Mudanças entre as edições de "Guia de Instalação Base Locação"

De WikiBase
Linha 32: Linha 32:
  
  
[[Arquivo:instalacao-baselocacao.jpg|center]]
+
[[Arquivo:instalacao-ip.jpg|center]]
 +
 
 +
 
 +
== Servidores Linux==
 +
 
 +
Já existe a possibilidade da utilização de servidores Linux para gerenciamento do banco de dados do Base Condomínio, mas, a configuração desses servidores, incluindo a instalação do Gerenciador de Bando de Dados Firebird, depende do acompanhamento de um profissional capacitado. O módulo de instalação dos sistemas Base Software é direcionado exclusivamente para o ambiente Microsoft® Windowsä, para dúvidas com relação ao ambiente Linux, consulte o nosso suporte.
 +
 
 +
== Procedimentos de Instalação==
 +
 
 +
Insira o CD-Rom do Base Locação, caso o programa de instalação não inicie automaticamente, execute o programa de instalação "Instalação_Base_Software.exe"  que encontra-se no CD-Rom e siga então as instruções apresentadas:
 +
 
 +
'''Selecione a pasta desejada (a pasta padrão é Base) e clique no botão "Avançar".'''
 +
 
 +
 
 +
[[Arquivo:instalacao-pasta.jpg|center]]
 +
 
 +
 
 +
 
 +
'''Selecione o tipo de instalação.'''
 +
 
 +
'''Instalação completa: Instala todos os itens que são:'''
 +
 
 +
* Servidor de banco de dados Interbase/Firebird
 +
* Banco de dados vazio
 +
* Software de Administração de Locação de Imóveis
 +
* Software de Administração de Condomínios
 +
* Módulo Financeiro
 +
* Módulo de Caixa
 +
* Módulo Jurídico
 +
 
 +
 
 +
'''Instalação Customizada: O usuário pode selecionar os itens que deseja instalar.'''
 +
 
 +
Na primeira instalação, no caso do usuário ter adquirido o pacote completo da BASE, ele deve optar pela instalação completa. No caso do Base Locação, basta não selecionar as opções de instalação do Software de Administração de Condomínio (Base Condomínio) e do Módulo Financeiro (Base Financeiro).
 +
 
 +
Em outros casos pode não ser necessária a instalação de todos os itens.  A re-instalação de um banco de dados vazio irá sobre gravar os dados já cadastrados pelo usuário.  O servidor de banco de dados já poder ter sido anteriormente instalado, inclusive por outro programa (Base Condomínio), e neste caso também não necessita ser re-instalado.
 +
 
 +
 
 +
[[Arquivo:instalacao-customizada.jpg|center]]
 +
 
 +
 
 +
'''Escolha a pasta do Menu Iniciar (a pasta padrão é Base) onde o programa de instalação irá criar os ícones do programa.'''

Edição das 15h17min de 19 de abril de 2010

Requerimentos necessários

Para utilizar o Base Locação é necessário ter no mínimo:

Um computador Pentium II compatível, ou superior, com capacidade para rodar Microsoft Windows 98, Me, XP, 2000 ou Windows NT. É aconselhável pelo menos 256MB de memória RAM para o servidor e 128 MB para as estações.

Cerca de 50MB de espaço de disco para instalar todo o programa.


Configuração da rede

Caso o usuário tenha adquirido o Base Locação para uso em ambiente de rede, existem alguns procedimentos necessários para o bom funcionamento do sistema. É aconselhável a contratação de um profissional do ramo (rede) no auxílio desses procedimentos, mas nada impede que o usuário execute essas tarefas, desde que tenha os conhecimentos básicos para executa-las. Os requisitos são:

O ambiente de rede e o sistema operacional devem ser Microsoft Windows.

Apesar do Base Locação poder funcionar tendo como servidor de rede um computador com sistema operacional Windows 98, é aconselhável o uso de um servidor de rede com sistema operacional mais seguro (ex.: Windows NT, XP PRO ou 2000).

Não existe nenhuma restrição quanto ao sistema operacional das estações.

O Base Locação aceita a configuração dos protocolos de rede NetBeui, IPX/SPX e TCP/IP, apesar da configuração ideal do protocolo de rede ser a TCP/IP. O Base Locação já vem configurado em sua instalação para funcionar usando o protocolo TPC/IP como padrão.

Caso usuário venha usar o protocolo TCP/IP, existem algumas configurações básicas para o bom funcionamento do sistema:

a)A configuração do endereço IP deve ser fixa, ou seja, o sistema não se conectará ao servidor caso o endereço IP da estação seja dinâmico.

b)Evite usar vários protocolos de rede ao mesmo tempo, a não ser que outro software precise de outro protocolo de rede que não seja o TCP/IP para funcionar, o excesso de protocolos de rede além de prejudicar o funcionamento do Base Locação, prejudica a performance da própria rede.


Configuração do endereço IP

A tarefa de configuração do endereço IP do servidor de rede e das estações pode ter as características a seguir:


Instalacao-ip.jpg


Servidores Linux

Já existe a possibilidade da utilização de servidores Linux para gerenciamento do banco de dados do Base Condomínio, mas, a configuração desses servidores, incluindo a instalação do Gerenciador de Bando de Dados Firebird, depende do acompanhamento de um profissional capacitado. O módulo de instalação dos sistemas Base Software é direcionado exclusivamente para o ambiente Microsoft® Windowsä, para dúvidas com relação ao ambiente Linux, consulte o nosso suporte.

Procedimentos de Instalação

Insira o CD-Rom do Base Locação, caso o programa de instalação não inicie automaticamente, execute o programa de instalação "Instalação_Base_Software.exe" que encontra-se no CD-Rom e siga então as instruções apresentadas:

Selecione a pasta desejada (a pasta padrão é Base) e clique no botão "Avançar".


Instalacao-pasta.jpg


Selecione o tipo de instalação.

Instalação completa: Instala todos os itens que são:

  • Servidor de banco de dados Interbase/Firebird
  • Banco de dados vazio
  • Software de Administração de Locação de Imóveis
  • Software de Administração de Condomínios
  • Módulo Financeiro
  • Módulo de Caixa
  • Módulo Jurídico


Instalação Customizada: O usuário pode selecionar os itens que deseja instalar.

Na primeira instalação, no caso do usuário ter adquirido o pacote completo da BASE, ele deve optar pela instalação completa. No caso do Base Locação, basta não selecionar as opções de instalação do Software de Administração de Condomínio (Base Condomínio) e do Módulo Financeiro (Base Financeiro).

Em outros casos pode não ser necessária a instalação de todos os itens. A re-instalação de um banco de dados vazio irá sobre gravar os dados já cadastrados pelo usuário. O servidor de banco de dados já poder ter sido anteriormente instalado, inclusive por outro programa (Base Condomínio), e neste caso também não necessita ser re-instalado.


Instalacao-customizada.jpg


Escolha a pasta do Menu Iniciar (a pasta padrão é Base) onde o programa de instalação irá criar os ícones do programa.