Robô PHP

De WikiBase
Revisão de 15h12min de 9 de março de 2016 por Gerenciaqualidade (discussão | contribs) (Fonte de Dados de Terceiros)

Robô PHP

Visão Geral

Atencao.png

Esse conteúdo está em construção e poderá sofrer alterações ou correções até a liberação final da documentação.


O Robô PHP é a ferramenta que faz a atualização (sincronismo) dos dados cadastrais gerados pelos sistemas (condomínios, condôminos, fornecedores, locadores, locatário, etc.) para o ambiente Base CRM.

No procedimento básico, ele monitora Logs gerados no banco de dados dos Sistemas da Base e sincroniza nos servidores do Base CRM.

Também existe a possibilidade de sincronismo de dados tendo como fonte bancos de dados de outros sistemas, esse processo depende da validação dos arquivos que deverão ser gerados de acordo com o Layout de Importação de Dados, conforme poderemos ver mais adiante.

Procedimentos

Instalação

Atencao.png

A execução do Robô PHP depende do gerenciador de banco de dados Firebird na versão 2.5, que deverá estar atualizado no equipamento do cliente.

No caso de sincronismo através de terceiros (outros sistemas) também é exibido o Firebird na versão 2.5 que deverá ser instalado antes do processo de instalação do próprio Robô.


O pacote de instalação do Robô PHP pode ser baixado no ambiente Ágil da Base Software, para isso deverá ser fornecido um login e senha válidos para o acesso ao download.

O acesso ao download poderá ser feito através da opção "PRIMEIRA INSTALAÇÃO" e filtrando o produto "Base CRM", conforme as imagens de exemplo abaixo.


Agil 1.jpg


Agil 2.jpg


Agil 3.jpg


Após o download, Execute o arquivo Instalacao_Robo_PHP siga o passo-a-passo para que a instalação seja feita.

Ao seguir o passo-a-passo do processo de instalação, será criado o diretório C:\Robo_PHP onde estarão todos os arquivos necessários para a execução do processo de sincronismo.


Robo php 1.jpg

Configuração

Todas as configurações necessárias para o perfeito funcionamento do Robô PHP deverão ser feitas no arquivo config.inc.php, através de seções específicas para cada tipo de operação.

O arquivo config.inc.php é auto-explicativo, contudo vamos abordar as suas seções a seguir.

Configurações Genéricas
  • Tempo de vida do arquivo PID


Robo php 2.jpg


Conforme poderá ser observado mais adiante, a execução do robô é feita em ciclos agendados no agendador de tarefas do sistema operacional. Para evitar que um ciclo sobreponha o outro é criado um arquivo PID referente ao ciclo que está sendo executado.
Porém, em caso de interrupção não espontânea para garantir que o próximo cilo seja executado pode ser configurado um tempo de vida em segundos para o arquivo PID. Consequentemente se o arquivo PID estiver expirado o ciclo será executado assim mesmo.


  • Dados Básicos


Robo php 3.jpg


Nessa seção deverão ser configurados os dados básicos da empresa, com atenção para algumas configurações específicas.
prefixo : Só deverá ser configurado no caso de integração com banco de dados de terceiros (sistemas que não forem da base)
qtd_logs_envio : Determina a quantidade de registros (Logs) que serão enviados a cada ciclo de sincronismo (o valor zero determina que todos os registros serão enviados no clico).
qtd_logs_envio_em_massa : Independente da quantidade de Logs o sincronismo será executado em lote de registros, esse parâmetro determina a quantidade de registros em cada lote de sincronismo.


Dica.png

De acordo com o exemplo acima qtd_log_envio = 0 determina que todos os registros serão sincronizados durante o ciclo de sincronismo, então se o banco de dados tiver 5000 registros de Logs o ciclo de sincronismo não será interrompido enquanto todos os registros forem atualizados. Porém qtd_logs_envio_em_massa=500 determina que os registros serão atualizados em lotes de 500 registros até que todos os logs estejam sincronizados.


login_usuario_crm, senha_usuario_crm e chave_usuario_crm : Esses parâmetros poderão ser utilizados para criar um nível de segurança para atualização dos dados, contudo, eles requerem que seja feita uma configuração a mais de usuário no ambiente do Base CRM para que o mesmo seja autenticado no momento do sincronismo. Deverá ser criado um usuário de nome robo no Base CRM e o mesmo deverá ser configurado nos parâmetros.
login_usuario_crm = robo, senha_usuario_crm = senha do usuário robo criado no CRM e chave_usuario_crm = chave do usuário robo criado no CRM


Atencao.png

A criação do usuário robo no Base CRM condiciona o sincronismo à autenticação, então se o usuário existir ocorrerá falha de autenticação se o mesmo não estiver configurado nos parâmetros login_usuario_crm, senha_usuario_crm e chave_usuario_crm.

Dados dos Sistemas Base Software
No caso dos Sistemas da Base, todo o monitoramento dos cadastros e geração dos Logs é feita automaticamente no banco de dados SQS2000.FDB e a configuração do banco de dados deverá ficar conforme as sugestões abaixo.


Robo php 4.jpg


Dica.png

Essas informações poderão ser consultadas nos Arquivos INI dos sistemas da Base.

Poderá ocorrer diferença, na configuração de usuário e senha de conexão com o banco, mas geralmente serão sysdba e masterkey.

Fonte de Dados de Terceiros
No caso de dados de sistemas de terceiros, o Robô PHP tem o seu próprio banco de dados local Firebird 2.5 para gerenciamento dos Logs. A alimentação dos dados é feita através da interpretação de arquivos txt, gerados em conformidade com o Layout de Importação de Dados.
Caso o processo de instalação tenha sido feito seguindo o passo-a-passo, a configuração para o banco de dados deverá ser conforme o exemplo abaixo?
Configurando Mensagens de Alerta/Aviso

Funcionalidades