Informativo da Base Software - Número 32 - 16/01/2006    
 
  
Área Verde
Cursos / Eventos
Dúvidas Freqüentes
Entrevista - Merc. Imobiliário 2006
Livro em Destaque
Novidades da Base
Novidades Tecnológicas
O Mercado
  
 Dica do Mês 
  
  Você sabia que
...
  

No Base Locação, os valores referentes aos descontos sobre o aluguel podem ser parametrizados no cadastro do contrato de locação? Com este recurso existe a possibilidade de se aplicar o desconto por percentual ou valor, além de programar uma data limite.

      
  
  
 Novas Versões - BaseCondomínio Vs 1.7.5.369 
 

Foram implementados no sistema os módulos de débito automático. Através deste recurso podem ser gerados arquivos para cadastro de débito automático dos recibos de condomínio, diretamente na conta corrente bancária dos condôminos, além da baixa automática dos recibos através de arquivo retorno. Atualmente esse serviço está habilitado para os bancos Unibanco e Bradesco.
  

      
  
    
  Dúvida: Como gerar a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias - DIMOB (Base Locação)  

Nos históricos que farão parte da declaração deve estar marcada a opção de IR Mensal. (Financeiro / Tabelas / Histórico Padrão).
Os próprietários que declaram devem ter em seu cadastro a opção Recolhe IRRF. (Admin. de Locação / Proprietário / Dados Complementares).
Para conferir o relatório de Imposto de Renda acesse a tela de IR Anual (Relatórios / Financeiros / Conta Corrente / I.R. Anual / DIMOB), preencha as informações sobre Data Base (Inicial e Final) para o filtro e clique no primeiro botão (um computador) para o relatório ser visualizado na tela. DICA: Deixe os campos referentes à Filial (Inicial e Final), Gerente e Proprietário (Inicial e Final) em branco para que o sistema imprima todos os proprietários.
Depois de conferido o relatório, retorne à tela de relatório IR Anual, preencha as informações de Data Base (Inicial e Final) e o campo "CPF do Responsável pela Pessoa Jurídica Perante a SRF" com o CPF da pessoa responsável pela empresa.
Clique no terceiro botão (uma pasta com uma seta apontando para baixo) para gerar o arquivo que será importado para o programa da Receita Federal. Uma tela do Windows abrirá para que seja selecionado o diretório onde será salvo o arquivo e o nome do arquivo. O sistema mostrará uma mensagem de que o arquivo foi gerado e onde foi gerado.
Depois de gerado o arquivo basta importá-lo para o programa da receita que deverá ser baixado do site da Receita Federal (http:www.receita.fazenda.gov.br).

      
  
  

Campanha Solidária: ainda está em tempo de participar!
Neste final de ano a Base Software está lançando sua 1ª campanha solidária. Esta iniciativa tem o objetivo principal de fazer com que muitas pessoas possam ter não só um Natal feliz, mas também uma chance de ter uma vida melhor. A instituição escolhida para ser atendida nesta primeira campanha é a Creche Apóstolo São Pedro localizada no bairro Cavalcanti no Rio de Janeiro e atende cerca de 100 crianças com faixa etária de 02 a 05 anos. As doações serão feitas em kits de materiais essenciais para cada criança durante todo o próximo ano, contendo papel, giz de cera, cartolina, hidrocor, dentre outros, com um custo total por kit de R$ 50,00. Já foram enviados boletos para facilitar a doação. Não deixe de participar! Entre em contato e diga quantos kits sua empresa irá doar. O futuro das crianças da Creche Apóstolo São Pedro depende do esforço e participação de cada um de nós. Saiba mais sobre a Instituição: (21) 3296-8650 / 2593-6947 ou http://www.planetamelhor.com.br/casp/ .

