Mudanças entre as edições de "PJBank"
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Edição das 15h03min de 13 de agosto de 2019
Índice
Visão Geral
- O PJbank é um serviço de automação bancária que vem facilitar todo o processo, pois, reduz drasticamente os custos operacionais e tarifários para o controle de registro dos seus boletos.
- Vantagens:
- Abertura de convênio realizado automaticamente.
- Ao optar pelo PJBank o sistema faz automaticamente o credenciamento de todas contas de recebimento e estará imediatamente pronto para registrar e emitir os boletos. Sem a necessidade de homologação prévia da cobrança, é só associar o PJBank ao seu contas a receber.
- Tarifa única, cobrada apenas na liquidação.
- A tarifa padrão é cobrada no momento da liquidação do boleto. Não há taxas de baixa, alteração e permanência do boleto
- Troca de dados para registro e liquidação automatizada.
- O sistema faz o registro e a liquidação dos boletos de forma transparente e automática sem a interferência do usuário, não existe a necessidade do envio e processamento de arquivos remessa e retorno. Basta configurar os parâmetros de operação uma vez e deixar o resto com o sistema.
Tipos de Conta
- Existem dois tipos de conta PJBank:
- Conta Recebimento - Conta exclusiva para emissão e liquidação de boletos, pode ser credenciada sem nenhuma burocracia.
- Conta Digital - Permite também a emissão e liquidação de boletos, além de outras vantagens.
- Permite receber através de boletos e de cartão de crédito.
- Pagamentos através do cartão de conta digital.
- Saques e transferências de TED e DOC, independente do banco.
O credenciamento de Conta Digital ainda não está disponível nos sistemas. Ele vai requerer o envio de documentação complementar para a ativação da conta. |
Procedimentos
Ativação do Serviço
- O ícone do PJBank ficará exposto na barra de menu principal do sistema, conforme a imagem abaixo.
- Clicando sobre o Ícone é exibido um texto explicativo sobre o serviço com a opção de ativa-lo ou não.
A ativação do serviço não interfere nos procedimentos tradicionais das cobranças do seu sistema, somente ativa as funcionalidades PJBank. Portanto, o fluxo de cobrança bancária configurado no seu sistema continua o mesmo nesse ponto. Para o registro e liquidação automáticos, serão necessários mais procedimentos. Conforme veremos adiante. |
- Após a aprovação do serviço, aparecerá outra janela de confirmação, com a opção de seguir ou não os demais procedimentos.
- Conforme mencionado acima, a ativação do serviço vai habilitar o Menu com as funcionalidades PJBank no sistema.
Para que o menu seja exibido, é necessário reiniciar o sistema após a ativação. |
Locação
A ativação do serviço também terá que ser feita no sistema Base Locação. Ela segue o mesmo padrão da ativação feita no sistema Base Condomínio. |
Ativação dos Condomínios (Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Ativação de Condomínios)
- Para que o condomínio esteja apto para emitir cobrança pelo PJBank, é necessário a ativação do serviço no Contrato de Administração.
- Esse assistente permite filtrar os condomínios ativos no sistema, de forma que a ativação seja feita para um ou todos ao mesmo tempo.
- No caso da Conta de Recebimento o credenciamento é automático e será criada uma conta corrente do PJBank para cada Condomínio. As contas poderão ser consultadas no Cadastro de Bancos (Financeiro > Tabelas > Banco).
- Foram adicionados os campos Instituição, Convênio, Recebimento e Situação, para o controle das contas correntes bancárias.
- Os dados de ativação também ficarão registrados no Contrato de Administração (Administração > Condomínio / Botão Contrato ADM).
Lançamento de Contas a Receber
- Após o credenciamento do condomínio, a tela de Contas a Receber (Financeiro > Contas a Receber > Lançamento) estará habilitada para gerar a cobrança através do PJBank. Então, o contas a receber estará apto para gerar cobrança para a conta corrente bancária vinculada ao próprio condomínio ou pela conta corrente do PJBank. Tratamento semelhante será dado na tela de Lançamento de Recibos (Financeiro > Contas a Receber > Recibo).
Mesmo que o condomínio esteja credenciado os recibos terão o vínculo com o PJBank somente após os ajustes feitos no respectivo lançamento de contas a receber. Os procedimentos para a Geração de Recibos não foram modificados, porém, no caso de recibos para o PJBank será necessário fazer o processo de Liberação dos Recibos, conforme veremos a seguir. |
Liberação de Recibos
- Todo recibo vinculado ao PJBank, quando criado, terá um status intermediário Em Crítica antes de ser automaticamente registrado.
- O status em crítica permite que o recibo seja manipulado com possíveis ajustes, antes da liberação final para o registro. Essa liberação poderá ser feita tanto na tela do próprio recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo), quanto pelo Assistente de Liberação de Recibos (Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Liberação de Recibos).
Assistente (Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Liberação de Recibos)
- Selecione o(s) Condomínio(s), faixa de vencimento e, ao clicar em serão exibidos os recibos pendentes de liberação (status Em Crítica).
- Clique em ou selecione individualmente os recibos no grid, ao clicar em os recibos serão liberados para registro junto ao PJBank.
Recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo)
- A liberação do recibo poderá ser feita também pela própria tela alterando o status o seu status de Em Crítica para Processado.
- Ao liberar, ele assumirá um estágio intermediário que corresponde ao tempo necessário para que o registro seja efetivado.
- Após o registro o recibo voltar a assumir o status de Processado, o que possibilitará a sua emissão.
A liberação do recibo para registro está condicionada a um limite mínimo para o valor do recibo que hoje é de r$ 7,51. Conforme mencionado inicialmente, os processos de registro e liquidação dos boletos é feito de forma automática, se a obrigatoriedade de troca de arquivos de remessa/retorno com o banco. Essa tarefa será feita pelo Robô PJBank, conforme veremos mais adiante, o intervalo de tempo entre a liberação do recibo e o efetivo registro vai depender das configurações de execução do robô. |
Configurando a Liquidação em Parâmetros
- O Robô PJBank será o encarregado de realizar todos os procedimentos automáticos, incluindo as liquidações. A frequência em que as operações serão realizadas dependerá da forma que ele estiver configurado e é o que veremos mais adiante.
- Existem alguns parâmetros (Tabela Gerais > Informações > Parâmetro) que devem ser observados para que a Liquidação Automática seja processada corretamente.
- 445 - Chave Liq. PJBank - Determina qual chave será utilizada para os lançamentos em conta corrente.
Preencher o campo valor com a chave desejada, caso seja deixado em branco não será utilizada nenhuma chave. |
- 446 - Dif. Auto PJBank - Habilita (quando o valor for 1) a liquidação automática dos recibos com diferença de baixa que se encaixem nos parâmetros 245 a 248.
Caso o parâmetro não esteja ativo (valor igual a 0), os eventuais recibos com diferença de baixa deverão ser processados através da baixa manual. |
- 447 - Ent. Baixa PJBank - Determina qual será o funcionário utilizado para identificação na baixa.
Preencher o campo valor com um código de funcionário que esteja habilitado no Controle de Caixa (Financeiro > Tabelas > Caixa), caso não seja informado o sistema adotara o primeiro funcionário cadastrado nessa tabela. |
Robô PJBank
Instalação
- O Módulo PJBank deverá ser baixado na área de downloads do Base Ágil, acesse Outros > Base Condomínio > PJBank Versão 1.0.0.0.
Caminho dos Dados
- A primeira tarefa deverá ser o ajuste das configurações necessárias para a execução do Módulo PJBank.
- Banco de Dados
- Essas configurações serão necessárias caso o executável seja instalado em diretório diferente da aplicação, nesse caso deverá ser feita a configuração para o acesso ao banco de dados.
Se o executável for instalado no mesmo diretório do Sistema Base Condomínio, ele aproveitará as configurações de caminho do banco de dados do sistema. |
Formas de Execução
- Existem duas formas de executar o Robô PJBank:
- Execução Manual - Através de chamadas do executável, por fora ou por dentro do sistema.
- Execução Automática - Através de chamadas do executável, através de tarefas agendadas no Agendador de Tarefas do Windows.
Execução Manual
- Ao executar o Robô PJBank pela primeira vez ele será exibido conforme a imagem abaixo.
- Nesse modo, será necessário clicar na função que deseja executar no momento da chamada:
- Credenciar - Verifica os condomínios que necessitam de inclusão ou alteração de credenciamento.
- Registrar - Verifica os recibos que deverão ser registrados.
- Baixar Recibos - Verifica os recibos que deverão ser liquidados, além de eventuais problemas nos registros processados.
- Existe uma forma de executar automaticamente os três procedimentos através da chamada manual, para isso basta configurar o parâmetro FECHA_AUTOMATICO com o valor 1, esse parâmetro fica dentro do arquivo PJBank.INI conforme a imagem de exemplo abaixo.
O parâmetro URL é para uso interno e não deverá ser manipulado, de forma alguma, sem o acompanhamento da nossa Equipe de Suporte. |
- A execução manual poderá ser realizada de dentro do sistema, através do menu Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Executar Robô.
- Porém, se o executável do robô estiver em outro local que não seja o mesmo do executável do sistema, essa configuração deverá ser feita através do parâmetro caminho_exe dentro do arquivo SQS2000CONDO.INI.
Execução Automática
- A execução automática é feita exclusivamente através do agendamento da tarefa no windows, onde o usuário poderá estipular os intervalos e regras para a execução do módulo.
- Esse modo é mais aconselhável, porque permite que os procedimentos sejam executados sem a necessidade de um comando específico do usuário, pois é o agendador de tarefas que se encarregará de executá-los.
- O mais importante é que ao configurar a Ação seja informado corretamente o programa com o seu caminho completo para execução e que no campo Argumento seja adicionado o parâmetro auto, conforme a imagem de exemplo abaixo.
A execução dos procedimentos automáticos de credenciamento, registro e liquidação pelo sistema, vai depender do intervalo de tempo em que o robô é executado. O ideal é que ele seja configurado de forma que seja executado intermitentemente, com intervalo mínimo de duas horas. Para mais informações sobre o agendador de tarefas consulte o tutorial Agendar Tarefas. |