Mudanças entre as edições de "Régua de Cobrança"
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− | Nessa aba será possível cadastrar as mensagens que serão disparadas, e filtrar as mesmas. | + | :Nessa aba será possível cadastrar as mensagens que serão disparadas, e filtrar as mesmas. |
A tela contem um filtro por Descrição. Mais abaixo, A tela deverá ser composta dos seguintes campos: | A tela contem um filtro por Descrição. Mais abaixo, A tela deverá ser composta dos seguintes campos: | ||
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− | Nesta aba, deve ser permitido cadastrar as regras de disparo de mensagens. A filosofia da tela é a mesma usada no cadastro de Serviços Extras do sistema Base Condomínio, ou seja, o usuário poderá listar as mensagens cadastradas e configurar as mesmas para default para a administradora, poder configurar uma específica para um ou mais condomínios ou até mesmo bloquear o envio de mensagens para um ou mais condomínios. | + | :Nesta aba, deve ser permitido cadastrar as regras de disparo de mensagens. A filosofia da tela é a mesma usada no cadastro de Serviços Extras do sistema Base Condomínio, ou seja, o usuário poderá listar as mensagens cadastradas e configurar as mesmas para default para a administradora, poder configurar uma específica para um ou mais condomínios ou até mesmo bloquear o envio de mensagens para um ou mais condomínios. |
− | A dele é composta inicialmente por um filtro onde poderá ser possível filtrar a configuração realizada para a empresa ou condomínios e ainda deverá permitir filtrar por código e descrição da mensagem. | + | :A dele é composta inicialmente por um filtro onde poderá ser possível filtrar a configuração realizada para a empresa ou condomínios e ainda deverá permitir filtrar por código e descrição da mensagem. |
Mas abaixo deve estar dispostos os campos para cadastro das regras.São eles: | Mas abaixo deve estar dispostos os campos para cadastro das regras.São eles: | ||
a)Código do condomínio : Exibe o código do condomínio | a)Código do condomínio : Exibe o código do condomínio | ||
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====== Notificação de Pagamento ====== | ====== Notificação de Pagamento ====== | ||
− | Atenção: Somente nesse caso a quantidade de dias deverá ficar automaticamente NULO, não sendo possível alterar nada no campo. Essa regra tem por funcionalidade disparar uma mensagem de agradecimento de pagamento do boleto quando o status do boleto que já esteve presente nos logs de envio estiver como baixado. Caso um boleto tenha sido baixado e este não esteja nos logs, não disparar mensagem de agradecimento. | + | :Atenção: Somente nesse caso a quantidade de dias deverá ficar automaticamente NULO, não sendo possível alterar nada no campo. Essa regra tem por funcionalidade disparar uma mensagem de agradecimento de pagamento do boleto quando o status do boleto que já esteve presente nos logs de envio estiver como baixado. Caso um boleto tenha sido baixado e este não esteja nos logs, não disparar mensagem de agradecimento. |
*Obs1*: Esse foi o meu entendimento para caso um boleto tenha sido criado e baixado pela administradora em uma linha curta de tempo inclusive boletos do jurídico criados e pagos na hora. (Discutir se for o caso.) | *Obs1*: Esse foi o meu entendimento para caso um boleto tenha sido criado e baixado pela administradora em uma linha curta de tempo inclusive boletos do jurídico criados e pagos na hora. (Discutir se for o caso.) | ||
*Obs2*: Existe também o caso de um boleto ter sua baixa cancelada pela administradora e ser baixado novamente. Nesse caso dispara a Régua notificando o agradecimento? (Discutir se for o caso. No meu entendimento não deveria) | *Obs2*: Existe também o caso de um boleto ter sua baixa cancelada pela administradora e ser baixado novamente. Nesse caso dispara a Régua notificando o agradecimento? (Discutir se for o caso. No meu entendimento não deveria) | ||
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===== Fluxograma ===== | ===== Fluxograma ===== | ||
− | Criar consulta por condomínio onde seja demonstrado o fluxo das mensagens, ou seja, quais mensagens serão disparadas e seus respectivos dias. | + | :Criar consulta por condomínio onde seja demonstrado o fluxo das mensagens, ou seja, quais mensagens serão disparadas e seus respectivos dias. |