Desde já agradecemos o interesse e a iniciativa das empresas que já garantiram a sua participação nesta campanha com a doação de kits. Faça você a sua parte! Para participar basta fazer o depósito do valor referente a quantidade de kits que deseja doar na conta abaixo.
Banco Itaú
AG: 0301
C/C: 47113-2
VAV INFORMÁTICA LTDA
CNPJ: 31.551.161/0001-05

  

 
 
  

“Seu Dinheiro” - é um livro de Mauro Halfeld, que sua participação nas suas colunas em O Globo e na CBN, em rede nacional, são acompanhadas com enorme interesse por milhões de famílias.
  
Sinopse - Mauro Halfeld vai direto ao ponto. A partir de seu bestseller "Investimentos", o autor tem percorrido uma notável trajetória. Equilibrado, bem humorado, claro e didático, Mauro consegue tornar temas complexos de Economia e Finanças em assuntos simples e agradáveis. "Seu Dinheiro" fará você aproveitar melhor as oportunidades. Sair do endividamento passa a ser um objetivo possível; aplicar em renda fixa, ações e imóveis torna-se acessível. Segredos sobre a come-cotas dos fundos DI, o Tesouro Direto, as taxas cobradas pelos bancos, o financiamento de imóveis, os investimentos em ações e a previdência privada são revelados aos leitores. Um livro feito para o brasileiro que quer mais.
  

    
  

Polêmica por pagamento de terras
A definição primária para área de Marinha é a que é localizada a até 33 metros do mar ou rio navegáveis (o que, com o aterro, ficou bem longe) — é interessante observar que essa metragem refere-se ao alcance das balas de canhões da esquadra francesa que ameaçava o litoral brasileiro, quando o foro foi criado. Como no Flamengo, onde moradores questionam se têm de pagar foro, como se estivessem em terreno de Marinha, mesmo depois que foi feito o Aterro, nos anos 60. A lei que previa inicialmente que eram terrenos de Marinha aqueles que estavam a uma distância de até 33 metros do mar, foi alterada e deixa claro que o foro também pesa sobre os terrenos acrescidos. Segundo o advogado Hamilton Quirino, não é fácil derrubar esse instrumento. Seria necessária emenda à constituição. Há 30 anos, aliás, o foro foi extinto em Portugal. De onde, obviamente, ele foi importado, na época do Brasil Colônia.
Fonte: http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/morarbem/169608986.asp
  


  
  Técnicas de Negociação

Data: 1/01
Local: Sede do Secovi, Rua Dr Bacelar, 1043 – São Paulo / SP.
Maiores informações: (11) 5591-1300 ou http://www.secovi.com.br


  Palestra Novo Agravo Instrumento

Data: 10/01
Local: Av. Rio Branco, 135 / 504, Centro - Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-7271 ou http://www.abami.org.br/new/


  World of Concrete

Data: 17 a 20/01
Local: Las Vegas/Nevada
Maiores informações: http://www.worldofconcrete.com


  Debates sobre questões controvertidas em geral e sobre o novo o Novo Código Civil Brasileiro

Data: 17 e 31/01
Local: Av. Rio Branco, 135 / 504, Centro - Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-7271 ou http://www.abami.org.br/new/


  O Cotidiano do Corretor de Imóveis

Data: 19/01
Horário: 17hs
Local: Auditório do Sindicato dos Corretores de Imóveis - Av. Presidente Vargas, nº 417, 22º andar, Centro - Rio de Janeiro / RJ.
Inscrições Grátis: 2509-5456.


  Segurança em Condomínios Residenciais e Comerciais

Data: 23 e 24/01
Horário: 14h às 18h
Local: Sede da AABIC - Rua Estados Unidos, nº 89, Jardim Paulista – São Paulo / SP.
Maiores informações: (11) 3887-3372 ou http://www.aabic.com.br/


  Palestra sobre a Lei 11.196, Conversão MP 252 (MP do “Bem”)

Data: 24/01
Local: Av. Rio Branco, 135 / 504, Centro - Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-7271 ou http://www.abami.org.br/new


