Temporário - Notas da Versão Base Locação
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- Implementado o controle automático para emissão de Cartas de Cobrança dos devedores (Relatórios > Financeiros > Contas a Receber > Devedores > Emissão de Cobrança).
- Através desse controle será possível emitir as cartas de cobrança sem a necessidade de selecionar os modelos, pois, o sistema identificará automaticamente o modelo da carta de acordo com a situação de cada devedor.
- Além da seleção automática do modelo da carta, será gravada uma ocorrência mensal de emissão automática de carta, evitando assim que seja impressa mais de uma carta para o mesmo devedor dentro do mesmo mês.
- Porém, antes de colocar a emissão automática em produção alguns pontos deverão ser observados:
- 1 - Cadastro da Carta de Cobrança (Financeiro > Devedores > Carta de Cobrança):
- É nesse cadastro que o usuário configura os dias e o texto que deverá ser impresso na carta, nele, foram acrescentadas novas opções.
- Campo Tipo de Carta - Para o campo tipo de carta foram acrescentadas as novas opções Fiador/Principal e Fiador/Todos. No caso de emissão automática o sistema também emitira as cartas para os fiadores, para tanto o modelo de carta específico para o fiador deverá estar devidamente cadastrado com a sua indicação através do campo Tipo de Carta.
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Como o sistema permite a emissão de cartas tanto para o fiador principal quanto para os demais fiadores do contrato de locação, se for o caso, também será necessário o cadastro do modelo de carta para os demais fiadores com o tipo Fiadores/Todos, mesmo que a quantidade de dias e texto da carta sejam os mesmos. |
- Até dias em Atraso - Esse campo poderá ser utilizado para determinar o limite de dias válido para emissão da respectiva carta. Por exemplo, o usuário poderá cadastrar um carta com 20 Dias para cobrança e um limite de 30 dias (esse valor deverá ser informado no campo Até dias em Atraso), então o sistema irá pegar os locatários que estiverem a mais de 20 dias em atraso, porém até um limite de 30 dias (conforme o exemplo da imagem acima).
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Esses novos campos serão aplicados somente no caso de emissão automática de carta. |
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Quando existe uma faixa de dias para cobrança deverá ser observado que não será possível configurar o limite que ultrapasse a quantidade de dias da próxima carta. Na prática o campo Até dias em Atraso poderá ser utilizado para limitar a quantidade de dias da ultima faixa de carta. Exemplo: A ultima carta será impressa para devedores acima de 60 dias se o usuário não quiser que sejam impressas cartas para devedores com mais de 100 dias, basta colocar esse limite no cadastro da ultima carta. |
- 2 - Emissão das Cartas de Cobrança (Relatórios > Financeiros > Contas a Receber > Devedores > Emissão de Cobrança):
- Ao selecionar a opção Emissão Automática todas as cartas serão impressas com os modelos de acordo com a situação de cada locatário (ou fiador se for o caso), respeitando as faixas de seleção inicial/final de proprietário e imóvel.
- Ao término da impressão das cartas (botão impressora) o sistema fará os lançamentos de ocorrência referentes a emissão automática no respectivo imóvel (Admin. de Locação > Imóvel > Ocorrência), evitando que a cartas sejam impressas novamente.
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Caso haja necessidade de impressão de etiquetas, as mesmas deverão ser impressas antes da impressão das cartas, pois, se as cartas forem impressas as etiquetas NÃO SERÃO IMPRESSAS. A opção de gerar arquivo para word (Botão Tela > Gerar Devedores para Word) também grava ocorrências de emissão automática, portanto, depois de feita também bloqueará tanto a emissão de cartas quanto a emissão de etiquetas. |
- Note, na imagem acima, que ao selecionar a opção Emissão Automática os campos referentes à seleção de modelo de carta e emissão para fiadores serão desabilitadas, visto que o controle de emissão das cartas será totalmente automático.
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O usuário poderá optar pela emissão convencional de cartas (sem o controle automático) a qualquer momento, nesse caso, basta desmarcar a opção Emissão Automática. Vale destacar que a emissão automática de cartas considera como data limite a data atual do servidor. |
- 3 - Cadastro de Ocorrências (Admin. de Locação > Imóvel > Ocorrência):
- Conforme mencionado anteriormente ao optar pela impressão automática de carta de cobrança, o sistema fará um lançamento de ocorrência referente a carta emitida. Essa ocorrência evita que a carta seja impressa novamente (na emissão automática).
- De acordo com a imagem acima, poderá ser observado que a ocorrência está com o campo Emissão Automática marcado.
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Para que a carta seja impressa novamente, basta o usuário excluir a respectiva ocorrência ou desmarcar o campo Emissão Automática. |
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A emissão de carta de cobrança através do Módulo Base Jurídico ainda não está com o controle automático de emissão habilitado. Essas funcionalidades serão lançadas em versão que será liberada em breve. |
- Implementada a opção "Aplicar Tolerância no Vencimento" na tela do relatório de Devedores com Reajuste (Relatórios > Financeiros > Contas a Receber > Devedores > Devedores com Reajuste) .
