Mudanças entre as edições de "Régua de Cobrança"

De WikiBase
(Textos)
 
(114 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
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====Visão Geral====
 
====Visão Geral====
  
:Essa ferramenta permite o disparo de emails avisando aos Condôminos, Proprietários e Inquilinos da disponibilização, pagamento ou atraso do vencimento do boleto. Podendo configurar um texto personalizado incluindo o link do boleto disponível no Icondo.
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:Essa ferramenta permite o disparo de emails avisando aos Condôminos da disponibilização, pagamento ou atraso do vencimento do boleto. Podendo configurar um texto personalizado incluindo o link do boleto disponível no Icondo.
  
 
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| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|  
 
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:'''Esse módulo é licenciado a parte. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Base Software.'''
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*:'''Esse módulo é licenciado a parte. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Base Software.'''
:'''Válido somente para clientes do serviço ICondo.'''
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===== Textos =====
 
===== Textos =====
Nessa aba será possível cadastrar as mensagens que serão disparadas, e filtrar as mesmas.
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:Nessa aba será possível cadastrar as mensagens que serão disparadas, e filtrar as mesmas.
A tela contem um filtro por Descrição. Mais abaixo, A tela deverá ser composta dos seguintes campos:
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a) Descrição - Descrição interna da mensagem. Essa informação não será disparada junto com a mensagem sendo somente um localizador para da mesma no sistema(análogo ao campo "Descrição critério de cobrança")
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<center>''Modelo''</center>
b) Variáveis do sistema - Combo onde devem ser listadas as "Tags" que farão referencia aos respectivos dados do sistema que poderão ser inseridos no corpo e/ou título da mensagem. Foram apuradas as seguintes variáveis:
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[[Arquivo:Regua_Texto.JPG|center]]
Obs: O campo "Titulo" deve vir antes do campo "Variáveis do sistema"
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<center>''Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Textos''</center>
  
#Data_Vencimento_boleto#: Data de vencimento do boleto padrão "DD/MM/AAAA"
 
#Data_Vencimento_extenso#: Data do vencimento por extenso. Ex: "Sexta-feira, 20 de março de 2020"
 
#Mês_Vencimento_Boleto# - Exibe o mês de vencimento do boleto no padrão MM/AAAA
 
#Mês_Vencimento_Extenso# - Exibe o mês de vencimento do boleto por extenso. Ex: Março de 2020
 
#Dias_vencimento_boleto#: Exibe a quantidade de dias que faltam para o vencimento do boleto. Obs: Deve ser calculado a partir do dia que é enviada a mensagem.
 
#Data_emissão_Boleto#: Exibe a data da emissão do boleto. Obs: Discutir se será realmente a data de emissão ou a data de registro do mesmo.
 
#Data_corrente#: Exibe a data de disparo do email.
 
#Linha_Digitável#: Exibe a linha digitável referente ao boleto.
 
#Valor_Boleto#: Deve ser exibido o valor do boleto para pagamento considerando a data do envio da mensagem
 
#Itens_Boleto#: Exibe os itens que compõe o boleto (análogo com é feito no Base Filtro)
 
#Link_Boleto#: Exibe o link do boleto quando este estiver disponível no Icondo. Ou seja, o sistema deve verificar se o boleto está constando como enviado e diante disso acionar uma API(ver com o Simone) que devolve o link de acesso ao do arquivo do boleto. Caso este não esteja disponível o campo vai em branco.
 
#Numero_Boleto#: Exibe o numero do recibo.
 
#E-mail_unidade#: E-mail pego do cadastro da unidade. Caso na unidade não existam emails cadastrados deve ser mantida a regra de pegar o endereço de e-mail principal cadastrado no condômino
 
#E-mail_condômino#: Endereço de e-mail principal cadastrado no condômino.
 
#Endereço_condomínio#: Endereço do Condomínio
 
#Nome_Condomínio#:Exibe o nome do condomínio referente a unidade
 
#Nome_Condômino#:Exibe o nome do condômino que está ligado à unidade.
 
