Informativo da Base Software - Número 4 - 01/09/2003    
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Base e UVA

Os sistemas da Base Software foram instalados no laboratório de informática da UVA Universidade Veiga de Almeida (Campus Cabo Frio) e serão utilizados como apoio didático ao Curso Superior de Gestão Imobiliária.

A Base já havia firmado um convênio com a UVA com o objetivo de proporcionar uma assistência tecnológica no desenvolvimento deste curso.

  
Base e BIB

Agora a BIB - Bolsa de Imóveis da Barra, Recreio e Jacarepaguá, pode contar com o apoio tecnológico da Base, que produziu o site e também com o sistema Casa Office, que possibilitará a todos os seus membros entrarem em contato com as facilidades que a tecnologia pode proporcionar.
  

  
Base e FUNCEFET

Os alunos do curso de MBA em Gestão de Negócios Imobiliários FUNCEFET - Fundação de Apoio ao CEFET/RJ irão utilizar os programas da Base Software como ferramenta de apoio nas cadeiras de informática, proporcionado aos estudantes uma visão prática de como a tecnologia avançada pode melhorar a eficiência de administradoras de bens e imobiliárias.
  

  
 Dicas do mês 

  
 Você sabia que...

No Base Condomínio, o módulo de Impressão de Carta de Cobrança além de imprimir a carta em formulário, podem ser gerados dados para importação em outro programa (ex.: Microsoft Word)? Ou também o envio desses dados para Empresas de Impressão (Bureaux)? Para a utilização deste recurso é necessário somente selecionar os filtros de impressão na interface do relatório, clicar no botão de envio para tela e escolher a opção "Gerar Arquivo Word".

    

No Base Locação é possível saber o saldo do proprietário direto na tela de Lançamento de Voucher? Basta dar um duplo clique sobre o lançamento de contas a pagar que abrirá uma janela com a posição do saldo. Assim é possível saber se o proprietário tem saldo disponível para o pagamento.

    
    
  

 Algumas atualizações foram feitas nos sistemas Base Condomínio e Base Locação de forma a atender muito
 mais e melhor as necessidades dos clientes. Confira!

 
 Base Condomínio:

Foi implementada a opção de baixa pela data de vencimento, no módulo de Baixa Direta de Contas a Pagar (Corrente e Assistente). Para utilizar este recurso, basta marcar a opção "Lanç. Data Vencimento" na interface de baixa.
  
Incorporado ao sistema o módulo de Importação de Contas a Pagar (Utilitários/Importação Contas a Pagar). Dessa maneira, através de uma configuração inicial, poderão ser importados para os lançamentos de contas a pagar, os arquivos gerados através de outros sistemas, como, por exemplo, os sistemas de folha de pagamento (INSS, Salários, etc.).

  
 Base Locação:

Implementado o módulo de Geração de DOC Eletrônico para o Banco Itaú. Para isso, é imprescindível a homologação junto ao Banco. Assim, basta gerar os arquivos de remessa e enviar ao Banco para testes (Vs. 1.7.5.294).
  
A partir da Vs. 1.7.5.198, a Pesquisa de Lançamentos de Conta Corrente pode ser feita independentemente do mês de referência, seguindo o padrão da Pesquisa de Contas a Pagar.

  

Site da BIB
A partir deste mês estará disponível para todos o novo site da BIB. A BIB é uma associação de imobiliárias e corretores autônomos especializados em diversas áreas do Mercado Imobiliário, com o objetivo de promover um padrão de excelência na intermediação, consultoria, avaliação, compra, venda, locação e administração. O site, que foi produzido pela Base Software, conta com recursos que facilitam a procura de imóveis para aluguel, compra, venda, ou imóveis que se encontram em destaque no momento, como também novidades da Barra da Tijuca e bairros adjacentes. O usuário poderá se cadastrar no site para receber informações gerais e oferta de imóveis além de poder cadastrar um critério de pesquisa.
Acesse: www.bolsabib.com.br
  


Prêmio Master Imobiliário
A cerimônia de entrega do Prêmio Master Imobiliário foi realizada no dia 25 de agosto em São Paulo e é com muita honra que divulgamos que a homenageada foi a Administradora de Bens Bulhões Carvalho da Fonseca, por estar atingindo um sucesso progressivo e contínuo em parceria com a Base durante mais de quinze anos. Veja detalhes na entrevista!

