Mudanças entre as edições de "Guia de Instalação Base Condomínio"

De WikiBase
(Configuração do endereço IP)
Linha 4: Linha 4:
  
 
Um computador Pentium II compatível, ou superior, com capacidade para rodar Microsoft Windows 98, Me, XP, 2000 ou Windows NT. É aconselhável pelo menos 256MB de memória RAM para o servidor e 128 MB para as estações.
 
Um computador Pentium II compatível, ou superior, com capacidade para rodar Microsoft Windows 98, Me, XP, 2000 ou Windows NT. É aconselhável pelo menos 256MB de memória RAM para o servidor e 128 MB para as estações.
 +
 
Cerca de 50MB de espaço de disco para instalar todo o programa.
 
Cerca de 50MB de espaço de disco para instalar todo o programa.
  
Linha 11: Linha 12:
 
Caso o usuário tenha adquirido o Base Condomínio para uso em ambiente de rede, existem alguns procedimentos necessários para o bom funcionamento do sistema. É aconselhável a contratação de um profissional do ramo (rede) no auxílio desses procedimentos, mas nada impede que o usuário execute essas tarefas, desde que tenha os conhecimentos básicos para executa-las. Os requisitos são:
 
Caso o usuário tenha adquirido o Base Condomínio para uso em ambiente de rede, existem alguns procedimentos necessários para o bom funcionamento do sistema. É aconselhável a contratação de um profissional do ramo (rede) no auxílio desses procedimentos, mas nada impede que o usuário execute essas tarefas, desde que tenha os conhecimentos básicos para executa-las. Os requisitos são:
  
*O ambiente de rede e o sistema operacional devem ser Microsoft Windows.
+
O ambiente de rede e o sistema operacional devem ser Microsoft Windows.
* Apesar do Base Condomínio poder funcionar tendo como servidor de rede um computador com sistema operacional Windows 98, é aconselhável o uso de um servidor de rede com sistema operacional mais seguro (ex.: Windows NT, XP PRO ou 2000).
+
* Não existe nenhuma restrição quanto ao sistema operacional das estações.
+
Apesar do Base Condomínio poder funcionar tendo como servidor de rede um computador com sistema operacional Windows 98, é aconselhável o uso de um servidor de rede com sistema operacional mais seguro (ex.: Windows NT, XP PRO ou 2000).
* O Base Condomínio aceita a configuração dos protocolos de rede NetBeui, IPX/SPX e TCP/IP, apesar da configuração ideal do protocolo de rede ser a TCP/IP. O Base Condomínio já vem  configurado em sua instalação para funcionar usando o protocolo TPC/IP como padrão.
+
* Caso usuário venha usar o protocolo TCP/IP, existem algumas configurações básicas para o bom funcionamento do sistema:
+
Não existe nenhuma restrição quanto ao sistema operacional das estações.
 +
 +
O Base Condomínio aceita a configuração dos protocolos de rede NetBeui, IPX/SPX e TCP/IP, apesar da configuração ideal do protocolo de rede ser a TCP/IP. O Base Condomínio já vem  configurado em sua instalação para funcionar usando o protocolo TPC/IP como padrão.
 +
 +
Caso usuário venha usar o protocolo TCP/IP, existem algumas configurações básicas para o bom funcionamento do sistema:
  
::* A configuração do endereço IP deve ser fixa, ou seja, o sistema não se conectará ao servidor caso o endereço IP da estação seja dinâmico.
+
a)A configuração do endereço IP deve ser fixa, ou seja, o sistema não se conectará ao servidor caso o endereço IP da estação seja dinâmico.
::* Evite usar vários protocolos de rede ao mesmo tempo, a não ser que outro software precise de outro protocolo de rede que não seja o TCP/IP para funcionar, o excesso de protocolos de rede além de prejudicar o funcionamento do Base Condomínio, prejudica a performance da própria rede.
+
 
 +
b)Evite usar vários protocolos de rede ao mesmo tempo, a não ser que outro software precise de outro protocolo de rede que não seja o TCP/IP para funcionar, o excesso de protocolos de rede além de prejudicar o funcionamento do Base Condomínio, prejudica a performance da própria rede.
  
