Informativo da Base Software - Número 13 - 03/06/2004    
Novas Versões | Entrevista | O mercado | Cursos/Eventos | Novidades TecnológicasGuia do Administrador | Humor
  

Congresso de Direito Imobiliário com apoio da Base

A Base esteve presente no IV Congresso Brasileiro de Direito Imobiliário, apoiando mais uma vez, a iniciativa de impulsionar todos os profissionais do Mercado Imobiliário, inclusive os advogados especializados nesta área, para uma maior expansão de conhecimentos em sua profissão.

 

Presença marcante no Encontro de Corretores de Niterói

Os participantes do Encontro de Corretores de Imóveis de Niterói e São Gonçalo, que ocorreu nos dia 20 e 21 de maio, puderam verificar e adquirir a tecnologia e a facilidade que a Base disponibiliza através de seus sistemas. O stand da Base se manteve sempre cheio, atendendo a todos os corretores interessados em se atualizar em seu ramo profissional e cumprindo com o seu papel de motivar a informatização das empresas para uma melhor eficácia em seu funcionamento.

Veja mais fotos do evento!

  

A Importância da Tecnologia nos Negócios Imobiliários

Este foi o tema da palestra apresentada pelo nosso diretor, Ronaldo Andrade, que destacou as vantagens que a informatização pode trazer para a empresa, na I Jornada de Gestão Imobiliária da Universidade Severino Sombra, em Vassouras.

 

  
 Dicas do mês 
  
  Você sabia
...
   

No Base Condomínio, existe uma maneira bem mais fácil de bloquear ou desbloquear a emissão de recibos para os condôminos sem a necessidade de acesso ao cadastro? Para utilizar este recurso, basta usar o assistente que existe em Financeiro/Contas a Receber/Bloquear e Desbloquear Recibo.

         

No Base Locação, existe um relatório prático que poder ser emitido antes de processar a Geração de Recibos? O Relatório de Revisão de Contrato (Administração/Contrato de Locação/Relatórios/Revisão de Contrato), gera uma prévia dos aluguéis que serão reajustados no período selecionado, inclusive com a forma de aplicação dos índices, evitando o reajuste indevido dos valores dos alugueis.

     
  
  
A Base, com o objetivo de manter a qualidade de seus serviços está sempre procurando melhorar a funcionalidade de seus sistemas, gerando conseqüentemente um maior resultado para seus clientes. Confira abaixo algumas das alterações realizadas:
  
 Base Condomínio:

No módulo de emissão de carta de cobrança, foi implementada a opção de lançamento automático de ocorrências nas unidades (1.7.5.348).
Foram colocadas três opções de ordenação no módulo de Assistente de Voucher: lançamento, vencimento e nome do condomínio (1.7.5.349).

    
Base Locação:

No módulo de Assistente de Voucher foram colocadas três opções de ordenação: lançamento, vencimento e nome do proprietário (1.7.5.377).
Foi criado o parâmetro 155 para configurar, no caso de imóveis partilhados, a forma de aplicação da tabela do IRRF (1.7.5.377).

     
  
 
XX CONACI
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio Grande do Norte (Creci-RN) e o Sindicato de Corretores de Imóveis do Rio Grande do Norte (Sindimóveis-RN) estarão realizando, em Natal, de 16 e 19 de junho, o XX CONACI - Congresso Nacional de Corretores de Imóveis, com o tema: Habitação - Dever do Estado, Direito do Cidadão. Maiores informações: (51) 3227-5656 ou http://www.conaci.com.br

Habite-se on line no Registro de Imóveis
A partir de agora, os imóveis na Cidade somente serão registrados pelos cartórios depois que a certidão de habite-se for conferida diretamente no sistema, o que elimina a possibilidade de averbação de documentos falsos, entre outras vantagens. O novo serviço, desenvolvido pela Prefeitura do Rio, já está disponível no site da Secretaria Municipal de Urbanismo, para ser acessado pelos cartórios de Registro Geral de Imóveis (RGI) do Município.
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/urbanismo


