Mudanças entre as edições de "Guia de Instalação Base Condomínio"

De WikiBase
(Configuração do endereço IP)
 
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== Requerimentos necessários ==
 
== Requerimentos necessários ==
 
 
Para utilizar o Base Condomínio é necessário ter no mínimo:
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[[Arquivo:Mini-BaseCondominio.gif|thumb|right]]Para utilizar o Base Condomínio é necessário ter no mínimo:
  
Um computador Pentium II compatível, ou superior, com capacidade para rodar Microsoft Windows 98, Me, XP, 2000 ou Windows NT. É aconselhável pelo menos 256MB de memória RAM para o servidor e 128 MB para as estações.
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* '''Para o Servidor''': Processador com velocidade mínima de 3.000 Mhz, 4 Gb ram, hd 500 gb , placa rede 10/100 Sistema operacional Microsoft® Windows 2000 Server ou NT.
Cerca de 50MB de espaço de disco para instalar todo o programa.
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* '''Para as Estações''': Processador com velocidade mínima de 2.000 Mhz, 2 Gb ram, hd 250 gb , placa rede 10/100 Sistema operacional Microsoft® Windows XP, 7 ou 8.
  
 
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== Configuração da rede (para o Microsoft® Windows) ==
== Configuração da rede ==
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Caso o usuário tenha adquirido o Base Condomínio para uso em ambiente de rede, existem alguns procedimentos necessários para o bom funcionamento do sistema. É aconselhável a contratação de um profissional do ramo (rede) no auxílio desses procedimentos, mas nada impede que o usuário execute essas tarefas, desde que tenha os conhecimentos básicos para executa-las. Os requisitos são:
 
Caso o usuário tenha adquirido o Base Condomínio para uso em ambiente de rede, existem alguns procedimentos necessários para o bom funcionamento do sistema. É aconselhável a contratação de um profissional do ramo (rede) no auxílio desses procedimentos, mas nada impede que o usuário execute essas tarefas, desde que tenha os conhecimentos básicos para executa-las. Os requisitos são:
  
*O ambiente de rede e o sistema operacional devem ser Microsoft Windows.
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* O ambiente de rede e o sistema operacional devem ser Microsoft® Windows.
* Apesar do Base Condomínio poder funcionar tendo como servidor de rede um computador com sistema operacional Windows 98, é aconselhável o uso de um servidor de rede com sistema operacional mais seguro (ex.: Windows NT, XP PRO ou 2000).
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* Apesar do Base Condomínio poder funcionar tendo como servidor de rede um computador com sistema operacional Windows XP PRO, é aconselhável o uso de um servidor de rede com sistema operacional mais seguro (ex.: Windows 2000 Server ou NT).
* Não existe nenhuma restrição quanto ao sistema operacional das estações.
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* O Base Condomínio aceita a configuração dos protocolos de rede NetBeui, IPX/SPX e TCP/IP, apesar da configuração ideal do protocolo de rede ser a TCP/IP. O Base Condomínio já vem  configurado em sua instalação para funcionar usando o protocolo TPC/IP como padrão.
 
* O Base Condomínio aceita a configuração dos protocolos de rede NetBeui, IPX/SPX e TCP/IP, apesar da configuração ideal do protocolo de rede ser a TCP/IP. O Base Condomínio já vem  configurado em sua instalação para funcionar usando o protocolo TPC/IP como padrão.
 
* Caso usuário venha usar o protocolo TCP/IP, existem algumas configurações básicas para o bom funcionamento do sistema:
 
* Caso usuário venha usar o protocolo TCP/IP, existem algumas configurações básicas para o bom funcionamento do sistema:
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** A configuração do endereço IP deve ser fixa, ou seja, o sistema não se conectará ao servidor caso o endereço IP da estação seja dinâmico.
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** Evite usar vários protocolos de rede ao mesmo tempo, a não ser que outro software precise de outro protocolo de rede que não seja o TCP/IP para funcionar, o excesso de protocolos de rede além de prejudicar o funcionamento do Base Condomínio, prejudica a performance da própria rede.
  
