Informativo da Base Software - Número 30 - 24/11/2005    
 
  
Área Verde
Cursos / Eventos
Dúvidas Freqüentes
Entrevista - Delair Dumbrosck
Livro em Destaque
Novidades da Base
Novidades Tecnológicas
O Mercado
  
 Dica do Mês 
  
  Você sabia que
...
  

O processo de geração de recibos no Base Condomínio é bem simples? todos os cálculos necessários para a geração de recibos podem ser parametrizados, inclusive a preparação do cálculo por frações e grupos de unidades. Depois de preparado, os lançamentos de contas a receber também podem ser aproveitados para uma próxima geração de recibos.

      
  
    
 Novas Versões 

Foi implementado o formulário de lançamento eletrônico aos sistemas BaseCondomínio e BaseLocação. Este recurso pode ser usado para lançamentos automáticos no sistema BaseCaixa.

  
  
  

Dúvida: O que fazer quando se tenta abrir a tela de baixa de recibos (Contas a Receber / Baixas / Baixa de Recibo) aparece a seguinte mensagem: "Você não está cadastrado como funcionário, não tem permissão para baixar recibo"?

  
Verificar se há funcionários cadastrados (Administração / Entidades / Funcionário).
Se existrir funcionários cadastrados, verificar se este logon (nome de usuário) que foi utilizado para o acesso, está vinculado à algum destes (Administração / Entidades / Funcionário / Dados Complementares).
Caso não existam funcionários cadastrados e o logon utilizado por todos os usuários do sistema seja o "master", cadastrar um funcionário qualquer e vincular no campo "Logon" (Administração / Entidades / Funcionário / Dados Complementares) o logon "master". Acessar o cadastro de Caixa (Financeiro Tabelas / Caixa), cadastrar um caixa e vincular esse funcionário que está vinculado ao logon "master".
No caso de cada funcionário possuir o seu logon, esse logon deverá ser vinculado no cadastro de cada funcionário e deve-se cadastrar tantos caixas quantos forem os funcionários a utilizarem baixa de recibo.
  

  

Campanha Solidária: início de sucesso
Neste final de ano a Base Software está lançando sua 1ª campanha solidária. Esta iniciativa tem o objetivo principal de fazer com que muitas pessoas possam ter não só um Natal feliz, mas também uma chance de ter uma vida melhor. A instituição escolhida para ser atendida nesta primeira campanha é a Creche Apóstolo São Pedro localizada no bairro Cavalcanti no Rio de Janeiro e atende cerca de 100 crianças com faixa etária de 02 a 05 anos. As doações serão feitas em kits de materiais essenciais para cada criança durante todo o próximo ano, contendo papel, giz de cera, cartolina, hidrocor, dentre outros, com um custo total por kit de R$ 50,00. Para participar basta fazer o depósito do valor referente a quantidade de kits que deseja doar na conta abaixo. Já foram enviados boletos para facilitar a doação. Não deixe de participar! Entre em contato e diga quantos kits sua empresa irá doar. O futuro das crianças da Creche Apóstolo São Pedro depende do esforço e participação de cada um de nós. Saiba mais sobre a Instituição: (21) 3296-8650 / 2593-6947 ou http://www.planetamelhor.com.br/casp/ . Desde já agradecemos o interesse e a iniciativa das empresas que já garantiram a sua participação nesta campanha com a doação de kits. Faça você a sua parte!

Banco Itaú
AG: 0301
C/C: 47113-2
VAV INFORMÁTICA LTDA
CNPJ: 31.551.161/0001-05


 

Casa Tour
O Casa Tour é o mais novo serviço do Casa em Casa para divulgar os imóveis na Internet de forma totalmente diferenciada! Além das informações apresentadas no catálogo, o Casa Tour agrega uma série de novidades que tornarão os imóveis muito mais atraentes, aumentando, significativamente, as chances de encontrar interessados potenciais. Confira os novos recursos: Imagens panorâmicas 360o, Imagens convencionais, Imagem de Satélite, Mapa de Localização entre muitas outras vantagens. Saiba mais em http://www.casaemcasa.com.br .

 
  

Curso de Direito Imobiliário - 5 Ed. 2005 - Editora Lumen Juris - O autor, Hercules Aghiarian, aborda os aspectos da posse, da propriedade e demais direitos reais, segundo o clássico Direito das Coisas. Enfrenta, ademais, sua realizabilidade à luz da Lei de Registros Públicos, onde se encontra o intitulado sistema registral brasileiro.
  
Sinopse - Nesta obra são enfrentados, ainda, os aspectos da compra e venda, da promessa, a questão condominial edilícia, a incorporação imobiliária e o parcelamento do solo urbano, questões de shopping center e multipropriedade, o Estatuto da Cidade e o Patrimônio de Afetação, segundo a nova tentativa de sua eficácia, através da Lei n° 10.931/2004, que alterou diversas normas, inclusive dispositivos do ainda intitulado novo Código Civil Brasileiro. Acompanham os estudos, aqui enfrentados, farta coletânea de decisões dos diversos tribunais do País, inseridas para validade das posições assumidas, priorizando-se, sempre que possível, a visão do STF e do STJ.
  

