Informativo da Base Software - Número 29 - 21/10/2005    
 
  
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Entrevista - Marcus Antonius
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 Dica do Mês 
  
  Você sabia que
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O processo de geração de recibos no Base Condomínio é bem simples? todos os cálculos necessários para a geração de recibos podem ser parametrizados, inclusive a preparação do cálculo por frações e grupos de unidades. Depois de preparado, os lançamentos de contas a receber também podem ser aproveitados para uma próxima geração de recibos.

      
  
  
 Dúvidas Frequentes  
  O Cálculo da Taxa de Administração não está correto (Sistema de Locação):
  

Verifique a forma de aplicação da Taxa de Administração no cadastro do Contrato de Administração do imóvel, lembrando que a regra de aplicação da taxa é diferenciada por imóvel, ou seja, cada imóvel pode ter uma regra específica para o cálculo da Taxa de Administração, mesmo que o Contrato de Administração seja único:
  
1) Caso a forma de aplicação da Taxa seja "Somente sobre o Aluguel", certifique-se de que existe a identificação do Histórico Padrão de Aluguel no cadastro de Parâmetros do sistema e que no recibo em questão existe o item aluguel com o mesmo histórico do parâmetro.
2) Caso a forma de aplicação seja "Sobre o Total do Recibo", certifique-se de que os históricos que compõe os ítens do recibo estão habilitados para o cálculo da Taxa de Administração, através do cadastro de Histórico Padrão, campo "Incide Comissão".
OBS.: Verificar também se o parâmetro 109 (Tx. de Administração) está devidamente vinculado ao histórico padrão no cadastro de parâmetros do sistema.

      
  
  

Novo telefone do suporte
Para facilitar a comunicação e melhorar o seu atendimento, a Base liberou um número específico para o nosso suporte. Desde o mês passado, todas as dúvidas e esclarecimentos necessários estão sendo encaminhados diretamente pelo novo número. Basta ligar para (21) 2195-0595. É importante ressaltar que este número é específico para o atendimento de suporte, outras chamadas continuarão sendo recebidas pelo número central da Base: (21) 2195-0550.

 

Novo Servidor
A atualização do servidor da Base, que ocorreu durante o dia 17/10, trará uma grande melhoria e agilidade nos nossos serviços. Mais uma vez a Base se compromete e realiza mudanças para melhor atender as necessidades de todos os nossos clientes e parceiros.

Base no Feirão de Imóveis
A Base participou junto com a BIB (Bolsa de Imóveis da Barra, Recreio e Jacarepaguá) dos eventos realizados simultaneamente, no CasaShopping, na Barra: o Feirão Nacional da Casa Própria, da Caixa, e o Salão Imobiliário da Ademi/RJ (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Estado do Rio).

 
  

Teoria e Prática do Direito Imobiliário - Autor: Gabriel J. P. Junqueira (3ª edição atualizada com o novo código civil).
  
Sinopse - Nesta obra, revista e atualizada com o novo Código Civil, Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, o autor coloca sua vasta experiência adaptando comentários aos artigos de lei, ilustrando os temas com exemplos práticos e concretizando um estudo teórico e prático do Direito Imobiliário. Este trabalho é fundamental para corretores, advogados, administradores.
  

    
  

Melhoria no aperfeiçoamento profissional
O Secovi-RJ, Sindicato da Habitação, assinou no dia 7 de outubro um convênio com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Governo. O objetivo do convênio é apoiar e proporcionar a participação de um número cada vez maior de profissionais nos cursos para porteiros realizados pela Defesa Civil. A primeira ação após a assinatura do convênio será a inauguração do Centro de Estudos e Pesquisa de Desastres (CEPD) em 13 de outubro, no Auditório do Núcleo de Atividades Audiovisuais da Prefeitura (Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova), com o apoio do Secovi-RJ. Criado pelo Decreto nº 24.048, de 23 de março de 2004, o CEPD vem atender às necessidades cada vez mais evidentes em uma cidade como o Rio de Janeiro. O objetivo do Centro é o de atuar como órgão de pesquisa e planejamento estratégico na prevenção de desastres, minimizando efeitos e fornecendo subsídios para que a ação possa ser cada vez mais imediata.
Fonte: http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/morarbem/169608986.asp
  


