Informativo da Base Software - Número 6 - 10/11/2003    
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Casa Office Palm

A Base desenvolveu mais uma novidade: o Casa Office Palm, um sistema destinado à computação móvel, integrado ao seu sistema de corretagem Casa Office Plus. O módulo foi lançado no dia 31 de outubro e oferece uma grande mobilidade para o usuário, já que este poderá ter em mãos, informações detalhadas sobre seus imóveis sempre que necessário.

O sistema também pode realizar pesquisas de imóveis, além de muitas outras vantagens para o corretor, que deseja estar nas ruas com as informações necessárias cadastradas no sistema, podendo assim, realizar um melhor atendimento ao seu cliente. Saiba mais sobre o Casa Office Palm.
  
Base Software em Goiás
Com o intuito de estar atendendo cada vez melhor os nossos clientes, a Base, além da filial de São Paulo, pode contar também com um representante em Goiás, a Xavier Empreendimentos. Agora, todos os profissionais do mercado imobiliário, interessados em se atualizar nesta área, poderão aproveitar as vantagens e usufruir as facilidades que os nossos sistemas proporcionam, entrando em contato com Marcilio Xavier Tel: (62) 541-0627.

 Dicas do mês 

  
 Você sabia que
...

Que no Base Condomínio, os rateios de contas a receber podem ser feitos por determinados grupos de unidades? Para que isso ocorra, basta cadastrar os grupos e ao lançar o rateio selecionar a forma de rateio, e o grupo correspondente.

         

Que no Base Locação, a configuração da forma de emissão de notas fiscais pode ser feita no cadastro do contrato de administração do proprietário? Basta acessar o cadastro de contrato de administração do proprietário e selecionar a forma de emissão de nota fiscal, que pode ser: não emite; com ISS destacado; com ISS incluso; com ISS proporcional ou sem ISS.

        
  

  
I Semana Cultural dos Corretores de Imóveis de Goiás

A Base procura sempre estar presente nos eventos relacionados ao mercado imobiliário, tentando estender para os profissionais deste ramo, a aplicação da tecnologia como uma ferramenta a mais na gestão de seus negócios.

Foi assim, que a I Semana Cultural dos Corretores de Imóveis do estado de Goiás, pôde contar com a participação do nosso diretor, Ronaldo Andrade, na realização de uma palestra sobre “Tecnologia aplicada à administração de imóveis”, no dia 14 de outubro.

  
Vem aí o novo Casa em Casa!
Em breve o site do Casa em Casa será totalmente modificado e estará muito mais completo. Aguarde!

  
Os nossos sistemas estão sempre sendo atualizados para proporcionar um melhor atendimento a todos os nossos clientes. Sendo assim seguem abaixo algumas das novidades no Base Condomínio e no Base Locação. Confira!
 
 Base Locação e Base Condomínio:

Foi implementado o campo “Dias de Retenção” na pasta configurações CNAB do Cadastro de Banco. Esse campo poderá ser utilizado no módulo de “Baixa CNAB” para alteração da data de lançamento ou data de pagamento do recibo, independente da data informada no arquivo.
  
A partir das versões 1.7.5.326 do Base Condomínio e 1.7.5.353 do Base Locação, os recibos que não forem baixados através da Baixa CNAB, poderão ser baixados via baixa direta, sem a necessidade de nova inclusão. Para isso, basta entrar no módulo de Baixa de Recibo e selecionar a opção de “Exibir baixa com erro de valor incorreto”. Os recibos nessa situação serão habilitados na tela de baixa automaticamente, inclusive com os valores sugeridos através da baixa CNAB.

  
 Base Locação:

Foi incluída a Pesquisa de Lançamentos de Conta Corrente, independente do mês de referência, seguindo o padrão da Pesquisa de Contas a Pagar.
  
Foram acrescentados os campos "Data da Inclusão" e "Data da Expiração" do Imóvel no Cadastro de Contrato de Administração/Imóveis. Esses campos estão sendo impressos no Relatório de Contrato de Administração.

  
 Base Locação:

Foi implementado ao sistema o módulo de Apuração. Com ele, os rateios de contas de consumo poderão ser feitos baseados no consumo de cada unidade.