  
Linha 25: Linha 31:
 
A tarefa de configuração do endereço IP do servidor de rede e das estações pode ter as características a seguir:
 
A tarefa de configuração do endereço IP do servidor de rede e das estações pode ter as características a seguir:
  
[[Arquivo:ConfiguracaoIP.jpg‎|574px|thumb|center|Configuração de IP]]
+
[[Arquivo:instalacao-ip.jpg|center|Configuração do endereço IP]]
 +
 
 +
== Servidores Linux ==
 +
 
 +
Já existe a possibilidade da utilização de servidores Linux para gerenciamento do banco de dados do Base Condomínio, mas, a configuração desses servidores, incluindo a instalação do Gerenciador de Bando de Dados Firebird, depende do acompanhamento de um profissional capacitado. O módulo de instalação dos sistemas Base Software é direcionado exclusivamente para o ambiente Microsoft® Windows, para dúvidas com relação ao ambiente Linux, consulte o nosso suporte.
 +
 
 +
== Procedimentos de Instalação ==
 +
 
 +
Para instalação através do CD-Rom insira o CD de instalação no drive, caso o programa de instalação não inicie automaticamente, execute o programa de instalação “Instalação_Base_Software.exe”  que encontra-se no CD-Rom e siga então as instruções apresentadas:
 +
 
 +
Obs.: O programa de instalação também pode ser baixado através do link: www.icondo.com.br/download/Instalação_Base_Software.exe
 +
 
 +
'''1)''' Selecione a pasta desejada (a pasta padrão é Base) e clique no botão “Avançar”.
 +
 
 +
[[Arquivo:instalacao-pasta.jpg|center|Instalação - selecionar pasta]]
 +
 
 +
'''2)''' Selecione o tipo de instalação.
 +
 
 +
Instalação completa: Instala todos os itens que são:
 +
 
 +
* Servidor de banco de dados Interbase/Firebird
 +
* Banco de dados vazio
 +
* Software de Administração de Locação de Imóveis
 +
* Software de Administração de Condomínios
 +
* Módulo Financeiro
 +
* Módulo de Caixa
 +
* Módulo Jurídico
 +
 
 +
 
 +
==== Instalação Customizada:  O usuário pode selecionar os itens que deseja instalar. ====
 +
 
 +
Na primeira instalação, no caso do usuário ter adquirido o pacote completo da BASE, ele deve optar pela instalação completa. No caso do Base Condomínio, basta não selecionar as opções de instalação do Software de Administração de Locação (Base Locação) , Módulo Financeiro (Base Financeiro), Módulo de Caixa (Base Caixa) e Módulo Jurídico (Base Jurídico).
 +
Em outros casos pode não ser necessária a instalação de todos os itens.  A re-instalação de um banco de dados vazio irá sobre gravar os dados já cadastrados pelo usuário.  O servidor de banco de dados já poder ter sido anteriormente instalado, inclusive por outro programa (Base Locação), e neste caso também não necessita ser re-instalado.
 +
 
 +
[[Arquivo:instalacao-customizada.jpg|center|Instalação Customizada]]
 +
 
 +
'''3)''' Escolha a pasta do Menu Iniciar (a pasta padrão é Base) onde o programa de instalação irá criar os ícones do programa.
 +
 
 +
[[Imagem:instalacao-escolherpasta.jpg|thumb|Instalação - Escolher pasta no menu iniciar]]
 +
 
 +
'''4)''' Selecione os ícones adicionais que você gostaria que o programa de instalação criasse.  As opções são as seguintes.
 +
 
 +
* Criar ícones no desktop (pré-selecionado)
 +
* Criar ícones no Quick Launch (pré-selecionado)
 +
 
 +
[[Imagem:instalacao-selecionaricones.jpg|thumb|Instalação - Selecionar ícones adicionais]]
 +
 
 +
'''5)''' O programa de instalação irá apresentar uma tela com todas as opções selecionadas.  O usuário pode confirmar as opções clicando no botão “Instalar”, alterar alguma opção clicando no botão “Voltar” ou ainda cancelar a instalação acionando o botão “Cancelar”.
 +
 
 +
[[Imagem:instalacao-prontoinstalar.jpg|thumb|Instalação - Pronto para instalar]]
 +
 
