Informativo da Base Software - Número 8 - 08/01/2004    
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Base 20 anos

Este é o início de um ano muito especial para a Base Software, pois é quando comemoramos nosso aniversário de 20 anos. Estamos preparando uma série de novidades para que esta data seja também especial para os nossos clientes, que são igualmente responsáveis pelo nosso sucesso.

  
Casa em Casa

Em breve o Casa em Casa contará com uma total reformulação de seu software e design. Aguardem!

     
     
  
 Dicas do mês 
  
  Você sabia
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Para evitar lançamentos de conta corrente em períodos indevidos, no sistema Base Condomínio existem dois tipos de controle? 1) através do parâmetro 122 (Aviso C/C) pode ser configurado o intervalo de dias válidos para lançamento; 2) através do fechamento de saldo (Funções Diversas/Fechamento de Saldo).

         

O sistema Base Locação pode reter automaticamente o valor de tarifa de DOC e CPMF no calculo da remessa do proprietário? Basta marcar as opções "Cobrar DOC" e "Cobrar CPMF" no cadastro de remessa do proprietário. Não esquecendo também de verificar os parâmetros 130 (Código Forma DOC) e 133 (Tarifa DOC) no cadastro de parâmetros.

     
  
Para uma maior satisfação dos nossos clientes, a Base está sempre atualizando seus sistemas de modo que possa cada vez mais atender as suas necessidades. Seguem abaixo algumas alterações feitas no Base Condomínio e Base Locação:
 
  
Base Condomínio (v. 1.7.5.334) e Base Locação (v. 1.7.5.363)

Foi implementado nos sistemas, o módulo de código de barras no lançamento de contas a pagar, com isso a conciliação de contas a pagar poderá ser feita através do código de barras, desde que o cliente possua uma leitora de código de barras. Esse procedimento é bem útil principalmente para contas de concessionárias públicas.
Foram criados dois campos de mensagens complementares ao critério.

  
  Desenvolvimento e Qualificação para Profissionais de Portaria

Data: 26 a 29/01
Horário: das 14h às 18h ou das 09h às 13h
Local: Rua Estados Unidos, 89 - JD. Paulista / SP.
Informações: (11) 3887-3372 R:114 e 221 ou http://www.aabic.com.br/default.asp?p=e,124,103,0


  Zelador Plus - desenvolvimento e qualificação para zeladores

Data: 26 a 30/01
Horário: das 09h às 13h
Local: Rua Estados Unidos, 89 - JD. Paulista / SP.
Informações: (11) 3887-3372 R:114 e 221 ou http://www.aabic.com.br/default.asp?p=e,124,103,0


  Cursos de Aperfeiçoamento Profissional para Corretores de Imóveis: O Novo Código Civil e Os Negócios Imobiliários

Data: 21/01
Horário: das 18h às 20h
Local: Auditório do Creci-RJ - Av. Presidente Vargas, nº 417, 19º andar - Centro / RJ.
Palestrante: Luis Fernando Nogueira Marin
Informações: http://www.creci-rj.org.br/


  Cursos de Aperfeiçoamento Profissional para Corretores de Imóveis: Locação Imobiliária

Data: 28/01
Horário: das 18h às 20h
Local: Auditório do Creci-RJ - Av. Presidente Vargas, nº 417, 19º andar - Centro / RJ.
Palestrante: Fátima Santoro Gerstenberger
Informações: http://www.creci-rj.org.br/


  Curso de Segurança Patrimonial

Horário: 09h às 13h.
Local: Auditório do Condomínio do Edifício Flamengo Park Towers, na Rua Praia do Flamengo, 66 - Flamengo.
Palestrantes: José Ricardo Constantino de Souza e Manoel Gomes de Oliveira.
Informações: (21)3970-4804 ou http://www.bcfadm.com.br


Consulte também a agenda do e do
  
  

O Base News entrevista nesta edição, Dr. Ronaldo Gotlib - Advogado especializado em Direito Imobiliário, Conselheiro da ABAMI, Colunista de Jornal do Brasil, Consultor jurídico do programa Silvio Samper da Rádio Tupi e Autor do "Guia Jurídico do Mutuário e do Candidato a Mutuário" e do livro "Casa própria ou causa própria? A verdade sobre os financiamentos habitacionais".
  
