Manual Básico Base Locação

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Fichas de Cadastramento

Operações

1.Senha de Abertura

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2.Barra de Ferramenta do Sistema


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manual-basico-locacao3.jpgEste Botão abre uma tela com a qual você poderá fazer pesquisas de uma determinada tabela, como mostra as imagens abaixo:


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Esta primeira tela é uma pesquisa por faixa, com ela você pode selecionar uma faixa para pesquisa lembrando que quando clicar em OK a tabela só mostrará os registros na faixa selecionada. Primeiro o usuário deve escolher o campo da tabela que ele quer filtrar e dizer se esse campo é alfabético ou lógico para depois escolher qual faixa do registro ele quer visualizar.


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Esta segunda tela o usuário seleciona o campo que deseja filtrar e escolhe o tipo de pesquisa.


Cadastramento de Empresa  : Tabelas Gerais/Principais/Empresa

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Cadastramento de Filial : Tabelas Gerais/Principais/Filial

Obrigatório, pois será utilizado para vincular no cadastro do proprietários.


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Cadastramento de Entidades

Funcionários (Somente aqueles funcionários que irão utilizar o sistema)

Dados Básicos:

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Dados Complementares: É obrigatório um funcionário estar associado ao logon “master”. Significando que essa pessoa tem acesso a todo sistema.

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Proprietários

Dados Básicos:

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Dados Complementares: Vincular a filial e funcionário criado anteriormente.

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Análise Geral: gerados automaticamente pelo sistema , mostrará o histórico da entidade.

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Visualização Geral

Esta tela possibilitará a duplicação do cadastro, isto é, um proprietário poderá assumir as funções de fiador ou locatário. (OBS.: Continuará com o mesmo código em todas as telas, pois trata-se de um único cadastro)

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Cadastramento de imóvel

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Cadastro da Tabela do IPTU: É um cadastro único, onde são informadas as parcelas e seus respectivos vencimentos para posteriormente ser associado nos cadastros do IPTU.


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Cadastramento IPTU

Esse cadastro possibilitará que na geração dos recibos, esses lançamentos sejam criados no Contas a Pagar e repassados ao recibo do locatário. Será cadastrado nessa tela os IPTU's que serão pagos pela Administradora e repassados ao locatário.


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Cadastramento de Seguro

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Cadastramento de Banco: Financeiro/Tabelas/Banco

Nesta tela serão cadastradas as contas bancárias dos clientes (Proprietário e favorecido , para prestação de conta) e da própria Administradora (para pagamentos e geração de boletas bancárias para os locatários);

Cadastro da Agência

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Cadastro da Conta Corrente
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Código do cedente: deverá ser verificado com o gerente da conta, qual é o código cedente dessa conta

Carteira: Informação obrigatória, determina o tipo da conta, se é registrada ou não.

Código simplificado: é criado na hora do cadastro, a livre escolha do usuário.

Uso do Banco: Essa informação é fornecida pelo Banco;

Correntista: Vincular a entidade que irá receber a prestação de contas; se for o cadastro da empresa, não é necessário utilizar esse campo.

Conta empresa: Se a conta cadastrada for da Administradora deverá ser marcado, na qual será gerado as boletas e feitos os pagamentos.


Cadastramento de Histórico Padrão : Financeiro/Tabelas/Histórico Padrão

Esses históricos serão utilizados em todo o sistema, identificando qual lançamento está sendo realizado.

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IR Mensal: Deverá ser marcado os históricos que terão cálculo de Imposto de renda;

IR Anual: Para demonstrar quais históricos deverão aparecer no relatório de Informe de rendimentos enviados aos proprietários;

Pagto Obrigatório: Se refere a boleta bancária do inquilino, identificando que o referido histórico não poderá ser desconsiderado do valor total do recibo.

Incide comissão/Total: Define sobre qual histórico será calculado a taxa de administração.

Incide Comissão/Aluguel: Define os históricos que serão considerados para cálculo da comissão, houvendo a possibilidade de cobrar sobre lançamentos provenientes de aluguel de garagem, aluguel de fachada e também sobre pagamentos baixados no contas a pagar (Se o contrato de administração contemplar o tipo de comissão “ sobre aluguel e contas a pagar baixados...” OBS: Se a adminstradora possuir os dois casos distintos de cobrança de taxa de administração, deve-se marcar os dois tipos de cálculo;

Multa: Será consderado os históricos para cálculo de multa na boleta, caso seja pago o boleto vencido;

Remessa: Define quais os históricos lançados em conta corrente serão considerados para totalizar o valor a ser repassado ao proprietário. Deve-se marcar todos os históricos.

Fiança: Não é necessário marcar

Desconto: Define sobre quais históricos deverão ser calculados descontos nas boletas do locatários;

Cálculo do Bloqueio de Saldo: Não é necessário marcar

TX.Adm.Dimob: permite configurar os históricos que vão compor o valor da taxa de administração na geração do arquivo da DIMOB.

Serviço: Marcando os históricos esses ficarão disponíveis para serem inseridos no Contrato de Administração e poderá ser fixado a valor único de cobrança.


Financeiro/Tabelas/Imposto de Renda

Essa tabela será utilizada para calcular o Imposto de Renda nos recibos dos locatários, quando o proprietário for pessoa física e locatário for pessoa jurídica. Deverá ser atualizada antes da geração de recibos, para que seja calculado e lançado no recibo do locatário;

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Contrato de Administração: Administração/Imóvel/Contrato de Administração

Dados Básicos
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Limite de crédito: configurar o parâmetro 135 (Se quiser impedir o bloqueio, basta colocar 0 (zero) no referido parâmetro, se desejar que o sistema verifique sempre o saldo, levando em consideração o saldo, o limite de crédito e os pagamentos já em voucher , colocar 1(um)). O sistema exibirá um aviso de bloqueio para os proprietários que não possuam saldo suficiente para pagamento.

Vincular o imóvel (clicar no botão “imóvel”)
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Remessa
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Conta Corrente Pessoal Remessa: Se o proprietário possuir algum lançamento em conta corrente, não vinculado a nenhum imóvel;

Saldo Remessa: Sempre irá verificar se o proprietário possui saldo favorável;

Contas a Pagar: Lançamentos futuros serão descontados no cálculo da remessa , considerando a quantidade de dias informados.

Proprietário Remessa

Dados do pagamento ao proprietário (prestação de contas), referente a conta bancária, forma de pagamento e favorecido.

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Transferência: Transferir a Tarifa Bancária para empresa

Esta tela permitirá que seja informado quais os históricos cobrados no recibo do locatário deverão ser transferidos para o Conta Corrente da Empresa, por não se tratar de um crédito ao proprietário. Para isso será preciso, cadastrar a administradora como Proprietário, para que seja possível visualizar através de relatórios de Conta Corrente os históricos que foram transferidos.

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