#Razão_social_condomínio#: Exibe a razão social do condomínio
 
#Endereço_Unidade#: Endereço da unidade, o mesmo que é pego considerando as mesmas regras de montagem do endereço do boleto emitido pelo sistema.
 
#Nome_Filial#:Exibe o nome da Filial que é pego do cadastro de Filiais(Tabelas gerais>principais>Filial). Nesse caso, o sistema deve inserir o nome da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
 
#Endereço_Filial#:Exibe o endereço da Filial que é pego do cadastro de Filiais(Tabelas gerais>principais>Filial). Nesse caso, o sistema deve inserir o endereço da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
 
#Telefone Filial#: Exibe o telefone da Filial atrelada ao condomínio.
 
#Nome_Gerente#: Exibe o nome do regente do condomínio (Obs: Verificar se entidade que e o gerente está ativo!)
 
#CNPJ_Filial#:Exibe o CNPJ da Filial que é pego do cadastro de Filiais(Tabelas gerais>principais>Filial). Nesse caso, o sistema deve inserir o CNPJ da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
 
  
A listagem da TAG no combo será com o nome amigável, porém ao inserir no texto, aparecerá com o nome sem acentuação e com o "_"(Underline) como separador
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A tela é composta dos seguintes campos:
  
b) Assunto - Aqui deve ser possível cadastrar o texto referente ao assunto da mensagem e este irá como assunto do e-mail quando disparado para o cliente.
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:A) Descrição: Descrição interna da mensagem. Essa informação não será disparada junto com a mensagem sendo somente um localizador para o sistema.
c) Mensagem - Campo onde será cadastrado o corpo da menagem.
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:B) Variáveis do sistema: Combo onde serão listadas as "Tags" que farão referência aos respectivos dados do sistema que poderão ser inseridos no corpo e/ou título da mensagem.
Esse campo em questão deve ser exibido na tela através do componente enviado pelo Robson que faz a edição de texto nos moldes do parão html. Deverá ainda ser possível visualizar o texto como código fonte onde poderá ser possível formatar a mensagem inserindo um CSS ou Java Script embarcado.
+
:C) Assunto: Título do e-mail enviado ao destinatário.  
Exemplo:
+
:D) Mensagem: Campo onde será cadastrado o corpo da mensagem.
image.png
+
  
  
Importante:
+
As variáveis disponíveis no sistema são:
- Bloquear a exclusão de mensagens que por ventura estejam sendo usadas no cadastro das regras de disparo, Mostrando ao usuário onde a mesma é utilizada(Empresa(mensagem default) ou Condomínio) e respectivas condições.
+
- Criar mensagens pré-configuradas com template básico para que o usuário apenas ative a régua com configurações default.
+
- Criar um preview onde o usuário possa verificar como ficará o email antes do disparo.
+
  
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*<code><#DATA_VENCIMENTO_BOLETO></code> Vencimento do boleto [DD/MM/AAAA]: Data de vencimento do boleto padrão "DD/MM/AAAA".
  
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*<code><#DATA_VENCIMENTO_EXTENSO></code> Vencimento Boleto por extenso: Data do vencimento por extenso. Ex: "Sexta-feira, 20 de março de 2020".
  
 +
*<code><#MES_VENCIMENTO_BOLETO></code> Mês de vencimento do boleto: Exibe o mês de vencimento do boleto no padrão MM/AAAA. Ex."03/2020".
  
Exemplo de tela
+
*<code><#MES_VENCIMENTO_EXTENSO></code> Mês de vencimento do boleto por extenso: Exibe o mês de vencimento do boleto por extenso. Ex: Março de 2020.
image.png
+
  
