Informativo da Base Software - Número 22 - 16/03/2005    
 
  
Área Verde
Cursos/Eventos
Dúvidas Freqüentes - Novo!
Entrevista
Livro em Destaque
Novas Versões
Novidades da Base
Novidades Tecnológicas
Nos Bastidores
O mercado
  
 Dicas do mês 
  
  Você sabia que
...
  

Na tela de pesquisa de imóveis do sistema Casa Office Plus, o usuário pode exportar os resultados pesquisados para o Palm Top? Para isso, basta apenas clicar no botão que possui um ícone de Palm Top.

      
  
    
 Novas Versões 

Foi implementado no Base Condomínio o Relatório de Comprovante Anual de Retenção de Impostos e a geração automática da DIRF, referente às retenções de CSLL, COFINS e PIS (Lei 10.833/2003 Art. 30) seguindo orientações das IN SRF Nº 381/2003 da Receita Federal.

  
  

Cálculo automático do IRRF:

  
O sistema Base Locação faz esse cálculo do IRRF automaticamente desde que:
Se tenha cadastro um histórico padrão IRRF (Financeiro/Tabelas/Histórico Padrão);
Exista cadastrado o parâmetro 114 (Tabelas Gerais/Informações/Parâmetros) e este, tenha vinculado o histórico cadastrado anteriormente;
A tabela de Imposto de Renda esteja cadastrada corretamente (Financeiro/Tabelas/Imposto de Renda);
O cadastro do proprietário esteja marcada a opção Recolhe IRRF (Admin. Locação/Proprietários/Dados Complementares);
Os históricos que fazem parte do cálculo do Imposto de Renda estejam com o campo IR Mensal marcado (Financeiro/Tabelas/Histórico Padrão);
Finalmente, o sistema só calcula o IRRF para contratos em que o Proprietário seja pessoa Física e o Locatário pessoa Jurídica.
  

  

  
Para a melhoria da qualidade do nosso atendimento nós trocamos o número telefônico em nossa matriz, no Rio de Janeiro. Agora, para entrar em contato conosco ligue para o novo número: (21) 2195-0550.

   
  

Condomínio 2a edição é uma obra fundamental de Cleyson de Moraes Mello e Thelma Araújo Esteves Fraga, co-autores do já consagrado “O Novo Código Civil Comentado”, voltada para o meio jurídico e para síndicos e administradoras.
Sinopse - O novo Código Civil causou verdadeira revolução em várias áreas, sendo uma das mais profundas e de maior impacto social a ocorrida na legislação de condomínio, que afeta a vida de milhões de pessoas. Este texto já pode ser considerado o mais completo sobre condomínio, juntando à parte doutrinária, a jurisprudência selecionada e dividida em tópicos, a legislação correlata, a prática jurídica com modelos para os advogados e a prática administrativa, também com modelos, só que agora para síndicos e administradoras.
  

    
  

Em muitas ocasiões desejamos fazer algo diferente do rotineiro, algo que traga uma satisfação a mais do que o simples trabalhar e voltar para casa. Algo que nos dê uma motivação, uma alegria, como uma válvula de escape deste cotidiano tão intenso no qual vivemos.

Neste sentido apresentamos o entrevistado desta edição: Newton Chambarelli, Diretor da Chambarelli Imóveis e guitarrista em seu tempo vago para relaxar.

Chambarelli conta que começou tocando violão clássico há uns 30 anos e como os instrumentos são muito parecidos passou também a tocar guitarra. “Enveredei do clássico para a vida moderna, tendo como grande influencia Tom Jobim, pelas suas perfeitas harmonias e letras” – comenta.

A carreira como guitarrista durou durante dez anos, tocando em conjuntos em praticamente todos os clubes do Rio de Janeiro. Tocou também com Lafaiete, onra de tocar com de Hildo Hora. “Um dos momentos mais marcantes desta época foi uma de suas apresentações no Contry Club de Nova Iguaçu, quando toquei com Erasmo Carlos, há uns 25 anos – ressalta”.

O empresário já tocou em orquestra, bailes e shows como guitarrista nos conjuntos, mas hoje em dia pratica o hobbie “só para relaxar da tensão do trabalho” - explica.
  

  

Questões imobiliárias na Justiça
Algumas das inúmeras questões jurídicas do mercado imobiliário podem ganhar um ponto final este ano. Caso das ações sobre contratos duplos, com FCVS, que começam a chegar ao Superior Tribunal da Justiça (STJ) ...


