Informativo da Base Software - Número 18 - 12/11/2004    
 
  
Área Verde
Cursos/Eventos
Entrevista
Guia do Administrador
Livro em Destaque
Novas Versões
Novidades da Base
Novidades Tecnológicas
Nos Bastidores
O mercado
  
 Dicas do mês 
  
  Você sabia que
...
  

O Processo de baixa de contas a pagar pode ser feito automaticamente na emissão de cheques, tanto no Sistema Base Condomínio quanto no sistema Base Locação.

      
  
    
 Novas Versões 

Foi incluído no Base Locação, o Relatório de Ficha de Locação. Através desse relatório poderá ser feito o acompanhamento financeiro do Locatário, além da consulta de dados cadastrais do Contrato de Locação.

  
  

   
Nos dias 29 e 30 de outubro ocorreram, em Copacabana, o I CONICIM – Congresso Internacional de Ciências Imobiliárias, o II CONCIRIO – Congresso de Ciências Imobiliárias do Rio de Janeiro e o IV CONCIM – Congresso Nacional de Ciências Imobiliárias.

Os três eventos juntos lotaram um dos auditórios do Hotel Sofitel com a alta qualidade dos palestrantes convidados, entre eles, o entrevistado desta edição – Dr. Armando Pepe (ARG) e Prof. José Augusto Pereira Nunes (EUA). Dentre os convidados nacionais que mais se destacaram estão, Dr. Daniel Hakin (CE), Prof. Fátima Santoro (RJ), Dr. Manoel Maia (RJ) e Des. Sylvio Capanema (RJ).

A Base Software marcou presença em mais este evento, pois acredita que uma carreira de sucesso está baseada, principalmente, na atualização e no aperfeiçoamento profissional. O stand com a demonstração de todos os nossos sistemas se manteve sempre cheio, principalmente após a palestra de Ronaldo Andrade (Diretor Comercial da Base) sobre “As novas perspectivas da administração imobiliária brasileira e a influência da tecnologia como instrumento de trabalho”.

 
Estande da Base Software sempre movimentado durante o evento   Auditório lotado em todas as palestras do evento
 
Ronaldo Andrade e Otto Gerstenberger momentos antes do início da sua palestra cunjunta    Ronaldo Andrade palestrando sobre "Novas perspectivas da administração imobiliária brasileira e a influência da tecnologia como instrumento do trabalho"
 
Edécio Cordeiro, Ronaldo Andrade, Otto Gerstenberger e Mário Veiga de Almeida Júnior   Manoel Maia, Laudimiro Cavalcanti, Ronaldo Andrade e Otto Gerstenberger compondo a mesa durante o congresso
 
Presidente do Creci-Ba, Nilson Ribeiro de Araújo e Otto Gerstenberger no momento da entrega dos certificados   Armando Pepe (ARG) e José Augusto Pereira Nunes (EUA)
 
Manoel Maia palestrando sobre "Tributação na locação, no condomínio e na comercialização imobiliária"   O Desembargador Sylvio Capanema de Souza no monento de sua palestra
 
Antônio Herman Benjamim: Legislação Ambiental   Melhim Nanem Chalub em sua palestra sobre financiamento imobiliário
 
Carla Galo em sua excêntrica palestra   Alunos e Professores do curso de Ciências Imobiliárias da UVA
  

Encontro de Corretores

Com o intuito de promover a atualização tecnológica, o nosso diretor Ronaldo Andrade participa de mais um Encontro de Corretores. A sua palestra sobre “A Era Digital e o Cotidiano do Corretor de Imóveis” visa ressaltar como a utilização das ferramentas tecnológicas pelo corretor de imóveis se tornou um diferencial na profissão.

   
  

Condomínios Administração e Legislação
Esta é um livro de José Iran Azevedo Lima e Joaquim Azevedo Lima Filho que se caracteriza por "Um roteiro para administrar condomínios".