  
  Encontro de Síndicos Zona Sul

Data: 21 e 22/10
Local: Rio Othon Palace Hotel – Av, Atlântica, 3.264, 1º andar, Copacabana - Rio de Janeiro / RJ.
Maiores Informações: (21) 2533-2858 ou http://www.abadi.com.br


  Técnicas de Negociação

Data: 03 a 17/10
Horário: 19h às 22h
Local: Rua Dr. Bacelar, nº 1043, Vila Mariana - São Paulo / SP.
Maiores informações: (11) 5591-1300 ou
http://www.secovi.com.br/universidade/grade_curso/mostra_curso.php?curso_id=59


  Gestão e Coordenação de Projetos

Data: 04/10 a 08/11
Horário: 19h às 22h
Local: Rua Dr. Bacelar, nº 1043, Vila Mariana - São Paulo / SP.
Maiores informações: (11) 5591-1300 ou
http://www.secovi.com.br/universidade/grade_curso/mostra_curso.php?curso_id=76


  Aperfeiçoamento em Técnicas de Zeladoria

Data: 17/10 a 03/11
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Rua Dr. Bacelar, nº 1043, Vila Mariana - São Paulo / SP.
Maiores informações: (11) 5591-1300 ou
http://www.secovi.com.br/universidade/grade_curso/mostra_curso.php?curso_id=169


  Técnicas em Condução de Reuniões e Assembléias

Data: 18 a 27/10
Horário: 19h às 22h
Local: Rua Dr. Bacelar, nº 1043, Vila Mariana - São Paulo / SP.
Maiores informações: (11) 5591-1300 ou
http://www.secovi.com.br/universidade/grade_curso/mostra_curso.php?curso_id=58


  Estratégia de Negociação em Vendas

Data: 24, 25, 31/10 e 01/11
Horário: 19h às 22h
Local: Rua Dr. Bacelar, nº 1043, Vila Mariana - São Paulo / SP.
Maiores informações: (11) 5591-1300 ou
http://www.secovi.com.br/universidade/grade_curso/mostra_curso.php?curso_id=188


  Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho

Data: 11/10
Horário: 18h às 21h30
Local: Rua São José, nº 40, 9º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ouhttp://www.secovi-rj.com.br/bege/scripts/grades/2005setembro.asp


  Segurança

Data: 17/10
Horário: 13h às 18h
Local: Estrada do Dendê, nº 2080, Ilha do Governador – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br/bege/scripts/grades/2005setembro.asp


  O Dia a Dia do Atendente de Condomínios

Data: 18/10 a 08/11
Horário: 18h às 21h
Local: Rua São José, nº 40, 9º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br/bege/scripts/grades/2005setembro.asp


  Administração de Conflitos em Condomínios

Data: 19/10
Horário: 18h às 21h30
Local: Rua São José, nº 40, 9º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br/bege/scripts/grades/2005setembro.asp


  Segurança Predial para Condomínios Comerciais

Data: 20/10
Horário: 18h às 22h.
Local: Rua São José, nº 40, 9º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br/centro/scripts/home.asp


  Análise de Ficha Cadastral para Locação

Data: 24/10
Horário: 18h às 21h30
Local: Rua São José, nº 40, 9º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br/centro/scripts/home.asp


  Qualificação de Chefes de Portaria

Data: 24, 26 e 28/10
Local: Rua Marechal Floriano, 6 - Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Horário: 12h30 às 17h30
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br/centro/scripts/home.asp


  Atendimento de Excelência para Recepcionistas de Condomínios

Data: 25/10
Horário: 18h às 21h30
Local: Rua São José, nº 40, 9º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br/centro/scripts/home.asp


  Redação de Atas de Assembléias Condominiais

Data: 31/10
Horário: 18h às 21h30
Local: Rua São José, nº 40, 9º andar, Centro – Rio de Janeiro / RJ.
Maiores informações: (21) 2533-3373 ou http://www.secovi-rj.com.br/centro/scripts/home.asp