::* A configuração do endereço IP deve ser fixa, ou seja, o sistema não se conectará ao servidor caso o endereço IP da estação seja dinâmico.
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== Configuração do endereço IP (para o Microsoft® Windows)  ==
::* Evite usar vários protocolos de rede ao mesmo tempo, a não ser que outro software precise de outro protocolo de rede que não seja o TCP/IP para funcionar, o excesso de protocolos de rede além de prejudicar o funcionamento do Base Condomínio, prejudica a performance da própria rede.
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A tarefa de configuração do endereço IP do servidor de rede e das estações pode ter as características a seguir:
  
== Configuração do endereço IP ==
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[[Arquivo:instalacao-ip.jpg|center|Configuração do endereço IP]]
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== Procedimentos de Instalação ==
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Para instalação através do CD-Rom insira o CD de instalação no drive, caso o programa de instalação não inicie automaticamente, execute o programa de instalação “Instalação_Base_Software.exe”  que encontra-se no CD-Rom e siga então as instruções apresentadas:
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Obs.: O programa de instalação também pode ser baixado através do link: www.icondo.com.br/download/Instalação_Base_Software.exe
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=== Selecione a pasta desejada (a pasta padrão é Base) e clique no botão “Avançar”. ===
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[[Arquivo:instalacao-pasta.jpg|center|Instalação - selecionar pasta]]
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=== Selecione o tipo de instalação. ===
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==== Instalação completa: Instala todos os itens que são: ====
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* Servidor de banco de dados Interbase/Firebird
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* Banco de dados vazio
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* Software de Administração de Locação de Imóveis
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* Software de Administração de Condomínios
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* Módulo Financeiro
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* Módulo de Caixa
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* Módulo Jurídico
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==== Instalação Customizada:  O usuário pode selecionar os itens que deseja instalar. ====
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Na primeira instalação, no caso do usuário ter adquirido o pacote completo da BASE, ele deve optar pela instalação completa. No caso do Base Condomínio, basta não selecionar as opções de instalação do Software de Administração de Locação (Base Locação) , Módulo Financeiro (Base Financeiro), Módulo de Caixa (Base Caixa) e Módulo Jurídico (Base Jurídico).
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Em outros casos pode não ser necessária a instalação de todos os itens.  A re-instalação de um banco de dados vazio irá sobre gravar os dados já cadastrados pelo usuário.  O servidor de banco de dados já poder ter sido anteriormente instalado, inclusive por outro programa (Base Locação), e neste caso também não necessita ser re-instalado.
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[[Arquivo:instalacao-customizada.jpg|center|Instalação Customizada]]
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=== Escolha a pasta do Menu Iniciar (a pasta padrão é Base) onde o programa de instalação irá criar os ícones do programa. ===
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[[Imagem:instalacao-escolherpasta.jpg|center|Instalação - Escolher pasta no menu iniciar]]
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=== Selecione os ícones adicionais que você gostaria que o programa de instalação criasse. ===
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As opções são as seguintes:
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* Criar ícones no desktop (pré-selecionado)
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* Criar ícones no Quick Launch (pré-selecionado)
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[[Imagem:instalacao-selecionaricones.jpg|center|Instalação - Selecionar ícones adicionais]]
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=== O programa de instalação irá apresentar uma tela com todas as opções selecionadas. ===
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O usuário pode confirmar as opções clicando no botão “Instalar”, alterar alguma opção clicando no botão “Voltar” ou ainda cancelar a instalação acionando o botão “Cancelar”.
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[[Imagem:instalacao-prontoinstalar.jpg|center|Instalação - Pronto para instalar]]
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=== Clicando na opção “Instalar”, o programa de instalação irá iniciar o procedimento. ===
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Após o término da instalação, caso o usuário tenha selecionado a instalação do servidor de banco de dados Interbase/Firebird, o programa de instalação deste software será automaticamente acionado.
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[[Imagem:instalacao-bancodados.jpg|center|Instalação - Banco de dados]]
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=== Clique no botão “Concluir” para iniciar a instalação do Firebird. ===
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Na tela seguinte clique no botão “Sim”.
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[[Imagem:instalacao-bancodadoscontinuar.jpg|center|Instalação - Banco de dados]]
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=== Na tela seguinte clique no botão “Next”. ===
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[[Imagem:instalacao-bancodadosavancar.jpg|center|Instalação - Banco de dados]]
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=== Na tela seguinte selecione a opção “I accept the agreement” e em seguida no botão “Next”. ===
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[[Imagem:instalacao-bancodadosaceitar.jpg|center|Instalação - Banco de dados]]
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=== Nas demais telas, procure aceitar todas as configurações sugeridas clicando sempre no botão “Next”. ===
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Quando surgir a tela final de instalação clique no botão “Install” e a instalação será finalizada.
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[[Imagem:instalacao-bancodadosfinalizar.jpg|center|Instalação - Banco de dados]]
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== Servidores Linux ==