Sinopse - Obra de consulta, orientação e ensinamento dirigida aos síndicos, condôminos e administradoras, dividida em duas partes: a primeira trata das ferramentas básicas da administração condominial com suas dicas, normas e modelos de segurança e de gestão; a segunda, trata dos aspectos legais, que dão suporte à administração, mostrando e comentando as últimas alterações ocorridas no setor, por força do Novo Código Civil. Traz material atualizado e em vigor, além de farta jurisprudência e perguntas respondidas.

 
  

Logística para Condomínios
Inaugurado no dia 20 de outubro, o novo espaço Logística para Condomínios visa inovar com sua proposta. O espaço, que fica em Ipanema (RJ), pretende manter uma exposição permanente dos principais fornecedores de produtos e serviços direcionados para condomínios. Além de área para exposição, o espaço conta ainda com três salas de reunião e dois auditórios, nos quais serão promovidos cursos de capacitação pelo Centro de Prevenção Rio (CPR), empresa especializada em medicina, engenharia e segurança do trabalho. Maiores informações: (21) 2267-3818.


Pós-Graduação em Direito Imobiliário
Estão abertas as inscrições para a Pós Graduação em Direito Imobiliário da UVA, nos campi Barra e Tijuca, com início das aulas previsto para dia 22 de novembro. Duração do curso: 14 meses. Maiores Informações: (21) 3325-2333 ou http://www.uva.br


Gestão Imobiliária na UVA
O processo seletivo para o Curso de Gestão Imobiliária para 2005, campi Tijuca, Barra da Tijuca e Cabo Frio, ocorrerá no próximo dia 27 de novembro. Os associados da ABADI e do CRECI/RJ estão isentos da taxa de inscrição e têm 20% de desconto nas mensalidades. Maiores Informações: (21) 2574-8888 ou http://www.uva.br


  

Nos Bastidores com Dr. Carlos Samuel de Oliveira Freitas - Advogado, Diretor da Primar e Diretor de Locação da Associação Brasileira de Administradoras de Imóveis (ABADI), Velejador e Aviador nas horas livres.

  
De uma admiração pelo mar, surgiu a vontade de aprender a velejar. Foi assim que começou a paixão do advogado Carlos Samuel por este esporte. Através de uma aula para ter conhecimentos básicos com um amigo, começou a fazer o curso e hoje é um velejador. "A vela surgiu na minha vida há uns 20 anos atrás. Eu sempre tive uma admiração muito grande pelo mar e isso veio só ajudar nessa minha decisão de aprender a velejar. Comecei o curso depois de fazer uma aula em Ubatuba e me encantei definitivamente".

Depois que começou a velejar, o advogado não parou mais. "Comprei um barquinho Laser, me tornei um velejador e comecei a participar de competições, o que faço até hoje só que eventualmente" - explica. Já participou de várias competições na categoria de barcos oceânicos, pois é uma categoria que não exige tanto de quem pratica o esporte somente nos finais de semana.

Já com a aviação a estória começou de modo diferente. "A aviação sempre me exerceu um fascínio pelo grande. Eu sempre tive o sonho de voar". Há uns 10 anos atrás, se inscreveu num curso, mas teve que parar devido a um pequeno acidente doméstico, no qual machucou a mão. Isso até retardou o processo, mas não o impediu de realizar seu sonho. Ao encontrar um amigo que velejava e que também era piloto, retornou para o curso e se formou como piloto de ultraleve avançada. "Voar é uma sensação de liberdade que você vive das duas formas: uma você navega no mar e outra no ar, mas de qualquer maneira você está se locomovendo de um jeito diferenciado".

Pelo Brasil, de um jeito ou de outro

Quando perguntado se preferia algum dos hobbies, ele esclarece: "Eu gosto muito dos dois por igual. Quando eu estou voando, eu adoro estar voando. Quando eu estou navegando, eu adoro estar navegando". Mas, diz que pratica mais a vela que a aviação. Não por falta de vontade, mas de circunstâncias mais favoráveis a um que ao outro esporte. "O barco à vela - explica - tem custos muito menores do que um avião, é menor e mais fácil de ter acesso".