  Encontro Nacional de Inquilinos Locadores

Data: 05/11
Horário: 08h às 19h
Local: Rio Othon Palace Hotel – Av, Atlântica, 3.264, 1º andar, Copacabana - Rio de Janeiro / RJ.
Maiores Informações: (21) 2533-2858 ou http://www.abadi.com.br


  Curso de Atendente de Locação

Data: 08, 09, 23, 24, 29 e 30/05
Horário: 18h30 (Restrito aos associados)
Local: ABADI – Rua do Carmo, nº6, 8º andar, Centro - Rio de Janeiro / RJ.
Maiores Informações: (21) 2533-2858 ou http://www.abadi.com.br


  Contratos Imobiliários

Data: 27/09 a 23/11
Horário: 09h às12h
Instrutor: Jorge Tarcha
Maiores informações: (11) 5591-1304 ou http://www.secovi.com.br/universidade


 
Consulte também a agenda do e do
  
   

Esta edição do Base News traz como entrevistado Marcus Antonius C. Oliveira, Especialista em Análises de Fichas Cadastrais e Diretor do Ficha Certa.

Base News - Qual a importância das análises de fichas cadastrais para as locações de imóveis?

Marcus Antonius - É imprescindível a análise cadastral feita por uma equipe especializada, capaz de identificar fraudes como a do “Fiador Profissional”, além de reduzir significativamente o risco de se alugar para um mal pagador contumaz.
  

Base News - Que outras áreas dos negócios imobiliários também podem utilizar este serviço?

Marcus Antonius - Além da locação, os serviços de análises cadastrais podem (e devem) ser usados previamente nos negócios de compra e venda de imóveis, tanto por parte do vendedor, quanto do comprador. Para quem compra uma assessoria na busca de informações que possam interferir (e até anular) uma venda no futuro, pode evitar grandes prejuízos. Para quem vende, dependendo da forma da venda, é importante saber se o comprador tem reais condições de cumprir com o acordado. Caso contrário, pode-se perder tempo, ou outra oportunidade de venda.

Base News - Quais são os problemas mais encontrados com relação à análise de fichas de cadastro?

Marcus Antonius - Primeiro é importante um trabalho por parte das empresas realmente “especializadas” neste serviço, em divulgar constantemente para o mercado o quanto é complexo e criterioso realizar uma análise cadastral segura. Eliminando a impressão que algumas pessoas tem, de que basta consultar o SPC, Serasa, e Tribunal de Justiça que está pronta a análise. As consultas aos órgãos restritivos são apenas a ponta do “iceberg”, pois a pessoa mal intencionada também já sabe que tem que apresentar um CPF “limpo”. O segredo de uma análise segura está na capacidade de checar a veracidade dos dados apresentados, principalmente atividade profissional, fonte de rendimentos, e o bom hábito de arcar com seus compromissos. Quem possuir essa capacidade e cumprir bem esta missão será visto como parceiro indispensável no processo da locação, terá seu trabalho valorizado, e com isso contará com a colaboração dos administradores de imóveis nesta árdua tarefa de separar o futuro bom inquilino, do que não será. O cliente precisa exigir um trabalho profissional e bem feito.

Base News - Recentemente aconteceu o lançamento do Ficha Certa que é uma empresa que realiza este tipo de serviço. Em que ela se diferencia dos outros serviços similares?

Marcus Antonius - O FICHA CERTA foi um serviço pensado e totalmente estruturado para aliar: Experiência e Tecnologia. Após 15 anos dedicados ao segmento de análises cadastrais de pretendentes a locação e seus fiadores, realizei vários projetos e treinei muitas pessoas para serem especialistas na identificação de fraudes em propostas de locação, mas nada se compara ao Ficha Certa em maturidade e visão atual de mercado. É um serviço de ponta, que depois de muita pesquisa procura extrair da tecnologia e da experiência os benefícios para um serviço SEGURO, COMPLETO e RÁPIDO. Tudo isso feito depois de muito ouvir e analisar o mercado, para oferecer uma opção que atenda as expectativas dos clientes, por um custo viável, a melhor relação custo x benefício do mercado.

Base News - O Ficha Certa utiliza intensamente a tecnologia como ferramenta em seu processo de recebimento, análise e resposta. Como isso influencia nos resultados?

