Destaque
Lançamento do Novo Portal de Imóveis Casa em Casa.
A Base acaba de lançar o novo portal Casa em Casa (www.casaemcasa.com.br), site para disponibilização de anúncios de imóveis na Internet. Atualmente o Casa em Casa possui uma grande quantidade de empresas anunciantes, milhares de pesquisas e exibições de imóveis, além de inúmeras oportunidades enviadas por mês a empresas anunciantes.
O site traz nesta nova versão além da reformulação do design, inúmeros novos recursos. Dentre as novidades podemos citar uma inovadora que é a busca livre de imóveis, onde o usuário pode fazer a pesquisa de imóveis com apenas um clique. O Casa em Casa conta ainda com a nova busca rápida, que engloba a busca por imobiliária, por referência e por região, além da possibilidade de visualizar os imóveis no mapa, e a reformulação total do catálogo de imóveis. O melhor disso tudo é que os imóveis já são indexados pelo Google. O portal conta ainda com o apoio de consultores do mercado que atualizarão com notícias, leis, perguntas e respostas, etc seus blogs no Casa em Casa.
Em breve todos os clientes poderão utilizar o novo modelo de catálogo de imóveis do Casa em Casa em seu site.
Entre agora no www.casaemcasa.com.br e conheça todas essa novidades. |
|
Novidades da Base
PADI – Programa Analisador de Dados Imobiliários
A Base Software foi a empresa contratada para desenvolver o software que valida e transmite, via Internet, os dados estatísticos dos indicadores imobiliários SECOVI-RJ / ABADI / FECOMERCIO-RJ. Este software cria um canal interativo de comunicação, eficiente e seguro, entre o associado e a FECOMERCIO-RJ para a transmissão dos dados estatísticos, facilitando e incentivando a contribuição cooperativa dos associados. |

|
Dicas da Base
Base Filtro
A alteração dos períodos para o envio de balancetes e extratos para internet pode ser controlada pelo próprio filtro através das suas configurações, em conjunto com o controle de envio.
|
|
Tecnologia
Globo apresenta TV interativa e leva programação para os ônibus

|
A Rede Globo apresentou, nesta quarta-feira (23), novas tecnologias de transmissão que serão implementadas no futuro, como o sistema de TV interativa, transmissão via internet e para zonas rurais e exibição de imagens em três dimensões. Os anúncios foram feitos no Painel Globo de Tecnologia, realizado em São Paulo.Em destaque, a TV interativa que poderá levar para lares de milhões de brasileiros a possibilidade de poder saber mais sobre os jogos de futebol em tempo real ou até participar de enquetes sobre os programas da Globo.
|
O telespectador precisa apenas ter um televisor com conversor digital compatível com a tecnologia para receber o conteúdo interativo ou um compatível com conexão à internet para trocar informações com a emissora, seja para a participação de enquetes ou para a compra de produtos. A TV digital interativa já está disponível em todo o país.
Nas partidas da Copa do Mundo, o telespectador tem como acessar as tabelas, dados do jogo em tempo real e resultados da competição. No Big Brother, por exemplo, será possível votar para eliminar um participante ou acessar dados sobre ele e nas novelas haverá informações sobre o capítulos atual e anterior, além de galeria de fotos.
Leia mais no Base Blog
|
Entrevista
O SECOVI-RJ (Sindicato da Habitação) em conjunto com a ABADI (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis) estão lançando os “Indicadores Habitacionais”, um projeto que visa reunir informações relacionadas à administração de condomínios, locações e venda de imóveis, para a criação de inúmeros indicadores que apontam o comportamento desse mercado. O Base News entrevista este mês Claudia Castel-Branco da Administradora Lowndes & Sons S.A., uma das integrantes do grupo de trabalho que conta ainda com Maria Tereza Mendonça (Cipa), Antônio Paulo Monnerat (Zirtaeb) e Fernando Schneider (Apsa).

