Modalidades de cobrança

De WikiBase

Recibos Pré-Impressos

Consiste na emissão de recibos através de formulários fornecidos pelo banco. Não existe restrição com relação à emissão de cobrança bancária através de recibos pré-impressos, bastando para isso fazer pequenos ajustes quanto ao posicionamento das informações no formulário, esses ajustes podem ser feitos pelo próprio usuário através do menu de Utilitários/Configurar Recibo Pré-Impresso.


Recibos Laser

Consiste na emissão de recibos diretos pelo sistema, com o cálculo automático do nosso número e do código de barras. A emissão de recibos laser pode ser feita para os bancos mais usuais (consultar tabela no final do texto), no caso de bancos que não estejam habilitados para emissão de recibos laser, basta o cliente fornecer o manual de configuração para o nosso número e o código de barras, para análise do processo de viabilização, mediante aprovação dos custos, com base na proposta enviado ao cliente. Apesar da impressão de recibos laser poder ser feita em impressora jato de tinta, é importante observar alguns detalhes: 1) a qualidade de impressão em impressoras jato de tinta é inferior a de impressoras laser, esse fato pode gerar uma falha de leitura no código de barras e possível rejeição por parte do banco; 2) existem modelos de impressoras jato de tinta que não suportam a impressão de recibos laser (o código de barras sai cortado devido o limite das margens de impressão), nesse caso a limitação é da própria impressora e o cliente deverá buscar outras soluções (adquirir impressora laser ou outro modelo de impressora jato de tinta compatível). Apesar dos sistemas já estarem habilitados para imprimir recibos laser dos bancos mais usuais, existe um processo obrigatório de homologação dos recibos junto ao banco que deve ser feito pelo cliente, esse processo consiste na emissão de alguns recibos (dez pelo menos) e o envio dos mesmos ao banco para aprovação. Sugerimos ainda que mesmo após a aprovação que se faça uma simulação pagando alguns recibos de valores simbólicos na própria rede bancaria do banco emissor e em outra rede diferenciada.


Recibos Bureaux

Atencao.png


Não disponível para as versões Base Locação Uno e Base Condomínio Uno.


Consiste na geração de um arquivo e envio para uma empresa que faz a impressão. Com relação à exigência de homologação da cobrança junto ao banco, a emissão de recibos bureaux segue as mesmas condições dos recibos laser. Os arquivos gerados pelo sistema têm um formato padrão e único, independente da empresa que irá fazer a impressão dos recibos, já que todas as informações necessárias à impressão do recibo já estão no arquivo gerado. Caso a empresa de impressão tenha dúvidas quanto ao processamento do arquivo, a Base dará o suporte necessário. A forma de envio e o prazo para entrega dos recibos impressos é de inteira responsabilidade do cliente em comum acordo com a empresa que fará a impressão.

Cobrança registrada

A cobrança registrada consiste na geração de arquivo no padrão estabelecido pelo banco e envio para o processamento junto ao banco. Com relação à exigência de homologação da cobrança junto ao banco, a geração de cobrança registrada segue as mesmas condições dos recibos laser. Existem duas maneiras do processamento da cobrança registrada: 1) O cliente faz a impressão dos recibos e somente gera o arquivo para registro dos mesmos junto ao banco; 2) O cliente gera o arquivo e o banco se encarrega do processo de impressão. O sistema não gera cancelamento de registro, ou seja, o eventual cancelamento do registro de cobrança deverá ser feito pelo cliente junto ao banco. Existem alguns fatores que tornam o processo de registro de cobrança não muito usual: 1) Custo operacional, já que além de imprimir os recibos deverá ser feita a geração e o envio dos arquivos ao banco; 2) No caso da impressão dos recibos pelo próprio banco, existem limitações quanto a espaço para as informações necessárias e personalização da cobrança (logotipo da empresa, itens do recibo, campos de endereçamento e mensagens), levando em consideração que o arquivo gerado deverá seguir o formato fornecido pelo banco.


Atencao.png


Consulte também a documentação sobre o Controle Automático de Cobrança Registrada.