====== Hiperlink ======
+
*<code><#DIAS_VENCIMENTO_BOLETO></code> Dias para o vencimento do boleto: Exibe a quantidade de dias que faltam para o vencimento do boleto. Obs: Será calculado a partir do dia que é enviada a mensagem.
Ao clicar no botão de inserir hiperlink ou clicar com botao direito na mensagem no popup de inserir hiperlink ira abrir o dialogo:
+
  
image.png
+
*<code><#DATA_EMISSAO_BOLETO></code> Data da emissão do boleto: Exibe a data da emissão do boleto.
image.png
+
  
caso a opção "Link do boleto" esteja selecionada será incluido o link para o boleto com a tag "#LINK_BOLETO", caso a opçao "link customizado esteja selecionado" será incluido um link para uma outra página de escolha do usuário.
+
*<code><#DATA_CORRENTE></code> Data do disparo do e-mail: Exibe a data de disparo do e-mail.
  
image.png
+
*<code><#LINHA_DIGITAVEL></code> Linha digitável referente ao boleto: Exibe a linha digitável referente ao boleto.
ao salvar a mensagem caso não haja a configuração da API do Icondo irá aparecer uma tela de configuração de usuário e senha de integração com o Icondo para que o sistema possa recuperar o parceiro na hora do envio do e-mail.
+
  
Pronto, agora é só criar um regra de envio, criar um boleto que atenda a regra criada, registrar o boleto no icondo através filtro e realizar o envio pelo robô do mailgun.
+
*<code><#VALOR_BOLETO></code> Valor do boleto: Exibe o valor do boleto para pagamento.
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*<code><#ITENS_BOLETO></code> Itens do Boleto: Exibe os itens que compõe o boleto.
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*<code><#NUMERO_BOLETO></code> Número Boleto: Exibe o número do boleto.
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*<code><#E-MAIL_ENVIO></code> E-mail do Destinatário: E-mail pego do cadastro da unidade. Caso na unidade não existam e-mails cadastrados, será mantida a regra de informar o endereço de e-mail principal cadastrado no condômino.
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*<code><#RAZAO_SOCIAL_CONDOMINIO></code> Razão social do condomínio: Exibe a razão social do condomínio.
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*<code><#NOME_CONDOMINIO></code> Nome do Condomínio: Exibe o nome do condomínio referente a unidade.
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*<code><#ENDERECO_CONDOMINIO></code> Endereço do condomínio: Endereço informado no cadastro do Condomínio.
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*<code><#COMPLEMENTO_UNIDADE></code> Complemento da unidade: Complemento informado no cadastro de unidade do condomínio.
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*<code><#NOME_CONDOMINO></code> Nome do Condômino: Exibe o nome do condômino que está ligado à unidade.
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*<code><#ENDERECO_UNIDADE></code> Endereço da Unidade: Endereço da unidade, o mesmo que é informado considerando as mesmas regras de montagem do endereço do boleto emitido pelo sistema.
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*<code><#NOME_FILIAL></code> Nome da Filial: Exibe o nome da Filial que é informado no cadastro de Filiais (Tabelas Gerais > Principais > Filial). Nesse caso, o sistema insere o nome da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
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 +
*<code><#CNPJ_FILIAL></code> CNPJ da Filial: Exibe o CNPJ da Filial que é informado no cadastro de Filiais. Nesse caso, o sistema insere o CNPJ da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
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*<code><#ENDERECO_FILIAL></code> Endereço da Filial:Exibe o endereço da Filial que é pego do cadastro de Filiais (Tabelas Gerais > Principais > Filial). Nesse caso, o sistema insere o endereço da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
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*<code><#TELEFONE_FILIAL></code> Telefone da Filial: Exibe o telefone da Filial atrelada ao condomínio.
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*<code><#NOME_GERENTE></code> Nome do Gerente: Exibe o nome do regente do condomínio.
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*<code><#TELEFONE_EMPRESA></code> Telefone da Empresa: Exibe o telefone informado no cadastro da Empresa.
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{| style="border-spacing:0;width:100%;"
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| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Dica.png|center]]
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| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
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* Não será permitido a exclusão de mensagens que por ventura estejam sendo usadas no cadastro das [[Régua de Cobrança#Regras|Regras]] de disparo.