Nova data de palestras da Jornada de Gestão Imobiliária
As primeiras palestras da I Jornada de Gestão Imobiliária da Universidade Severino Sombra na Região Centro-Sul Fluminense, com os temas "Das Garantias Locatícias" e "Tecnologia Aplicada à Gestão Imobiliária" que aconteceria no dia 12 do mês passado, foi adiada para o dia 02 deste mês, quarta-feira. As palestras de Fátima Santoro e de Ronaldo Andrade, respectivamente, ocorrerão no Auditório do Centro Cultural do Município de Miguel Pereira.
Maiores Informações: (24) 2471-8358 ou http://www.creci-rj.org.br/noticia04mai04.htm

  
  Curso de Legislação Condominial

Data: 01 a 30/06
Horário: 18h30
Local: Auditório da ABADI - Rua do Carmo, nº 6, 8º andar - Centro / RJ.
Exclusivo para funcionários das administradoras associadas.
Informações: (21) 2533-2858 ou http://www.abadi.com.br


  Das Garantias Locatícias / Tecnologia Aplicada à Gestão Imobiliária

Data: 02/06
Horário: 19h às 22h
Local: Auditório de Centro Cultural de Miguel Pereira.
I Jornada de Gestão Imobiliária da Universidade Severino Sombra na Região Centro-Sul Fluminense.
Informações: (24) 2471-8358 ou http://www.creci-rj.org.br


  Quintas Empresariais e Jurídicas

Data: 03, 17 e 27/06
Horário: 18h30
Local: Auditório da ABADI - Rua do Carmo, nº 6, 8º andar - Centro / RJ.
Informações: (21) 2533-2858 ou http://www.abadi.com.br


  Atendimento ao Cliente no Mercado Imobiliário

Data: 14 a 18/06
Horário: 19h às 22h
Local: Sede do Secovi SP - Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Mariana / SP.
Informações: (11) 5591-1300 ou http://www.secovi.com.br/universidade/index.php#


  XX CONACI - Congresso Nacional de Corretores de Imóveis

Data: 16 a 19/06
Local: Pirâmide Palace Hotel - Natal / RN
Informações: (51) 3227-5656 ou http://www.conaci.com.br


  Temas Atuais do Direito Imobiliário

Data: 18, 25/06 e 02/07
Horário: 09 às 12h
Local: Sede do Secovi - Rua Dr Bacelar, 1043 - Vila Mariana / SP.
Informações: (11) 5591-1300 ou http://www.secovi.com.br/universidade/index.php#


  Curso Eu Preciso Trabalhar Melhor

Data: 19/06
Horário: 09h às 13h
Local: Auditório do Edifício Flamengo Park Towers - Praia do Flamengo, 66 - Flamengo / RJ.
Informações: (21) 3970-4804 ou http://www.bcfadm.com.br/pg_cursos.htm


  Cooperativismo Destinado ao Corretor de Imóveis

Data: 28/06
Horário: 17h
Informações: (21) 2509-5456 ou http://www.sindimoveisrio.com.br/


Consulte também a agenda do e do
  
  

Nesta edição João Teodoro da Silva, Presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis - COFECI, nos fala sobre o novo perfil do Corretor de Imóveis no Mercado Imobiliário, em entrevista realizada no Encontro de Corretores de Niterói e São Gonçalo, no qual palestrou sobre o tema "O Conselho de Fiscalização como Fator de Estabilidade Social".

Base News - Ultimamente, têm acontecido com uma freqüência muito mais significativa no mercado imobiliário, congressos, palestras e eventos em função da valorização do corretor de imóveis. Como o sr vê a importância dessas iniciativas?
João Teodoro da Silva - O COFECI tem se preocupado bastante com essa questão da valorização do profissional de corretagem de imóveis, mesmo porque a profissão está organizada e regulamentada desde 1962. E, nesses 42 anos, o COFECI vem trabalhando para que a sociedade reconheça a importância e a qualificação do corretor de imóveis.
Ainda é um processo trabalhoso, pois não só a própria classe às vezes tem dificuldade de ter acesso as informações, mas também porque a sociedade também não está preocupada em ficar verificando se o cidadão é ou não corretor de imóveis ou se está preparado ou não para uma intermediação imobiliária. Por todos esses motivos nós estamos preocupados em divulgar o novo perfil do corretor de imóveis com as suas qualificações, que hoje já não é mais aquele profissional que existia em 1962.