Para velejar é necessário tirar uma autorização: rais-amador, mestra-rais ou capitão. "Como eu não tenho intenções de atravessar o oceano a minha continua sendo a Mestra-rais, pois além de eu não ter muito tempo, a costa brasileira já está de bom tamanho pra mim".

O Brasil é considerado por todos os esportistas que já passaram por aqui, o lugar que tem as mais belas praias do mundo. Segundo o advogado, o Brasil foi um capricho de Deus. "Ou Ele foi criando todos os lugares e foi aperfeiçoando até chegar aqui, ou Deus criou aqui primeiro e foi se cansando ao criar os outros lugares".

Hoje, considera os hobbies a válvula de escape de sua vida profissional e seus conseqüentes problemas. "Nesses momentos nada me atrapalha, nem me incomoda. É um momento muito sublime onde eu atinjo o auge do meu relaxamento".
  

Carlos Samuel na regata de Caras Praticando o seu outro hobby: a aviação
  
  Vendendo Imóveis a Prazo

Data: 09, 16 e 23/11
Horário: 09h às 12h
Local: Sede do Secovi - Rua Dr Bacelar, 1043, Vila Mariana - São Paulo / SP.
Informações: (11) 5591-1300 ou
http://www.secovi.com.br/universidade/grade_curso/mostra_curso.php?curso_id=23#


  Ação do Corretor de Imóveis - da Abordagem ao Registro Imobiliário

Data: 16/11
Palestrante: Laudimiro Cavalcanti
Informações: (21) 2506-5456 ou http://www.sindimoveisrio.com.br/prog.htm


  Vídeo Vocação Hereditária à Luz do Novo Código Civil

Data: 16/11
Horário: 16h30
Local: Câmara Imobiliária de Mediação e Arbitragem (CIMA) - Av. Rio Branco, 135- Grupo 504. RJ.
Palestrante: Dr. Mário Roberto Carvalho de Faria
Informações: (21) 2533-7271 ou http://www.abami.org.br/cursocima.htm


  Exame de Documentos Imobiliários

Data: 23/11
Palestrante: Professor José Rocha
Informações: (21) 2506-5456 ou http://www.sindimoveisrio.com.br/prog.htm


  Vídeo Abordagem Técnica dos Títulos Submetidos ao Registro Imobiliário

Data: 23/11
Horário: 16h30
Local: Câmara Imobiliária de Mediação e Arbitragem (CIMA) - Av. Rio Branco, 135- Grupo 504. RJ.
Palestrante: Dra. Beatriz Lopart Corrêa
Informações: (21) 2533-7271 ou http://www.abami.org.br/cursocima.htm


  Cálculos Trabalhistas - Rescisão de Contrato

Data: 23/11
Horário: 18h às 21h30
Local: Rua São José, 40, 9º andar, Centro - Rio de Janeiro / RJ.
Informações: http://www.secovi-rj.com.br


  Atendimento ao Cliente

Data: 25/11
Horário: 18h às 21h30
Local: Rua São José, 40, 9º andar, Centro - Rio de Janeiro / RJ.
Informações: http://www.secovi-rj.com.br


  Teoria geral dos Contratos Imobiliários

Data: 29/11
Palestrante: Drª Cristiane Cantisano
Informações: (21) 2506-5456 ou http://www.sindimoveisrio.com.br/prog.htm


  Vídeo Consórcio Imobiliário

Data: 30/11
Horário: 16h30
Local: Câmara Imobiliária de Mediação e Arbitragem (CIMA) - Av. Rio Branco, 135- Grupo 504. RJ.
Palestrante: Dra. Dara Souza e Silva
Informações: (21) 2533-7271 ou http://www.abami.org.br/cursocima.htm