    
  

MP do Bem cria fundo de investimento que substitui fiador
Foi sancionada em 21/11 a nova MP do Bem que, dentre outras medidas, cria um fundo de investimentos através dos bancos que substitui o fiador, na hora de se alugar um imóvel. A boa notícia dada a quem depende de aluguel foi recebida pelo segmento imobiliário como uma alternativa, pois nesse caso inquilinos não precisariam mais passar pelo constrangimento de pedir fiança a algum conhecido ou parente. Segundo Pedro Wahmann,presidente do Secovi-RJ, é uma alternativa para o mercado de locação. A vantagem trazida pela MP é que o dinheiro poderá ser resgatado pelo inquilino no fim da locação. Se houver inadimplência, o proprietário tem a garantia de sacar o dinheiro do fundo para bancar as despesas com aluguel e taxas.
Fonte: http://www.secovi-rj.com.br
  


Lentidão para aprovação da PEU das Vargens
A lentidão para a aprovação da PEU das Vargens (Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e parte do Recreio dos Bandeirantes) na Câmara Municipal tem sido alvo de reclamação. Segundo o delegado do Creci na Barra da Tijuca, Laudimiro Cavalcanti, a demora contribui para loteamentos clandestinos, invasões e mais favelas. O projeto está em fase de aprovação desde 2001.
Fonte: Jornal O Dia, 20/11
  


  
  Noções de Avaliações de Imóveis

Data: 22, 23, 24, 29 e 30/11
Horário: 19h às 22h
Local: Sede do Secovi - Rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Mariana – São Paulo / SP.
Maiores informações: (11) 5591-1303 ou http://www.secovi.com.br


  Básico de Departamento Pessoal para o Mercado Imobiliário

Data: 22/11 a 13/12
Horário: 18h às 21h30
Local: Rua São José 40 / 9º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br


  Responsabilidade Civil na Administração Condominial e no Condomínio Edilício

Data: 24/11
Horário: Horário: 18h às 21h30
Local: Rua São José 40 / 9º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br


  Responsabilidade Ambiental e Inspeção Ambiental Imobiliária - Detectando Restrições Ambientais em Imóveis

Data: 25 e 26/11
Horário: 09h e 14h
Local: Câmara de Arquitetos e Consultores - Rua Miguel Cabrera, nº 43 - São Paulo / SP.
Maiores informações: (11) 3868-3090 ou http://www.camaradearquitetos.com.br


  Contratos Imobiliários

Data: 27/09 a 23/11
Horário: 09h às12h
Maiores informações: (11) 5591-1304 ou http://www.secovi.com.br/universidade


  Assembléias Condominiais

Data: 28/11
Horário: 18h às 21h30
Local: Rua São José 40 / 9º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br


  Questões Trabalhistas Relacionadas aos Funcionários de Condomínio

Data: 28/11
Horário: 18h às 21h30
Local: Rua São José 40 / 9º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br


  Chefia e Liderança

Data: 30/11
Horário: 18h às 21h30
Local: Rua São José, nº 40 / 9º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br


  Gestão Patrimonial e Administração de Propriedades

Data: 09/12
Horário: 09h e 14h
Local: Câmara de Arquitetos e Consultores - Rua Miguel Cabrera, nº 43 - São Paulo / SP.
Maiores informações: (11) 3868-3090 ou http://www.camaradearquitetos.com.br


  Trilogia: Práticas para um Condomínio Seguro

Data: 28/11
Horário: 18h30
Local: Teatro Sesc Ginástico, Centro - Rio de Janeiro / RJ.
Maiores Informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br


 
Consulte também a agenda do e do
  
   

O Base News desta edição traz como entrevistado Delair Dumbrosck, presidente da Câmara Comunitária da Barra.

Base News - A Barra tem sido o bairro de maior crescimento no Rio de Janeiro os últimos anos. A que você atribui esta procura?

Delair Dumbrosck - A procura pela Barra foi surgindo naturalmente como um dia aconteceu com os outros bairros como Flamengo, Copacabana, Centro, etc. Era onde estava sendo desenvolvido o comércio, a cidade e conseqüentemente, a demanda por moradia aumentou. Hoje, este fato acontece da Barra da Tijuca que se destaca pelo seu desenvolvimento atual, chamando atenção tanto pela procura de moradias como pela instalação de sedes de empresas também.
    

Base News - Qual o papel da Câmara Comunitária da Barra no desenvolvimento deste bairro?