Base News - O ano de 2003 foi um ano de crescimento pouco significativo no mercado imobiliário em função de vários aspectos que envolvem uma mudança de governo. O que os profissionais deste ramo podem esperar para o próximo ano?
Ronaldo Gotlib - O ano de 2003 realmente se caracterizou como um ano de ajustes em razão de natural mudança na economia. Tratando diretamente da área imobiliária é natural esperar para 2004 um aquecimento para a economia, propiciando, principalmente, que sejam fomentadas novas formas de ofertar financiamentos para habitação, sejam diretamente para os interessados, pessoas físicas, ou através de ofertas para que incorporadoras possam investir em empreendimentos. Acredito que seja importante citarmos a esperada redução nas taxas de juros, buscada desde o ano de 1997, para que seja implantado de vez o Sistema Financeiro Imobiliário - SFI, o que, em razão de apresentar importante proposta de investimentos particulares para a habitação, representaria verdadeira inovação e fomento deste mercado, possibilitando o aporte de consideráveis recursos, em modalidade de investimento seguro, a permitir que, principalmente a classe média possa adquirir imóveis, sejam residenciais ou comerciais.

  
Base News - E em relação aos Financiamentos Habitacionais, o que pode ser esperado do governo?
Ronaldo Gotlib - Minha grande preocupação com a área de financiamentos habitacionais, não diz respeito ao que se pode esperar de novo em oferta de produtos para financiar a aquisição da casa própria, mas sim, o que será feito para resolver o problema de tantas milhões de pessoas que hoje são titulares de financiamentos habitacionais, e jamais conseguirão quitar suas dívidas, perdendo tanto os imóveis que sonharam adquirir, quanto os recursos investidos anos a fio na pretensão de adquirir imóvel próprio. Como citado na questão anterior, estamos diante do início de uma nova modalidade de financiamento habitacional, que representará novos recursos, porém, em contra partida, também traz em seu contexto, maior potencial de recursos para combater a inadimplência, possibilitando rápida retomada de imóveis. Ou seja, minha preocupação resume-se em meu entendimento de que a inadimplência não é culpa do mutuário, ou do promitente adquirente de imóvel, mas sim de um sistema que superfatura dívidas e provoca indesejável inadimplência. Neste aspecto, chamo a atenção para o fato de que, da mesma forma de sempre, nunca nenhum governo se preocupou com estas pessoas que hoje sonham, mas não mais com a casa própria, mas sim com a possibilidade de livrar-se deste pesadelo, que, cumpre ressalvar, continua sendo imposto a tantos sonhadores adquirentes.
  
Base News - Em maio, aconteceu o lançamento do seu livro. Como foi a repercussão do mesmo?
Manoel Maia - O livro teve boa repercussão do estado do Rio de Janeiro e será lançado no princípio deste ano em São Paulo. Como é um material inédito, dirigido principalmente a quem tem problemas de financiamento ou pretende adquirir imóvel através de empréstimos junto a agentes financeiros ou incorporadoras, tratando da matéria em linguagem acessível, inclusive com exemplos ilustrados, percebo que as pessoas, têm conseguido compreender, com certa facilidade esta espécie de negócio que é, sem dúvida, muito complexa. Aponto como fator de maior interesse, o capítulo que dediquei a ensinar como quitar um financiamento, vencendo as dificuldades, á citadas, que provocam o superfaturamento das dívidas, que acredito ajudará muitas pessoas a adquirir, em pouco tempo e através de financiamento, a tão sonhada casa própria.
  