 +
'''6)''' Clicando na opção “Instalar”, o programa de instalação irá iniciar o procedimento.  Após o término da instalação, caso o usuário tenha selecionado a instalação do servidor de banco de dados Interbase/Firebird, o programa de instalação deste software será automaticamente acionado.
 +
 
 +
[[Imagem:instalacao-bancodados.jpg|thumb|Instalação - Banco de dados]]
 +
 
 +
'''7)''' Clique no botão “Concluir” para iniciar a instalação do Firebird.  Na tela seguinte clique no botão “Sim”.
 +
 
 +
[[Imagem:instalacao-bancodadoscontinuar.jpg|thumb|Instalação - Banco de dados]]
 +
 
 +
'''8)''' Na tela seguinte clique no botão “Next”.
 +
 
 +
[[Imagem:instalacao-bancodadosavancar.jpg|thumb|Instalação - Banco de dados]]
 +
 
 +
'''9)''' Na tela seguinte selecione a opção “I accept the agreement” e em seguida no botão “Next”.
 +
 
 +
[[Imagem:instalacao-bancodadosaceitar.jpg|thumb|Instalação - Banco de dados]]
 +
 
 +
'''10)''' Nas demais telas, procure aceitar todas as configurações sugeridas clicando sempre no botão “Next”. Quando surgir a tela final de instalação clique no botão “Install” e a instalação será finalizada.
 +
 
 +
[[Imagem:instalacao-bancodadosfinalizar.jpg|thumb|Instalação - Banco de dados]]
 +
 
 +
== Executando pela primeira vez no servidor ==
 +
 
 +
 
 +
Finalizada a instalação do sistema no servidor, será criado um novo grupo de programas no Menu Iniciar do Windows do seu computador, chamado Base, e também um ícone no desktop.
 +
Além do ícone de acesso ao Base Condomínio, também será criado um atalho para o Manual do sistema, caso você não consiga abrir o Manual, instale o programa Acobrat Reader através do executável “ar505ptb.exe” que encontra-se no diretório de instalação do sistema.

Edição das 14h02min de 1 de abril de 2010

Requerimentos necessários

Para utilizar o Base Condomínio é necessário ter no mínimo:

Um computador Pentium II compatível, ou superior, com capacidade para rodar Microsoft Windows 98, Me, XP, 2000 ou Windows NT. É aconselhável pelo menos 256MB de memória RAM para o servidor e 128 MB para as estações.

Cerca de 50MB de espaço de disco para instalar todo o programa.


Configuração da rede

Caso o usuário tenha adquirido o Base Condomínio para uso em ambiente de rede, existem alguns procedimentos necessários para o bom funcionamento do sistema. É aconselhável a contratação de um profissional do ramo (rede) no auxílio desses procedimentos, mas nada impede que o usuário execute essas tarefas, desde que tenha os conhecimentos básicos para executa-las. Os requisitos são:

O ambiente de rede e o sistema operacional devem ser Microsoft Windows.

Apesar do Base Condomínio poder funcionar tendo como servidor de rede um computador com sistema operacional Windows 98, é aconselhável o uso de um servidor de rede com sistema operacional mais seguro (ex.: Windows NT, XP PRO ou 2000).

Não existe nenhuma restrição quanto ao sistema operacional das estações.

O Base Condomínio aceita a configuração dos protocolos de rede NetBeui, IPX/SPX e TCP/IP, apesar da configuração ideal do protocolo de rede ser a TCP/IP. O Base Condomínio já vem configurado em sua instalação para funcionar usando o protocolo TPC/IP como padrão.

Caso usuário venha usar o protocolo TCP/IP, existem algumas configurações básicas para o bom funcionamento do sistema:

a)A configuração do endereço IP deve ser fixa, ou seja, o sistema não se conectará ao servidor caso o endereço IP da estação seja dinâmico.

b)Evite usar vários protocolos de rede ao mesmo tempo, a não ser que outro software precise de outro protocolo de rede que não seja o TCP/IP para funcionar, o excesso de protocolos de rede além de prejudicar o funcionamento do Base Condomínio, prejudica a performance da própria rede.