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* Existem mensagens pré-configuradas com template básico, para que o usuário utilize como [[Régua de Cobrança#Importar Modelo Padrão|modelo]] em sua empresa.
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* Inserido na barra de formatação das mensagens um botão chamado '''Duplicar Mensagem''', onde o usuário poderá aproveitar um texto pré configurado como base para uma nova mensagem.
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|}
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{| style="border-spacing:0;width:100%;"
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| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Atencao.png|center]]
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| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|
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* '''Ao importar um texto como modelo, é apresentado uma imagem sugerindo o logotipo da empresa. A mesma deverá ser substituída manualmente por outra a critério do usuário.'''
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* '''O sistema permite imagens com as extensões''' PNG ou JPG'''.'''
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* '''Quanto ao tamanho, recomendamos um arquivo de até''' 150 px x 150 px'''.'''
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|}
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====== Hipertexto ======
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:Existem duas formas de inserir o Hiperlink em sua mensagem:
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1) Ao clicar no botão "Inserir Hipertexto" localizado na barra de formatação da mensagem.
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2) Clicando com o botão direito do mouse na mensagem, o pop-up de "Inserir Hipertexto" será demonstrado.
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<center>''Modelo''</center>
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[[Arquivo:Regua_Hipertexto.JPG|center]]
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<center>''Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Textos''</center>
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* Caso a opção "Link do boleto" esteja selecionada será incluído o link para o boleto com a tag <#LINK_BOLETO>.
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* Caso a opção "Link customizado" esteja selecionado será incluído um link para uma outra página de escolha do usuário.
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{| style="border-spacing:0;width:100%;"
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| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Atencao.png|center]]
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| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|
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*:'''Ao salvar a mensagem, caso não haja a configuração da API do Icondo, o sistema exibirá a tela de configuração de usuário e senha de integração com o Icondo para que o sistema possa recuperar o parceiro na hora do envio do e-mail.'''
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*:'''Válido somente para clientes do serviço ICondo.'''
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|}
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<code><#LINK_BOLETO></code>: Exibe o link do boleto quando este estiver disponível no Icondo.
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====== Importar Modelo Padrão ======
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:Como dito anteriormente, o sistema trará alguns modelos de mensagens pré-configuradas que poderão ser utilizadas pelo usuário. Os arquivos desses modelos se localizam sempre na pasta "Mailgun" dentro do diretório de instalação do sistema. Ex. C:\Base\Mailgun.
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<center>''Modelo''</center>
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[[Arquivo:Regua_Modelo.JPG|center]]
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<center>''Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Textos''</center>
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<!--{| style="border-spacing:0;width:100%;"
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| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Dica.png|center]]
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| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
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Caso o usuário crie novos modelos, os mesmos deverão ser guardados no diretório sugerido acima (Pasta Mailgun).
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 +
|}-->
  