Base News - Com a tecnologia estando cada vez mais presente da vida dos profissionais de todos os ramos de atuação, como você descreveria a importância dos profissionais do mercado imobiliário, inclusive os corretores de imóveis, se atualizarem profissionalmente nesta área?
Manoel Maia - Hoje quem não dispõe de recursos tecnológicos, está fora do mercado. A internet, uma rede de computadores, um serviço de call center de qualidade, são instrumentos básicos para qualquer trabalho dar certo. Quem está na área imobiliária, ou outra qualquer, precisa estar em consonância para coma rápida modernização, e informação, acompanhando os avanços, sob pena de não competir e ser lançado para fora do mercado. Na venda de um imóvel, por exemplo, é possível, hoje em dia, praticamente realizar todo o negócio via internet, desde a visita ao patrimônio até a retirada de certidões, análises de contratos, inclusive com reuniões virtuais. Enfim, não há como fugir desta realidade, e ainda mais, é preciso estar atento para, mesmo informatizado, não se permitir acabar desatualizado.

  

Lojas do McDonald's com internet gratuita
Depois de cerca de dois anos de testes em São Paulo e Rio de Janeiro, o projeto de internet grátis da rede de fast food será levado para todas as 600 lanchonetes no Brasil. A expectativa é de que no prazo de um ano todas as lojas contem com a McInternet, com o objetivo de dar oportunidade de acesso à rede de computadores a todos os seus clientes, com promotores treinados para orientar todas as etapas da navegação.
Fonte:
http://www.pernambuco.com/tecnologia/nota.asp?materia=20031111171828&assunto=28&onde=1

  

Uso pessoal da web por funcionários não é preocupação de empresas
Muitos trabalhadores têm feito suas compras on-line de Natal a partir dos computadores de suas empresas. De acordo com o levantamento feito pela SurfControl, especializada em programas de filtragem de conteúdo, 60% das companhias não restringem o acesso de seus funcionários a sites de comércio eletrônico. As empresas, sem perceber, estão contribuindo para aumentar os números do comércio eletrônico neste fim de ano, já que seus empregados fazem compras e pesquisas on-line durante o expediente.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u14773.shtml


  
  
  
 A Escolha do Funcionário 
     

Na hora de se implantar um sistema é importante escolher bem o funcionário que será o responsável por essa função. Muitas vezes escolhe-se o funcionário que entende muito de informática, aquele que entende muito do funcionamento da empresa ou ainda um dos diretores ou um filho do diretor da empresa, pensando que se está tomando atitude correta. Porém, eventualmente, é mais fácil explicar o funcionamento do programa a quem não entende nada de informática que explicar administração de imóveis a quem entende bem de computadores.

Na verdade, o ideal é a combinação dos dois fatores, pois essa pessoa será a responsável por colocar o sistema no ar, fazer back-up (item já explicado em edição anterior), fazer o contato com a empresa de software, com a de manutenção de hardware, com o birô de serviços (caso se tenha) e com os bancos para troca de arquivos.
  
É importante também, que seja sempre este mesmo funcionário que receba as dúvidas, reclamações e reivindicações dos outros funcionários fazendo uma triagem para depois discutir com a empresa de sistemas o que realmente for um problema. Pois, muitas vezes é uma dúvida que já ocorreu antes, às vezes é um problema no cadastro que ele mesmo pode resolver ou ainda um problema do sistema operacional ou da rede que não tem nenhuma relação com o sistema.
  
Lógico que algumas empresas ainda são muito pequenas para poder ter uma pessoa só para essa função, mas é bom procurar sempre encontrar alguém que se encaixe o melhor possível neste perfil, pois isso facilitará e muito o sucesso do processo de informatização e atualização tecnológica da empresa.

Roberto Vieira

  
  

Às vezes, nós conhecemos pessoas que nos surpreendem e nos fazem rir com sua maneira tão espontânea de viver a vida e de encarar as situações. E é dentro deste perfil que o famoso Porteiro Zé se apresenta para nós. Segue abaixo mais uma situação muito freqüente no cotidiano de quem costuma utilizar o sistema de transporte rodoviário, popularmente conhecido como "Busão".
  
http://www.porteiroze.com/filme4.htm
     

 

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

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