Informativo da Base Software - Número 2 - 04/07/2003    
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Palestra na ABADI

A Base Software, a convite do Dr. Carlos Samuel de Oliveira Freitas, diretor de locações da ABADI, ministrou a palestra "Tecnologia na Administração de Imóveis".

A apresentação foi realizada pelo seu diretor Ronaldo Araújo de Andrade, e fez parte do curso de atualização em administração de locações promovido pela ABADI.

  
Aumento de Visitas no Site da Base

No mês de junho, o site da Base Software (www.basesoft.com.br) teve um aumento de 30% de visitantes, das mais diferentes localidades do Brasil, e na sua grande maioria, interessados em conhecer as vantagens na utilização de nossos sistemas.

  
Base News Aprovado pelos Clientes
Várias empresas parabenizaram a Base pela criação do Base News, o informativo da Base Software. Este retorno nos deu um grande incentivo para continuar melhorando cada vez mais a comunicação com os nossos clientes.

  
 Dicas do mês 

  
 Você sabia
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No Base Condomínio (Vs. 1.7.5.137), o próprio sistema reajusta automaticamente os valores da Taxa de Administração? Para isso, basta informar o critério usado para o reajuste no Contrato de Administração (Último Reajuste, Próximo Reajuste, Índice ou Periodicidade), e fazer o reajuste através da opção Reajuste de Contrato Adm (Administração/Reajuste de Contrato Adm).
  
No Base Locação (Vs. 1.7.5.176), o sistema pode gerar automaticamente os arquivos de DOC Eletrônico para remessa ao Proprietário? Para que isso ocorra, basta existir no Contas a Pagar, lançamentos com essa característica. Já estamos preparados para gerar DOC Eletrônico dos Bancos HSBC e UNIBANCO (tal módulo depende de validação junto ao respectivo banco).
  

  

Veja agora as implementações liberadas no dia 30 de junho para facilitar mais ainda os dois sistemas
Base Condomínio (1.7.5.158) e Base Locação (1.7.5.194)

Base Condomínio e Base Locação

 Agora está disponível a opção de Baixa Unitária de Recibos, com valores diferentes dos apurados pelo critério, para o caso de diferenças nos valores recebidos. Geralmente essas diferenças acontecem em recebimentos via banco (erro do caixa no calculo de multa/juros) ou flexibilidade na cobrança de multa/juros.
  
Implementado o campo "Descrição Opcional do Item" no Cadastro de Critério, esse campo poderá ser usado para substituir a descrição do item na Impressão de Recibos, tornando possível usar um item do tipo Juros e sair no impresso Juros de Mora ou outra descrição qualquer. 

  
 Base Condomínio:

Foi incluído o Relatório de Prestação de Contas, podendo imprimir um resumo de até doze meses e usar índices para conversão de valores. Essa opção está no Menu na opção Relatórios, Outros, Prestação de Contas.
Implementada ao sistema a opção de impressão do Relatório de Recibos Baixados por ordem de Seqüência de Baixa.

  
 Base Locação:

Incorporado ao Relatório de Saldos um resumo opcional, impresso em página separada, contendo informações referentes a:
   1) Saldo Atual (total do fechamento de todos os saldos);
   2) Contas a Receber (opcional);
   3) Contas a Pagar (opcional);
   4) Saldo Total
      (total do fechamento de todos os saldos + Contas a Receber - Contas a Pagar);
   5) Quantidade de Proprietários (geral, com saldo credor, com saldo devedor e sem saldo);
   6) Quantidade de Contratos de Locação Ativos;
   7) Somatório dos Saldos Devedores;
   8) Somatório dos Saldos Credores.

No cálculo da Remessa (Financeiro, Funções Diversas, Remessa), a partir dessa versão existirá a opção de reter do saldo disponível as Tarifas de DOC e CPMF.

  

Vestibular da UVA para Gestão Imobiliária
A Universidade Veiga de Almeida terá ainda esse mês uma última chance de ingresso o curso de Gestão Imobiliária. O vestibular será no dia 17 de julho para os campi da Barra e da Tijuca e dia 28 de julho para o campi de Cabo Frio.
Coordenadora: Fátima Cristina Santoro Gerstenberger.
Informações: (21)2574-8888 ou http://www.uva.br/cursos/graduacao2anos/sup_gestao_imob.htm


Eleição no CRECI
Antonio Rocha foi eleito mais uma vez no dia 26 de junho, por voto direto, para continuar o trabalho que vem desenvolvendo como Presidente do Creci-RJ. Veja detalhes na entrevista.