Configuração do endereço IP

A tarefa de configuração do endereço IP do servidor de rede e das estações pode ter as características a seguir:

Configuração do endereço IP

Servidores Linux

Já existe a possibilidade da utilização de servidores Linux para gerenciamento do banco de dados do Base Condomínio, mas, a configuração desses servidores, incluindo a instalação do Gerenciador de Bando de Dados Firebird, depende do acompanhamento de um profissional capacitado. O módulo de instalação dos sistemas Base Software é direcionado exclusivamente para o ambiente Microsoft® Windows, para dúvidas com relação ao ambiente Linux, consulte o nosso suporte.

Procedimentos de Instalação

Para instalação através do CD-Rom insira o CD de instalação no drive, caso o programa de instalação não inicie automaticamente, execute o programa de instalação “Instalação_Base_Software.exe” que encontra-se no CD-Rom e siga então as instruções apresentadas:

Obs.: O programa de instalação também pode ser baixado através do link: www.icondo.com.br/download/Instalação_Base_Software.exe

1) Selecione a pasta desejada (a pasta padrão é Base) e clique no botão “Avançar”.

Instalação - selecionar pasta

2) Selecione o tipo de instalação.

Instalação completa: Instala todos os itens que são:

  • Servidor de banco de dados Interbase/Firebird
  • Banco de dados vazio
  • Software de Administração de Locação de Imóveis
  • Software de Administração de Condomínios
  • Módulo Financeiro
  • Módulo de Caixa
  • Módulo Jurídico


Instalação Customizada: O usuário pode selecionar os itens que deseja instalar.

Na primeira instalação, no caso do usuário ter adquirido o pacote completo da BASE, ele deve optar pela instalação completa. No caso do Base Condomínio, basta não selecionar as opções de instalação do Software de Administração de Locação (Base Locação) , Módulo Financeiro (Base Financeiro), Módulo de Caixa (Base Caixa) e Módulo Jurídico (Base Jurídico). Em outros casos pode não ser necessária a instalação de todos os itens. A re-instalação de um banco de dados vazio irá sobre gravar os dados já cadastrados pelo usuário. O servidor de banco de dados já poder ter sido anteriormente instalado, inclusive por outro programa (Base Locação), e neste caso também não necessita ser re-instalado.

Instalação Customizada

3) Escolha a pasta do Menu Iniciar (a pasta padrão é Base) onde o programa de instalação irá criar os ícones do programa.

Instalação - Escolher pasta no menu iniciar

4) Selecione os ícones adicionais que você gostaria que o programa de instalação criasse. As opções são as seguintes.

  • Criar ícones no desktop (pré-selecionado)
  • Criar ícones no Quick Launch (pré-selecionado)
Instalação - Selecionar ícones adicionais

5) O programa de instalação irá apresentar uma tela com todas as opções selecionadas. O usuário pode confirmar as opções clicando no botão “Instalar”, alterar alguma opção clicando no botão “Voltar” ou ainda cancelar a instalação acionando o botão “Cancelar”.

Instalação - Pronto para instalar

6) Clicando na opção “Instalar”, o programa de instalação irá iniciar o procedimento. Após o término da instalação, caso o usuário tenha selecionado a instalação do servidor de banco de dados Interbase/Firebird, o programa de instalação deste software será automaticamente acionado.

Instalação - Banco de dados

7) Clique no botão “Concluir” para iniciar a instalação do Firebird. Na tela seguinte clique no botão “Sim”.

Instalação - Banco de dados

8) Na tela seguinte clique no botão “Next”.

Instalação - Banco de dados

9) Na tela seguinte selecione a opção “I accept the agreement” e em seguida no botão “Next”.

Instalação - Banco de dados

10) Nas demais telas, procure aceitar todas as configurações sugeridas clicando sempre no botão “Next”. Quando surgir a tela final de instalação clique no botão “Install” e a instalação será finalizada.

Instalação - Banco de dados

Executando pela primeira vez no servidor

Finalizada a instalação do sistema no servidor, será criado um novo grupo de programas no Menu Iniciar do Windows do seu computador, chamado Base, e também um ícone no desktop. Além do ícone de acesso ao Base Condomínio, também será criado um atalho para o Manual do sistema, caso você não consiga abrir o Manual, instale o programa Acobrat Reader através do executável “ar505ptb.exe” que encontra-se no diretório de instalação do sistema.