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Já existe a possibilidade da utilização de servidores Linux para gerenciamento do banco de dados do Base Condomínio, mas, a configuração desses servidores, incluindo a instalação do Gerenciador de Bando de Dados Firebird, depende do acompanhamento de um profissional capacitado. O módulo de instalação dos sistemas Base Software é direcionado exclusivamente para o ambiente Microsoft® Windows, para dúvidas com relação ao ambiente Linux, consulte o nosso suporte.
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== Executando pela primeira vez no servidor ==
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Finalizada a instalação do sistema no servidor, será criado um novo grupo de programas no Menu Iniciar do Windows do seu computador, chamado Base, e também um ícone no desktop.
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Além do ícone de acesso ao Base Condomínio, também será criado um atalho para o Manual do sistema, caso você não consiga abrir o Manual, instale o programa Acobrat Reader através do executável “ar505ptb.exe” que encontra-se no diretório de instalação do sistema.
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[[Imagem: Executando-acrobat.jpg|center]]
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[[Imagem: atalho-basecond.jpg|center]]
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Para executar o programa deve-se clicar na opção Base Condomínio dentro do grupo Base do Menu Iniciar ou neste ícone e então surgirá uma tela na qual deverão ser digitados os dados constantes do seu Certificado de Licença de uso do Base Condomínio.
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[[Imagem: licenca-basecond.jpg|center]]
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Preencha as informações do formulário de acordo com o seu certificado e clique no botão registrar.
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[[Imagem: registro-basecond.jpg|center]]
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Em seguida, no formulário de acesso ao sistema, digite o nome do usuário e uma senha de acesso.  O nome do usuário padrão é “master” e a senha padrão também é “master”.  Após digitar estes valores nos campos correspondentes basta clicar o botão OK para ter acesso ao sistema.  Estes valores podem ser alterados, posteriormente, pelo usuário.
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[[Imagem: acesso-basecond.jpg|center]]
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== Instalando o Base Condomínio nas Estações ==
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Caso o usuário tenha adquirido o Base Condomínio para funcionamento em rede, basta seguir os procedimentos:
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No servidor, através do Windows Explorer compartilhe a pasta Base.
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[[Imagem: instalacao-estacoes-pasta.jpg|center]]
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Nas estações, através do Windows Explorer localize a pasta Base (previamente compartilhada no servidor) e execute o arquivo “CondominioCliente.exe”, aparecerá a tela abaixo.
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[[Imagem: instalacao-estacoes-continuar.jpg|center]]
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Clique no botão “Sim”  para continuar.
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[[Imagem: instalacao-estacoes-avancar.jpg|center]]
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Clique no botão “Avançar”.
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[[Arquivo:instalacao-pasta.jpg|center|Instalação - selecionar pasta]]
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Clique no botão “Avançar”.
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[[Imagem: instalacao-estacoes-selecionar.jpg|center]]
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Clique no botão “Avançar”.
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[[Imagem:instalacao-escolherpasta.jpg|center|Instalação - Escolher pasta no menu iniciar]]
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Clique no botão “Avançar”.
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[[Imagem:instalacao-selecionaricones.jpg|center|Instalação - Selecionar ícones adicionais]]
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Clique no botão “Avançar”.
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[[Imagem:instalacao-prontoinstalar.jpg|center|Instalação - Pronto para instalar]]
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Clique no botão “Instalar”.
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[[Imagem:instalacao-estcaoes-concluir.jpg|center]]
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Clique no botão “Concluir” e o Base Condomínio já estará pronto para ser executado. Repita os procedimentos de instalação em cada estação da rede.
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== Fazendo Atualizações do Base Condomínio ==
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Devido a implementações e aperfeiçoamentos feitos no Base Condomínio, periodicamente são lançadas novas versões do sistema. Para fazer o download dessas novas versões basta acessar o nosso endereço na internet [http://www.basesoft.com.br www.basesoft.com.br], e através de um login e senha exclusivos, baixar os respectivos arquivos.
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Geralmente os arquivos têm a descrição a seguir:
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Update_Condo_v1.7.5.294
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Onde Update_Condo  se relaciona ao sistema e v1.7.5.294 à versão. A instalação do Update do Base Condomínio deve ser feita no servidor, exatamente no diretório onde foi feita a instalação inicial do sistema.
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Depois de instalada a atualização, use os procedimentos de atualização do Banco de Dados abaixo:
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'''1)''' Certifique-se de que nenhuma estação esteja acessando o Base Condomínio.
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'''2)''' Entre no sistema.
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[[Imagem:atualizacoes-basecond.jpg|center]]
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'''3)''' Na Barra de Atalhos Clique no Ícone “Reconstruir Tabelas” ou na Barra de Menu escolha o Opção “Utilitários” e a seguir em “Reconstruir Tabelas”.
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[[Imagem:atualizacoes-basecond2.jpg|center]]
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'''4)''' Clique no Botão “Processar” e aguarde, ao abrir a janela de confirmação clique no Botão “OK”.
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[[Imagem:atualizacoes-basecond5.jpg|center]]
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'''5)''' Clique na Pasta “Procedures”  a seguir, clique novamente no Botão “Processar” e aguarde”.
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[[Imagem:atualizacoes-basecond4.jpg|center]]
 +
 