 
===== Regras =====
 
===== Regras =====
Nesta aba, deve ser permitido cadastrar as regras de disparo de mensagens. A filosofia da tela é a mesma usada no cadastro de Serviços Extras do sistema Base Condomínio, ou seja, o usuário poderá listar as mensagens cadastradas e configurar as mesmas para default para a administradora, poder configurar uma específica para um ou mais condomínios ou até mesmo bloquear o envio de mensagens para um ou mais condomínios.
+
:Nesta tela, será permitido cadastrar as regras de disparo de mensagens. Nela o usuário poderá listar as mensagens cadastradas e configurar as mesmas para default da administradora, pode-se configurar uma específica para um ou mais condomínios ou até mesmo bloquear o envio de mensagens.
A dele é composta inicialmente por um filtro onde poderá ser possível filtrar a configuração realizada para a empresa ou condomínios e ainda deverá permitir filtrar por código e descrição da mensagem.
+
Mas abaixo deve estar dispostos os campos para cadastro das regras.São eles:
+
a)Código do condomínio : Exibe o código do condomínio
+
b)Nome do condomínio : Exibe o Nome de condomínios ativos e em estágio de operação. Também devem ser listados condomínios sem o campo Estágio configurado. (DISCUTIR SE SERÃO LISTADOS CONDOMÍNIOS EM ESTÁGIO DE DESLIGAMENTO)
+
c) Código da mensagem : Lista o código das mensagens cadastradas
+
d) Descrição da mensagem : Lista a descrição das mensagens cadastradas
+
e) Nível de bloqueio : Combo que deve listar os ´tipo de nível de bloqueio (Não Bloqueado, Bloqueado ). Aqui o usuário pode bloquear uma mensagem (ou a régua de cobrança) para um condomínio específico. Caso o usuário mencione a mensagem, esta ficará bloqueada, porém se houverem outras que não estiverem bloqueadas, deverão passar normalmente pelo condomínio.
+
f) Notificação Pagamento : Checkbox que se marcado indica que a regra em questão será aplicada a cada baixa de recibo.
+
Obs: É obrigatório o preenchimento do campo "Dias"
+
g) Contexto : Combo que lista o tipo de contexto de uma régua. Deverão ser listadas as opções Extra Judicial e Judicial (IMPORTANTE: INICLUIR ESTE CAMPO NA TABELA MAS EXIBIR NA TELA SOMENTE EM UMA FASE POSTERIOR DA IMPLEMENTAÇÃO)
+
h) Dias : Permite o usuário cadastrar a quantidade de dias da régua de cobrança podendo ser cadastrados números negativos para que a mensagem seja disparada dias antes do vencimento. Caso o usuário preencha o valor 0(zero) este fará referência ao dia do vencimento.
+
i) Observação : Cadastro de observação sobre a regra específica
+
  
Exemplo de tela:
+
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
image.png
+
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Dica.png|center]]
 +
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
  
====== Notificação de Pagamento ======
+
O sistema permite cadastrar até 6 regras por condomínio ou empresa.
Atenção: Somente nesse caso a quantidade de dias deverá ficar automaticamente NULO, não sendo possível alterar nada no campo. Essa regra tem por funcionalidade disparar uma mensagem de agradecimento de pagamento do boleto quando o status do boleto que já esteve presente nos logs de envio estiver como baixado. Caso um boleto tenha sido baixado e este não esteja nos logs, não disparar mensagem de agradecimento.
+
|}
*Obs1*: Esse foi o meu entendimento para caso um boleto tenha sido criado e baixado pela administradora em uma linha curta de tempo inclusive boletos do jurídico criados e pagos na hora. (Discutir se for o caso.)
+
*Obs2*: Existe também o caso de um boleto ter sua baixa cancelada pela administradora e ser baixado novamente. Nesse caso dispara a Régua notificando o agradecimento? (Discutir se for o caso. No meu entendimento não deveria)
+
*Obs3*: Somente 1(uma) regra com esse tipo "Notificação de pagamento" deverá existir. Caso o usuário marque outra regra com essa opção, o sistema deve exibir a mensagem " A regra de código X já está configurada como "Notificação de pagamento". Somente uma regra poderá ter essa configuração. Deseja atribuir esta regra como "Notificação de pagamento" desconfigurando a anterior ? "
+
15- Após abrir e fechar as telas de mensagem regras e logs, ocorrem erros do tipo mostrado abaixo. Lembrando que isso é esporádico.
+
  
====== Bloqueado ======
 
  
===== Fluxograma =====
+
<center>''Modelo''</center>
Criar consulta por condomínio onde seja demonstrado o fluxo das mensagens, ou seja, quais mensagens serão disparadas e seus respectivos dias.
+
[[Arquivo:Regua_Regras.JPG|center]]
1- Criar tela (Financeiro>Contas a receber>Régua de Cobrança>Fluxo de mensagens)
+
<center>''Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Regras''</center>
2- Criar filtro por Condomínio
+
3- Relatório com a listagem dos eventos. permitindo listar por condomínios(mais de 1)
+
  
====== Relatórios ======
 
  
===== Mailgun =====
+
:A tela é composta por um filtro onde poderá ser possível filtrar a configuração realizada para a empresa ou condomínios e ainda permitirá filtrar por código e descrição da mensagem.  
API - MailGun
+
Documentação da API: https://documentation.mailgun.com/en/latest/api_reference.html
+
Obs: Validar com o Robson.
+
  