  Debates sobre questões controvertidas em geral e sobre o novo Código Civil

Data: 30/11
Horário: 18h30
Local: Câmara Imobiliária de Mediação e Arbitragem (CIMA) - Av. Rio Branco, 135- Grupo 504. RJ. Coordenador: Dr. Geraldo Beire Simões - Diretor Jurídico da ABAMI
Informações: (21) 2533-7271 ou http://www.abami.org.br/cursocima.htm


  Encontro de Corretores de Imóveis - Região Metropolitana

Data: 12/11
Horário: 09h às 18h
Local: SESC Nova Iguaçu - Rua Dom Adriana Hipólito, nº10, Moquetá - Nova Iguaçu / RJ.
Informações: (21) 2509-6242 ou http://www.creci-rj.org.br/encontro_corretores/nova_iguacu.htm


  Workshop de Direito Imobiliário

Data: 27/11
Local: CEPAD Barra - Shopping Downtown, Bloco 2, sala 201, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro / RJ. Coordenação do Des. Sylvio Capanema de Souza e Professora Fátima Santoro.
Informações: (21) 2533-9710 ou http://www.cepad.com.br/principaleventos/workshopimob/imob.html


Consulte também a agenda do e do
  
   

Nesta edição o Base News traz Dr. Armando Pepe - Presidente da Federação Imobiliária da Argentina em um entrevista realizada no CONICIM (Congresso Internacional de Ciências Imobiliárias).

Base News - A sua palestra é sobre "A evolução do Mercado Imobiliário no Mercosul nos últimos 10 anos". Quais foram as mudanças mais significativas?
Armando Pepe - As relações comerciais imobiliárias entre Brasil e Argentina começaram muito antes do início do Mercosul. Podemos citar como exemplo, quando nos anos de 78/79 uma empresa imobiliária lançou, em Buenos Aires, uma promoção do condomínio Riviera Di Fiori como o primeiro lançamento da Barra da Tijuca, tendo um êxito espetacular, vendendo em um só dia quase todos os apartamentos.
Porém em 82, o conflito de Malvinas, gerou muitos problemas econômicos. Com isso, a situação se inverteu e os brasileiros recompraram os imóveis dos argentinos que não tinham mais condições de pagar as cotas desses apartamentos. Assim, já começou a se perceber como seria a atividade do Mercosul entre Brasil e Argentina.

   
Base News
- É fato que a intensa globalização de informações modifica quase todos os mercados com uma rapidez muito grande. Como pode ser a influência do Mercosul para o mercado imobiliário brasileiro?
Armando Pepe
- Os portais de imóveis na América Latina já são uma realidade. Não podemos dizer que a Internet é o futuro, pois o futuro é hoje, é agora. O intercâmbio de informações entre os operadores imobiliários da América Latina está acima das políticas dos governos. Nós, corretores de imóveis, não temos fronteiras para nos movermos pelos negócios.

Base News - Em uma entrevista para o Base News (junho/2004), o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) João Teodoro da Silva, citou que já ocorrem negociações com países do Mercosul. Existe algum projeto para que o mercado imobiliário do Brasil possa estar atuando de forma mais intensa com esse Mercado? Qual?
Armando Pepe - Uma das formas é a Internet. A outra seria que os dirigentes dos corretores de imóveis do Mercosul continuem trabalhando para conquistar a matrícula profissional do Mercosul. Igualmente aos cidadãos que possuem passaporte e cédulas do Mercosul, que nossas matrículas profissionais sejam da mesma maneira, pois isso facilitaria ainda mais o intercâmbio comercial.