|
1) Qual a importância desse projeto para o mercado imobiliário, especialmente para as empresas que atuam no segmento?
R: Na realidade, o projeto tem não só importância para o mercado imobiliário e as empresas que atuam no segmento, mas também para o mercado em geral. Os dados pesquisados possibilitam municiar o mercado habitacional com informações sobre suas forças e necessidades, o que certamente resultará em motivação para as entidades representativas do país, no sentido de fomentar a implantação de políticas públicas que venham a suprir eventuais carências do segmento.
|
2) Quais são as principais informações que compõem a cesta inicial de indicadores? Existe alguma previsão de ampliação desses índices?
R: Entre as várias informações, destaco como mais importantes, a distribuição das garantias locatícias, o atraso e inadimplência dos locatários, a quantidade de imóveis disponíveis ou indisponíveis para alugar, a quantidade de empregados por condomínio e o atraso e inadimplência dos condôminos. Brevemente será disponibilizado, na área de locação: a taxa média de administração, o IVL Índice de Performance, a média de imóveis ofertados (mês), a média de imóveis alugados (mês), o tempo médio de locação e o meio mais eficiente de divulgação dos imóveis; na área de Administração de Condomínios, o valor médio da quota condominial, a média das rubricas (grupo de despesas), o índice de reajuste da quota condominial e da taxa de administração; na corretagem de imóveis, a média de imóveis ofertados, a média de imóveis vendidos, o tempo médio de venda e o meio mais eficiente de divulgação.
3) Qual a atuação da Fecomércio como parceira deste projeto?
R: A Fecomércio é uma instituição de renome e total confiabilidade, cujo núcleo de pesquisa foi escolhido para implementar o projeto com metodologia adequada e garantia de sigilo absoluto.
4) Qual a importância da participação das empresas de administração de imóveis e como elas podem aderir?
R: O projeto Indicadores Habitacionais é um processo de trabalho intensivo, consumidor de tempo e que requer disciplina e esforço, só com a participação das empresas é que poderemos ter uma base de informações representativa, sólida e confiável. Para aderir basta contactar o CEPAI do SecoviRJ, obter o layout dos dados e o programa validador para o envio mensal à Fecomércio.
5) Como essas informações serão divulgadas?
R: Os indicadores do mercado referentes aos dados de Condomínios, Locações e Vendas serão divulgados pelo SecoviRJ e os referentes à Administração de Locações e Administração de Condomínio serão divulgados pela Abadi.
As informações serão disponibilizadas, sem identificação das empresas respondentes e as empresas que participarem da pesquisa receberão uma análise mais abrangente do mercado e da sua posição em relação a ele.
Agenda |
Julho
|
FALA SÍNDICO - FECHAMENTO DE VARANDAS EM BALANÇO: ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS
Data: 01 de julho
Horário: 15:30h às 19h
Local: Sede do Secovi Rio (Av. Almirante Barroso, 52 / 9º andar - Centro).
Mais informações: http://www.secovirio.com.br
|
ESTUDO DAS CERTIDÕES OBRIGATÓRIAS E FACULTATIVAS PARA ASSINATURA DA ESCRITURA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS.
Data: 06 e 08 de julho
Horário: 17h30 às 21h30
Local: Centro
Mais informações: http://www.secovirio.com.br
|
|
TÉCNICAS MODERNAS DE CAPTAÇÃO E DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS
Data: 12, 13 e 14 de julho
Horário:18h às 21h
Local: Senac Rio (Av. das Américas, 3.959 / Cobertura do Marapendi Shopping - Barra da Tijuca)
Mais informações: http://www.secovirio.com.br
|
LOCAÇÃO EM DEBATE
Data: 27 de julho
Horário:16:30h às 19h
Local: Sede do Secovi Rio (Av. Almirante Barroso, 52 / 9º andar - Centro).
Mais informações: http://www.secovirio.com.br
|
|
Por Dentro do Mercado
Participação do gasto com imóveis subiu de 4,8% para 5,8%
A participação dos gastos com aquisição, ampliação e reforma de imóveis no orçamento das famílias cresceu entre 2003 e 2009.
Denominado “aumento do ativo”, esse item representava 4,8% dos gastos das famílias em 2002/2003 e passou para 5,8% no ano passado, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o economista José Márcio Camargo, da PUC-RJ, a elevação da participação da aquisição de imóveis se deve ao aumento da oferta de crédito para o setor. “A expansão do crédito para o setor imobiliário começou no início dos anos 2000, quando se criou a figura da alienação fiduciária. A partir daí, houve um aumento sistemático da oferta de crédito, relacionado principalmente a grupos de renda média”, explica.
Entre as famílias que adquiriram imóveis no período em que a última POF foi realizada está a arquiteta Letícia Medeiros, 29.
A aprovação em um concurso público foi o impulso que faltava para ela e o marido comprarem um apartamento de dois quartos na zona sul do Rio em abril de 2009. “Juntamos nossas economias, demos uma entrada e parcelamos o resto em 20 anos”, conta. A família espera, no entanto, quitar o imóvel até o ano que vem com recursos do FGTS e do 13.º salário.
Leia mais no Base Blog
|
Estatísticas de Acesso
Acesse todos os gráficos que ilustram os dados das estatísticas geradas pela busca de imóveis no Casa em Casa (Maio/2010) |
|