão utilizando os nossos sistemas de automação imobiliária, para se adaptarem à era da Internet e aumentar suas oportunidades de fecharem bons negócios.
  

  
 Dicas do mês 
  
  Você sabia
...
   

No lançamento de Contas a Receber (Financeiro/Contas a Receber/Avulso), do Base Condomínio, existe a possibilidade de importar informações de arquivos externos (Ex. Planilhas de Consumo)? Para utilizar este recurso, basta acessar a tela de importação (botão importa) e configurar a posição das informações no arquivo, a única exigência é que os arquivos para importação sejam no padrão CSV (informações separadas por vírgulas).

         

No Base Locação, a inclusão automática de históricos indevidos (referências antigas) acontece na geração de recibos e ao corrigir os recibos os mesmos lançamentos aparecem na próxima geração? Isso ocorre quando existem lançamentos de Contas a Pagar com repasse para o recibo e que na verdade foram repassados de outra forma ou não eram para ser repassados. Para corrigir esse problema além de fazer os acertos nos recibos, o Contas a Pagar também tem que ser corrigido, desmarcando o campo Repasse, já que o lançamento em questão não é para ser repassado.

  
  
A Base continua sempre se preparando para atender cada vez melhor às necessidades de seus clientes, por isso a cada edição divulgamos novas versões dos sistemas. Confira estas alterações!
  
  Base Condomínio

Foram implementadas ao sistema as adaptações necessárias referentes à nova legislação tributária (Instrução Normativa nº 381, Lei Nº 10.833) que altera a forma de recolhimento de impostos (PIS, COFINS e CSLL) sob prestação de serviços de pessoas jurídicas a pessoas jurídicas. Com essas alterações os impostos referentes a tais serviços serão retidos na fonte (Contas a Pagar) e a responsabilidade do recolhimento será por parte do contratante (Administradora/Condomínio) através de emissão de DARF. (1.7.5.337).

No lançamento de contas a pagar, o sistema automaticamente fará o calculo dos impostos a serem retidos na fonte.
Nos relatórios de contas a pagar, além do valor bruto de contas a pagar, serão demonstrados os valores já descontados os impostos relacionados ao lançamento.
Ao criar o voucher do valor apurado será descontado o valor dos impostos retidos nos lançamentos.
Ao baixar o voucher, o sistema automaticamente fará uma provisão dos impostos relacionados ao contas a pagar para futura emissão dos DARFS referentes aos impostos provisionados através do módulo de emissão de DARF.

   
 Base Locação

Foi Incluída no sistema uma nova modalidade de Taxa de Administração, essa nova modalidade permite que além da Taxa de Administração cobrada sobre o valor do Aluguel, seja cobrada uma taxa sobre os pagamentos feitos através de Contas a Pagar, com isso o sistema permite que também seja cobrada a Taxa de Administração do imóvel vazio. (v. 1.7.5.366).

     
  

Mudança na Lei a partir de fevereiro
A partir de 01/02/2004, de acordo com a Instrução Normativa Nº 381 de 30/12/2003 e de acordo com a Lei nº 10.833, em seu artigo 30, ficará sujeito a retenção na fonte, além do Imposto de Renda, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS (3,00%), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL (1,00%), e o Programa de Integração Social - PIS (0,65%), sem prejuízo das demais retenções já existentes.
Fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2003/in3812003.htm

  
  O Novo Código Civil e o Condomínio - Cursos de Aperfeiçoamento Profissional para Corretores de Imóveis

Data: 04/02
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório do Creci - Av. Presidente Vargas, 417, 19º andar - Centro / RJ.
Palestrante: Marcelo Borges
Informações: (21) 2224-6180 ou www.creci-rj.org.br


  Design de Interiores Comerciais

Data: 06 e 07/02
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h
Local: Câmara de Arquitetos e Consultores - Rua Miguel Cabrera, 43 - São Paulo - SP.
Informações: (11) 3868-3090ou http://www.camaradearquitetos.com.br/cursos/designinteriores.htm


  Semana do Direito Imobiliário e Urbanismo

Data: de 09 até 13/02
Horário: 18h30 às 22h
Local: Auditório do Sesc Cidadania - Rua C, nº 197 - Jardim América / GO.
Informações: (62) 3095-6530 ou http://www.crecigo.org.br/