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'''6)''' Ao abrir a janela de confirmação clique no Botão “OK
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[[Imagem:atualizacoes-basecond3.jpg|center]]
  
A tarefa de configuração do endereço IP do servidor de rede e das estações pode ter as características a seguir:
 
  
[[Arquivo:ConfiguracaoIP.jpg‎|574px|thumb|center|Configuração de IP]]
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<div class="catlinks" id="catlinks">
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<div id="mw-normal-catlinks">
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[[:Categoria:Base Condomínio]]
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</div>
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</div>

Edição atual tal como às 11h29min de 14 de abril de 2014

Requerimentos necessários

Mini-BaseCondominio.gif
Para utilizar o Base Condomínio é necessário ter no mínimo:
  • Para o Servidor: Processador com velocidade mínima de 3.000 Mhz, 4 Gb ram, hd 500 gb , placa rede 10/100 Sistema operacional Microsoft® Windows 2000 Server ou NT.
  • Para as Estações: Processador com velocidade mínima de 2.000 Mhz, 2 Gb ram, hd 250 gb , placa rede 10/100 Sistema operacional Microsoft® Windows XP, 7 ou 8.

Configuração da rede (para o Microsoft® Windows)

Caso o usuário tenha adquirido o Base Condomínio para uso em ambiente de rede, existem alguns procedimentos necessários para o bom funcionamento do sistema. É aconselhável a contratação de um profissional do ramo (rede) no auxílio desses procedimentos, mas nada impede que o usuário execute essas tarefas, desde que tenha os conhecimentos básicos para executa-las. Os requisitos são:

  • O ambiente de rede e o sistema operacional devem ser Microsoft® Windows.
  • Apesar do Base Condomínio poder funcionar tendo como servidor de rede um computador com sistema operacional Windows XP PRO, é aconselhável o uso de um servidor de rede com sistema operacional mais seguro (ex.: Windows 2000 Server ou NT).
  • O Base Condomínio aceita a configuração dos protocolos de rede NetBeui, IPX/SPX e TCP/IP, apesar da configuração ideal do protocolo de rede ser a TCP/IP. O Base Condomínio já vem configurado em sua instalação para funcionar usando o protocolo TPC/IP como padrão.
  • Caso usuário venha usar o protocolo TCP/IP, existem algumas configurações básicas para o bom funcionamento do sistema:
    • A configuração do endereço IP deve ser fixa, ou seja, o sistema não se conectará ao servidor caso o endereço IP da estação seja dinâmico.
    • Evite usar vários protocolos de rede ao mesmo tempo, a não ser que outro software precise de outro protocolo de rede que não seja o TCP/IP para funcionar, o excesso de protocolos de rede além de prejudicar o funcionamento do Base Condomínio, prejudica a performance da própria rede.

