Mudanças entre as edições de "Manual Básico Base Locação"

De WikiBase
(Operações)
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'''2.Tela Principal'''
 
'''2.Tela Principal'''
 
 
'''2.Barra de Ferramenta do Sistema'''
 
  
  
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''''1 - Área de Trabalho''''
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A Área de Trabalho é o local no qual, os formulários e tabelas do programa serão exibidos.
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[[Arquivo:manual-basico-locacao3.jpg|manual-basico-locacao3.jpg]]Este Botão abre uma tela com a qual você poderá fazer pesquisas de uma determinada tabela, como mostra as imagens abaixo:
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''''2 - Barra de Menu ''''
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A Barra de Menu permite acesso as funções do programa, diferente da barra de atalho pois aqui estão disponibilizadas todas as funções do sistema. Alguns destes menus executam uma ação imediatamente, outros exibem uma caixa de diálogo que permite selecionar opções.
  
  
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''''3 - Barra de Atalhos ''''
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A Barra de Atalhos contém os ícones que dão acesso rápido aos PRINCIPAIS formulários e funções do sistema. Escolha um ícone da Barra de Atalhos através de um único clique do botão esquerdo do mouse. Caso o ícone apresente vários formulários, basta selecionar o formulário desejado com o mouse, e clicá-lo novamente. Os ícones estão agrupados em seções de acordo com a sua função no sistema.  
  
  
Esta primeira tela é uma pesquisa por faixa, com ela você pode selecionar uma faixa para pesquisa lembrando que quando clicar em OK a tabela só mostrará os registros na faixa selecionada. Primeiro o usuário deve escolher o campo da tabela que ele quer filtrar e dizer se esse campo é alfabético ou lógico para depois escolher qual faixa do registro ele quer visualizar.
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''''4 – Barra de Título''''
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A Barra de Título consiste do título da janela e dos botões "Minimizar", "Restaurar/Maximizar" e “Fechar”. A barra muda de cor para indicar se a janela está, ou não, ativa, indicando também o nome do formulário ativo.  
  
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao5.jpg|center|]]
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''''5 - Barra de Rolagem''''
  
  
Esta segunda tela o usuário seleciona o campo que deseja filtrar e escolhe o tipo de pesquisa.
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[[Arquivo:manual-basico3.jpg|center|]]
  
===  Cadastramento de Empresa  :  Tabelas Gerais/Principais/Empresa ===
 
  
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''''6 - Ícone Calendário''''
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao6.jpg|center|]]
 
  
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[[Arquivo:manual-basico-locacao4.jpg|center|]]
  
===  Cadastramento de Filial : Tabelas  Gerais/Principais/Filial ===
 
  
Obrigatório, pois será utilizado para vincular  no cadastro do proprietários.
+
Descrição
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Aparece sempre que existir um campo de data nos formulários, basta clicar no campo para que o calendário seja exibido. Apresenta o calendário do mês vigente, com a possibilidade de escolha de outros meses do mesmo ano e também de outros anos.
  
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao7.jpg|center|]]
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''''7 - Ícone Formulário Expresso''''
  
===  Cadastramento de Entidades ===
+
Sempre que um determinado campo apresentar este ícone [[Arquivo:manual-basico-locacao5.jpg]], haverá um atalho para uma outra tabela à ser consultada ou preenchida. Deve-se clicar no ícone a sua direita para ter acesso imediato a tabela.
  
====  Funcionários (Somente aqueles funcionários que irão utilizar o sistema) ====
 
  
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''''8 - Ícone Impressora e Tela''''
  
Dados Básicos:
 
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao8.jpg|center|]]
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[[Arquivo:manual-basico-locacao6.jpg|center|]]
  
  
Dados  Complementares: 
+
Descrição
É obrigatório um funcionário estar associado ao logon “master”. Significando que essa pessoa tem acesso a todo sistema.
+
Impressora e tela estão disponíveis em quase todas as interfaces de relatórios do sistema. O ícone impressora, possibilita a impressão automática do relatório selecionado, já no ícone tela a visualização é possível antes da impressão, funcionando como uma consulta em vídeo dos dados.
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao9.jpg|center|]]
 
  
 +
''''9 - Abas''''
  
 +
[[Arquivo:manual-basico-locacao7.jpg|center|]]
  
==== Proprietários ====
 
  
'''Dados Básicos:'''
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Essa opção aparece em alguns formulários do sistema como uma divisão dos dados complementares. Para salvar um registro em uma tabela com várias abas o procedimento a ser adotado deverá ser o seguinte:
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao10.jpg|center|]]
+
1 – Clicar na aba desejada
  
 +
2 - Clicar no ícone  [[Arquivo:manual-basico-locacao8.jpg]]
  
'''Dados Complementares:'''  Vincular a filial e funcionário criado anteriormente.
+
3 - Digitar os dados solicitados e ao termino clicar em  [[Arquivo:manual-basico-locacao9.jpg]]
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao11.jpg|center|]]
+
Este procedimento deverá ser utilizado em todas as tabelas que contenham mais de uma aba para preenchimento.
  
