Informativo da Base Software - Número 17 - 15/10/2004    
 
  
Área Verde
Cursos/Eventos
Entrevista
Guia do Administrador
Livro em Destaque
Novas Versões
Novidades da Base
Novidades Tecnológicas
Nos Bastidores - Novo!
O mercado
  
 Dicas do mês 
  
  Você sabia que
...
  

Agora o Casa Office Plus é Multifilial, ou seja, o sistema possibilita que os dados dos imóveis de uma filial possam ser consultados pela matriz ou por outra filial, facilitando assim a transmissão de dados e a comunicação na empresa.

      
  
    
 Novas Versões 

Base Condomínio
Foram implementados no Base Condomínio os módulos de controle de contas a pagar por código de barras. Através desses módulos, poderão ser impressas etiquetas de identificação interna dos documentos e, com o auxílio de uma leitura ótica, fazer o controle do fluxo desses documentos como elaboração de vouchers, envio e retorno para pagamento, além de fechamento de balancetes.

  
  

Base no ConICim

Ronaldo Andrade, Diretor Comercial da Base, estará palestrando no I Congresso Internacional de Ciências Imobiliárias. O tema da palestra será "A Influência da Tecnologia como Instrumento de Trabalho" e será realizada no dia 29 às 14h.

   
  
  

Compra e Venda de Imóveis – Dicas e Segredos
Este é um livro de Ari Travassos, que além de ser autor de livros sobre negócios imobiliários, realiza seminários, cursos e palestras destinados à formação e à reciclagem de profissionais do mercado imobiliário.

Sinopse - Este é mais um livro de Ari Travassos que tem por finalidade o desenvolvimento técnico/profissional dos corretores de imóveis e é considerado, no mercado de todo o país, como a "Bíblia dos Corretores" por seu conteúdo completo.

 
  

I Congresso Internacional de Ciências Imobiliárias no Rio
Este mês será realizado um evento que reunirá três grandes congressos simultâneos: I Congresso Internacional de Ciências Imobiliárias (ConICim), II Congresso de Ciências Imobiliárias do Rio de Janeiro (Concirio) e o IV Congresso Nacional de Ciências Imobiliárias (Conai). Os ventos acontecerão nos dias 29 e 30 de outubro, no Hotel Sofitel, Copacabana / RJ. Maiores Informações: (21) 2533-9710 ou http://www.creci-rj.org.br.


Propostas eleitorais para o setor
Com a proximidade das eleições, os candidatos à Prefeitura esclarecem o que pretendem fazer para a melhoria do setor imobiliário. Na realidade, a maioria dos candidatos propõe com algumas pequenas diferenças a construção e a melhoria de moradia para a população de baixa renda, assim como o estudo e o incentivo de ocupação residencial em locais como o centro da cidade e outras áreas de proteção da especulação imobiliária.
Fonte: http://oglobo.globo.com/jornal/Suplementos/MorarBem/145947883.asp


  

Nesta entrevista Luis Carlos Bulhões Carvalho da Fonseca mostra que seu hobbie não é nenhuma “estória de pescador” e que ele serve também para relaxar de todo estresse profissional.


Com o início da nova temporada de pesca oceânica que vai de outubro a fevereiro, Luis Carlos Bulhões aproveita para nos contar como a prática da pesca como hobbie influencia também na sua vida profissional. “Pescar, para mim, é uma super terapia. Eu levo a pesca para dentro do meu escritório através de revistas, recordes pendurados na parede, e de telefonemas de pescadores para saber das notícias. É uma válvula de escape desse dia-a-dia estressante”.

Desde os seus 08 anos de idade, já estava diretamente envolvido com o mar devido a uma casa na região de Cabo Frio (RJ). Chegou a surfar durante a adolescência e a praticar a pesca submarina já adulto, porém hoje, o que pratica mesmo é a pescaria embarcada. O empresário afirma que esta é uma das coisas mais importantes que faz e que pratica a pesca quase todo final de semana.

Ao viajar por quase todo o Brasil desde o nordeste até o sul do País para praticar seu hobbie, Luis Carlos, comenta que sempre participou de campeonatos e que conseguia com isso pagar essas viagens. “Já viajei para pescar em Portugal, no México, no Caribe, nos Estados Unidos, na Grécia, na Ilha de Cozumel, porém, um lugar que ainda não fui, mas pretendo ir um dia, é Fernando de Noronha”.