Marcus Antonius - Agilidade, Praticidade, e Redução de Custo. É para isso que deve ser explorada a tecnologia, sem afetar a segurança dos métodos de análises tradicionais e imprescindíveis, mas aliando ferramentas disponíveis que minimizam ações, eliminam as distâncias, e dinamizam os processos. A tecnologia é usada também no acesso aos bancos de dados restritivos e de confirmação de dados como: endereços, telefones, empresas, etc. Com isso ganham todos: a administradora, o pretendente, o proprietário, e o mercado como um todo, agilizando e viabilizando os negócios. Acabou aquele tabu que sindicância bem feita tem que demorar, se todos colaborarem fornecendo fichas completas e apresentando os documentos necessários, uma locação pode ser fechada de manhã para tarde com total segurança.
  

  
  
Lojas devem começar a vender PC popular  

As lojas de todo o país devem começar a vender computadores financiados, a juros baixos, pelo preço máximo de 1.400 reais, dentro do Programa Cidadão Conectado, conhecido como Computador para Todos. A previsão é do secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia, Marcelo Lopes. Segundo ele, a expectativa é vender 500.000 unidades no período de quatro a seis meses. Os interessados terão acesso a financiamento facilitado, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A idéia é que o consumidor leve para casa um micro completo e pronto para ser usado, com sistema operacional e um conjunto de softwares livres com 27 aplicativos, como edição de foto, processamento de textos, antivírus e navegação na internet. O computador terá a configuração de um micro convencional, com monitor de vídeo de 15 polegadas, teclado, mouse, CD-ROM, disco flexível de 1,44 MB, memória de 128 MB e fax modem.
Fonte: http://empresas.globo.com

  

2005: o ano mais quente
O ano de 2005 pode acabar sendo o mais quente desde que os cientistas começaram a marcar com alguma confiabilidade a temperatura média anual do planeta. Os dados, processados por pesquisadores do Instituto para Estudos Espaciais Goddard, da Nasa, ainda são preliminares, mas se apóiam em uma tendência clara à elevação das médias globais. Segundo os climatologistas da agência espacial americana, a temperatura média global em 2005 já supera em aproximadamente 0,055ºC a do recorde anterior, registrada em 1998. Os anos intermediários marcaram oscilações, mas uma análise mais ampla, confirma a tendência. Os anos 1990 foram a década mais quente do último século, período em que a temperatura média do planeta subiu 0,7ºC. Para a maioria dos especialistas, essa seqüência de elevações ao longo das últimas décadas é prova quase incontestável de efeitos antropogênicos (ou seja, causados pelo homem) no clima da Terra.
  

Fonte: http://www.planetamelhor.com.br

  
  
  

Conexão Wi-Fi
Apenas duas siglas, mas um significado enorme. A conexão Wi-Fi (termo que surgiu das palavras "wireless fidelity") engloba diversas redes com características levemente diferentes, como área de alcance, velocidade máxima de transferência e freqüência do sinal. Em geral, o alcance do padrão 802.11b de comunicação sem fio (o mais utilizado) em ambientes fechados é de 25 metros à velocidade de 11 Mbps e 50 metros a 1 Mbps. Já em ambientes externos, o alcance chega a 150 metros com 11 Mbps e 500 metros com 1 Mbps de transferência.

A transmissão em conexões wireless é feita a partir de um ponto de acesso - geralmente um roteador com diminuta antena que enviará o sinal para computadores no raio de ação. A tecnologia, entretanto, apresenta problemas quando o usuário encontra paredes espessas, ou mesmo grandes objetos metálicos, entre sua máquina e o ponto.

Operadoras no Brasil: No País, espalham-se cada vez mais os chamados "hotspots" por hotéis, bares, aeroportos, livrarias, cafés e centros empresariais. Para isso, diversos provedores já começaram a oferecer serviços de acesso Wi-Fi em pacotes especiais.

Faixa de preços: É possível contratar os serviços de um provedor pelo período de 24 horas, com preço médio de 20 reais, ou então assinar pelo mês inteiro, pagando em média 55 reais.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/adportalv5/InternetInternaEspecial4_060705.html
 

  
 
  

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

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