  
  Treinamento para Profissionais Imobiliários

Data: 05/03 a 19/04
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Auditório do CECOI - Centro de Estudos da Corretagem Imobiliária - Av. das Américas, 3959 loja 231 - Marapendi Shopping, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro / RJ.
Informações: (21) 3681-7701 ou http://www.aritravassos.com.br


  Formação em Administração de Condomínios

Data: 14 a 30/03
Horário: 18h30 às 21h30.
Local: Av. Rio Branco, 245 – 32º andar, Centro - Rio de Janeiro / RJ.
Informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br/bege/scripts/grades/2005marco.asp


  Formação em Locação de Imóveis

Data: 15/03 a 05/04
Horário: 18h30 às 21h30.
Local: Av. Rio Branco, 245 – 32º andar, Centro - Rio de Janeiro / RJ.
Informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br/bege/scripts/grades/2005marco.asp


  Básico de Administração de Condomínios

Data: 22 /03 a 27/04
Horário: 19h às 22h
Informações: (11) 5591-1304 ou http://www.secovi.com.br/universidade


  Marketing Imobiliário

Data: 29/03
Horário: 09h às 13h e das 14h às 18h
Local: Câmara de Arquitetos e Consultores - Rua Miguel Cabrera, nº 43 - São Paulo / SP.
Maiores informações: (11) 3868-3090 ou
http://www.camaradearquitetos.com.br/cursos/mkt_imobiliario.htm


  Entrega e Implantação do Condomínio

Data: 29 e 30/03
Horário: 13h às 17h
Informações: (11) 5591-1304 ou http://www.secovi.com.br/universidade


  Contrato de Locação / Garantias Locatícias

Data: 30/03
Horário: das 18h às 21h30.
Local: Rua São José, 40 – 9º andar, Centro - Rio de Janeiro / RJ.
Informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br/bege/scripts/grades/2005marco.asp


  Lei do Inquilinato – Aspectos Relevantes

Data: 31/03
Horário: das 18h às 21h30.
Local: Rua São José, 40 – 9º andar, Centro - Rio de Janeiro / RJ.
Informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br/bege/scripts/grades/2005marco.asp


  Simpósio de Direito Empresarial

Data: 06, 07 e 08/04
Local: CEPAD Centro - Av. Almirante Barroso, 91/2º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2262-4658 ou http://www.cepad.com.br/principaleventos/empresarial/empresarial.html


  Encontro de Síndicos Zona Norte

Data: 08 e 09/04
Local: UERJ – Capela Ecumênica – Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã - Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-2858 ou http://www.abadi.com.br


Consulte também a agenda do e do
  
   

Este mês trazemos a entrevista de Roberto Kauffmann - Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio (Sinduscon-Rio), que fala sobre a Resolução 001 que trata da captação de água da chuva para os condomínios.

Base News - De acordo com a Resolução 001, publicada em janeiro, é obrigatório que as novas construções (de grande porte) captem água da chuva e a utilizem para fins não potáveis, como em jardins e garagens. A obrigatoriedade vale para os condomínios com mais de 50 unidades residenciais ou comerciais (ou a partir de 500 metros quadrados de área de telhado). O que fará com que os pequenos condomínios passem a aderir a esta Resolução?
Roberto Kauffmann - Os bons resultados em termos econômicos que, com certeza, resultarão da prática da Resolução 001 serão fator incentivador para que, mesmo aqueles que não sejam obrigados, venham a aderir ao determinado pelo Decreto 23940.

Base News - Quais serão as vantagens para os condomínios?
Roberto Kauffmann - A grande vantagem será de ordem econômica. O custo, por força da redução do consumo de água fornecido pela CEDAE, deverá ser diminuído. Além disso, água é um bem, embora abundante em nosso país, para o qual devem ser incentivadas práticas de proteção.

Base News - Qual seria o investimento inicial que uma residência ou condomínio teria que fazer inicialmente?
Roberto Kauffmann - Cálculos expeditos dão conta de um investimento inicial da ordem de R$2.500,00 que, com certeza, será pago em pouco tempo.

Base News - De que maneira isso interfere no valor da taxa condominial?
Roberto Kauffmann - Sendo a conta de água uma despesa de responsabilidade dos condomínios e, se por força da Resolução 001, o consumo se reduza, tal benefício se reflitirá automaticamente na taxa condominial.

Base News - Como o SINDUSCON-RIO está se colocando com relação a esta decisão?
Roberto Kauffmann - Normativos como este que tratam do assunto de forma responsável têm o nosso apoio. Entretanto, somos terminantemente contrários a outros que, além das águas de chuva, dispõem da re-utilização de águas servidas que, no entendimento técnico, expõem a população a desnecessários riscos em termos de saúde pública.

  
  

Comércio eletrônico entre empresas aumenta 30% no Brasil
Em 2004, mais de R$ 195 bilhões transacionados entre empresas, no Brasil, foram via meios eletrônicos, 30% maior do que no ano anterior.

  

Para que não haja mais desperdício com um dos bens mais preciosos que temos, os prédios antigos do Rio receberão assessoria técnica gratuita da prefeitura para aderirem à Resolução 001, publicada em janeiro, que obriga as novas construções a captarem água da chuva e usá-la para fins não potáveis, como em jardins e garagens. Essa é mais uma alternativa para tentar conter o uso descontrolado de um recurso tão valioso e finito que é a água. A adesão à iniciativa ajudará a reduzir o risco de enchentes na cidade, além de diminuir o consumo de água potável, que tem um custo elevado de tratamento e é um recurso cada vez mais escasso no planeta.
Fonte: http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/morarbem/167016795.asp

  
  

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

 Caso você não deseje mais receber esse informativo, encaminhe essa mensagem com o assunto "Remover"