  
  Curso de Informática para Corretores de Imóveis

O curso teve sua programação especialmente direcionada para a área de corretagem de imóveis e funcionários de escritórios imobiliários. Vagas limitadas. Matrículas podem ser efetuadas na sede social do sindicato das 10 às 21 horas.
Local: Sede do Sindicato dos Corretores de Imóveis
Informações: (11) 3884-6755 ramal: 300


  Palestra: Administração Imobiliária

Palestrante: Dr. Sérgio Murilo Herreira Simões
Data: 08/09
Horário: 17:00 às 19:00 horas
Local: Auditório Sindimóveis – Av. Presidente Vargas, nº 417/ 22º andar. Centro/RJ.
Informações: http://www.creci-rj.org.br/ ou tel: (21) 2509-5456


  Curso de Atendimento ao Cliente no Mercado Imobiliário

O curso será desenvolvido trabalhando os conceitos com grande ênfase em situações práticas retratando as situações mais típicas vividas no Atendimento.
Data: de 8 a 12/09
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Sede do SECOVI - R. Dr. Bacelar, 1043 - V. Mariana/SP
Informações: http://www.secovi.com.br ou (11) 5591-1300


  6º Congresso do Mercado Imobiliário da Ásia - Pacífico (APREC 2003)

Tema do Congresso: "Olhando para o futuro do Mercado Imobiliário na Ásia”
Data: de 24 a 27/09
Informações: http://www.fiabcibrasil.com.br/AgendaLe.asp?CodAgenda=53


  Manutenção Predial para Edifícios Residenciais

Data: 15 até 25/09
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Sede do SECOVI - R. Dr. Bacelar, 1043 - V. Mariana/SP.
Informações: http://www.secovi.com.br/universidade/index.htm#


  Ética na Compra, Venda e Locação

O curso tem o objetivo de Discutir o comportamento correto nos negócios imobiliários à luz da legislação em vigor e da boa praxe de mercado.
Data: 09, 16 e 23/09
Horário: 9h00 às 12h00
Local: Sede do Secovi – Rua Dr Bacelar, 1043 – V. Mariana – SP.
Informações: http://www.secovi.com.br/universidade/index.htm ou (11) 5591-1300


  VII Fórum do Mercado Imobiliário e da Habitação

Data: 05/09
Horário: 9:30 ás 18:00h
Local: Auditório do Jornal EXTRA - Rua Irineu Marinho, nº35.
Informações: http://www.sindimoveisrio.com.br/prog.htm


  Curso de Administração de Condomínio

Data: 13 ou 16 /09
Esta nova habilitação profissional permite ao gestor administrar seu próprio condomínio, administrar para terceiros ou atuar em administradoras. O curso é ministrado pela administradora de empresas, consultora e autora do livro "Revolucionando o Condomínio" Rosely Benevides de Oliveira Schwartz.
Informações: http://www.ocondominio.com.br/noticias/noticias.asp?art=180 ou 0800-163766


Consulte também a agenda do e do
  
  

Diretor Presidente Luis Carlos Bulhões Carvalho da Fonseca
Nesta edição o Base News traz como entrevistado o Diretor Presidente Luis Carlos Bulhões Carvalho da Fonseca, da Bulhões Carvalho da Fonseca Administradora de Bens, vencedora do Prêmio Master Imobiliário Nacional e parceira da Base Software a mais de quinze anos. Luis Carlos destaca, entre outros assuntos, um pouco de como foi a estratégia para conquistar um prêmio tão valorizado no mercado imobiliário. A foto ao lado retrata o momento do evento em que Luis Carlos recebe o Prêmio das mãos de Cesar Thomé, Prsidente da ABADI.
  
Base News - O Prêmio Master Imobiliário é o premio máximo que uma empresa pode receber, englobando todo o Brasil em várias categorias diferentes. Houve surpresa quanto ao recebimento de um Prêmio de tamanha importância?
Luis Carlos - Sim, nós recebemos o prêmio da ADEMI, na primeira edição do Prêmio Master Imobiliário 2002, aqui no Rio de Janeiro, no ano passado com o mesmo trabalho - Empreendimento Comercial Downtown -, o que já nos fez ter uma vantagem diante dos outros concorrentes. Este trabalho está tendo uma repercussão muito grande pela qualidade e consistência que tem e nós fomos convidados a participar desse Evento, a 9ª edição do Prêmio Master Imobiliário 2003 em São Paulo, que representa o “Oscar” do Mercado Imobiliário. Foi uma grande surpresa e motivo de orgulho receber esse Prêmio.
  

Base News - Estar concorrendo entre tantas Administradoras do Brasil, vencer e, além disso, ainda ser a primeira administradora do Rio de Janeiro a receber o prêmio. Como foi essa experiência para a Bulhões Carvalho da Fonseca?
Luis Carlos - Nós estamos sempre na ponta dessas premiações. Nós fomos a primeira empresa do Brasil do ramo de Administração de Condomínios e Locação a termos o Certificado Internacional ISO 9002, ganhamos as duas (1ª e 2ª) edições do Prêmio Destaque Procon do Rio de Janeiro, entre outros. E a conquista deste Prêmio FIABCI teve a sua importância, por sermos a primeira Administradora carioca a recebê-lo.
  