Delair Dumbrosck - A Câmara Comunitária da Barra está sempre procurando melhorar as condições de relacionamento entre o bairro e seus moradores, trabalhadores e público flutuante. A partir disso, nós sempre tentamos implantar sistemas para o melhora do funcionamento geral do bairro. Nós implantamos, por exemplo, um sistema de rádio que integra a polícia do bairro, a câmara comunitária, o hospital Lourenço Jorge e todos os condomínios, o que facilita bastante tanto no controle de assaltos, como no trânsito e na prevenção de lotação do hospital. Temos também um grupo de voluntários que está diretamente envolvido com as ações políticas do bairro e de seus representantes para tudo que é proposto pelas autoridades seja fiscalizado e se possível cumprido.

Base News - Ultimamente a Barra tem tido uma grande circulação de pessoas, tanto de novos moradores, como de pessoas a procura entretenimento. Como você vê esta questão com relação ao acesso ao bairro, ao transporte, ect? A Barra tem se preparado para isto?

Delair Dumbrosck - Com certeza, o bairro tem tido um grande aumento de trânsito de pessoas que vem para a Barra tanto para trabalhar como também para se divertir à noite. Este fato é conseqüência natural de desenvolvimento das empresas que se instalam aqui, das facilidades de acesso, da segurança nas ruas, da grande concentração de centros comerciais, etc. Isso consequentemente gera uma demanda maior de transportes disponíveis e a Barra tem se preparado para isso, assim como qualquer outro bairro de grande movimentação.

Base News - A alta criminalidade é um fato que vem cada vez mais preocupando os cariocas. Alguns condomínios do bairro já até foram alvos de assaltos. O que você acredita que possa ser feito pela segurança pública para que esta criminalidade não aumente na Barra?

Delair Dumbrosck - Como já citado acima, estamos sempre tentando fazer o que está ao nosso alcance, como o sistema que integra a segurança pública e a privada que foi implantado e teve repercussão de sucesso para ser igualmente implantado em muitos outros lugares. Mas, acredito que a questão da segurança, não mais poderá ser encarada regionalmente, por bairros, ou cidades, por exemplo, mas deverá ser encarada como uma questão mais ampla que envolve todo o Estado e País. As soluções para terem sucesso deverão ser planejadas dessa maneira daqui para frente, pois os riscos e perigos são os mesmos em todos os lugares.

Base News - Como a Barra em geral tem se preparado para os jogos Pan Americanos, com relação ao cotidiano dos moradores, ao trânsito e essas questões básicas do cotidiano que serão bruscamente modificadas durante o evento?

Delair Dumbrosck - Acredito que não vá se alterar muita coisa com relação ao cotidiano do Bairro. Este evento trará mais movimento e trânsito de pessoas conseqüentemente, porém, acredito que as maiores mudanças aconteceram e acontecerão com relação ao setor imobiliário mesmo.
  

  
  

Um R2-D2 ao seu dispor, numa bem galáxia próxima  

O sonho de ter um R2 real já chegou à ser possível. O robô, que mede metade do tamanho do original, responde a 40 comandos ativados por voz e tem um sensor infravermelho que faz com que ele siga você. Ele também pode detectar movimentos e soar alarmes, o que o torna um perfeito sentinela nestes dias de insegurança. O R2-D2 repete diálogos e sons dos filmes da série "Guerra nas Estrelas", é capaz de responder sim ou não e ainda dança enquanto toca a famosa música da cena da cantina, do primeiro filme da série. Embora o tamanho reduzido possa frustrar algumas pessoas, o robô tem as mesmas luzes, a mesma cabeça giratória e, o melhor de tudo, emite os mesmos barulhinhos de alegria e tristeza que o tornaram tão famoso. Ele pode até ser programado para ficar "mal-humorado" de vez em quando. Aí, é só comandar "R2, behave yourself!" (R2, comporte-se!) que ele fica mansinho de novo. Preço: US$ 120.

Fonte: http://oglobo.globo.com

  

Especialistas condenam a privatização do acesso à água
Especialistas de vários países rejeitaram em um documento final a privatização dos serviços que dão acesso a esse líquido vital e pediram aos governos medidas concretas contra seu uso inadequado. A "privatização" da água transformaria o cidadão em cliente de um recurso natural, e a falta de critérios oficiais para controlar seu uso permite que ele seja esbanjado, conclui o documento elaborado depois dos debates feitos. A chamada Carta de Porto Alegre propõe que sejam assinados compromissos de educação por uma nova cultura de água e que sua importância seja plasmada na adoção de uma "Ética do Cuidado". Os delegados concordaram em articular as bases de "um órgão mundial para a arbitragem de conflitos em termos de água", cujos resultados deverão ser conhecidos na próxima edição do Fórum Internacional das Águas, entre os dias 8 e 10 de novembro de 2005, em Porto Alegre.
  

Fonte: http://www.planetamelhor.com.br

  
  
 
  

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

 Caso você não deseje mais receber esse informativo, encaminhe essa mensagem com o assunto "Remover"