Baixa CNAB

Consiste no processo de baixa de recibos automática, através de troca de arquivos com o banco. Qualquer modalidade de emissão de cobrança pode ser processada através da baixa CNAB, para tanto, basta ajustar o posicionamento das informações enviadas no arquivo, no cadastro do próprio banco. A configuração para baixa CNAB dos bancos mais usuais, já vão previamente cadastradas no módulo de instalação, no caso de bancos que não estejam habilitados para a baixa CNAB, basta o cliente consultar o manual de configuração de posicionamento, que o processo de adaptação será viabilizado.


Dica.png
Caso o cliente opte pela emissão de cobrança através de recibos pré-impressos, a informação do número de controle (nosso número) será de total responsabilidade do cliente, isso não impede que a baixa CNAB funcione, porém, deixa o sistema mais vulnerável a problemas nas baixas, pois o número de controle para baixa deverá ser informado pelo usuário no momento da impressão.


Débito automático

Atencao.png


Não disponível para as versões Base Locação Uno e Base Condomínio Uno.


A cobrança em débito automático consiste na geração de arquivo no padrão estabelecido pelo banco e envio para o processamento junto ao banco, que se encarrega de fazer o débito na conta corrente do cliente. Os recibos dos clientes que estiverem em débito automático serão impressos com uma mensagem contendo as informações referentes ao banco, agência e conta corrente em que será feito o débito. A baixa dos recibos também pode ser feita automaticamente através da troca de arquivos com o banco, seguindo o mesmo formato da baixa CNAB, só que em opção diferente no sistema. Essa modalidade de cobrança está disponível somente no sistema Base Condomínio. Com relação à exigência de homologação da cobrança junto ao banco, a geração de cobrança em débito automático segue as mesmas condições dos recibos laser.

Tabela de Bancos habilitados nos sistemas

Código Nome do Banco Pré-Impresso Laser Bureaux Registrada Simples Registrada com impressão pelo Banco Controle Automático de Registro CNAB Débito Automático Contas a Pagar Eletrônico Observações
001 Banco do Brasil S.A. Sim Sim Sim Sim Sim Sim* Sim Sim* Não Disponível Layout CBR641 somente para o Sistema Base Locação, sem impressão pelo banco.
Disponível o Layout DBT627 para o Débito Automático.
Consulte a documentação sobre o Controle Automático de Cobrança Registrada.
021 BANESTES Sim Sim* Sim Sim Sim Não Sim Não Não O número de recibo se limita a 8 posições no arquivo retorno.
027 BESC Sim Sim Sim Não Não Não Sim Não Não  
033 Banco Santander do Brasil S.A. Sim Sim Sim Sim Sim* Sim* Sim Sim Sim 1) Registro de cobrança disponível para os Sistemas Base Condomínio e Base Locação; 2) Com impressão pelo banco somente para o Sistema Base Locação Layout 240 posições.
Consulte a documentação sobre o Controle Automático de Cobrança Registrada.
041 BANRISUL Sim Sim Sim Sim Não Não Sim Não Não Registro de cobrança disponível para os Sistemas Base Condomínio e Base Locação
070 Banco BRB Sim Sim Sim Não Não Não Sim Não Não  
104 Caixa Econômica Federal Sim Sim Sim Sim Sim* Sim* Sim Não Sim Impressão pelo banco somente no Layout 240 para o Sistema Base Locação.
Consulte a documentação sobre o Controle Automático de Cobrança Registrada.
151 Banco Nossa Caixa Sim Sim Sim Não Não Não Sim Não Não  
237 Banco Bradesco S.A. Sim Sim Sim Sim Sim Sim* Sim Sim Sim Registro de cobrança disponível para os Sistemas Base Condomínio e Base Locação.
Disponível Layout 240 posições para os Sistemas Base Condomínio e Base Locação.
Consulte a documentação sobre o Controle Automático de Cobrança Registrada.
291 Banco BCN S.A. Sim Sim Sim Não Não Não Sim Não Não O número de recibo se limita a 7 posições no arquivo retorno.
320 BICBANCO Sim Sim Sim Não Não Não Sim Não Não O número de recibo se limita a 7 posições no arquivo retorno.
341 Banco Itaú S.A. Sim Sim Sim Sim Sim Sim* Sim Sim* Sim Registro de cobrança disponível para os Sistemas Base Condomínio e Base Locação.
Disponível o Layout FEBRABAN 150 posições para o Débito Automático.
Consulte a documentação sobre o Controle Automático de Cobrança Registrada.
347 Banco Sudameris S.A. Sim Sim Sim Sim Não Não Sim Não Não Registro de cobrança disponível para os Sistemas Base Condomínio e Base Locação
389 Banco Mercantil do Brasil S.A. Sim Sim Sim Sim* Sim* Sim Sim Não Não O registro de cobrança está disponível somente para o Sistema Base Locação.
Impressão pelo banco não suporta os itens do recibo.
399 HSBC Bank Brasil S.A. Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim Sim Sim Registro de cobrança disponível para os Sistemas Base Condomínio e Base Locação
422 Banco Safra S.A. Sim Sim Sim Não Não Sim Sim Não Sim Disponível no layout 240 e 400 posições para os Sistemas Base Condomínio e Base Locação
Consulte a documentação sobre o Controle Automático de Cobrança Registrada.
479 Bank Boston Banco Múltiplo S.A. Sim Sim Sim Não Não Não Sim Não Não  
748 SICRED Sim Sim Sim Sim* Não Não Sim Não Não Registro de cobrança somente para o Sistema Base Condomínio
756 BANCOOB Sim Sim Sim Sim Não Sim Sim Não Não Registro de cobrança disponível para os Sistemas Base Condomínio e Base Locação.
641 BBV Sim Sim Sim Não Não Não Não Não Não  
756 SICOOB Sim Sim Sim Sim* Não Sim* Sim Não Não Disponível no layout 240 posições para os Sistemas Base Condomínio e Base Locação
Consulte a documentação sobre o Controle Automático de Cobrança Registrada.