  Arbitragem e Negociação - Cursos de Aperfeiçoamento Profissional para Corretores de Imóveis

Data: 11/02
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório do Creci - Av. Presidente Vargas, 417, 19º andar - Centro / RJ.
Palestrante: Marcelo Colombo
Informações: (21) 2224-6180 ou www.creci-rj.org.br


  A Corretagem e o Novo Código Civil - Cursos de Aperfeiçoamento Profissional para Corretores de Imóveis

Data: 18/02
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório do Creci - Av. Presidente Vargas, 417, 19º andar - Centro / RJ.
Palestrante: Manoel da Silveira Maia
Informações: (21) 2224-6180 ou www.creci-rj.org.br


Consulte também a agenda do e do
  
  

Este mês o Base News traz como entrevistado Rogério Quintanilha, Diretor de Planejamento da Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis) e Diretor de Marketing da Lowndes e Sons S.A., ressaltando sobre a importância dos Índices Imobiliários Abadi / FGV.

Base News – Como você destaca a importância dos Índices Imobiliários Abadi / FGV para os corretores de imóveis e para os outros profissionais do mercado?
Rogério Quintanilha – Os Índices Imobiliários Abadi / FGV são de fundamental importância para o profissional de locação de imóveis, pois são uma fonte de informações na qual se pode confiar totalmente. Dessa maneira o profissional pode avaliar como estão se comportando a inadimplência e o valor médio dos condomínios, dentre outros fatores igualmente importantes, por exemplo.

  
Base News – Qual a diferença destes índices para as outras pesquisas divulgadas por outras fontes?
Rogério Quintanilha – A Fundação Getúlio Vargas (FGV) tem uma credibilidade muito forte no mercado e nós realmente precisávamos passar esta confiança para os profissionais. Estes índices são de uma total confiabilidade tanto para os profissionais que os consultam como para nós que publicamos, pois são 174 mil unidades sendo avaliadas para que o resultado seja o mais próximo possível da realidade.
  
Base News – Como está sendo possível viabilizar o recebimento de informações provenientes de várias empresas?
Rogério Quintanilha – Nós não temos as informações específicas de cada empresa, ou seja, a FGV recebe cada uma dessas informações de forma eletrônica, processa uma média avaliando todos os itens importantes para o mercado imobiliário e nos envia este relatório já condensado. Então, nós recebemos esta estatística já resumida e divulgamos.
  
Base News – A Abadi tem outros planos para esse tipo de pesquisa nos próximos meses?
Rogério Quintanilha – Um dos nossos projetos é o de aperfeiçoamento deste índice imobiliário com informações mais detalhadas, o outro é para desenvolver uma pesquisa deste mesmo tipo voltada para o profissional de compra e venda de imóveis. Queremos que o corretor possa ter acesso às informações mais precisas possível para poder avaliar o valor de um imóvel de forma real no mercado e não baseado em parâmetros de grande abrangência. Na realidade, o valor de mercado, hoje, independe do que você gastou para comprar ou melhorar o imóvel, pois o corretor vai avaliar e dizer o valor do mercado e para isso ele deve estar preparado. Atualmente, ele se baseia nos negócios que são realizados, porém ele ainda não tem uma fonte fidedigna que nós queremos que tenha no futuro, na qual ele tenha uma série de informações esmiuçadas nos bairros e regiões onde os imóveis estão localizados, por exemplo, sendo possível avaliar o preço exato do metro quadrado naquela localidade e saber se um determinado imóvel está ou não de acordo o valor médio do mercado.

  

2006: Ano de Extinção de Spam
A Microsoft, segundo Bill Gates, vem desenvolvendo uma solução contra o spam, que será baseada no conceito de "provar" ou identificar o verdadeiro e-mail do remetente e terá como objetivo principal exterminar qualquer tipo de spam até 2006. Entre os métodos envolvidos está um que envolve trabalho humano. Por exemplo, exigir que o usuário desvende algum código, que só poderá ser descoberto com a presença humana de forma que o spam seja economicamente inviável para o remetente.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u15034.shtml

  