Base News - Este Prêmio da Categoria Profissional está diretamente relacionado com o empreendimento Downtown, que é o maior empreendimento comercial da América Latina. Como o sr. vê a aplicação dessa administração para os outros condomínios e empreendimentos?
Luis Carlos – O Empreendimento Downtown realmente é um exemplo a ser citado, é uma “cidade”, onde se concentram em média vinte mil pessoas trabalhando, um lugar que gera uma arrecadação muito grande e conta com recursos que muitos municípios do Rio de Janeiro não têm. O Downtown vem passando por um amadurecimento no ponto de vista comercial e até de praticidade e isso nos deixa bastante atentos para essas transformações para não causar nenhuma modificação prejudicial ao empreendimento com seu crescimento e evolução. Evidentemente, este empreendimento tem características que muitos não possuem e é imprescindível estar sempre alerta, pois cada um tem a sua identidade. Então, é extremamente importante para administradora não ficar somente a margem de realizar somente as funções básicas para qual foi contratada. Nós temos nossas equipes de profissionais, principalmente nos shoppings vendidos, que estão constantemente nos empreendimentos, ouvindo quais são as dificuldades que estão ocorrendo para que se possa estar um pouco à frente dos acontecimentos. O Downtown, certamente, é um exemplo de administração que nós estamos sempre tentando aplicar em outros empreendimentos, e esperando que esse mesmo sucesso seja atingido.

Base News - Algumas pessoas desse ramo ainda questionam o uso da tecnologia como forma de aumentar a competitividade. Você sempre foi um empresário com uma visão estratégica na ampla utilização da tecnologia. Como você destacaria a influência da tecnologia no sucesso da sua administradora?
Luis Carlos – A tecnologia deveria ser vista como a educação, como a melhoria do padrão de vida, ou seja, as pessoas vão ansiando crescer e não se pode parar ou no tempo atrasando a evolução. A tecnologia deve ser usada e nós sempre procuramos adotar todas essas inovações tecnológicas, pois 80% das dúvidas dos nossos clientes são extremamente simples e que tomam um tempo muito grande. Então, se você consegue expandir esse conhecimento através da Internet, de um atendimento telefônico ou programas colocados nos empreendimentos, você consegue uma transparência total. Quando se trabalha com Administração Imobiliária, se trabalha com o maior patrimônio físico do ser humano, talvez, com o maior investimento que alguém possa ter feito na vida, então se você não estiver tratando aquele imóvel, com muito carinho e for muito transparente com aquela pessoa, certamente vão existir dificuldades no dia-a-dia com ela. Então, com isso a gente procura investir e aplicar em tecnologia e nos nossos funcionários para que esses atendimentos cada vez sejam melhores e mais rápidos.

Base News - A BCF vem se destacando com freqüentes premiações relevantes do Mercado Imobiliário. A que você atribui esse sucesso?
Luis Carlos – São apenas duas respostas: amor pelo que se faz e foco. A gente vive 24 horas de administração e apesar de parecer um negócio muito chato lidar com o síndico ou com o proprietário, isso é o que a gente gosta de fazer. E nós nos dispusemos a ter como foco, o fato de sermos a melhor, então, eu acho que com esses dois fatores a gente consegue chegar lá e surpreender.

Base News - Você acabou de lançar o Cartão de Afinidade. Qual o seu objetivo com este serviço? Existe algum outro novo projeto em andamento?
Luis Carlos – O principal objetivo do Cartão Afinidade é fidelizar. Nós percebemos no dia-a-dia que o nosso cliente tem uma imagem muito ruim da nossa atividade, pensando que todas as administradoras são iguais, fazendo uma idéia de pressão e de cobrança. Então, nós estamos fechando uma série de parcerias, sem custo nenhum adicional, para que esse cliente, seja um condômino, um inquilino, tenha um certo plus, ganhando descontos em determinados lugares que ele normalmente freqüentaria pagando integralmente.
Nós estamos com um novo projeto, no qual fizemos um acordo com um escritório de advocacia e estamos levando aos condôminos em plantões nos finais de semana, consultas para que as dúvidas sejam tiradas no momento em que o condômino está em casa. Estas podem ser tanto condominiais como também particulares, ou seja, se uma pessoa tiver alguma dúvida sobre o seguro do carro, com o inventário de alguém, ou com divórcio, por exemplo, ou também para agilizar ou negociar a inadimplência, contará com uma equipe de advogados para esclarecê-las e aconselhar quanto aos procedimentos que devem ser tomados. Este é um serviço inédito que nós estamos fazendo para demonstrar que o condômino pode depositar confiança na administradora do seu condomínio, por exemplo.
  