    
  

III Congresso Nacional de Ciências Imobiliárias
De 05 a 08 de novembro, será realizado o III CONCIM - Congresso Nacional de Ciências Imobiliárias, juntamente com o III Fórum de Coordenadores de Curso e I Fórum de Debates de Professores e Alunos dos Cursos de Ciência Mobiliária, em Natal. O Congresso tem por finalidade a proposta de reunir os atores dos negócios imobiliários, produzir e socializar conhecimentos, pois atualmente, a preparação do profissional, exige mais do que o cotidiano e a experiência de mercado, o conhecimento ministrado pelas instituições de ensino superior e eventos como estes, vêm para qualificar a profissão.
Local: Hotel Parque da Costeira - Via Costeira, Km 07 - Parque das Dunas - Natal / RN.
Informações: (84) 202-3636 ou http://www.ideiaseventos.com.br/iiiconcim/index1.htm
  

  
  Curso de Técnicas em Transações Imobiliárias

Data: 03/11
Horário: 18h30 às 22h30
Local: Centro Politécnico Senac Rio - Rua 24 de Maio, 543, bloco III /4ºandar - Riachuelo / RJ.
Informações: (21) 2582-5500 ou http://www.rj.senac.br/psenac/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=168


  Matemática Financeira Aplicada ao Mercado Imobiliário

Data: 03 a 13/11
Horário: 19h às 22h
Local: Sede do SECOVI - R. Dr. Bacelar, 1043 - V. Mariana –SP.
Informações: (11) 5591-1172 ou http://www.secovi.com.br/universidade/index.php#


  A Corretagem no Novo Código Civil

Data: 04, 11 e 18/11
Horário: 9h às 12h
Local: Sede do SECOVI - R. Dr. Bacelar, 1043 - V. Mariana –SP.
Informações: (11) 5591-1172 ou http://www.secovi.com.br/universidade/index.php#


  Incorporação Imobiliária - Apuração do lucro na atividade

Data: 05 e 06/11
Horário: 17h às 21h30
Local: Sede do SECOVI - R. Dr. Bacelar, 1043 - V. Mariana –SP.
Informações: (11) 5591-1172 ou http://www.secovi.com.br/universidade/index.php#


  Encontro de Síndicos da Zona Sul

Data: 07 e 08/11
Local: Copacabana
Informações: (21) 2533-2858, ou www.abadi.com.br


  Palestra: O Direito Sucessório

Data: 10/11
Horário: 17h às 19h
Local: Auditório do Sindimóveis/Rio - Av. Presidente Vargas, nº 417/22º andar. Centro/RJ.
Palestrante: Dra. Neusa Maria Lopes da Silva - Advogada e Corretora de Imóveis.
Informações: (21) 2509-5456 ou http://www.creci-rj.org.br/


  Palestra: O Sindimóveis Rio - Uma Organização Social

Data: 24/11
Horário: 17h às 19h
Local: Auditório do Sindimóveis/Rio - Av. Presidente Vargas, nº 417/22º andar. Centro/RJ.
Palestrante: Silvestre Francisco de Sousa - Corretor de Imóveis
Informações: (21) 2509-5456 ou http://www.creci-rj.org.br/


  Debates sobre Questões Controvertidas em Geral e sobre o novo Código Civil

Data: 25/11
Local: Av. Rio Branco, 135 / grupo 504. Centro / RJ.
Coordenador: Dr. Geraldo Beire Simões (Diretor Jurídico da ABAMI)
Informações: (21) 2533-7271 ou http://www.abami.org.br/agenda.htm


Consulte também a agenda do e do
  
  

O entrevistado desta edição é Paulo Sampaio, o atual Presidente da BIB (Bolsa de Imóveis da Barra, Recreio e Jacarepaguá), que desde agosto deste ano, também passou a usufruir as facilidades e vantagens da tecnologia na atividade imobiliária.

Base News - Há quanto tempo existe e com qual objetivo surgiu a idéia de realizar uma “Bolsa de imóveis”?
Paulo Sampaio - A Bolsa foi fundada em outubro de 2002, com o objetivo de disciplinar, organizar e conseqüentemente, dar mais liquidez ao mercado.
  
Base News - A BIB já teve resultados?
Paulo Sampaio - Já obtivemos resultados concretos. Já foram efetivadas diversas vendas e nosso site teve 2000 visitas no mês passado, mesmo em um cenário econômico adverso.

     
Base News - Há poucos meses atrás a BIB investiu em tecnologia e inaugurou a sua página na Internet. O que faz disso um fato importante para o grupo?
Paulo Sampaio - Para o grupo foi fundamental, possibilitando a organização do nosso estoque de imóveis, divulgando o nosso site para os clientes e para a democratização ao acesso a informação, encorajando ao cliente a fazer mais negócios, ampliando o mercado.
 