Escola superior de treinamento para corretores
As obras para a instalação da Escola Superior de Corretores, na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio (Creci/RJ), no Centro do Rio, já começaram. E isso se deve ao aumento da responsabilidade atribuída aos corretores com a entrada em vigor do novo Código Civil - que tem oito artigos dedicados à regulamentação da corretagem.
O Creci desenvolveu a partir disso, um projeto para criação de um centro de reciclagem abordando aspectos técnicos e éticos da profissão para os profissionais de corretagem param não cometerem nenhum erro por desconhecimento. Ainda na grade do curso, estão previstas orientações na área de informática que permitam que o corretor, por exemplo, consiga montar um site para divulgar os imóveis que está vendendo.
Os primeiros cursos na Escola devem ser dados em agosto, porém o Creci já vem desenvolvendo treinamentos itinerantes em 12 cidades do Estado do Rio de Janeiro desde o final do ano passado.
http://oglobo.globo.com/oglobo/Suplementos/MorarBem


Boas notícias no Financiamento Habitacional
Os últimos tempos têm sido marcados por importantes novidades na área do financiamento habitacional. A primeira medida refere-se à Resolução 3005, sugerida pelo Banco Central e aprovada pelo Conselho Monetário Nacional, que injetará pelo menos R$ 200 milhões por mês no mercado imobiliário, permitindo assim um forte incremento dos financiamentos, em especial para a classe média.
Conforme estimativas, poderão ser ofertadas cerca de 660 mil novas unidades e gerados mais de 2,1 milhões de empregos diretos e indiretos, com o que poderá combater não só o déficit de moradias, mas também o crescimento da violência urbana.
A segunda novidade importante refere-se à Caixa Econômica Federal que, apesar da insuficiência de recursos, passou a instituir uma série de medidas para melhorar as expectativas do mercado imobiliário, ampliando o leque e o volume de recursos para o setor.
A Resolução do CMN e as medidas da Caixa evidenciam que o governo decidiu dar um estímulo à indústria imobiliária. Agora, vamos ter algum fôlego para a produção e aquisição de moradias. Ainda é pouco para satisfazer a demanda existente. Mas, pelo menos, podemos voltar a trabalhar.
Mais Informações: www.secovi.com.br
  

  
  Seminário Meio Ano do Novo Código Civil - Impactos e Perspectivas do Mercado Imobiliário

Data: 03 de julho de 2003
Horário: 08h30 (credenciamento) - 09h00 às 17h00 (evento), incluso almoço.
Local: Sede do Secovi-SP - Centro de Convenções Milenium - Rua Dr. Bacelar, 1.043 (Esquina com a Rua Luis Góis, alt. nº 2.078) - Vila Mariana - São Paulo - SP
O curso tem o objetivo de analisar as conseqüências e perspectivas nos seis primeiros meses do Novo Código Civil (em vigor desde 11 de janeiro de 2003), por juristas e empresários do setor imobiliário.
Informações e reservas: (11) 5591-1300 a 1306 ou www.secovi.com.br


  CONDEC 2003 - A Feira da Construção e Decoração

Feira direcionada exclusivamente para o mercado da construção, decoração e acabamentos, tem seu foco nos segmentos geradores de negócios para este mesmo setor.
Data: 02 a 05 de Julho de 2.003
Local: Sierra Park / Gramado - RS
Mais Informações: www.condecbrasil.com.br


  Encontro dos Síndicos da Barra

O Encontro de Síndicos da Barra da Tijuca será realizado nos dias 22 e 23 de agosto, no Centro de Convenções do Centro Médico do Barra Shopping.
Inscrições pelo telefone (21) 2533-2858, ou no site da ABADI www.abadi.com.br


  Curso de Legislação Condominial

Data: de 8 a 29/07
Horário: 18h30min
Local: Auditório da ABADI (Rua do Carmo nº 6 /Centro - RJ)
A ABADI promoverá o curso de Legislação Condominial exclusivamente para Gerentes e Atendentes de Condomínios, que será ministrado pelos advogados Luis Fernando Marin e Marcelo Borges, sob a coordenação de Pedro Carsalade, Diretor de Condomínios. As inscrições podem ser feitas pelo número (fax) 2533-5202 com nome completo do participante, papel timbrado da empresa e assinatura do Diretor, até o dia 4 de julho, gratuitamente.
Maiores informações: www.abadi.com.br