A experiência tranqüiliza

Luis Carlos explica que com a experiência, algumas situações, que aparentam ser complicadas para quem não tem muita prática, se tornam rotineiras e já não assuntam tanto. “É evidente que quando se vai pescar, deve se tomar muito cuidado, principalmente, pelo fato que essa pescaria acontece a 60 milhas da costa. É muito importante conferir todos os equipamentos, assim como o motor do barco. Respeitar o tempo é fundamental, pois até os campeonatos são realizados em função do tempo” – afirma o empresário, lembrando que o torneio de abertura da temporada do Rio de Janeiro, que seria neste final de semana do dia 02 de outubro, acabou sendo adiado para o dia 16 por causa do mau tempo.

Outros fatos como ver baleias e tubarões muito próximos de nós pode até parecer perigoso para algumas pessoas, mas Luis Carlos garante que para ele e sua equipe (Picante) isso já se tornou rotineiro e até um privilégio. “Algumas pessoas pagam até 5 mil dólares num pacote turístico para ver baleias e golfinhos, e eu vejo esses animais quase todos os finais de semana. É muito gratificante”.   

Luis Carlos Bulhões de Carvalho ao lado do Marlin Azul de 382 kg
(Fev/2004)
Marlim Azul, pesando 260 kg, Temporada 2004/2005, no litoral do Rio de Janeiro
(Set/2004)
  
  Curso de Pessoal em Administração de Imóveis

Data: 05 a 27/10
Horário: 18h30
Local: Auditório da ABADI - Rua do Carmo, nº 6, 8º andar - Centro / RJ.
Exclusivo para funcionários das administradoras associadas.
Informações: (21) 2533-2858 ou http://www.abadi.com.br


  Quintas Empresariais e Jurídicas

Data: 07, 14, 21 e 28/10
Horário: 18h30
Local: Auditório da ABADI - Rua do Carmo, nº 6, 8º andar - Centro / RJ.
Informações: (21) 2533-2858 ou http://www.abadi.com.br


  A Influência de Anúncios em Negociações Imobiliárias

Data: 11/10
Horário: 17h
Local: Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro - Av. Presidente Vargas, 417 - 2° andar - Centro / RJ.
Informações: (21) 2509-5456 ou http://www.sindimoveisrio.com.br/prog.htm


  Avançado de Locação Residencial e Comercial

Data: 20/10 à 09/12
Horário: 19h às 22h
Local: Sede do SECOVI-SP - Rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Mariana - São Paulo / SP.
Informações: (11) 5591-1300 ou http://www.secovi.com.br/universidade/index.php#


  Encontro de Síndicos Zona Sul

Data: 22 e 23/10
Horário: 13h às 18h e 08h às 18h
Local: Rio Othon Palace Hotel - Av Atlântica, 3.264, 1º andar - Copacabana / RJ.
Informações: Informações: (21) 2533-2858 ou http://www.abadi.com.br


  Administração Imobiliária

Data: 25/10
Horário: 17h
Local: Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro - Av. Presidente Vargas, 417 - 2° andar - Centro / RJ.
Informações: (21) 2509-5456 ou http://www.sindimoveisrio.com.br/prog.htm


  I Conicim / II Concirio / IV Conaci

Congresso Internacional de Ciências Imobiliárias / II Congresso de Ciências Imobiliárias do Rio de Janeiro / IV Congresso Nacional de Ciências Imobiliárias
Data: 29 e 30/10
Local: Hotel Sofitel - Avenida Atlântica 4.240, Copacabana / RJ.
Informações: (21) 2533-9710 ou http://www.creci-rj.org.br


Consulte também a agenda do e do
  

Este mês o Base News tem como entrevistado Dr. Manoel da Silveira Maia - Professor, Corretor de Imóveis, Advogado, Presidente do Conselho Deliberativo da ABADI, Conselheiro do CRECI 1ª Região e intergrande da Coordenação Pedagógiga do CRECI-RJ, falando sobre a importância do I Congresso Internacional de Ciências Imobiliárias para o setor.

Base News - É a primeira vez que acontece um Congresso Internacional de Ciências Imobiliárias. Qual a diferença deste evento para os demais?
Dr. Maia - Somos pioneiros em trazer para a nossa cidade, um evento da mais alta importância para todo o segmento do Mercado Imobiliário, que é o Congresso Internacional de Ciências Imobiliárias. É um evento diferente dos demais, teremos palestrantes do Mercosul e dos Estados Unidos. O primeiro nos dará uma visão panorâmica de como age o profissional do mercado imobiliário nos países de abrangência do Mercosul. De certa maneira, com certeza, colheremos experiências vantajosas de nossos parceiros do Mercosul. Teremos também um palestrante vindo dos Estados Unidos, trazendo sua experiência e de outros compatriotas sobre o mercado imobiliário naquele País, com exemplos de vários Estados e também da Europa.

   
Base News
- Qual a importância de um evento deste nível, que reúne vários profissionais de outros estados e países para o setor imobiliário?
Dr. Maia - A importância é indescritível. A gama de experiência é do mais alto significado. Agregaremos conhecimento, novidades e novas técnicas do mercado alienígena.

