Cobrança Registrada

De WikiBase
Revisão de 14h44min de 16 de novembro de 2016 por Gerenciaqualidade (discussão | contribs) (Geração dos Arquivos)

Visão Geral

Em conformidade com as Circulares 3.598 de 06/06/2012 e 3.656 de 02/04/2016 do Banco Central, a FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) modificará as modalidades de cobrança bancária de Não Registradas para Registradas, obrigando as administradoras à adotarem esse modelo de cobrança para condomínios e locações.

Dica.png

Os prazos e regras para implantação do novo modelo poderão ser consultados nos respectivos bancos.

Essa exigência, torna o controle referente ao registro das cobranças mais trabalhoso.

Visando agilizar os procedimentos, foi implementado o Controle Automático para o Registro de Cobrança. Esse controle agiliza o processo, pois, gerencia a rastreabilidade dos recibos dentro dos Sistemas Base Condomínio e Base Locação, afim de facilitar os procedimentos quanto à geração dos arquivos para registro e cancelamento de títulos junto a carteira de cobrança bancária.

Bancos Habilitados

Código Nome do Banco Base Condomínio Base Locação Observaçoes
237 BRADESCO SIM SIM  
341 IAÚ SIM SIM  

Débito Automático

O controle do registro de cobrança incorporou também a geração dos arquivos para débito automático para os condôminos do Sistema Base Condomínio.

Portanto, a geração dos arquivos para o registro de cobrança também irão considerar os registros correspondentes ao débito automático.

Procedimentos

Atencao.png

A cobrança com registro exige as informações referentes ao CPF e CNPJ dos clientes pagadores. Essa situação requer uma mudança requer que todos os dados estejam apontados corretamente.

Conta Corrente Bancária

Condomínio Conta Própria

Ciclos de Processamento

Geração dos Arquivos

Funcionalidades Base Condomínio