  Curso de Decoração Básica

O curso visa ensinar os fundamentos da decoração tais como elementos de fundo, "colocar sobre", texturas, cores e iluminação entre outros conceitos. Apenas 12 vagas.
Data: de 8 a 31 de julho
Horário: terças e quintas, das 19 às 21 horas
Local: Espaço Arte Amais - Rua Real Grandeza, nº 314. Botafogo / Rio de Janeiro.
Mais informações: http://www.m4interiores.com/cursodec1.html


  Curso de Formação de Operador de Telemarketing para o Mercado Imobiliário

Data: 30/6, 1, 2, 3, 4 e 7/07
Horário: 19h às 22h
O curso tem o objetivo de preparar os participantes para exercer e aperfeiçoar as atividades de operadores de telemarketing em ações de venda direta e atendimento a consumidores.
Local: Sede do Secovi - SP - Rua Dr Bacelar, 1043 - V. Mariana.
Mais informações:(11) 5591-1300 ou www.secovi.com.br/universidade


  Homenagem

Data: 3 de julho
Horário: 18h30m
Local: Sede da ABADI (Rua do Carmo nº 6 / 8º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ)
Neste dia a ABADI estará homenageando em Sessão Solene o fundador da Associação e colaborador, Pedro Antônio Barbosa Cantisano, quando será conferido o título de Sócio Honorário Post Mortem à família Cantisano.
Para confirmação e informações: (21) 2533-2858 ou www.abadi.com.br


  Palestra Sobre Tributos Municipais

Data: 08/07/03
Horários: Café da manhã: 08h45 / Palestra: das 09h15 às 12h15
O evento tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), TFE (Taxa de Fiscalização de Estabelecimento), DES (Declaração Eletrônica de Serviços).
Maiores informações: (11) 3887- 3372 ou http://www.aabic.com.br/default.asp?p=e,118,84,0


  Seminário: A Nova Realidade do Condomínio Urbano

Com o objetivo de atualizar corretores, contadores, gestores imobiliários e síndicos atuantes, como também estudantes de direito interessados no mercado imobiliário, o seminário apresentará as mais recentes ferramentas da administração condominial, as novidades do setor de Gestão Imobiliária e as implicações do Novo Código Civil nos Condomínios. Entrada Franca – Serão atribuídas 10 horas de estágio pela OAB – RJ.
Data: 10/07
Horário: 10 às 17 horas
Local: Auditório do Campus Barra – Av. Gal. Felicíssimo Cardoso, 500.
Palestrantes: Fátima Santoro, Dr. Sylvio Paulo Falcone Grechi, Prof. Otto Guilherme Gerstenberger Júnior, Dr. Manoel da Silveira Maia e Ronaldo Araújo de Andrade
Mais informações: (21) 3325-2333 ou http://www.uva.br/geral/eventos_barra.htm


Consulte também a agenda do e do
  
  

Presidente do Creci-RJ: Antônio Rocha
O Base News estréia sua seção de entrevistas com o Presidente eleito pelo Creci-RJ para sua nova gestão: Antônio Rocha que há 37 anos atua no mercado de corretagem de imóveis (além de ser também um profissional de outras três áreas: Relações públicas, Contabilidade e Direito), e que vence mais uma vez com a maioria dos votos diretos, a eleição para presidência. Nesta entrevista, esclarece temas importantes de sua campanha como a Escola Superior de Treinamento de Corretores de Imóveis.
  
Base News: O sr. é, reconhecidamente, um grande líder do mercado imobiliário, como comprovaram as últimas eleições do Creci-RJ. Com o sr. descreve a sensação de ser mais uma vez reeleito, pelo voto direto dos corretores, para a presidência do Creci-RJ?
Antônio Rocha: A reeleição para a presidência do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro (Creci-RJ), pelo voto direto da categoria, é um fato muito gratificante para mim. É uma grande honra, mas também uma grande responsabilidade conduzir nos próximos três anos os rumos de uma instituição de tamanha importância. Entretanto, o apoio e o incentivo que tenho recebido dos corretores de imóveis em todo o Estado do Rio são fatores que me dão grande motivação para dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos.
  

Base News: A sua campanha foi baseada no tema Em busca de novas conquistas. O sr. poderia ressaltar alguns dos projetos mais importantes que foram definidos como metas para essa próxima gestão?
Antônio Rocha: Definimos um audacioso plano de metas para a próxima gestão. Dentre os principais projetos, podemos destacar: a Escola Superior do Corretor de Imóveis; o lançamento de uma campanha de valorização profissional em todo o país; ampliação do projeto Creci Itinerante; maximizar o sistema de fiscalização do Creci-RJ; criação do "Disque Creci" (para denúncias contra o exercício ilegal da profissão); ampliar o convênio com as universidades; e assinar convênios para prestação de assistência médica, plano odontológico (Creci Odonto) e farmacêutico (Creci Farma) e seguro de vida para os corretores de imóveis e seus dependentes.
  