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao12.jpg|center|]]
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao10.jpg]] 1 - As abas estão em sequencia de cadastramento.
  
 +
2 - Este procedimento será necessário pois o cursor do mouse deverá estar sempre ativo em algum campo da aba que está sendo visualizada, caso contrário o sistema entenderá que o usuário está criando um novo registro ou inserindo dados na aba onde o cursor estiver ativo e não na aba que o usuário está cadastrando no momento.
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao13.jpg|center|]]
 
  
 +
''''10 - Barra de Navegação''''
  
'''Análise Geral:'''  gerados automaticamente pelo sistema , mostrará o histórico da entidade.
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[[Arquivo:manual-basico-locacao11.jpg|center|]]
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao14.jpg|center|]]
 
  
 +
A Barra de Navegação contém botões que são utilizados para executar ações relacionadas ao banco de dados. Quando você inicia o Base Condomínio e abre um formulário, a Barra de Navegação é exibida, e ativada, logo abaixo da Barra de Menu. Escolha um botão da Barra de Navegação através de um clique único do botão esquerdo do mouse. Os comandos da Barra de Navegação serão sempre executados no formulário que estiver ativo.
  
'''Visualização Geral'''
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao12.jpg]] Move para o primeiro registro;
  
Esta tela possibilitará  a duplicação do cadastro, isto é, um proprietário poderá assumir as funções de fiador ou locatário.  (OBS.: Continuará com o mesmo código em todas as telas, pois trata-se de um único cadastro)
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao13.jpg]] Retrocede 10 registros;
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao15.jpg|center|]]
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao14.jpg]] Avança para o registro seguinte;
  
==== Cadastramento de imóvel ====
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao15.jpg]] Avança 10 registros;
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao16.jpg|center|]]
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao16.jpg]] Move para o último registro;
  
Cadastro da Tabela do IPTU: É um cadastro único, onde são informadas as parcelas e seus respectivos  vencimentos para posteriormente ser associado  nos cadastros do IPTU.
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao17.jpg]] Adiciona novo registro;
  
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[[Arquivo:manual-basico-locacao18.jpg]] Exclui registro. Quando tiver mais de uma tabela vinculada a um formulário, como por exemplo, na tela do condômino, que existem as tabelas de endereço e telefone, essas tabelas deverão ser excluídas antes para poder excluir o registro principal, no caso o proprietário;
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao17.jpg|center|]]
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao19.jpg]] Permite alteração de um registro;
  
 +
[[Arquivo:manual-basico-locacao20.jpg]] Salva registro, podendo ser na inclusão de um novo registro ou após a alteração de um registro já existente na tabela;
  
===== Cadastramento IPTU =====
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao21.jpg]] Cancela uma alteração ou uma inclusão, antes de sua confirmação;
  
Esse cadastro possibilitará que na geração dos recibos, esses lançamentos sejam criados no Contas a Pagar e repassados ao recibo do locatário. Será cadastrado nessa tela os IPTU's que serão pagos pela Administradora e repassados ao locatário.
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao22.jpg]] Atualiza uma tabela no banco de dados. Exemplo quando o usuário está cadastrando dados em uma tabela e ele deseja consultar na mesma um dado específico e este ainda não foi encontrado;
  
 +
[[Arquivo:manual-basico-locacao23.jpg]] Marcador de registro;
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao18.jpg|center|]]
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao24.jpg]] Retorna ao registro marcado pelo botão marcador de registro;
  
 +
[[Arquivo:manual-basico-locacao25.jpg]] Filtro de registro, utilizado para fazer pesquisas de uma determinada tabela, o usuário deve escolher o campo da tabela que ele quer filtrar e dizer se esse campo é alfabético ou lógico, para depois escolher qual a faixa do registro ele quer visualizar.
  
