Mudanças entre as edições de "PJBank"

De WikiBase
(Recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo))
(Recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo))
(6 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 176: Linha 176:
  
  
:Após o registro o recibo voltar a assumir o status de ''Processado'', o que possbilitará a sua emissão.
+
:Após o registro o recibo voltar a assumir o status de ''Processado'', o que possibilitará a sua emissão.
 +
 
 +
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Atencao.png|center]]
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 
 +
'''Conforme mencionado inicialmente, os processos de registro e liquidação dos boletos é feito de forma automática, se a obrigatoriedade de troca de arquivos de remessa/retorno com o banco.'''
 +
 
 +
'''Essa tarefa será feita pelo '''Robô PJBank''', conforme veremos mais adiante, o intervalo de tempo entre a liberação do recibo e o efetivo registro vai depender das configurações de execução do robô.'''
 +
 
 +
|}
  
 
===Configurando a Liquidação===
 
===Configurando a Liquidação===

Edição das 15h29min de 12 de junho de 2019

PJBank


Visão Geral

O PJbank é um serviço de automação bancária que vem facilitar todo o processo, pois, reduz drasticamente os custos operacionais e tarifários para o controle de registro dos seus boletos.
Vantagens:
  • Abertura de convênio realizado automaticamente.
Ao optar pelo PJBank o sistema faz automaticamente o credenciamento de todas contas de recebimento e estará imediatamente pronto para registrar e emitir os boletos. Sem a necessidade de homologação prévia da cobrança, é só associar o PJBank ao seu contas a receber.
  • Tarifa única, cobrada apenas na liquidação.
A tarifa padrão é cobrada no momento da liquidação do boleto. Não há taxas de baixa, alteração e permanência do boleto
  • Troca de dados para registro e liquidação automatizada.
O sistema faz o registro e a liquidação dos boletos de forma transparente e automática sem a interferência do usuário, não existe a necessidade do envio e processamento de arquivos remessa e retorno. Basta configurar os parâmetros de operação uma vez e deixar o resto com o sistema.

Tipos de Conta

Existem dois tipos de conta PJBank:
Conta Recebimento - Conta exclusiva para emissão e liquidação de boletos, pode ser credenciada sem nenhuma burocracia.
Conta Digital - Permite também a emissão e liquidação de boletos, além de outras vantagens.
  • Permite receber através de boletos e de cartão de crédito.
  • Pagamentos através do cartão de conta digital.
  • Saques e transferências de TED e DOC, independente do banco.
Atencao.png

O credenciamento de Conta Digital ainda não está disponível nos sistemas.

Ele vai requerer o envio de documentação complementar para a ativação da conta.

Procedimentos

Ativação do Serviço

O ícone do PJBank ficará exposto na barra de menu principal do sistema, conforme a imagem abaixo.


Pjbanck ativacao 01.jpg


Clicando sobre o Ícone é exibido um texto explicativo sobre o serviço com a opção de ativa-lo ou não.


Pjbanck ativacao 02.jpg


Atencao.png

A ativação do serviço não interfere nos procedimentos tradicionais das cobranças do seu sistema, somente ativa as funcionalidades PJBank. Portanto, o fluxo de cobrança bancária configurado no seu sistema continua o mesmo nesse ponto.

Para o registro e liquidação automáticos, serão necessários mais procedimentos. Conforme veremos adiante.


Após a aprovação do serviço, aparecerá outra janela de confirmação, com a opção de seguir ou não os demais procedimentos.


Pjbanck ativacao 03.jpg


Conforme mencionado acima, a ativação do serviço vai habilitar o Menu com as funcionalidades PJBank no sistema.


Pjbanck ativacao 04.jpg


Dica.png

Para que o menu seja exibido, é necessário reiniciar o sistema após a ativação.

Ativação dos Condomínios (Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Ativação de Condomínios)

Para que o condomínio esteja apto para emitir cobrança pelo PJBank, é necessário a ativação do serviço no Contrato de Administração.
Esse assistente permite filtrar os condomínios ativos no sistema, de forma que a ativação seja feita para um ou todos ao mesmo tempo.