  

Novo mouse da Microsoft no mercado
As novas versões dos mouses da Microsoft estão sendo desenvolvidas para estarem sendo comercializadas em setembro no mercado europeu. A novidade será a adaptação de rodinhas, que poderão ser giradas e clicadas para facilitar a leitura de um documento grande, por exemplo. Esse novo recurso fará com que os usuários possam mover a área de visualização da tela do computador para todos os lados, sem precisar utilizar a barra de navegação.
Fonte: http://oglobo.globo.com/online/plantao/109572642.asp

  

Uma empresa em cada 5 será atacada virtualmente
Um alerta feito por especialistas, deixa claro que no espaço de tempo de dois anos, uma em cada cinco empresas será afetada por ataques virtuais, que não se resumem apenas em vírus. Estes ataques estão se tornando mais constantes e cada vez mais mal intencionados, ou seja, a nova onda de ataques está focada nas informações e na propriedade intelectual das empresas, se beneficiando das brechas deixadas na segurança. Os maiores problemas de vulnerabilidade ficam nos software comerciais inseguros, nas políticas de segurança mal implantadas e até nos usuários desavisados que acreditam que crimes dessa natureza só acontecem com os outros.
Fonte: http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/082003/11082003-7.shl

  

Cartório virtual
“Cartório 24 horas”. Esse é o nome do novo serviço oferecido por uma parceria entre os cartórios e os Correios, que vai dar a oportunidade de que em até 72 horas, qualquer pessoa ou empresa possa receber certidões. A entrega será feita via Sedex e o pedido deverá ser feito pela Internet.
O serviço de entrega de certidões, começará a partir da segunda quinzena de setembro pelo site www.cartorio24horas.com.br, podendo render uma economia de cerca de 50% no valor que um intermediário cobraria para fazer o serviço e diminuindo o risco de falsificações de documentos. A cada mês este recurso será implantado em cada estado, tentando atingir a meta de que, de qualquer lugar do Brasil possam ser solicitadas certidões aos cartórios de qualquer natureza (Registro Civil, Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Notas e Protesto), chegando até a agregar o registro de escrituras de imóveis pela internet.
Fonte: http://oglobo.globo.com/online/plantao/109712367.asp
  

  
  
 Segurança – Parte 2 
     

Na edição anterior foi abordado o tema "segurança", que devido a sua importância para todas as empresas de Gestão Imobiliária, está sendo continuado neste informativo. Relacionamos alguns aspectos que devem ser observados no sentido de garantir um maior nível de segurança na utilização dos programas de computador.

Os primeiros procedimentos estão relacionados à utilização da rede de computadores. Os usuários devem possuir uma identificação individual para acessar a rede e o servidor. Desta forma pode-se controlar o nível de acesso aos vários serviços disponibilizados pela rede, incluindo privilégios para gravação e leitura de informações e para utilização de programas que estão no servidor. As empresas que possuem banda larga para acesso a Internet também devem estabelecer a forma com a qual esta será utilizada pelos usuários. Cabe ressaltar que a liberação completa do acesso pode acarretar vários tipos de problemas desde a perda de produtividade dos funcionários até a entrada de vírus nos computadores da rede. Existem vários programas no mercado que permitem um gerenciamento eficiente da utilização da Internet limitando horário, endereços na Internet que podem ser acessados, tamanhos de mensagens, etc.

O outro nível de segurança deve ser estabelecido na utilização do software aplicativo específico como, por exemplo, os sistemas de administração de condomínios e administração de locações. Todos os usuários devem ser previamente cadastrados no sistema juntamente com as permissões para acessar as várias rotinas. Os maiores cuidados devem ser o de restringir o acesso aos programas de alteração e exclusão, especialmente aqueles que podem alterar a posição financeira dos clientes como os lançamentos de conta corrente, por exemplo.

Recomenda-se também que todas as senhas sejam regularmente trocadas, evitando assim que, por um descuido, a senha de determinado usuário seja utilizada por um terceiro e torna-se de conhecimento público.

Estas são apenas algumas "dicas" para tornar mais seguro o funcionamento de uma empresa imobiliária. Recomendamos mais uma vez, uma atenção especial a este tema.

Ronaldo Andrade

  
  

Aconteceu de Verdade...
Certa vez, um síndico foi procurado por um condômino para que este pudesse fazer uma reclamação. O condômino fez questão de enfatizar, que por várias vezes seguidas, a terra que ele colocava no vaso de plantas sumia.
O síndico não entendendo muito bem como poderia estar acontecendo o ocorrido, e já que por várias vezes ele tinha sido procurado para que esse problema fosse solucionado, resolveu averiguar a veracidade do fato.
Chegando ao determinado apartamento, o condômino foi levá-lo ao local exato em que o vaso de plantas estava e foi então que o suposto problema foi solucionado: o tal vaso de plantas era o vaso sanitário...
  

   

Excelentes negócios para todos e até o mês que vem.

Equipe Base Software

Redação: Aline Barbosa de Araújo
Design: Gabriela Mizarela Jardim

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