==== Cadastramento de Seguro ====
 
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao19.jpg|center|]]
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao26.jpg|center|]]
  
  
==== Cadastramento de Banco: Financeiro/Tabelas/Banco ====
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao27.jpg]] Registro corrente, o usuário poderá cadastrar um registro de um modo diferente, é usado para tabelas em forma de Grid conforme o exemplo abaixo:
  
Nesta tela serão cadastradas as contas bancárias dos clientes  (Proprietário e favorecido ,  para prestação de conta)    e  da própria Administradora (para pagamentos e geração de boletas bancárias para os locatários);
 
  
'''Cadastro da Agência'''
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao28.jpg|center|]]
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao20.jpg|center|]]
 
  
 +
[[Arquivo:manual-basico-locacao29.jpg]] Localizar registro, o usuário poderá localizar os registros de qualquer tabela apenas selecionando o campo e o valor do registro que deseja localizar.
  
===== Cadastro da Conta Corrente =====
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao30.jpg|center|]]
  
 +
[[Arquivo:manual-basico-locacao31.jpg]] Pesquisar registro, abre uma janela com todos os campos de uma determinada tabela, onde possibilitará ao usuário fazer pesquisas de qualquer campo, bastando arrastar o título da coluna que deseja pesquisar para a primeira coluna do grid e digitar a procura no campo "Caracteres da Procura", para que o sistema possa inicializar a busca automática da pesquisa em tempo real.
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao21.jpg|center|]]
+
[[Arquivo:manual-basico-locacao32.jpg|center|]]
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao22.jpg|center|]]
 
 
 
'''Código do cedente:''' deverá ser verificado com o gerente da conta, qual é o código cedente dessa conta
 
 
'''Carteira:'''  Informação obrigatória, determina o tipo da conta, se é registrada ou não.
 
 
'''Código simplificado:''' é criado na hora do cadastro,  a livre escolha do usuário.
 
 
'''Uso do Banco:''' Essa informação é fornecida pelo Banco;
 
 
'''Correntista:''' Vincular a entidade  que irá receber a prestação de contas; se for o cadastro da empresa, não é necessário utilizar esse campo.
 
 
'''Conta empresa:''' Se a conta cadastrada for da  Administradora deverá ser marcado, na qual será gerado as boletas e feitos os  pagamentos.
 
 
 
==== Cadastramento de Histórico Padrão : Financeiro/Tabelas/Histórico Padrão ====
 
 
Esses históricos serão utilizados em todo o sistema, identificando qual lançamento está sendo realizado.
 
 
[[Arquivo:manual-basico-locacao23.jpg|center|]]
 
 
'''IR Mensal:''' Deverá ser marcado os históricos que terão cálculo de Imposto de renda;
 
 
'''IR Anual:''' Para demonstrar  quais históricos deverão aparecer no relatório de Informe de rendimentos enviados aos proprietários;
 
 
'''Pagto Obrigatório:''' Se refere a boleta bancária  do inquilino, identificando que o referido histórico não poderá ser desconsiderado do valor total do recibo.
 
 
'''Incide comissão/Total:''' Define sobre qual histórico será calculado a taxa de administração.
 
 
'''Incide Comissão/Aluguel:''' Define os históricos que serão considerados para  cálculo da  comissão, houvendo a possibilidade de cobrar sobre lançamentos provenientes de aluguel de garagem, aluguel de fachada  e também  sobre pagamentos baixados no contas a pagar (Se o contrato de administração contemplar o tipo de comissão “ sobre aluguel e contas a pagar baixados...”
 
OBS: Se a adminstradora possuir os dois casos distintos de cobrança de taxa de administração, deve-se  marcar os dois tipos de cálculo;
 
 
'''Multa:''' Será consderado os históricos para cálculo de multa na boleta, caso seja pago o boleto vencido;
 
 
'''Remessa:''' Define quais os históricos lançados em conta corrente serão considerados para totalizar o valor a ser repassado ao proprietário. Deve-se marcar todos os históricos.
 
 
'''Fiança:''' Não é necessário marcar
 
 
'''Desconto:''' Define sobre quais históricos deverão ser calculados descontos nas boletas do locatários;
 
 
'''Cálculo do Bloqueio de Saldo:''' Não é necessário marcar
 
 
'''TX.Adm.Dimob:'''  permite configurar os históricos que vão compor o valor da taxa de administração na geração do arquivo da DIMOB.
 
 
'''Serviço:''' Marcando os históricos  esses ficarão disponíveis para serem inseridos no Contrato de Administração e poderá ser fixado a valor único de cobrança.
 
