Lançamentos de Opcionais Base Locação

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Revisão de 11h54min de 31 de agosto de 2017 por Gerenciaqualidade (discussão | contribs) (Tela de Geração)

Lançamentos de Opcionais (Prospecção)

Visão Geral

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Funcionalidade não disponível para a verão Base Locação Uno.


Esta função permite a prospecção de itens opcionais para um ou mais imóveis em lote. Este lançamento poderá ser em recibos avulsos ou em recibos de cobranças ordinárias.
Esse recurso poderá ser utilizado tanto para o primeiro lançamento do serviço, quanto para futuras ofertas do mesmo serviço e captação de novas adesões.


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O termo cobrança ordinária indica que a prospecção poderá ser feita também através da geração de recibos, conforme veremos adiante.

Procedimentos

Para utilizar esta função, é necessário realizar alguns procedimentos, seguindo a ordem:
1ºPasso: Configurar os parâmetros
2ºPasso: Preencher a tela de filtragem
3ºPasso: Verificar os critérios do filtro
4ºPasso: Gerar o lançamento dos itens opcionais


Tela de Filtragem

Para abrir a tela de filtragem, no Sistema Base Locação acesse: Financeiro > Contas a Receber > Lançamento de Opcionais


BaseLocacao Opcional1.JPG


Ao abrir a tela, preencha com os dados solicitados e clique em Aplicar Filtro. Atente-se para a observação de alguns campos.
Na parte inferior da tela os campos devem ser preenchidos de acordo com a quantidade de dias desejada e o tipo de lançamento que também servirão de critério na eleição dos imóveis habilitadas para a cobrança.


BaseLocacao Opcional2.JPG


A prospecção poderá ser feita de duas formas selecionadas de acordo como o Tipo de Lançamento:
*Recibo Avulso - Serão gerados recibos individuais somente com o item opcional para prospecção.
*Contas a Receber - O item opcional será prospectado na próxima geração de recibos no formato negative option.


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A prospecção do item opcional em Recibo Avulso poderá ser utilizada no caso do lançamento de forma que o cliente receba uma proposta separada para adesão ao serviço, também permite que se utilize um layout específico para o lançamento em conformidade com a empresa bureaux.

O formato negative option (Contas a Receber) insere o item opcional junto com as demais cotas ordinárias e a adesão ao serviço é considerada quando o cliente efetua o pagamento do recibo considerando o item opcional.


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O Tipo de Lançamento também serve como critério de eleição dos imóveis, se no controle de serviços extras for configurado de forma que o imóvel não pode ser prospectado para o tipo de lançamento selecionado ele não virá marcado para processamento.


Os demais critérios de filtragem são:
* Nº de Opcionais no Recibo - Determina a quantidade de itens opcionais que será verificada em recibos anteriores. Se número de opcionais for maior ou igual à quantidade indicada, a unidade será habilitada para cobrança (o limite de itens opcionais por recibo é de 8).
* Nº de dias para verificar se o imóvel possui o item opcional em recibos anteriores - Verificará se o item selecionado já foi cobrado durante o período informado no campo (data corrente menos a quantidade de dias indicada).
* Nº de dias para verificar se o imóvel já teve a oferta do item opcional - Verificará se o imóvel já teve a prospecção do item durante o período informado nesse campo (data corrente menos a quantidade de dias indicada).

Tela de Geração

Ao preencher a tela de filtragem e clicar no "Botão Aplicar Filtro", o sistema exibirá o resultado na "Aba Geração".


BaseLocacao Opciona3.JPG


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Os imóveis que não forem elegíveis por algum critério de exclusão virão com a coluna "Processar" desmarcada.

Caso seja necessário forçar o lançamento para algum imóvel que não esteja de acordo com as configurações de filtragem, o usuário poderá seleciona-lo para "Processar" manualmente ou utilizar a opção "Marcar/Desmarcar Todos".


Os imóveis não elegíveis como habilitados correspondem a 4 critérios de verificação:
* Critério 1 - Verifica se o imóvel não está no cadastro de bloqueio do item opcional ou não habilitado para o tipo de prospecção selecionado.


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Depois da prospecção, a cobrança através de geração de recibos ficará à cargo dos controles de recebimento no Cadastro de Serviços do Contrato de Locação (Admin. de Locação > Contrato de Locação).


* Critério 2 - Verifica se o imóvel possui até no máximo de 8, selecionado no campo "Nº Opcionais de Recibos" e itens opcionais dentro período informado no campo "Nº de dias para verificar se a unidade possui o item opcional em recibos anteriores.
* Critério 3 - Verifica se o item opcional já foi ofertado para o imóvel de acordo com o número de dias indicado.


Após verificar os critérios, é necessário preencher a tela de geração para posteriormente o sistema processar as informações.
Veja como preencher os campos de acordo com o "Tipo de Lançamento" escolhido:


BaseLocacao Opciona4.JPG


*Ref. da Parcela - Preencha com o valor de referência do lançamento.
*Complemento - Se houver complemento, pode ser descrito neste campo.
*Valor*** - Insira o valor do item opcional.
*Vencimento - Informe o vencimento do recibo avulso. Este campo é de preenchimento obrigatório.
Recibo Modelo - No caso de optar por Recibo Avulso insira o número do recibo que será usado como modelo para que o sistema copie as informações básicas para a geração dos recibos, como critério de cobrança, documento, banco, mensagens, etc.


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Devido aos critérios de identificação automática de valores válidos para a baixa de recibos não é permitido que o mesmo recibo tenha mais de um item opcional com o mesmo valor, portanto ao determinar um valor para a cobrança certifique-se de que esse valor seja diferente dos valores dos demais itens opcionais.


Ao preencher o campo "Recibo Modelo", as informações desse recibo será exibida na parte inferior da tela.



Depois de preenchidos os campos necessários clique no botão "Processar".

Serviços do Contrato de Locação (Admin. de Locação > Contrato de Locação / Aba Serviços/Acessórios)

Ao fazer o processamento o sistema irá gerar automaticamente o item nos serviços do contrato com os campos necessários para o controle de recorrência do item em gerações futuras de recibos.



O controle de recorrência é feito no momento da geração dos recibos e estará condicionado ao pagamento do item, esse controle leva em consideração a informação referente ao Nº dias para Controle (data atual da geração menos a quantidade de dias indicada) que é herdada do campo Nº de dias para verificar se o imóvel já teve a oferta do item opcional utilizado na tela de filtragem no momento da prospecção.
De acordo com a imagem acima, no momento da geração do recibo o sistema verificará a ocorrência do pagamento, caso o item não tenha sido pago no período (data atual da geração menos 90 dias) o item não será gerado para o respectivo imóvel.


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Mesmo com a prospecção em Recibo Avulso (recibo individual) o sistema insere o item avulso nos serviços, isso garante que o item entrará na cobrança recorrente, condicionado ao critério de verificação de pagamento.

É importante atentar para a conciliação entre os vencimentos de prospecção individual e cobrança recorrente (ordinária) de forma que a prospecção seja feita à tempo de ser avaliada pelos locatários antes do próximo vencimento, pois, se a prospecção for feita com vencimento muito próximo ao da cobrança ordinária pelo critério de verificação de pagamento a recorrência será feita somente no período seguinte.


Funcionalidades Base Condomínio