Configuração do endereço IP (para o Microsoft® Windows)

A tarefa de configuração do endereço IP do servidor de rede e das estações pode ter as características a seguir:

Configuração do endereço IP

Procedimentos de Instalação

Para instalação através do CD-Rom insira o CD de instalação no drive, caso o programa de instalação não inicie automaticamente, execute o programa de instalação “Instalação_Base_Software.exe” que encontra-se no CD-Rom e siga então as instruções apresentadas:

Obs.: O programa de instalação também pode ser baixado através do link: www.icondo.com.br/download/Instalação_Base_Software.exe

Selecione a pasta desejada (a pasta padrão é Base) e clique no botão “Avançar”.

Instalação - selecionar pasta

Selecione o tipo de instalação.

Instalação completa: Instala todos os itens que são:

  • Servidor de banco de dados Interbase/Firebird
  • Banco de dados vazio
  • Software de Administração de Locação de Imóveis
  • Software de Administração de Condomínios
  • Módulo Financeiro
  • Módulo de Caixa
  • Módulo Jurídico


Instalação Customizada: O usuário pode selecionar os itens que deseja instalar.

Na primeira instalação, no caso do usuário ter adquirido o pacote completo da BASE, ele deve optar pela instalação completa. No caso do Base Condomínio, basta não selecionar as opções de instalação do Software de Administração de Locação (Base Locação) , Módulo Financeiro (Base Financeiro), Módulo de Caixa (Base Caixa) e Módulo Jurídico (Base Jurídico). Em outros casos pode não ser necessária a instalação de todos os itens. A re-instalação de um banco de dados vazio irá sobre gravar os dados já cadastrados pelo usuário. O servidor de banco de dados já poder ter sido anteriormente instalado, inclusive por outro programa (Base Locação), e neste caso também não necessita ser re-instalado.

Instalação Customizada

Escolha a pasta do Menu Iniciar (a pasta padrão é Base) onde o programa de instalação irá criar os ícones do programa.

Instalação - Escolher pasta no menu iniciar

Selecione os ícones adicionais que você gostaria que o programa de instalação criasse.

As opções são as seguintes:

  • Criar ícones no desktop (pré-selecionado)
  • Criar ícones no Quick Launch (pré-selecionado)
Instalação - Selecionar ícones adicionais

O programa de instalação irá apresentar uma tela com todas as opções selecionadas.

O usuário pode confirmar as opções clicando no botão “Instalar”, alterar alguma opção clicando no botão “Voltar” ou ainda cancelar a instalação acionando o botão “Cancelar”.

Instalação - Pronto para instalar

Clicando na opção “Instalar”, o programa de instalação irá iniciar o procedimento.

Após o término da instalação, caso o usuário tenha selecionado a instalação do servidor de banco de dados Interbase/Firebird, o programa de instalação deste software será automaticamente acionado.

Instalação - Banco de dados

Clique no botão “Concluir” para iniciar a instalação do Firebird.

Na tela seguinte clique no botão “Sim”.

Instalação - Banco de dados

Na tela seguinte clique no botão “Next”.

Instalação - Banco de dados

Na tela seguinte selecione a opção “I accept the agreement” e em seguida no botão “Next”.

Instalação - Banco de dados

Nas demais telas, procure aceitar todas as configurações sugeridas clicando sempre no botão “Next”.

Quando surgir a tela final de instalação clique no botão “Install” e a instalação será finalizada.

Instalação - Banco de dados

Servidores Linux

Já existe a possibilidade da utilização de servidores Linux para gerenciamento do banco de dados do Base Condomínio, mas, a configuração desses servidores, incluindo a instalação do Gerenciador de Bando de Dados Firebird, depende do acompanhamento de um profissional capacitado. O módulo de instalação dos sistemas Base Software é direcionado exclusivamente para o ambiente Microsoft® Windows, para dúvidas com relação ao ambiente Linux, consulte o nosso suporte.