1- Criar tela (Financeiro>Contas a receber>Régua de Cobrança>Fluxo de mensagens) | 1- Criar tela (Financeiro>Contas a receber>Régua de Cobrança>Fluxo de mensagens) | ||
2- Criar filtro por Condomínio | 2- Criar filtro por Condomínio | ||
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===== Logs ===== | ===== Logs ===== | ||
− | Criar uma nova interface com uma grid listando | + | :Criar uma nova interface com uma grid listando |
Condomínio, Unidade, Data do envio, Status e Número do Recibo, Mensagem que foi enviada(corpo do email)*(Fase 2). | Condomínio, Unidade, Data do envio, Status e Número do Recibo, Mensagem que foi enviada(corpo do email)*(Fase 2). | ||
Na tela ainda deverá ser criado um filtro pelos seguintes campos: | Na tela ainda deverá ser criado um filtro pelos seguintes campos: | ||
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− | Observações | + | :Observações |
Documentação | Documentação | ||
a) Dar ênfase na confecção da documentação sobre desabilitar a notificação de arquivo disponível no icondo quando o usuário habilitar a régua de cobrança | a) Dar ênfase na confecção da documentação sobre desabilitar a notificação de arquivo disponível no icondo quando o usuário habilitar a régua de cobrança |
Edição das 11h19min de 18 de maio de 2020
Índice
Índice
Visão Geral
- Essa ferramenta permite o disparo de emails avisando aos Condôminos, Proprietários e Inquilinos da disponibilização, pagamento ou atraso do vencimento do boleto. Podendo configurar um texto personalizado incluindo o link do boleto disponível no Icondo.
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Para acessar a ferramente, será necessário a liberação da tela nas configurações de senha do sistema. Com exceção do usuário master.
Caminho: Financeiro>Contas a receber>Régua de Cobrança
Procedimentos
- Nesse tópico abordaremos as configurações necessárias para o funcionamento da Régua de Cobrança.
Textos
- Nessa aba será possível cadastrar as mensagens que serão disparadas, e filtrar as mesmas.
A tela contem um filtro por Descrição. Mais abaixo, A tela deverá ser composta dos seguintes campos:
a) Descrição - Descrição interna da mensagem. Essa informação não será disparada junto com a mensagem sendo somente um localizador para da mesma no sistema(análogo ao campo "Descrição critério de cobrança") b) Variáveis do sistema - Combo onde devem ser listadas as "Tags" que farão referencia aos respectivos dados do sistema que poderão ser inseridos no corpo e/ou título da mensagem. Foram apuradas as seguintes variáveis: Obs: O campo "Titulo" deve vir antes do campo "Variáveis do sistema"
- Data_Vencimento_boleto#: Data de vencimento do boleto padrão "DD/MM/AAAA"
- Data_Vencimento_extenso#: Data do vencimento por extenso. Ex: "Sexta-feira, 20 de março de 2020"
- Mês_Vencimento_Boleto# - Exibe o mês de vencimento do boleto no padrão MM/AAAA
- Mês_Vencimento_Extenso# - Exibe o mês de vencimento do boleto por extenso. Ex: Março de 2020
- Dias_vencimento_boleto#: Exibe a quantidade de dias que faltam para o vencimento do boleto. Obs: Deve ser calculado a partir do dia que é enviada a mensagem.
- Data_emissão_Boleto#: Exibe a data da emissão do boleto. Obs: Discutir se será realmente a data de emissão ou a data de registro do mesmo.
- Data_corrente#: Exibe a data de disparo do email.
- Linha_Digitável#: Exibe a linha digitável referente ao boleto.
- Valor_Boleto#: Deve ser exibido o valor do boleto para pagamento considerando a data do envio da mensagem
- Itens_Boleto#: Exibe os itens que compõe o boleto (análogo com é feito no Base Filtro)
- Link_Boleto#: Exibe o link do boleto quando este estiver disponível no Icondo. Ou seja, o sistema deve verificar se o boleto está constando como enviado e diante disso acionar uma API(ver com o Simone) que devolve o link de acesso ao do arquivo do boleto. Caso este não esteja disponível o campo vai em branco.
- Numero_Boleto#: Exibe o numero do recibo.
- E-mail_unidade#: E-mail pego do cadastro da unidade. Caso na unidade não existam emails cadastrados deve ser mantida a regra de pegar o endereço de e-mail principal cadastrado no condômino
- E-mail_condômino#: Endereço de e-mail principal cadastrado no condômino.