Base News - Outros projetos semelhantes ao da BIB não obtiveram êxito. O que existe de diferente na BIB que, além de sobreviver, a faz progredir?
Paulo Sampaio - A BIB é composta por corretores experientes, que já se conheciam, e a Bolsa oficializou e ampliou as parcerias. Outro fator positivo é a realização do “Pregão” toda quarta-feira no auditório do MIDTown (Barra). Membros mantêm diariamente contato para atualizar e avaliar os preços fazendo o processo e a manutenção da BIB.
   
E também gostaria de ressaltar aos clientes, vendedores e compradores, que os imóveis estarão entregues à um membro responsável, mas estará sendo trabalhado por todos os outros corretores da BIB.

Para maiores informações sobre a BIB acesse o site: www.bolsabib.com.br
  

  

  
O I Concirio – Congresso de Ciências Imobiliárias do Rio de Janeiro e III Coreci - Congresso de Corretores de Imóveis das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, que ocorreram juntos nos dias 29, 30 e 31 de outubro no auditório do Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana, superaram as expectativas da comissão organizadora do evento e de todos os que estiveram presentes.
O evento esteve sempre com o auditório completo (mais de 800 participantes) em todas as palestras, demonstrando que cada vez mais os profissionais estão se interessando em manter-se atualizados no mercado de trabalho e que eventos como estes serão sempre válidos e compensadores.
A Base Software esteve presente nos três dias do evento, com um stand para a demonstração de seus sistemas, se mantendo sempre com vários congressistas interessados em conhecer melhor as vantagens que seus sistemas proporcionam. Ronaldo Andrade (Diretor da Base Software, Professor, Empresário - RJ), conduziu a palestra sobre O Corretor de Imóveis na Era Digital, ressaltando a importância da interação do profissional de corretagem de imóveis e a internet neste ramo.

Momento da Palestra de Ronaldo Andrade Ronaldo Andrade finalizando sua palestra com o texto: força e coragem
   
Robson Branco, Manoel Maia e Roberto Vieira Ronaldo Andrade, Antonio Rocha e Roberto Vieira
   
João Teixeira, Jorge Maia, Ronaldo Andrade e Valter Garcia Ronaldo Andrade e Equipe Comercial da Base
   
Comissão Organizadora do Evento Momento da palestra de Fátima Santoro
    
Ronaldo Andrade recebendo o certificado de participação Manoel Maia, Laudimiro Cavalcanti, Ronaldo Andrade,
Gerde Peixoto, Otto Gerstenberger e Marcos Otávio.
   
  

Antivírus tem função complementar
Na maioria das ameaças de vírus, o antivírus ajuda, mas não é mais o bastante. Para alcançar níveis de eficiência e segurança maiores, é preciso aliar outras ferramentas a ele, como um firewall, por exemplo. Trata-se de uma solução de segurança que protege a rede corporativa contra acessos externos não-autorizados. Tudo o que chega passa por ela, permitindo o que pode ou não entrar na rede, através dos padrões de segurança determinado pela empresa. Ou seja, o firewall não precisa esperar o desenvolvimento de vacinas, ele mesmo pode deter o vírus, ao contrário do antivírus, que só protege a sua máquina de vírus já existentes e com configurações específicas. Não é que o antivírus não seja eficiente, mas a sua função é complementar. Por ser uma solução cara para o usuário individual, o internauta brasileiro precisa ser mais exigente no que se refere à segurança na hora de escolher um provedor. Por se tratar de "uma solução coletiva" outra saída, é instalar um firewall na rede condominial.
Fonte: http://www.folhape.com.br/hoje/01-10informatica-01.asp

  

Índios no mundo virtual
Em 14 países americanos, índios desejam ter acesso à internet e assim fazer uma integração entre suas tribos. Esta foi a principal resolução do Encontro Indígena Interamericano Preparatório sobre a Sociedade da Informação, que aconteceu em Brasília na semana passada. Este acesso a tecnologias modernas de comunicação seria uma maneira de fazer com que os índios deixassem de ser vistos somente como consumidores, para serem interpretados também como produtores de conhecimento, validando também seus conhecimentos milenares na web.
Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/102003/15102003-4.shl

  

Usuário identificado por estilo de digitação
Um software, capaz de identificar o usuário de um computador a partir do comportamento de quem digita, foi desenvolvido com possibilidade de futura utilização em sistemas de segurança. Isto porque ele detecta o estilo de digitação da pessoa e poderá evitar que usuários não autorizados acessem computadores e dados sigilosos.