Base News: O que os Corretores de Imóveis podem esperar da campanha de valorização profissional, que foi um dos temas propostos pelo sr. e pela CHAPA 1 ?
Antônio Rocha: Dentre os regionais de todo o país, o Creci-RJ foi o pioneiro em solicitar ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) o lançamento de uma campanha de valorização profissional de caráter nacional. Entendemos que iniciativas dessa natureza contribuem de forma decisiva para evidenciar para a sociedade brasileira, o papel absolutamente indispensável do corretor de imóveis em todas as operações imobiliárias. Com isso, queremos criar uma conscientização em toda a população sobre a importância do combate ao exercício ilegal da profissão em nosso país, alertando sobre os sérios riscos decorrentes desta prática.

Base News: Nessa era da tecnologia, é muito notável, a quantidade de corretores que ainda não utilizam a informática como ferramenta de apoio nos seus negócios. Qual a sua visão a respeito dessa situação e o que o sr. como atual presidente se dispõe a fazer para proporcionar ao corretor de imóveis um maior acesso a tecnologia, inclusive com a utilização da Internet como meio de divulgação de imóveis? Como o site do Creci-RJ pode ser mais utilizado em benefício dos próprios corretores?
Antônio Rocha: Tenho uma visão macro dessa situação. O processo de inclusão digital no Brasil tem demonstrado grande avanço em todas as classes sociais e categorias profissionais. O número de corretores de imóveis com acesso à Internet e à tecnologia como um todo, tem aumentado substancialmente nos últimos anos.
O Creci-RJ tem buscado proporcionar tais benefícios à categoria através de uma série de ações, das quais destaco duas. Primeiro, o convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para concessão de financiamentos para os corretores de imóveis na montagem de seu próprio escritório. Através de empréstimos a juros baixos, os profissionais podem adquirir diversos equipamentos, como computador, telefone celular, fax, filmadora, entre outros. Depois, a implantação do site do Creci-RJ. Através deste importante canal de comunicação, o Creci-RJ tem oferecido uma série de serviços on line para os corretores, que estão utilizando a Internet como veículo de divulgação de seus imóveis.
Com o objetivo de proporcionar à categoria um acesso cada vez maior à tecnologia, a ampliação da oferta de serviços no site do Creci-RJ foi definida como uma de nossas principais prioridades para a próxima gestão. Vamos criar links para atualização cadastral, emissão de boletos de pagamento das anuidades e andamento dos processos de inscrição e julgamento, entre outras inovações.

Base News: Um dos pontos que mais chamaram atenção nas propostas apresentadas pela Chapa 1 foi a criação de uma Escola Superior de Corretores de Imóveis. O sr. poderia descrever este projeto com mais detalhes? Existe uma data prevista para o início das suas atividades?
Antônio Rocha: A Escola Superior do Corretor de Imóveis é um projeto que receberá atenção especial em nossa próxima gestão, por se tratar de um ponto estratégico para a valorização e a capacitação da categoria. Na prática, a Escola será um centro de treinamento permanente para os profissionais da área, através de cursos que ofereçam conhecimento técnico em avaliação patrimonial, análise de mercado e aspectos jurídicos da negociação, como também formação ética. Na grade da programação, estão previstas ainda orientações na área de informática, que permitam ao corretor, por exemplo, montar um site para divulgar os imóveis que estiver vendendo.
Nós entendemos que esta importante iniciativa vem de encontro às mudanças estabelecidas pelo novo Código Civil, que aumentou a responsabilidade do trabalho dos corretores de imóveis junto à sociedade.
A escola funcionará na sede do Creci, no Centro do Rio de Janeiro, e o início de suas atividades está previsto para os próximos meses.
  

  

Internet alcança maior importância nas empresas que telefone
A internet e o e-mail já estão tão integrados ao dia-a-dia das grandes e até pequenas empresas que eles estão sendo considerados mais importantes que o telefone.
Na constatação feita em uma pesquisa realizada pelo provedor americano, Via Net.Works, também se verifica que a suspensão dos serviços eletrônicos causaria confusão entre 72% dessas companhias, enquanto 69% acham que o impacto seria maior com a perda da linha telefônica. Para o provedor, o resultado da pesquisa indica que a mudança de mentalidade sobre a internet mudou mais rápido que se imaginava, revelando também que um terço dos empresários acredita que a interrupção em sistemas de comunicação eletrônicos causaria um abalo financeiro imediato nos negócios.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u13224.shtml

  

Número de novos vírus sobe 17,5% e Bugbear é o mais ativo do ano
Durante o primeiro semestre desse ano o número de novos vírus aumentou 17,5% em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, surgiram 3.885 pragas entre janeiro e junho.
Neste período, o vírus mais ativo foi o Bugbear.B, responsável por quase 12% de todas as denúncias feitas e liderando o ranking dos mais ativos do semestre, mesmo tendo sido criado a apenas 1 mês. Seu "irmão mais velho", o Bugbear.A foi dono de 2,5% das infecções no período.