- Endereço_condomínio#: Endereço do Condomínio
- Nome_Condomínio#:Exibe o nome do condomínio referente a unidade
- Nome_Condômino#:Exibe o nome do condômino que está ligado à unidade.
- Razão_social_condomínio#: Exibe a razão social do condomínio
- Endereço_Unidade#: Endereço da unidade, o mesmo que é pego considerando as mesmas regras de montagem do endereço do boleto emitido pelo sistema.
- Nome_Filial#:Exibe o nome da Filial que é pego do cadastro de Filiais(Tabelas gerais>principais>Filial). Nesse caso, o sistema deve inserir o nome da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
- Endereço_Filial#:Exibe o endereço da Filial que é pego do cadastro de Filiais(Tabelas gerais>principais>Filial). Nesse caso, o sistema deve inserir o endereço da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
- Telefone Filial#: Exibe o telefone da Filial atrelada ao condomínio.
- Nome_Gerente#: Exibe o nome do regente do condomínio (Obs: Verificar se entidade que e o gerente está ativo!)
- CNPJ_Filial#:Exibe o CNPJ da Filial que é pego do cadastro de Filiais(Tabelas gerais>principais>Filial). Nesse caso, o sistema deve inserir o CNPJ da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
A listagem da TAG no combo será com o nome amigável, porém ao inserir no texto, aparecerá com o nome sem acentuação e com o "_"(Underline) como separador
b) Assunto - Aqui deve ser possível cadastrar o texto referente ao assunto da mensagem e este irá como assunto do e-mail quando disparado para o cliente. c) Mensagem - Campo onde será cadastrado o corpo da menagem. Esse campo em questão deve ser exibido na tela através do componente enviado pelo Robson que faz a edição de texto nos moldes do parão html. Deverá ainda ser possível visualizar o texto como código fonte onde poderá ser possível formatar a mensagem inserindo um CSS ou Java Script embarcado. Exemplo: image.png
Importante:
- Bloquear a exclusão de mensagens que por ventura estejam sendo usadas no cadastro das regras de disparo, Mostrando ao usuário onde a mesma é utilizada(Empresa(mensagem default) ou Condomínio) e respectivas condições.
- Criar mensagens pré-configuradas com template básico para que o usuário apenas ative a régua com configurações default.
- Criar um preview onde o usuário possa verificar como ficará o email antes do disparo.
Exemplo de tela
image.png
Hiperlink
- Ao clicar no botão de inserir hiperlink ou clicar com botao direito na mensagem no popup de inserir hiperlink ira abrir o dialogo:
image.png image.png
caso a opção "Link do boleto" esteja selecionada será incluido o link para o boleto com a tag "#LINK_BOLETO", caso a opçao "link customizado esteja selecionado" será incluido um link para uma outra página de escolha do usuário.
image.png ao salvar a mensagem caso não haja a configuração da API do Icondo irá aparecer uma tela de configuração de usuário e senha de integração com o Icondo para que o sistema possa recuperar o parceiro na hora do envio do e-mail.
Pronto, agora é só criar um regra de envio, criar um boleto que atenda a regra criada, registrar o boleto no icondo através filtro e realizar o envio pelo robô do mailgun.
Regras
- Nesta aba, deve ser permitido cadastrar as regras de disparo de mensagens. A filosofia da tela é a mesma usada no cadastro de Serviços Extras do sistema Base Condomínio, ou seja, o usuário poderá listar as mensagens cadastradas e configurar as mesmas para default para a administradora, poder configurar uma específica para um ou mais condomínios ou até mesmo bloquear o envio de mensagens para um ou mais condomínios.
- A dele é composta inicialmente por um filtro onde poderá ser possível filtrar a configuração realizada para a empresa ou condomínios e ainda deverá permitir filtrar por código e descrição da mensagem.