Base News - Quais são as principais diferenças entre o mercado imobiliário brasileiro e o argentino?
Armando Pepe - Acredito que não temos grandes diferenças. A única é que em nosso País, os sistemas de interconexão imobiliária são uma realidade desde mais de 20 anos, coisa que no Brasil não ocorre. Isso, talvez, para os brasileiros dificulte um pouco a concretização de negócios. Na Argentina existe uma Rede Nacional de Imobiliárias (SOM - Serviço de Ofertas Múltiplas), pela qual qualquer imobiliária pode vender, cobrindo todo território nacional, com mais de 72.000 propriedades.

Base News - Qual o papel da tecnologia no dia a dia de uma empresa nessa área? Quais as maiores dificuldades e barreiras encontradas na utilização desta ferramenta?
Armando Pepe - A tecnologia é muito importante para o desenvolvimento de las empresas imobiliárias de ambos países (Brasil e Argentina). Hoje, temos, no século XXI, toda a tecnologia ao alcance das mãos, gratuitamente ou por um custo muito baixo e sempre afirmamos que, hoje, para triunfar nesta profissão só fazem falta três coisas: informação, informação e informação. Com a tecnologia deste século, nós a teremos para poder oferecer cada dia mais e melhores serviços para os nossos clientes.
A resistência à mudança. Não se deve ter medo da tecnologia. É somente uma ferramenta espetacular que este século pôs em nossas mãos e utilizando-a como se deve, teremos grandes resultados não só para o crescimento empresarial, mas também para o crescimento pessoal.

  
  

Laptops com novo formato de DVD
A Toshiba anunciou que, no último trimestre de 2005, vai vender notebooks equipados com leitores compatíveis com o formato HD DVD. O HD DVD compete com o Blu-ray (desenvolvido pela Sony) para ser o próximo padrão de DVD do mercado. As duas tecnologias usam um laser de luz azul que podem ler dados em densidades mais altas, permitindo armazenar mais dados.O notebook terá preço entre US$ 1.800 e US$ 2.800, mesmo preço dos atuais laptops topo de linha produzidos pela empresa.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17246.shtml
  

  
  
 Redes de Negócios 
     

As empresas e profissionais que atuam na intermediação de imóveis, para venda ou locação, estão cada vez mais preocupados em estabelecer parcerias de negócios. Como exemplo claro deste fato, podemos citar o surgimento de bolsas de imóveis, com o objetivo de criar uma rede de empresas, imóveis e clientes. Dentro desta mesma filosofia, algumas instituições que representam este segmento também já oferecem aos seus associados a oportunidade de divulgação conjunta dos imóveis como, por exemplo, a ABADI - Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis que apresenta no seu site (www.abadi.com.br) um catálogo de imóveis das empresas filiadas. Neste mercado onde é preciso estabelecer alianças, a tecnologia em especial a Internet, assume um papel fundamental permitindo que empresas fisicamente distantes possam trocar informações e desenvolver negócios em conjunto. A Internet possibilita a criação de um banco de dados consolidando imóveis de várias imobiliárias como podemos observar nos EUA, onde existem sites que impressionam pelo número de empresas e profissionais que ofertam conjuntamente os seus imóveis como, por exemplo, o www.realtor.com. A empresa que não procurar estabelecer parcerias deste nível e que permanecer fora da Internet poderá estar, em um futuro não muito distante, fora do mercado, ou seja, game over.

  
Até,
Ronaldo Andrade

  

ONU pela reciclagem de computadores
Treze países, a maioria europeus, aprovaram as normas que prevêem a obrigatoriedade de reciclar computadores, devido ao impacto destrutivo das máquinas no meio ambiente. Um computador de 24 kg, por exemplo, exige pelo menos 240 kg de combustível, 22 kg de produtos químicos e 1,5 toneladas de água para sua fabricação, por isso a importância da iniciativa de reciclar comutadores velhos e prolongar a vida útil dos novos pelos governantes do mundo inteiro.
Fonte: Revista Recicla Mais - Ano 3 / Nº 28 / 2004.

  
  

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

 Caso você não deseje mais receber esse informativo, encaminhe essa mensagem com o assunto "Remover"