Atencao.png

Qualquer implantação ou alteração de modalidade de cobrança bancária deverá ser submetida, obrigatoriamente, a homologação junto ao respectivo banco, antes de colocada em produção.

A geração de arquivos para Débito Automático é disponível somente para o Sistema Base Condomínio.

A geração de arquivos para registro de cobrança, registro de débito automático e remessa de contas a pagar eletrônico, também deverá passar obrigatoriamente, pelo processo de homologação junto ao respectivo banco.


Dica.png
Além da homologação oficial junto ao banco, poderão ser gerados recibos de teste com valores simbólicos.

Esses recibos poderão ser pagos, na própria rede bancaria do banco emissor e em outra rede diferenciada, para verificação dos créditos em conta corrente e verificação dos procedimentos de baixa nos sistemas.


Limites para os campos de endereçamento em cobranças registradas

Código Nome do Banco Nome do Sacado Endereço Complemento Bairro Município
001 Banco do Brasil S.A. 40 40 0 15 15
021 BANESTES 40 40 0 12 15
041 BANRISUL 35 40 0 0 15
104 Caixa Econômica Federal 35 40 0 12 15
237 Banco Bradesco S.A. 40 40 0 0 0
341 Banco Itaú S.A. 30 0 0 12 15
347 Banco Sudameris S.A. 40 40 0 12 15
353 Banco Santander do Brasil S.A. 40 40 0 12 15
356 Banco Real S.A. 40 40 0 12 15
389 Banco Mercantil do Brasil S.A. 40 40 0 12 15
399 HSBC Bank Brasil S.A. 40 40 0 15 15


Atencao.png

O campo endereço do arquivo remessa é composto pelos campos logradouro, endereço e complemento do sistema.


Empresas habilitadas para impressão de recibos bureaux

Atencao.png


Não disponível para as versões Base Locação Uno e Base Condomínio Uno.



Empresa Telefone Contato
BMP Card (21) 2576-1136 Wander Machado
Equipress (21) 2516-2556 Jamilié
MICROCIS (21) 3077-4513 Thiago Saad
Officer Laser (21) 2253-2984 Antônio Carlos
Omega (21) 2252-0002 Tarcízio
Printer Data (21) 3173-5935 Heloisa


Atencao.png


Os recibos impressos pelo modo bureaux também deverão ser homologados junto ao respectivo banco, antes de colocados em produção.

A definição do layout de impressão dos recibos com a empresa de impressão é de responsabilidade da administradora.



Funcionalidades Base Condomínio Uno

Funcionalidades Base Locação Uno

Funcionalidades Base Condomínio

Funcionalidades Base Locação