  
Base News - Como é perfil do corretor de imóveis de hoje?
João Teodoro da Silva - Hoje, os negócios imobiliários são mais complexos e têm nuances muito peculiares. O corretor é um cidadão preparado tecnicamente que realiza um trabalho de qualidade e já tem curso superior, embora a lei ainda não exija. Há mais de 60 universidades instaladas pelo Brasil oferecendo este curso superior. A própria Lei 6530, já tem um projeto tramitando no congresso, criando a figura do profissional de nível superior na área de intermediação imobiliária.

Base News - Qual é o papel do COFECI nesta campanha de divulgação do corretor?
João Teodoro da Silva - O COFECI e o CRECI são as entidades fiscalizadoras da profissão. O COFECI, que é a entidade maior, possui hoje 24 Conselhos Regionais instalados no Brasil, nas capitais dos estados e mais três já criados, porém não instalados, de modo que será um conselho em cada capital brasileira. Nós temos também mais de 1.100 Delegacias instaladas em todo o País. E a nossa preocupação está em fazer com que os Conselhos Regionais estejam fiscalizando com rigor o exercício da profissão, para que na medida em que colocamos o profissional no mercado, credenciando-o através de sua inscrição no Conselho Regional, tenhamos a certeza de que ele está realmente preparado para exercitar com competência a sua profissão.Por isso, nós criamos recentemente o Exame de Proficiência.
Não basta o cidadão passar por um curso de Técnicas de Transações Imobiliárias para ter o seu diploma ou ter um diploma de curso superior na área de Transações Imobiliárias. Ele precisa também se submeter a um exame de conhecimentos profissionais para depois seguir na profissão. Então, o Conselho Federal tem um papel fundamental, pois ele fiscaliza a competência do profissional que está sendo colocado no mercado de trabalho.

Base News - Diante de tantos conhecimentos que o corretor de imóveis tem que adquirir, para se tornar um profissional preparado, como se caracteriza o conhecimento na área tecnológica?
João Teodoro da Silva - Atualmente, a tecnologia já se tornou uma ferramenta do dia-a-dia. Nós já estamos conscientes que a utilização do computador veio para ficar e em função da velocidade dos avanços tecnológicos, até uma pessoa de uma residência humilde possui um computador, ou pelo menos e-mail e pode acessá-lo de qualquer lugar. Então, há uma interação muito grande hoje, desse processamento tecnológico com a formação das profissões de um modo geral. E os corretores de imóveis não estão fora deste contexto. Atualmente, nós já negociamos com os países do Mercosul, mas também já temos negociado com os Estados Unidos, Canadá e com alguns países da Europa, ou seja, há uma interação muito grande no mercado imobiliário, assim como também já existe no mercado financeiro, por exemplo. Por isso nós estamos preocupados em introduzir uma comunicabilidade maior com os corretores de imóveis e com a sociedade através da tecnologia.

Base News - Existe algum projeto do COFECI em função desta campanha?
João Teodoro da Silva - O Conselho Federal, no meio do ano estará processando um grande centro da categoria profissional dos corretores de imóveis, que já está sendo feito no Conselho Federal, onde nós pretendemos fazer um cadastro unificado e aglutinar nele todos os endereços eletrônicos de todos os corretores de imóveis do Brasil para tornar a comunicação mais ampla e mais rápida. Se hoje nós nos comunicamos com todos os corretores do Brasil de dois em dois meses com um jornal impresso, poderíamos fazê-lo semanalmente com um jornal eletrônico, por exemplo, fazendo com que esta interação fique impregnada entre nós.