Os autores dos novos vírus não usam mais apenas o e-mail para propagar o código malicioso. A prova disso é que oito dos dez vírus mais ativos do ano conseguem se disseminar de mais de uma maneira, usando uma combinação entre e-mail, programas de bate-papo, arquivos compartilhados em redes, entre outras.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u13295.shtml

  

Anatel exige postos de Internet
Foram divulgadas pela Anatel no dia 28 de junho, as novas exigências do Plano de Metas de Universalização da telefonia fixa. Entre as novidades estão a obrigatoriedade da oferta de telefones populares e a criação de postos de acesso à web.

O telefone popular deverá custar um terço da assinatura normal e poderá ser pago com cartões pré-pagos com os custos das ligações desses telefones mais baratas.
No Plano de Metas anterior, essa exigência existia, mas dava às operadoras o prazo de um ano para o seu cumprimento. Agora, o prazo é de 30 dias.
Uma novidade passou de fato a ser exigência, foi a criação de Postos de Serviços de Telecomunicações. Esses locais deverão ter orelhões, computadores com acesso à Internet e serviços de fax. Até 2011, as operadoras terão de oferecer um posto como esse para cada grupo de 50 mil habitantes. Em contraponto, a agência diminui a meta de 8 para 6 orelhões para cada mil habitantes.
O novo Plano de Metas de Universalização é válido para as concessionárias de telefonia fixa - leia-se Telemar, Telefônica e Brasil Telecom - que renovarem seus contratos de concessão do período de 2006 a 2025.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062003/30062003-4.shl

  
  
 Cópia dos Dados - Backup 

Um dos procedimentos mais importantes na utilização de sistemas aplicativos (sistemas de administração de condomínios, administração de locações de imóveis e corretagem de imóveis) consiste na cópia dos dados. O backup, como este processo é comumente chamado, consiste em fazer uma cópia dos dados em outro meio físico, preferencialmente removível (CD, fita DAT, etc) permitindo o seu transporte para fora da empresa e aumentando assim o nível de proteção, em casos de incêndio ou até mesmo furto.
O que se percebe na realidade é uma certa desatenção com relação a este procedimento. Muitas empresas não possuem regras para realizar o backup, ficando a cargo do operador a conveniência para a realização do mesmo. Cabe ressaltar que muitas são as situações que podem acarretar danos na base de dados como, por exemplo, defeito no disco rígido, instabilidade da rede elétrica e desligamento indevido do computador. Alguns problemas podem ser solucionados, porém existem casos onde os danos são irreparáveis acarretando perda parcial ou até mesmo total dos dados. Neste momento o backup pode ser utilizado para continuidade do trabalho, minimizando os problemas na operação dos sistemas e da própria empresa.

Segue abaixo algumas dicas práticas:

1) Criar uma política de backup, definindo os responsáveis pela sua execução, os arquivos que serão copiados, a freqüência e o dispositivo a ser utilizado.
2) Manter cópias individualizadas para cada dia da semana.
3) Manter sempre uma cópia fora da empresa, de preferência, na residência de um dos diretores. Esta cópia pode ser atualizada semanalmente.
  
Solicite ao suporte da Base Software maiores informações a este respeito e lembre-se sempre, quando se fala em backup todo cuidado é pouco. Tel Suporte: (21) 3852-2434.

  
  

Aconteceu de Verdade...
Certa vez em uma assembléia de condomínio houve uma eleição para Síndico e Conselho Fiscal.
Um mês depois, outra assembléia foi marcada para a resolução de algumas questões internas. Porém, um conselheiro recém-eleito fez uma declaração que chamou a atenção de todos os presentes:
- Quero renunciar ao cargo para o qual me elegeram.
- Mas tão logo você começou a exercer sua função, já tomou uma decisão dessas? (questionou o síndico intrigado)
- Acho que não me adaptei a função.
- O que aconteceu para tomar essa atitude?
- É que já se passaram 30 dias e até agora ninguém veio se aconselhar comigo...
  

   

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software
  

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