Pjbanck ativacao condominio 01.jpg


No caso da Conta de Recebimento o credenciamento é automático e será criada uma conta corrente do PJBank para cada Condomínio. As contas poderão ser consultadas no Cadastro de Bancos (Financeiro > Tabelas > Banco).
Foram adicionados os campos Instituição, Convênio, Recebimento e Situação, para o controle das contas correntes bancárias.


Pjbanck ativacao condominio 04.jpg


Pjbanck ativacao condominio 05.jpg


Os dados de ativação também ficarão registrados no Contrato de Administração (Administração > Condomínio / Botão Contrato ADM).


Pjbanck ativacao condominio 02.jpg


Atencao.png

A ativação do Condomínio ainda depende do credenciamento dele junto ao PJBank, essa tarefa será feita pelo Robô PJBank conforme veremos mais adiante.

Então, enquanto não for exibida a mensagem Pjbanck_ativacao_condominio_03.jpg o Condomínio não estará apto para realizar a cobrança.

Note que a Conta Corrente apontada no Contrato de Administração deverá ser a conta que receberá os créditos referentes a liquidação automática da cobrança, independente da conta de emissão do boleto bancário.

Lançamento de Contas a Receber

Após o credenciamento do condomínio, a tela de Contas a Receber (Financeiro > Contas a Receber > Lançamento) estará habilitada para gerar a cobrança através do PJBank. Então, o contas a receber estará apto para gerar cobrança para a conta corrente bancária vinculada ao próprio condomínio ou pela conta corrente do PJBank. Tratamento semelhante será dado na tela de Lançamento de Recibos (Financeiro > Contas a Receber > Recibo).


Pjbank ativacao condominio 06.jpg


Atencao.png

Mesmo que o condomínio esteja credenciado os recibos terão o vínculo com o PJBank somente após os ajustes feitos no respectivo lançamento de contas a receber.

Os procedimentos para a Geração de Recibos não foram modificados, porém, no caso de recibos para o PJBank será necessário fazer o processo de Liberação dos Recibos, conforme veremos a seguir.

Liberação de Recibos

Todo recibo vinculado ao PJBank, quando criado, terá um status intermediário Em Crítica antes de ser automaticamente registrado.
O status em crítica permite que o recibo seja manipulado com possíveis ajustes, antes da liberação final para o registro. Essa liberação poderá ser feita tanto na tela do próprio recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo), quanto pelo Assistente de Liberação de Recibos (Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Liberação de Recibos).

Assistente (Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Liberação de Recibos)

Pjbank ativacao condominio 07.jpg


Selecione o(s) Condomínio(s), faixa de vencimento e, ao clicar em Botao Aplicar Filtro.jpg serão exibidos os recibos pendentes de liberação (status Em Crítica).
Clique em Botao Marcar Todos.jpg ou selecione individualmente os recibos no grid, ao clicar em Botao Processar.jpg os recibos serão liberados para registro junto ao PJBank.

Recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo)

Pjbank ativacao condominio 08.jpg


A liberação do recibo poderá ser feita também pela própria tela alterando o status o seu status de Em Crítica para Processado.
Ao liberar, ele assumirá um estágio intermediário que corresponde ao tempo necessário para que o registro seja efetivado.


Pjbank ativacao condominio 09.jpg


Após o registro o recibo voltar a assumir o status de Processado, o que possibilitará a sua emissão.
Atencao.png

Conforme mencionado inicialmente, os processos de registro e liquidação dos boletos é feito de forma automática, se a obrigatoriedade de troca de arquivos de remessa/retorno com o banco.

Essa tarefa será feita pelo Robô PJBank, conforme veremos mais adiante, o intervalo de tempo entre a liberação do recibo e o efetivo registro vai depender das configurações de execução do robô.

Configurando a Liquidação

Robô PJBank

Funcionalidades Base Condomínio