Joystick e Personal Trainer agora significam a mesma coisa
A mais recente novidade no mundo dos jogos virtuais é um joystick que promete deixar sarado o jogador mais sedentário, tonificando os músculos e deixando a barriga um "tanquinho". Com pedais e controles, o superjoystick parece uma bicicleta ergométrica, misturada com esteira ou coisa assim. A idéia é fazer com que todos os movimentos que serão executados acabem se tornando uma aula de musculação, pois a pressão do jogador sobre os controles do aparelho durante uma partida, ativa sensores que captam a força empregada e não só os movimentos. Mas não é como levantar peso. Os músculos trabalham por estímulo, em movimentos "fisicamente difíceis e que modelam bíceps, abdomem etc". Ou seja, aqueles movimentos que são executados no sofá de casa com o joystick na mão. Para alívio de quem estiver fora de forma, os movimentos podem ter a intensidade regulada, entre fácil, médio e forte. Porém, os benefícios reais do aparelho estão sendo estudados no laboratório de performance humana da faculdade de Gettysburg, nos EUA.
Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012004/22012004-12.shl

  
  
  
 Critérios para Contratação de Sistemas 
     

Vários são os fatores que devem ser analisados no momento da compra de um software aplicativo específico como, por exemplo, sistema de administração de condomínios, sistema de administração de locação de imóveis ou ainda sistema para controle de corretagem de imóveis.

Cabe ressaltar que a finalidade de uma empresa imobiliária não é desenvolver sistemas e esta tarefa pode consumir recursos que a afastam de seu verdadeiro objetivo. Os diferenciais alcançados são, muitas vezes, facilmente copiados por outras empresas.

O mercado possui vários pacotes, isto é, software já desenvolvido e pronto para ser usado. Nestes casos a empresa contratante deve observar os seguintes aspectos:

Funções – Analisar cuidadosamente as funções oferecidas pelo software, especialmente nos relatórios;

Suporte - A manutenção dos sistemas é um dos itens mais importantes a ser analisado. No momento da contratação de um software de administração ou corretagem devem ser definidas claramente as condições de manutenção. Este serviço é uma forma de preservar o investimento feito pela empresa mantendo os sistemas sempre adequados a uma plena utilização;

Treinamento - O treinamento é igualmente importante. Um dos erros freqüentes é a falta de atenção para este item. De nada adianta a compra de sistemas por mais completos que sejam, sem que as pessoas sejam treinadas adequadamente para seu uso.

Custo/Benefício – Alguns sistemas são muito baratos, no entanto sua proposta de automação é bem limitada. Por outro lado, existem sistemas muito completos e com preços um pouco mais altos.

Personalização do software – É fato muito comum a necessidade de introduzir mudanças no programa tais como um novo relatório solicitado pelo cliente (balancetes, demonstrativos, etc), implantação da cobrança bancária de um novo banco não prevista inicialmente, adequação a uma mudança de legislação, etc. Alguns fornecedores de software são inflexíveis com relação a mudanças no programa, já outras são mais flexíveis baseando-se em negociação entre as partes.

Upgrade – A imobiliária deve avaliar o seu potencial de crescimento e comprara soluções que possam acompanhar esse crescimento, evitando perder o investimento feito até o momento. Ressalta-se aqui que este investimento não se limita aos valores pagos pelo software, mas todos os recursos consumidos na implantação do sistema, tais como digitação dos dados, treinamento, etc.

Sistema Operacional - O software aplicativo específico necessita de um sistema operacional (software básico) para ser utilizado. Deve-se verificar qual o sistema operacional exigido (DOS, Windows, Linux) e se este é adequado para a empresa. Os programas mais novos geralmente utilizam o Windows (98,Me, XP, 2000);

Este roteiro será continuado na próxima edição.

Até lá,
Ronaldo Andrade.

  

A cada mês, no dia-a-dia de uma vida condominial, nos deparamos com situações diferentes, tão engraçadas que achamos que nunca vão ser superadas por outras. Porém, quando falamos do nosso amigo (já famoso por suas histórias) "Porteiro Zé", estas se tornam surpresas muito agradáveis. Divirta-se com mais uma das situações vividas de maneira natural e hilária pelo Porteiro Zé, que acaba causando sempre uma pequena falha no entendimento das mensagens.
  
http://www.porteiroze.com/filme5.htm
     

 

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

 Caso você não deseje mais receber esse informativo, encaminhe essa mensagem com o assunto "Remover"