Informativo da Base Software - Número 10 - 05/03/2004    
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Base no Encontro de Corretores

Mais uma vez a Base se destaca participando de uma iniciativa para que o profissional do mercado imobiliário esteja cada vez mais preparado e atualizado em sua profissão. No Encontro de Corretores de Imóveis da Região Norte, o nosso diretor, Ronaldo Andrade, estará conduzindo a palestra sobre "Os Negócios Imobiliários na Era Digital", esclarecendo a importância da informática e principalmente, da Internet para o profissional atuante nesta área.

 

Em breve novo Casa em Casa!
Está chegando o momento de conferir a reformulação total do Casa em Casa!

A partir do mês de abril, o portal terá uma abrangência muito mais completa e atualizada, novas seções e mais praticidade, além de um design mais moderno. Aguardem!
      

  
 Dicas do mês 
  
  Você sabia
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Quando é feito o calculo automático da remessa, no Base Locação, os valores são lançados em Contas a Pagar e não em conta corrente? Os valores só serão transportados para o conta corrente depois que os respectivos lançamentos de contas a pagar estiverem baixados.

         

Quando ocorrer algum problema no cálculo da taxa de administração, do Base Condomínio, é só verificar a forma de aplicação da taxa de administração no cadastro do contrato de administração do condomínio? A regra de aplicação da taxa depende do tipo de administração e do valor da taxa de administração no cadastro. Deve-se verificar também se o parâmetro 109 - Tx. de Administração está devidamente vinculado ao grupo de saldo e a conta, no cadastro de parâmetros do sistema.

  
  
Confira aqui as atualizações mais recentes dos nossos sistemas Base Condomínio e Base Locação:
  
  Base Condomínio

Foi implantada no módulo de Cálculos Diversos, a opção do débito automático de tarifa de emissão de cheques (1.7.5.340).
Implementado no sistema, o Relatório de Crítica de Nota Fiscal (Relatórios/Financeiros/Crítica de Nota Fiscal). Com esse relatório fica mais fácil conferir os valores que serão impressos nas notas (1.7.5.341).
Foram feitas as alterações necessárias para a emissão de nota fiscal de acordo com a Lei 10.833 (1.7.5.341).

   
 Base Locação

Foi incluído no sistema, o Relatório de Crítica de Nota Fiscal (Relatórios/Financeiros/Crítica de Nota Fiscal). Com esse relatório fica mais fácil conferir os valores que serão impressos nas notas (1.7.5.369).

     
  

Exame de Proficiência
Este mês, estarão sendo realizadas pelo Creci duas provas para mais um Exame de Proficiência do Rio de Janeiro, nos dias 06 e 27/03 (primeiro e último sábado do mês). O Exame de Proficiência é indispensável para que o profissional de corretagem de imóveis possa atuar no mercado de trabalho. Informações: http://www.creci-rj.org.br


Curso de Pós-Graduação em Negócios Imobiliários
O curso, que se inicia em 16 de março, é voltado para empresários, profissionais do mercado imobiliário , agentes financeiros, empreendedores, incorporadores, administradores de bens, investidores e interessados em ingressar na área. Informações: (11) 3662-7449 ou http://www.secovi.com.br/noticias/mostra_noticia.php?cont_id=354

  
  Curso Básico de Administração de Condomínios

Data: 02/03 a 06/04
Horário: 19h às 22h
Local: Sede do Secovi-SP - Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Mariana / SP.
Informações: (11) 5591-1303 ou http://www.secovi.com.br/universidade/index.php#


  Debates sobre questões controvertidas em geral e sobre o novo Código Civil

Data: 02/03
Horário: 18h30
Local: Av. Rio Branco, 135 / grupo 504 - Centro / RJ.
Coordenador: Dr. Geraldo Beire Simões (Diretor Jurídico da ABAMI)
Informações: (21) 2533-7271 ou http://www.abami.org.br/agenda.htm


  Curso Avançado de Locação Residencial e Comercial

Data: 04 a 25/03
Horário: 09h às 12h
Local: Sede do Secovi-SP - Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Mariana / SP.
Informações: (11) 5591-1303 ou http://www.secovi.com.br/universidade/index.php#


  A Responsabilidade Civil do Advogado

Data: 09/03
Horário: 18h30
Local: Av. Rio Branco, 135 / grupo 504 - Centro / RJ.
Palestrante: Dr. Antonio Laert Vieira Junior (Secretário Geral da OAB/RJ)
Informações: (21) 2533-7271 ou http://www.abami.org.br/agenda.htm


  Matemática Financeira Aplicada ao Mercado Imobiliário

Data: 15 a 25/03
Horário: 19h às 22h
Local: Sede do Secovi-SP - Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Mariana / SP.
Informações: (11) 5591-1303 ou http://www.secovi.com.br/universidade/index.php#


