Procedimentos - Fitro Secovi

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Procedimentos

Essa opção tem a finalidade de gerar os arquivos padrão “CSV”, segundo a versão 1.0.8 do LAYOUT de exportação de dados definido pelo SECOVI. Para parametrização e geração dos arquivos basta acessar a opção Utilitários > Arquivo SECOVI.


Filtro-Secovi-a.jpg


Parâmetro 266 - Código SECOVI

Vá até o cadastro de parâmetros do respectivo sistema (Tabelas Geras > Informações > Parâmetro) e identifique o código da empresa que deverá ser fornecido pelo SECOVI.

Antes da geração dos dados financeiros, deverão ser feitas as configurações dos parâmetros, onde deverão ser informadas as contas e históricos que compõe cada parâmetro.

As configurações de contas e históricos poderão ser feitas genericamente ou por cliente, seja condomínio ou proprietário, conforme procedimentos a seguir:


Parâmetros Condomínio

Filtro-secovi-b.jpg


Correspondente ao arquivo adm_condominio.csv

Campos:

Parâmetro: Nesse campo deverá ser informado que tipo de parâmetro está sendo configurado, opções:

• Pessoal: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas com pessoal, correspondente ao item 13 do layout, variável DSP_PESSOAL.

• Água/Esgoto: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas com água e esgoto, correspondente ao item 14 do layout, variável DSP_AGUA.

• Energia Elétrica: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas com energia elétrica, correspondente ao item 15 do layout, variável DSP_ENERGIA.

• Manutenção: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas com manutenções diversas, correspondente ao item 16 do layout, variável DSP_MANUT.

• Segurança: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas com segurança, correspondente ao item 17 do layout, variável DSP_SEG.

• Taxa de Administração: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas administrativas, correspondente ao item 19 do layout, variável VLR_TAXA.

• Material de Expediente: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas de material de expediente, correspondente ao item 20 do layout, variável VLR_MAT.

• Outros Servições: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas de outros serviços e tarifas, correspondente ao item 21 do layout, variável VLR_SERV.

Conta: Nesse campo deverão ser identificadas as contas de acordo com cada parâmetro, podendo ser contas de débito ou crédito.

Código Condomínio: os parâmetros que estiverem configurados com o valor zero no campo código do condomínio terão validade para todos os condomínios. Caso tenha algum condomínio que tenha um plano de contas diferenciado para lançamento, o parâmetro poderá ser configurado com o código do próprio condomínio, ou a conta referente à receita desse condomínio também poderá ser identificada no parâmetro com código zero.


Parâmetros Unidades

Correspondente ao arquivo adm_unidade.csv


Filtro-secovi-c.jpg


Campos:

Parâmetro: Nesse campo deverá ser informado que tipo de parâmetro está sendo configurado, opções:

• Cota Condominial: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de condomínio, correspondente ao item 8 do layout, variável VLR_COND.

• Fundo de Reserva: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de fundo de reserva, correspondente ao item 9 do layout, variável VLR_FUND.

• Valor da cota extra: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de cota extra, correspondente ao item 10 do layout, variável VLR_CT_EXTRA.

• Valor da cota obra: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de cota obra, correspondente ao item 11 do layout, variável VLR_CT_OBRA.

Conta: Nesse campo deverão ser identificadas as contas de acordo com cada parâmetro, podendo ser contas de débito ou crédito. Código Condomínio: os parâmetros que estiverem configurados com o valor zero no campo código do condomínio terão validade para todos os condomínios. Caso tenha algum condomínio que tenha um plano de contas diferenciado para lançamento, o referente à receita desse condomínio também deverá ser identificada no parâmetro com código zero.


Parâmetros Locação

Filtro-secovi-d.jpg


Correspondente ao arquivo adm_locacao.csv

Campos:

Parâmetro: Nesse campo deverá ser informado que tipo de parâmetro está sendo configurado, opções:

• Valor do Aluguel: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de aluguel, correspondente ao item 23 do layout, variável VLR_ALUG.

• Valor do Condomínio: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de condomínio, correspondente ao item 24 do layout, variável VLR_COND.

• Valor do IPTU: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de IPTU, correspondente ao item 24 do layout, variável VLR_IPTU.

• Valor do Seguro: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de seguro, correspondente ao item 25 do layout, variável VLR_SEG.


Geração

Uma vez configurados, os parâmetros ficarão gravados e serão usados para a geração dos arquivos. Para a geração dos arquivos, basta selecionar o diretório, o período que deverá ser filtrado e clicar no botão “Gerar Arquivo”.


Filtro-secovi-e.jpg


Os arquivos adm_condominio.csv, adm_unidade.csv e adm_locacao.csv serão gerados dentro do diretório selecionado e poderão ser abertos em qualquer programa que editem arquivos do tipo CSV (Ex.: Excel ou BrOffice).

A cada geração, os arquivos serão sobre-gravados, a manutenção da cópia de arquivos anteriormente gerados é de responsabilidade do operador.

Regras Gerais

Os arquivos poderão ser gerados com data retroativa, as regras para a identificação da situação dos condomínios e imóveis de acordo com o período selecionado seguem os procedimentos abaixo:

Apuração de condomínios ativos no período: pelo cadastro do contrato de administração, condomínios em que a data do início do contrato de administração for nula ou menor que a data inicial no período selecionado e data do fim de contrato de administração for nula ou maior que a data final no período selecionado ou a renovação for automática (campo renovação automática no cadastro do contrato).

Apuração de condomínios inativados no período: pelo contrato de administração, condomínios em que a data do fim de contrato de administração estiver dentro do período selecionado e a renovação não for automática (campo renovação automática no cadastro do contrato).

Apuração de imóveis ativos no período: pelo cadastro do contrato de administração, imóveis em que a data do início do contrato de administração for nula ou menor que a data inicial no período selecionado ou data de inclusão do imóvel no contrato for menor que a data inicial do período selecionado e data do fim do contrato de administração for nula ou maior que a data final do período selecionado e a renovação for automática (campo renovação automática no cadastro do contrato), ou data da expiração do imóvel for maior que a data final no período selecionado.

Apuração de imóveis inativados no período: pelo contrato de administração, imóveis em que a data do fim de contrato de administração estiver dentro do período selecionado e a renovação não for automática (campo renovação automática no cadastro do contrato) ou imóveis em que a data de expiração estiver dentro do período selecionado.

Os arquivos deverão ser validados e enviados para a FECOMERCIO-RJ. Consulte também os PROCEDIMENTOS para validação e envio dos arquivos.

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