  

Internautas brasileiros superam americanos em tempo on-line
Foi constatado que, no mês de abril, os usuários brasileiros superaram os norte-americanos em tempo de navegação na web em casa, pela primeira vez desde setembro de 2000, quando se começou a medir a utilização da rede. A média mensal de navegação dos internautas residenciais brasileiros foi de 13h43, enquanto os usuários americanos ficaram 13h21 on-line.
Em setembro de 2000 o tempo de navegação na internet brasileira era de 7h50 e, apenas no último ano, foi registrado um crescimento de 24,5% no número de horas de utilização da web, diz o Ibope.Os brasileiros também são, pelo segundo mês consecutivo, os internautas que mais navegaram por sites do governo como o da Receita Federal, por exemplo, que recebeu a visita de 2,24 milhões de internautas residenciais em abril e 2,05 milhões em março.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u16018.shtml  

  

Menor disco rígido do mundo
Toshiba apresenta um disco rígido de 0,85 polegada, o menor do mundo, e entra para o livro Guinness de Recordes. O disco tem pouco mais de dois centímetros, podendo armazenar até quatro gigabytes e será usado em produtos como telefones celulares e câmeras digitais.
Fonte: http://www.netmarkt.com.br/noticia2004/1580.html

  

Reciclagem de computadores no Brasil
Surge no país, a primeira indústria de reciclagem de computadores e eletro-eletrônicos. A empresa A7 Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, ficará situada em São Paulo e está instalando seu pátio industrial para transformar materiais contidos em eletrônicos em matéria-prima para a indústria metalúrgica, de cabos elétricos, de sopro de plástico, cerâmica e outras. A empresa paulista vai reciclar, além de material de computadores sem uso, sucata eletrônica de telefones fixos, telefones móveis, fax, copiadoras, aparelhos de rádio, televisores.
Fonte: http://www.pernambuco.com/tecnologia/nota.asp?materia=2004123145841&assunto=56&onde=3

   
  
  
 A Tecnologia na Corretagem de Imóveis - Passado, Presente e Futuro 
     

A intermediação de imóveis é uma atividade que, de uma maneira geral, se utiliza muito pouco dos avanços tecnológicos e dos benefícios que eles trazem. As imobiliárias são, geralmente, muito pouco informatizadas e os próprios corretores preferem utilizar pastas e fichas de imóveis ao invés de organizar o seu arquivo no computador. Percebemos claramente que existem setores de nossa economia onde as mudanças são absorvidas de forma muito rápida e onde a tecnologia é intensamente utilizada, proporcionando uma rapidez maior nos negócios e a oferta de serviços diferenciados. A corretagem de imóveis está exatamente no lado oposto deste cenário e esta situação pode ser creditada a aspectos culturais, onde o corretor sempre dependeu da sua capacidade de vendedor para ter sucesso neste mercado.

Outro aspecto relevante é a incerteza com relação aos resultados práticos deste processo de modernização, isto é, o impacto real na concretização dos negócios. Hoje, podemos afirmar que aquelas empresas que iniciaram um projeto consistente de informatização através do uso de software específico para controle de imóveis, clientes e negócios aliado a um site na Internet que se mantém permanentemente atualizado, já começam a contabilizar resultados positivos. Estamos presenciando apenas o início de uma nova fase onde a tecnologia será uma parceira inseparável do corretor de imóveis na era digital.

Até,
Ronaldo Andrade

  

Uma das principais reclamações de moradores de prédios é a ausência do porteiro do seu lugar de trabalho, ou seja, quando o porteiro sai para resolver alguma coisa e deixa a portaria sem ninguém. O nosso amigo, Porteiro Zé, também já passou por esta experiência. Veja qual foi o resultado...
  
http://www.porteiroze.com/filme9.htm
        

 

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

 Caso você não deseje mais receber esse informativo, encaminhe essa mensagem com o assunto "Remover"