 
 
==== Financeiro/Tabelas/Imposto de Renda ====
 
 
Essa tabela será utilizada para calcular o Imposto de Renda nos recibos dos locatários, quando o proprietário for pessoa física e locatário for pessoa jurídica. Deverá ser atualizada antes da geração de recibos, para que seja calculado e lançado no recibo do locatário;
 
 
[[Arquivo:manual-basico-locacao24.jpg|center|]]
 
 
 
==== Contrato de Administração:  Administração/Imóvel/Contrato de Administração ====
 
 
===== Dados Básicos =====
 
 
[[Arquivo:manual-basico-locacao25.jpg|center|]]
 
 
Limite de crédito: configurar o parâmetro 135 (Se quiser impedir o bloqueio, basta colocar 0 (zero) no referido parâmetro, se desejar que o sistema verifique sempre o saldo, levando em consideração o  saldo,  o limite de crédito e os pagamentos já em voucher , colocar  1(um)). O sistema exibirá um aviso de bloqueio para os proprietários que não possuam saldo suficiente para pagamento.                     
 
 
===== Vincular o imóvel  (clicar no botão “imóvel”) =====
 
 
[[Arquivo:manual-basico-locacao26.jpg|center|]]
 
 
===== Remessa =====
 
 
[[Arquivo:manual-basico-locacao27.jpg|center|]]
 
 
'''Conta Corrente Pessoal Remessa:''' Se o proprietário possuir algum lançamento em conta corrente, não vinculado a nenhum imóvel;
 
 
'''Saldo Remessa:''' Sempre irá verificar se o proprietário possui saldo favorável;
 
 
'''Contas a Pagar:''' Lançamentos futuros serão descontados no cálculo da remessa , considerando a quantidade de dias informados.
 
 
===== Proprietário Remessa =====
 
 
Dados do pagamento ao proprietário (prestação de contas), referente a conta bancária, forma de pagamento e favorecido.
 
 
[[Arquivo:manual-basico-locacao28.jpg|center|]]
 
  
===== Transferência: Transferir a Tarifa Bancária para empresa =====
+
''''11 - Teclas de atalho do teclado para utilização do sistema''''
  
Esta tela permitirá que  seja  informado  quais os históricos  cobrados no recibo  do  locatário  deverão ser  transferidos para o Conta Corrente da Empresa, por não se tratar de um crédito ao proprietário. Para isso será preciso, cadastrar a administradora como Proprietário, para que seja possível visualizar através de relatórios de  Conta Corrente os históricos que foram transferidos.
+
Gerais
  
[[Arquivo:manual-basico-locacao29.jpg|center|]]
+
    '''Comando'''                                                '''Tecla de Atalho'''
 +
    Sair da aplicação (fechando os formulários abertos)    Alt+F4
 +
    Fecha o formulário ativo (sem sair da aplicação)      Ctrl+F4

Edição das 10h46min de 31 de maio de 2010

Fichas de Cadastramento

Tela de abertura

1.Senha de Abertura

Manual-basico1.jpg


2.Tela Principal


Manual-basico2.jpg


'1 - Área de Trabalho' A Área de Trabalho é o local no qual, os formulários e tabelas do programa serão exibidos.


'2 - Barra de Menu ' A Barra de Menu permite acesso as funções do programa, diferente da barra de atalho pois aqui estão disponibilizadas todas as funções do sistema. Alguns destes menus executam uma ação imediatamente, outros exibem uma caixa de diálogo que permite selecionar opções.


'3 - Barra de Atalhos ' A Barra de Atalhos contém os ícones que dão acesso rápido aos PRINCIPAIS formulários e funções do sistema. Escolha um ícone da Barra de Atalhos através de um único clique do botão esquerdo do mouse. Caso o ícone apresente vários formulários, basta selecionar o formulário desejado com o mouse, e clicá-lo novamente. Os ícones estão agrupados em seções de acordo com a sua função no sistema.


'4 – Barra de Título' A Barra de Título consiste do título da janela e dos botões "Minimizar", "Restaurar/Maximizar" e “Fechar”. A barra muda de cor para indicar se a janela está, ou não, ativa, indicando também o nome do formulário ativo.


'5 - Barra de Rolagem'


Manual-basico3.jpg


'6 - Ícone Calendário'


Manual-basico-locacao4.jpg


Descrição Aparece sempre que existir um campo de data nos formulários, basta clicar no campo para que o calendário seja exibido. Apresenta o calendário do mês vigente, com a possibilidade de escolha de outros meses do mesmo ano e também de outros anos.


'7 - Ícone Formulário Expresso'

Sempre que um determinado campo apresentar este ícone Manual-basico-locacao5.jpg, haverá um atalho para uma outra tabela à ser consultada ou preenchida. Deve-se clicar no ícone a sua direita para ter acesso imediato a tabela.