- Ao selecionar está opção, os recibos em aberto aparecera com a data da tolerância, cadastrada no Contrato de Locação (Admin. de Locação > Contrato de Locação). E também será calculado multa e juros de acordo com a data de tolerância.
| O filtro do Vencimento Inicial e Final, não será feito pela data da tolerância. |
- Modificada a tela de Cadastro de IPTU por Código de Barras (Financeiro > Lançamento IPTU Codigo Barra):
- Através desta tela será cadastrado o IPTU pelo Código de Barra
- Ao lançar o Código de Barra, o sistema irá verificar se o Código de Barra e a Inscrição de IPTU, já existe.
| Essa opção está liberada apenas para IPTU do Rio de Janeiro, pois o código de barra contém o numero da inscrição do IPTU. |
- Após Cadastrar o IPTU do imóvel, deverá ser acrescentado todos os código de barras das parcelas na opção "Cód. Barras Parcela", para que quando seja feito o contas a pagar já esteja com o código de barra preenchido no lançamento.
- Implementado o Relatório de Comprovante de Pagamento Eletrônico (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Baixa de Arquivo Retorno : Relatórios > Comprovante Eletrônico), ao fazer a baixa de um pagamento eletrônico, será permitido imprimir o comprovante, de acordo com o tipo de documento.
- Para Título Bancário, será emitido o comprovante conforme o modelo abaixo:
- Os campos serão preenchidos com as seguintes informações:
- Nº Pagamento: Nº do Lançamento no contas à pagar
- Uso da Empresa: Código e Nome do Proprietário
- Imóvel: Endereço do Imóvel
- Tipo de Documento: Tipo de documento e o Banco Cedente
- Comprovante de Pagamento: Tipo de Documento
- Fornecedor: Nome e CPF ou CNPJ do Fornecedor
- Sacado: Nome da Administradora
- CNPJ: CNPJ da Administradora
- Para os demais documentos será emitido o comprovante conforme o modelo abaixo:
- Os campos serão preenchidos com as seguintes informações:
- Cliente: Nome do Proprietário
- Imóvel:Endereço do Imóvel
- Conta: Conta da Empresa
- Inscrição: CPF do Proprietário
- Favorecido: Fornecedor Favorecido
- Inscrição:CPF ou CNPJ do Fornecedor Favorecido
- Situação: Status do Contas à Pagar, quanto a sua baixa
- Banco / Agência / Conta: Dados da Conta Corrente do Fornecedor Favorecido
- Valor Doc e Valor Pagto: Valor Liquido
- Nº do Pagamento: Número do Lançamento
- Modalidade: Tipo de Pagamento
- Dt Pag.:Data do Pagamento
- A Chave Eletrônica é um código de autenticação do documento atribuído pelo banco que poderá ser importado do arquivo retorno no momento da baixa, para tanto basta configurar as informações necessárias na aba "Contas a Pagar Eletrônico" do cadastro de banco (Financeiro > Tabelas > Bancos).
Deverá ser informado no campo Inicio Cod. validação a posição que deverá começar a chave eletrônica; E no campo Tamanho Cod. Validação, a quantidade de campos. Essas informações deverão ser consultadas no manual do arquivo retorno do respectivo banco.
| O tamanho máximo para preencher a Chave Eletrônica é de 40 posições. |
- Implementada na tela de Importação (Financeiro > Contas a Pagar > Importação / Configuração), o campo de Cod. de barra.
- Permitindo fazer a importação do contas a pagar, com o código de barra.
- Ajusta a geração de Arquivo Remessa para o Banco do Brasil (Financeiro > Contas a Receber > Gerar Arquivo Remessa), segundo a orientação do banco o campo Nosso Número (posição 38 a 57 do segmento P) deve ser informado com 10 posições ao invés de 11.
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Qualquer correção ou alteração quanto a cobrança bancária deverá ser submetida a nova homologação junto ao respectivo banco. |
- Corrigida a Baixa de Contas a Pagar Eletrônico (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Baixa Arquivo Retorno), pois, para o Banco Bradesco quando o lançamento de contas a pagar tinha desmembramento o sistema estava criticando o valor pago como inválido.
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O módulo de contas a pagar eletrônico é licenciado a parte, portanto, suscetível de faturamento extra. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Base Software. |
- Corrigido o Voucher Assistente(Financeiro > Contas a Pagar > Voucher - Assistente), pois, ao filtrar pela data, gerente e favorecido, está dando mensagem de erro.
- Corrigida a geração de Doc Eletrônico (Financeiro > Funções Diversas > Doc Eletrônico), pois, o arquivo estava gerando sem o trailer do lote.
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Qualquer correção ou alteração quanto a cobrança bancária deverá ser submetida a nova homologação junto ao respectivo banco. |
- Corrigido o Lançamento de Serviços/Acessórios (Asmin. de Locação > Contrato de Locação > Serviços/Acessórios), pois, ao invés de selecionar, quando preenchia a opção no campo "Tipo", não estava fazendo o lançamento no recibo.
- Corrigida Tela de Remessa (Financeiro > Funções Diversas > Remessa),pois, ao aplicar o filtro, a tela ficava lenta.
- Corrigido o Voucher (Financeiro > Contas a pagar > Voucher > Relatórios > Liberação) pois, quando o proprietário estava sem saldo, no voucher o campo Saldo disponível estava saindo em branco. Agora quando não tem saldo está saindo com R$0,00.
- Corrigido o Relatório de Extrato C/C (Relatórios > Financeiros > Conta Corrente > Extrato C/C), pois, ao marcar a opção "imprimir contas a pagar" a ordenação estava sendo feita por numero do lançamento e não por data de vencimento.
- Corrigido o Relatório de Demonstrativo C/C (Relatórios > Financeiros > Conta Corrente > Demonstrativo C/C), pois, não estava totalizando o contas a pagar do proprietário, apenas somando todos os valores debitados no contas a pagar do proprietário o do imóvel.
Categoria:Notas de Versões Base Locação
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