  Marketing Imobiliário

Data: 16/03
Horário: 09h às 13h e 14h às 18h
Local: Câmara de Arquitetos e Consultores - Rua Miguel Cabrera, 43 - Sumaré / SP.
Informações: (11) 3868-3090 ou http://www.camaradearquitetos.com.br/cursos/mkt_imobiliario.htm


  Debates sobre as Questões Controvertidas em geral do Novo Código Civil

Data: 16 e 30/03
Horário: 18h30
Local: Av. Rio Branco, 135 / grupo 504 - Centro / RJ.
Coordenador: Dr. Geraldo Beire Simões (Diretor Jurídico da ABAMI)
Informações: (21) 2533-7271 ou http://www.abami.org.br/agenda.htm


  A Arbitragem e as Sociedades Limitadas

Data: 23/03
Horário: 18h30
Local: Av. Rio Branco, 135 / grupo 504 - Centro / RJ.
Palestrante: Dr. José Gabriel Assis de Almeida (Professor e Integrante do Escritório Siqueira Castro Advogados)
Informações: (21) 2533-7271 ou http://www.abami.org.br/agenda.htm


  Segurança - Orientação e Prática

Data: 24 e 25/03
Horário: 09h às13h
Local: Av. Presidente Vargas, 290 - 2º andar - Centro / RJ.
Informações: (21) 2518-3636 ou http://www.lowndes.com.br/calendario.htm


  Encontro Regional de Corretores de Imóveis da Zona Norte

Data: 30 e 31/03
Horário: 08h às 18h
Local: Senai Tijuca - Rua Mariz e Barros, nº 678 - Tijuca / RJ.
Informações: (21) 2224-6180 ou www.creci-rj.org.br


Consulte também a agenda do e do
  
  

Nesta edição, Hélzio Mascarenhas, Coordenador de Relações Político-Institucionais do Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro (Secovi / RJ), nos esclarece informações importantes, principalmente, sobre a nova Lei de recolhimento de impostos.

Base News - No dia 1º de fevereiro deste ano, passou a vigorar a Lei 10.833, que altera a forma de recolhimento de impostos (PIS, COFINS e CSLL) sob prestação de serviços de pessoas jurídicas a pessoas jurídicas, incluindo os Condomínios. Qual o impacto que essa lei traz para as administradoras de imóveis?
Hélzio Mascarenhas - Se tomarmos por base a carga tributária relativa ao faturamento - PIS, CSLL e COFINS, em 31.12.2002, saímos de um patamar de 4,65% para 10,25%, ou seja, 120% a mais do que foi tributado em 2002. As empresas que optam pelo lucro presumido mantêm-se na proporção anterior, mas, de acordo com levantamento do SECOVI-RJ, este número é pequeno no universo de empresas filiadas. Além disto, a obrigatoriedade de retenção na fonte gera um enorme acúmulo de trabalho para os condomínios, o que poderá onerar os serviços.

  
Base News - Existe alguma iniciativa para que haja uma mudança nessa Lei? Qual a expectativa em torno dessa iniciativa?
Hélzio Mascarenhas - A própria Lei 10833/2003, estipula 120 dias para apresentação de um projeto de lei que corrija as distorções, em alguns segmentos. Estamos atentos para incluir nosso segmento neste grupo que será menos prejudicado. Há uma sinalização de redução da carga sobre a folha de salários, porém uma nova contribuição sobre o faturamento seria criada e para nós isso não interessa.

Base News - Um dos assuntos mais polêmicos do Novo Código Civil foi a mudança do valor da multa por atraso de pagamento de condomínio para 2%. Existe alguma expectativa de mudança?
Hélzio Mascarenhas - Esta é nossa missão em 2004. Recuperar uma alíquota real de multa moratória para até 10%, com progressividade diária, evitando um inadimplemento contumaz e não penalizando aquele que acidentalmente fica inadimplente. Já está no Congresso um projeto de nossa autoria para isto, apresentado pelo Deputado Eduardo Sciarra - PFL/PR.

Base News - Quais são outros projetos mais importantes que já estão em andamento ou que trarão reflexos para o mercado imobiliário?
Hélzio Mascarenhas - Hoje acompanhamos mais de 150 projetos, mas os que mais nos preocupam são aqueles que interferem na carga tributária, no sistema sindical, nas garantias contratuais, em especial de locação imobiliária.