'8 - Ícone Impressora e Tela'


Manual-basico-locacao6.jpg


Descrição Impressora e tela estão disponíveis em quase todas as interfaces de relatórios do sistema. O ícone impressora, possibilita a impressão automática do relatório selecionado, já no ícone tela a visualização é possível antes da impressão, funcionando como uma consulta em vídeo dos dados.


'9 - Abas'

Manual-basico-locacao7.jpg


Essa opção aparece em alguns formulários do sistema como uma divisão dos dados complementares. Para salvar um registro em uma tabela com várias abas o procedimento a ser adotado deverá ser o seguinte:

1 – Clicar na aba desejada

2 - Clicar no ícone Manual-basico-locacao8.jpg

3 - Digitar os dados solicitados e ao termino clicar em Manual-basico-locacao9.jpg

Este procedimento deverá ser utilizado em todas as tabelas que contenham mais de uma aba para preenchimento.


Manual-basico-locacao10.jpg 1 - As abas estão em sequencia de cadastramento.

2 - Este procedimento será necessário pois o cursor do mouse deverá estar sempre ativo em algum campo da aba que está sendo visualizada, caso contrário o sistema entenderá que o usuário está criando um novo registro ou inserindo dados na aba onde o cursor estiver ativo e não na aba que o usuário está cadastrando no momento.


'10 - Barra de Navegação'

Manual-basico-locacao11.jpg


A Barra de Navegação contém botões que são utilizados para executar ações relacionadas ao banco de dados. Quando você inicia o Base Condomínio e abre um formulário, a Barra de Navegação é exibida, e ativada, logo abaixo da Barra de Menu. Escolha um botão da Barra de Navegação através de um clique único do botão esquerdo do mouse. Os comandos da Barra de Navegação serão sempre executados no formulário que estiver ativo.

Manual-basico-locacao12.jpg Move para o primeiro registro;

Manual-basico-locacao13.jpg Retrocede 10 registros;

Manual-basico-locacao14.jpg Avança para o registro seguinte;

Manual-basico-locacao15.jpg Avança 10 registros;

Manual-basico-locacao16.jpg Move para o último registro;

Manual-basico-locacao17.jpg Adiciona novo registro;

Manual-basico-locacao18.jpg Exclui registro. Quando tiver mais de uma tabela vinculada a um formulário, como por exemplo, na tela do condômino, que existem as tabelas de endereço e telefone, essas tabelas deverão ser excluídas antes para poder excluir o registro principal, no caso o proprietário;

Manual-basico-locacao19.jpg Permite alteração de um registro;

Manual-basico-locacao20.jpg Salva registro, podendo ser na inclusão de um novo registro ou após a alteração de um registro já existente na tabela;

Manual-basico-locacao21.jpg Cancela uma alteração ou uma inclusão, antes de sua confirmação;

Manual-basico-locacao22.jpg Atualiza uma tabela no banco de dados. Exemplo quando o usuário está cadastrando dados em uma tabela e ele deseja consultar na mesma um dado específico e este ainda não foi encontrado;

Manual-basico-locacao23.jpg Marcador de registro;

Manual-basico-locacao24.jpg Retorna ao registro marcado pelo botão marcador de registro;

Manual-basico-locacao25.jpg Filtro de registro, utilizado para fazer pesquisas de uma determinada tabela, o usuário deve escolher o campo da tabela que ele quer filtrar e dizer se esse campo é alfabético ou lógico, para depois escolher qual a faixa do registro ele quer visualizar.


Manual-basico-locacao26.jpg


Manual-basico-locacao27.jpg Registro corrente, o usuário poderá cadastrar um registro de um modo diferente, é usado para tabelas em forma de Grid conforme o exemplo abaixo:


Manual-basico-locacao28.jpg


Manual-basico-locacao29.jpg Localizar registro, o usuário poderá localizar os registros de qualquer tabela apenas selecionando o campo e o valor do registro que deseja localizar.

Manual-basico-locacao30.jpg

Manual-basico-locacao31.jpg Pesquisar registro, abre uma janela com todos os campos de uma determinada tabela, onde possibilitará ao usuário fazer pesquisas de qualquer campo, bastando arrastar o título da coluna que deseja pesquisar para a primeira coluna do grid e digitar a procura no campo "Caracteres da Procura", para que o sistema possa inicializar a busca automática da pesquisa em tempo real.

Manual-basico-locacao32.jpg


'11 - Teclas de atalho do teclado para utilização do sistema'

Gerais

   Comando                                                Tecla de Atalho 
   Sair da aplicação (fechando os formulários abertos)    Alt+F4 
   Fecha o formulário ativo (sem sair da aplicação)       Ctrl+F4