Mas abaixo deve estar dispostos os campos para cadastro das regras.São eles: a)Código do condomínio : Exibe o código do condomínio b)Nome do condomínio : Exibe o Nome de condomínios ativos e em estágio de operação. Também devem ser listados condomínios sem o campo Estágio configurado. (DISCUTIR SE SERÃO LISTADOS CONDOMÍNIOS EM ESTÁGIO DE DESLIGAMENTO) c) Código da mensagem : Lista o código das mensagens cadastradas d) Descrição da mensagem : Lista a descrição das mensagens cadastradas e) Nível de bloqueio : Combo que deve listar os ´tipo de nível de bloqueio (Não Bloqueado, Bloqueado ). Aqui o usuário pode bloquear uma mensagem (ou a régua de cobrança) para um condomínio específico. Caso o usuário mencione a mensagem, esta ficará bloqueada, porém se houverem outras que não estiverem bloqueadas, deverão passar normalmente pelo condomínio. f) Notificação Pagamento : Checkbox que se marcado indica que a regra em questão será aplicada a cada baixa de recibo. Obs: É obrigatório o preenchimento do campo "Dias" g) Contexto : Combo que lista o tipo de contexto de uma régua. Deverão ser listadas as opções Extra Judicial e Judicial (IMPORTANTE: INICLUIR ESTE CAMPO NA TABELA MAS EXIBIR NA TELA SOMENTE EM UMA FASE POSTERIOR DA IMPLEMENTAÇÃO) h) Dias : Permite o usuário cadastrar a quantidade de dias da régua de cobrança podendo ser cadastrados números negativos para que a mensagem seja disparada dias antes do vencimento. Caso o usuário preencha o valor 0(zero) este fará referência ao dia do vencimento. i) Observação : Cadastro de observação sobre a regra específica
Exemplo de tela: image.png
Notificação de Pagamento
- Atenção: Somente nesse caso a quantidade de dias deverá ficar automaticamente NULO, não sendo possível alterar nada no campo. Essa regra tem por funcionalidade disparar uma mensagem de agradecimento de pagamento do boleto quando o status do boleto que já esteve presente nos logs de envio estiver como baixado. Caso um boleto tenha sido baixado e este não esteja nos logs, não disparar mensagem de agradecimento.
- Obs1*: Esse foi o meu entendimento para caso um boleto tenha sido criado e baixado pela administradora em uma linha curta de tempo inclusive boletos do jurídico criados e pagos na hora. (Discutir se for o caso.)
- Obs2*: Existe também o caso de um boleto ter sua baixa cancelada pela administradora e ser baixado novamente. Nesse caso dispara a Régua notificando o agradecimento? (Discutir se for o caso. No meu entendimento não deveria)
- Obs3*: Somente 1(uma) regra com esse tipo "Notificação de pagamento" deverá existir. Caso o usuário marque outra regra com essa opção, o sistema deve exibir a mensagem " A regra de código X já está configurada como "Notificação de pagamento". Somente uma regra poderá ter essa configuração. Deseja atribuir esta regra como "Notificação de pagamento" desconfigurando a anterior ? "
15- Após abrir e fechar as telas de mensagem regras e logs, ocorrem erros do tipo mostrado abaixo. Lembrando que isso é esporádico.
Bloqueado
Fluxograma
- Criar consulta por condomínio onde seja demonstrado o fluxo das mensagens, ou seja, quais mensagens serão disparadas e seus respectivos dias.
1- Criar tela (Financeiro>Contas a receber>Régua de Cobrança>Fluxo de mensagens) 2- Criar filtro por Condomínio 3- Relatório com a listagem dos eventos. permitindo listar por condomínios(mais de 1)
Relatórios
Mailgun
API - MailGun Documentação da API: https://documentation.mailgun.com/en/latest/api_reference.html Obs: Validar com o Robson.
Logs
- Criar uma nova interface com uma grid listando
Condomínio, Unidade, Data do envio, Status e Número do Recibo, Mensagem que foi enviada(corpo do email)*(Fase 2). Na tela ainda deverá ser criado um filtro pelos seguintes campos: Condomínio, Unidade, Data do envio, Status e Número do Recibo
Importante 1: Incluir logs de disparo e tratamento do sistema e logs de retorno do mailgun com relação as mensagens. Impostante 2: O Log consulta o envio das últimas nos últimos 30 dias. Importante 3: Dentro dos 30 dias que o mailgun armazena os logs, limitar a gravação de logs até o status que sinalize a leitura da mensagem, por exemplo. Obs: Definir junto ao mailgun qual o status final de uma mensagem.
ATENÇÃO |
DICA |
Funcionalidades Base Condomínio
- Observações
Documentação a) Dar ênfase na confecção da documentação sobre desabilitar a notificação de arquivo disponível no icondo quando o usuário habilitar a régua de cobrança