Base News - Porque o Rio de Janeiro foi escolhido entre tantos outros estados?
Dr. Maia - Quando realizamos o 1º Congresso de Ciência Imobiliária do Rio e o IV CORECI, isto é, o Congresso de Ciências Imobiliárias das Regiões Sudeste e Sudoeste, o sucesso obtido fez com o CRECI-RJ abraçasse a proposta no sentido de realizarmos um Congresso Internacional. Topamos a idéia e esperamos que este evento seja um sucesso como o anterior, realizado no final de outubro de 2003.

Base News - O evento do ano passado foi um grande sucesso, o que acaba gerando uma grande expectativa para este congresso. Em que isto influencia na organização?
Dr. Maia - É certo que o Congresso anterior foi um grande sucesso e isto aumenta a responsabilidade para não regredirmos. Podem, os nossos companheiros ficarem certos, que continuaremos com a mesma marca de sucesso. Inscrevam-se. A presença de todos é muito importante.

  
  

Brasileiro conectado bate recorde
O aumento na aquisição da banda larga ajudou o Brasil a bater um novo recorde na Internet. Cada usuário doméstico passou, em média, 13h58m conectado em agosto. Neste quesito, só perdemos para os internautas do Japão, que passaram 14h26m navegando no mês passado. Pelos dados do Ibope/NetRatings, no último ano o tempo de uso domiciliar da internet aumentou em 24,1% (foram 11h15m em agosto de 2003). Em agosto, 12,02 milhões de brasileiros entraram na web, segundo o instituto, contra 11,6 milhões de internautas ativos de julho.
Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092004/28092004-14.shl
  

  
  
 A Tecnologia da Informação como Ferramenta Estratégica 
     

Nos mercados atuais, o uso estratégico da tecnologia da informação passou a desempenhar um papel fundamental na sobrevivência e crescimento das empresas. No mercado imobiliário a realidade não é diferente. As empresas que atuam neste segmento deverão ser cada vez mais ágeis e transparentes na prestação dos seus serviços.
  
A informação é fundamental para a empresa moderna. Através dela é possível atingir uma situação de vantagem diante da concorrência. A empresa que utiliza a informação de forma correta consegue canalizar a sinergia de todos os colaboradores na busca da máxima satisfação do cliente. A implantação de sistemas capazes de gerenciar as informações tratadas pela empresa e definir como devem fluir dentro dela é uma meta a ser atingida.

  
O mercado imobiliário necessita hoje de profissionais que conheçam os fundamentos da informática e que saibam utilizá-los adequadamente no desempenho de suas tarefas. Os gestores imobiliários devem ter uma visão estratégica de como a tecnologia pode ser utilizada para a obtenção de vantagens competitivas, de forma a:

  • Avaliar se a tecnologia está sendo utilizada de acordo com a estratégia geral da empresa;
  • Avaliar os recursos utilizados na empresa (hardware e software);
  • Identificar processos nos quais é possível aplicar recursos tecnológicos para otimização do trabalho;
  • Utilizar a tecnologia para melhoria da qualidade dos serviços aos clientes (síndicos, condôminos, proprietários de imóveis, inquilinos, interessados em comprar ou alugar imóveis);
  • Avaliar aspectos relacionados à qualidade e segurança das informações;
  • Utilizar a tecnologia para a fidelização de clientes;
  • Utilizar a tecnologia para a inovação dos serviços.

Até,
Ronaldo Andrade

  

Internet pelo meio ambiente
A internet é uma ferramenta nova e superpoderosa para a democratização da informação de uma maneira geral, inclusive a ambiental. Ainda assusta, é mal empregada, é utilizada abaixo de sua potencialidade, mas é inegável que ocupa cada vez mais espaços e importância em nossas vidas. A internet deu ao conceito de aldeia global a sua real dimensão. No campo ambiental, cujas lutas são locais e globais, já que a poluição não respeita fronteiras, além de uma ferramenta poderosa de informação, proporciona a interatividade, a articulação e o exercício de cidadania, ampliando a capacidade de luta e dando voz aos cidadãos de todo o planeta na defesa de seus direitos a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Num país de dimensões continentais, como o Brasil, e com problemas ambientais que ultrapassam muitas fronteiras, a Internet veio ocupar uma lacuna onde antes não existia nada, talvez só o telefone, com todas as suas limitações.
Fonte: http://www.jornaldomeioambiente.com.br/JMA-Grupos/JMA-InternetAmbiente.asp

  
  

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

 Caso você não deseje mais receber esse informativo, encaminhe essa mensagem com o assunto "Remover"