  

Teclado Virtual
O fim dos teclados que acumulam sujeira está próximo. O novo teclado virtual está sendo lançado pela a super novidade que é A Siemens e a empresa israelense Developer VKP Inc. Trata-se de um micro-projetor que, além de exibir um teclado de luz numa superfície plana, detecta o movimento dos dedos do usuário sobre as teclinhas virtuais. A super novidade pode ser considerada como o primeiro monitor virtual da história.
Fonte: http://istoedigital.terra.com.br/noticia2.asp?CodigoNoticia=561

  

Agenda, despertador e bloco de anotações no Outlook
Há muitos usuários que nem sabem que possuem uma ferramenta dentro do computador que pode ajudar mais do que simplesmente recebendo e enviando e-mails. Pois, o servidor de e-mails Outlook permite até acionar alarme para lembrar de compromissos. Administrar o tempo é o tema do livro "Socorro, roubaram meu tempo!", do engenheiro Marcelo Thalenberg. O livro fornece mais de 100 dicas para recuperar o tempo através do servidor de e-mails Outlook. O autor utilizou o Microsoft Outlook XP, mas as dicas podem ser usadas para a versão 2000, com algumas restrições.

Ele comenta que, apesar de 92% das máquinas brasileiras contarem com o Office, que oferece o Outlook, segundo dados do International Data Corporation (IDC), muitos usuários não sabem nem que a ferramenta está na máquina. Para poder usar todos os benefícios do Outlook, é necessário saber antes quais são e o que reservam as dez pastas do programa (ver quadro). Mais ambientado com elas, você pode usar as que mais cabem no seu dia-a-dia.
Fonte: http://tudoparana.globo.com/gazetadopovo/informatica/n-219328.html

  
  
  
 Critérios para Contratação de Sistemas (continuação) 
     

Continuamos nesta edição um roteiro para que as empresas de gestão imobiliária possam se orientar no momento de contratar um novo sistema. Lembramos que a primeira parte deste roteiro encontra-se na edição anterior. Outros aspectos a serem observados pelas empresas são:

Configuração Mínima - A empresa deve avaliar o hardware necessário para o bom funcionamento do sistema. Os programas mais novos rodando em Windows requerem como configuração mínima computadores Pentium II/K6-2 com um mínimo de 128 Mb de memória RAM.

Tipos de impressora e outros periféricos - Sistemas com recursos gráficos, isto é, aqueles que utilizam sistema operacional gráfico (Windows, por exemplo), necessitam de impressoras gráficas (laser, jato de tinta) para impressão de relatórios. Deve-se analisar a necessidade de outros tipos de impressoras para impressões especiais, pois existem relatórios pré-impressos que necessitam de impressoras matriciais como, por exemplo, para impressão de cheques, notas fiscais, recibos de salário, etc;

Relatórios - Um dos aspectos mais importantes é a avaliação dos relatórios emitidos pelo sistema. A administração de condomínios exige uma variedade de demonstrativos e balancetes de forma a atender as necessidades dos diferentes condomínios e síndicos. Na locação de imóveis também se faz necessário a emissão de tipos diferentes de relatórios para prestação de contas.

Capacidade de processamento em rede - Os sistemas atuais geralmente são implantados em rede, de forma que podem ser utilizados por vários usuários simultaneamente. Este tipo de processamento descentralizado aumenta a produtividade e democratiza o uso da tecnologia. Deve-se, portanto avaliar a capacidade e limitações do sistema ser utilizado em rede;

Banco de Dados utilizado - Os programas utilizam gerenciadores de banco de dados para arquivo e manipulação das informações. Existem basicamente dois tipos de banco de dados:

* Desktops - Este tipo de gerenciador de banco de dados dos quais são exemplos o Access e o Paradox, são mais simples e não são adequados para grande volume de dados, especialmente para processamento em redes superiores a 5 computadores.

* Cliente/Servidor - Gerenciador bem mais robusto e adequado para maiores volumes de dados e transações em rede. Possui maior segurança para utilização em empresas de administração de locações de imóveis e condomínios devido a quantidade de transações de dados existentes nestas atividades. São exemplos o Microsoft SQL Server, Interbase e Oracle.

Outro aspecto importante na análise do banco de dados é o custo de propriedade, pois geralmente estes programas devem ser comprados pelo usuário aumentando o custo total do software. O Microsoft SQL Server e o Oracle, por exemplo, são gerenciadores de banco de dados que devem ser adquiridos pelo usuário. O Interbase possui versões que não necessitam ser compradas. O usuário deve estar atento a esta situação;

Integração com outros sistemas - Existem várias situações onde um sistema deve permitir a integração, isto é, o recebimento ou envio de dados, com outros sistemas.

Referências - A empresa deve analisar as referências de outras empresas que já utilizam os sistemas e o seu nível de satisfação;

Até,
Ronaldo Andrade.
  

  

Sempre tentando trazer à tona situações incomuns e engraçadas que acontecem no cotidiano de qualquer pessoa que vive em um condomínio ou trabalha em contato direto com ele, nós divulgamos algumas pequenas histórias da vida de um porteiro que já se tornou bastante popular neste meio: o Porteiro Zé. Veja e divirta-se!
  
http://www.porteiroze.com/filme6.htm
     

 

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

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