Executando pela primeira vez no servidor

Finalizada a instalação do sistema no servidor, será criado um novo grupo de programas no Menu Iniciar do Windows do seu computador, chamado Base, e também um ícone no desktop. Além do ícone de acesso ao Base Condomínio, também será criado um atalho para o Manual do sistema, caso você não consiga abrir o Manual, instale o programa Acobrat Reader através do executável “ar505ptb.exe” que encontra-se no diretório de instalação do sistema.

Executando-acrobat.jpg


Atalho-basecond.jpg


Para executar o programa deve-se clicar na opção Base Condomínio dentro do grupo Base do Menu Iniciar ou neste ícone e então surgirá uma tela na qual deverão ser digitados os dados constantes do seu Certificado de Licença de uso do Base Condomínio.


Licenca-basecond.jpg


Preencha as informações do formulário de acordo com o seu certificado e clique no botão registrar.


Registro-basecond.jpg


Em seguida, no formulário de acesso ao sistema, digite o nome do usuário e uma senha de acesso. O nome do usuário padrão é “master” e a senha padrão também é “master”. Após digitar estes valores nos campos correspondentes basta clicar o botão OK para ter acesso ao sistema. Estes valores podem ser alterados, posteriormente, pelo usuário.


Acesso-basecond.jpg


Instalando o Base Condomínio nas Estações

Caso o usuário tenha adquirido o Base Condomínio para funcionamento em rede, basta seguir os procedimentos:

No servidor, através do Windows Explorer compartilhe a pasta Base.


Instalacao-estacoes-pasta.jpg


Nas estações, através do Windows Explorer localize a pasta Base (previamente compartilhada no servidor) e execute o arquivo “CondominioCliente.exe”, aparecerá a tela abaixo.

Instalacao-estacoes-continuar.jpg

Clique no botão “Sim” para continuar.

Instalacao-estacoes-avancar.jpg

Clique no botão “Avançar”.

Instalação - selecionar pasta

Clique no botão “Avançar”.

Instalacao-estacoes-selecionar.jpg

Clique no botão “Avançar”.

Instalação - Escolher pasta no menu iniciar

Clique no botão “Avançar”.

Instalação - Selecionar ícones adicionais

Clique no botão “Avançar”.

Instalação - Pronto para instalar

Clique no botão “Instalar”.

Instalacao-estcaoes-concluir.jpg

Clique no botão “Concluir” e o Base Condomínio já estará pronto para ser executado. Repita os procedimentos de instalação em cada estação da rede.


Fazendo Atualizações do Base Condomínio

Devido a implementações e aperfeiçoamentos feitos no Base Condomínio, periodicamente são lançadas novas versões do sistema. Para fazer o download dessas novas versões basta acessar o nosso endereço na internet www.basesoft.com.br, e através de um login e senha exclusivos, baixar os respectivos arquivos.

Geralmente os arquivos têm a descrição a seguir:

Update_Condo_v1.7.5.294

Onde Update_Condo se relaciona ao sistema e v1.7.5.294 à versão. A instalação do Update do Base Condomínio deve ser feita no servidor, exatamente no diretório onde foi feita a instalação inicial do sistema.

Depois de instalada a atualização, use os procedimentos de atualização do Banco de Dados abaixo:

1) Certifique-se de que nenhuma estação esteja acessando o Base Condomínio.

2) Entre no sistema.

Atualizacoes-basecond.jpg

3) Na Barra de Atalhos Clique no Ícone “Reconstruir Tabelas” ou na Barra de Menu escolha o Opção “Utilitários” e a seguir em “Reconstruir Tabelas”.

Atualizacoes-basecond2.jpg

4) Clique no Botão “Processar” e aguarde, ao abrir a janela de confirmação clique no Botão “OK”.

Atualizacoes-basecond5.jpg

5) Clique na Pasta “Procedures” a seguir, clique novamente no Botão “Processar” e aguarde”.

Atualizacoes-basecond4.jpg

6) Ao abrir a janela de confirmação clique no Botão “OK

Atualizacoes-basecond3.jpg