 
Consulte também a agenda do e do
  

Nesta primeira edição do ano buscamos a opinião de um especialista no mercado imobiliário para dar um parecer sobre como será o início de 2006 segundo suas áreas de atuação, opiniões próprias e as variações decorrentes da economia. Confiram abaixo o seu ponto de vista sobre este setor:

Dr. Hamilton Quirino (Advogado especialista em Direito Imobiliário)
"Posso citar duas novidades do fim do ano passado e que terão grande repercussão em 2006. Em primeiro lugar, em relação à chamada "MP do Bem", que, depois de marchas e contra-marchas, veio a se constituir na Lei 11.196, de 21 de novembro de 2005. Pelo artigo 39. "fica isento do imposto de renda o ganho auferido por pessoa física residente no País na venda de imóveis residenciais, desde que o alienante, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contado da celebração do contrato, aplique o produto da venda na aquisição de imóveis residenciais localizados no País". Com esta vantagem fiscal haverá sem dúvida maior incremento da compra e venda de imóveis residenciais a partir de 2006.

Já o pelo artigo 88, "as instituições autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM para o exercício da administração de carteira de títulos e valores mobiliários ficam autorizadas a constituir fundos de investimento que permitam a cessão de suas quotas em garantia de locação imobiliária". Esta autorização legal fortalecerá o mercado de locações, com a existência de mais uma alternativa para a garantia da locação. Tem grande vantagem sobre a fiança bancária, pois o dinheiro pago para a garantia será aplicado e devolvido ao final, como um investimento. Como se sabe a fiança bancária não tem nenhum retorno.

Outra importante questão foi o acordo feito pelas grandes construtoras do Rio e o Ministério Público, com a não inclusão de juros compensatórios durante a obra. Com isso cessa uma discussão antiga, motivo de inúmeras ações judiciais e que encarecia o produto final, passando a ser cobrados tais juros apenas após a entrega do imóvel".

  
  
Privacidade na rede: grande preocupação  

Depois do combate ao domínio americano na Internet, o próximo grande desafio dos defensores da liberdade no ciberespaço é garantir a privacidade dos usuários. O catalisador da discussão é a base de dados WHOIS, que armazena as informações de quem registra domínios na internet e poderia ser usada, por exemplo, para a rápida identificação de criminosos que porventura usem a internet para cometer fraudes ou, em outra ponta, pessoas que fazem download ilegal de música. O que se debate é que informações são mesmo essenciais para que uma pessoa possa conquistar um endereço no ciberespaço e se estas mesmas informações devem ou não estar disponíveis publicamente e/ou apenas para os “revendedores de domínios internet”.

A base de dados do WHOIS suscita discussões porque mexe com questões ligadas à legislação de cada país em relação à privacidade dos donos de domínios. No Brasil, os domínios de país são feitos através do Registro.br, controlado pelo Comitê Gestor da Internet Brasileira (CGI). É ele que decide que informações requerer dos candidatos a donos de domínio e que informações sobre eles serão de domínio público. Mas cada país pode adotar uma postura diferente. No ano passado, o Registro.br passou a ocultar, em seu servidor WHOIS, os endereços postais e os telefones de pessoas físicas — ou seja, quem acessar agora o Registro.br não vai mais ter acesso a estes dados. Continuam publicados na web, no entanto, os IPs associados ao dono do domínio, assim como seu responsável técnico.
Fonte: http://oglobo.globo.com

  

Poluição atinge mais quem pega táxi
Uma pessoa que anda de táxi está mais exposta à poluição do que quem caminha ou mesmo do que quem viaja de carro, ônibus ou bicicleta, concluiu um estudo feito pelo Imperial College, de Londres, na Inglaterra. Os pesquisadores mediram a exposição a partículas mínimas de poluição em vários meios de transporte e descobriram que andar de carro é a melhor forma de minimizar o contato com os poluentes.
  

Fonte: http://www.planetamelhor.com.br

  
  

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

 Caso você não deseje mais receber esse informativo, encaminhe essa mensagem com o assunto "Remover"