Este programa utiliza estatísticas recolhidas enquanto uma pessoa digita livremente, aprendendo os padrões específicos de comportamento que identificam precisamente o digitador. O que permite identificar precisamente uma pessoa pelo seu estilo de datilografar são os padrões de tempo entre os acionamentos das diversas teclas, pois a ação de datilografar é um composto por vários passos distintos e influenciado por fatores como a fluência no idioma, atributos mentais, coordenação motora e até pelo tamanho das mãos e dos dedos. A precisão do sistema depende do tamanho do seu "treinamento", ou seja, do tempo no qual ele captura estatísticas do estilo de datilografia do usuário. Mas, mesmo após uma seção relativamente curta, consistindo na digitação de algumas poucas frases, o sistema já consegue identificar um potencial usuário não autorizado com 90 por cento de precisão.
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/010150031013.html
  

  
  
 Implantação de Sistemas – Parte I 
     

O sucesso de um processo de informatização de uma empresa passa, obrigatoriamente, pela fase de implantação de sistemas. Os usuários são, de uma maneira geral, muito receosos com relação a esta etapa inicial, pois geralmente já tiveram problemas em implantações anteriores e em alguns casos, preferem adiar o novo projeto de informatização. Muitas são as causas que podem tornar este trabalho uma experiência problemática. Comentamos abaixo estes fatores com maiores detalhes:

Postura do Usuário

Resistência as Mudanças
  
Esta reação é comumente encontrada nos processos de implantação de sistemas e pode determinar o seu fracasso. Este fator é ainda mais relevante, pois, havendo esta resistência, os outros problemas aqui relacionados são ampliados. Quando, ao contrário, o usuário está comprometido com o sucesso da implantação, existe sempre um esforço para a solução dos problemas surgidos. Os principais fatores relacionados a esta resistência são os seguintes.
Costume - O usuário geralmente encontra-se íntimo do sistema antigo e dos processos relacionados a este sistema. A mudança provoca um sentimento de que o trabalho ficou mais difícil provocando a célebre afirmação de que "o sistema antigo era melhor". Quando a troca do sistema é acompanhada pela mudança do sistema operacional, DOS para Windows, por exemplo, esta reação costuma ser ainda mais forte devido às diferenças no ambiente de trabalho. A melhor solução para este problema é o de estabelecer um bom plano de treinamento, fornecendo aos usuários os recursos necessários para que estes se sintam seguros no desempenho da nova tarefa.
Instabilidade de Emprego – Os usuários podem associar a implantação do novo sistema com uma diminuição do quadro funcional, gerando assim um clima de insegurança. Nestes casos o novo sistema assume uma posição de rivalidade levando os usuários a uma postura de boicote. Para evitar este tipo de problema a alta gerência da empresa deve deixar claro os objetivos a serem alcançados com o novo sistema, conversando abertamente com todos os envolvidos.
Relacionamento com a antiga equipe técnica – Os usuários podem ter estabelecido um vínculo forte com a equipe técnica responsável pelo antigo sistema que está sendo substituído. Nestes casos os usuários podem assumir uma posição de solidariedade com a antiga equipe gerando assim uma “má vontade” com o novo sistema e uma antipatia com a nova equipe técnica. Existem ainda, casos onde a antiga equipe era composta por funcionários internos da empresa e o serviço foi terceirizado através da contratação de uma equipe externa, tornando o relacionamento com a nova equipe ainda mais complicado.

Falta de treinamento
  
A falta de treinamento adequado para utilização da tecnologia que está sendo implantada pode: aumentar significativamente o tempo gasto neste processo, desestimular os usuários diante das dificuldades encontradas, conduzir os usuários a erros primários de cadastramento e utilização do sistema e a sub-utilização dos recursos disponibilizados pelo software.

Falta de informações
  
A implantação de um sistema gera a necessidade da inclusão de várias informações que serão posteriormente utilizadas em cálculos, processamentos e na geração de relatórios. Estas informações podem não estar facilmente disponíveis para o usuário que deverá, portanto, levantar estes dados em pastas, contratos, fichas ou até mesmo, em consultas externas a empresa.

Este assunto será continuado no próximo informativo.

Ronaldo Andrade

  
  

Dando continuidade ao tema da edição passada, apresentamos outra situação em relação à comunicação entre porteiros e condôminos, que também é bastante comum no cotidiano da vida condominial, como por exemplo, a entrega das revistas de assinatura... Aumente o som e divirta-se!

http://www.porteiroze.com/filme2.htm
        

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

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