===== Logs =====
+
Mas abaixo estará dispostos os campos para cadastro das regras. São eles:
  
Criar uma nova interface com uma grid listando
+
* Código do condomínio: Exibe o código do condomínio.
Condomínio, Unidade, Data do envio, Status e Número do Recibo, Mensagem que foi enviada(corpo do email)*(Fase 2).
+
Na tela ainda deverá ser criado um filtro pelos seguintes campos:
+
Condomínio, Unidade, Data do envio, Status e Número do Recibo
+
  
Importante 1: Incluir logs de disparo e tratamento do sistema e logs de retorno do mailgun com relação as mensagens.
+
* Nome do condomínio: Exibe o Nome de condomínios ativos.
Impostante 2: O Log consulta o envio das últimas nos últimos 30 dias.
+
Importante 3: Dentro dos 30 dias que o mailgun armazena os logs, limitar a gravação de logs até o status que sinalize a leitura da mensagem, por exemplo.
+
Obs: Definir junto ao mailgun qual o status final de uma mensagem.
+
  
 +
* Código da mensagem: Lista o código das mensagens cadastradas.
  
 +
* Descrição da mensagem: Lista a descrição das mensagens cadastradas.
  
 +
* Notificação Pagamento: Checkbox que se marcado indica que a regra em questão será aplicada a cada baixa de recibo.
  
[[Arquivo:xxx.JPG|center]]
+
* Bloqueado: Combo onde o usuário pode bloquear uma mensagem para um condomínio específico.
 +
 
 +
* Quantidade de Dias: Permite o usuário cadastrar a quantidade de dias da régua de cobrança podendo ser cadastrados números negativos para que a mensagem seja disparada dias antes do vencimento. Caso o usuário preencha o valor 0(zero) este fará referência ao dia do vencimento.
 +
 
 +
* Observação: Cadastro de observação sobre a regra específica.
 +
 
 +
 
 +
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 +
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Dica.png|center]]
 +
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 
 +
Caso seja cadastrada uma regra específica para um condomínio, o mesmo deixará de utilizar o fluxograma a nível empresa.
 +
 
 +
|}
  
  
Linha 150: Linha 204:
 
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|  
 
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|  
  
'''ATENÇÃO'''
+
'''O sistema não permitirá regras semelhantes para o mesmo condomínio. Ex. Caso o usuário tenha cadastrado uma Regra com a "Quantidade de Dias" = 0(zero), a mesma não poderá ser repetida para o mesmo condomínio. Mesmo que a mensagem seja diferente! A mesma crítica vale para os checkbox "Bloqueado" e "Notificação de Pagamento".'''
 +
|}
 +
 
 +
 
 +
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Atencao.png|center]]
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 
 +
'''Somente será enviada mensagem de recibos vencidos (quantidade de dias maior que zero) quando o boleto em questão já tiver passagem pela Régua de Cobrança, ou seja ter outra mensagem de disponibilidade de boleto, por exemplo.'''
  
 
|}
 
|}
 +
 +
 +
====== Notificação de Pagamento ======
 +
 +
:O intuito desse checkbox é o envio de mensagens quando os boletos são pagos (baixados) no sistema.
 +
 +
:Atenção: Somente nesse caso a quantidade de dias ficará desabilitada. Essa regra tem por funcionalidade disparar uma mensagem de agradecimento de pagamento do boleto quando o status do mesmo estiver como baixado.
 +
 +
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Atencao.png|center]]
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 +
''' * Caso um boleto tenha sua baixa cancelada pela administradora, ao ser baixado novamente, o sistema '''NÃO''' enviará novo e-mail de notificação.'''
 +
 +
''' * Somente será enviada mensagem de notificação (agradecimento) de pagamento quando o boleto em questão já tiver passagem pela Régua de Cobrança, ou seja ter outra mensagem de disponibilidade de boleto, por exemplo.'''
 +
 +
|}
 +
 +
====== Bloqueado ======
 +
 +
:Ao marcar a opção Bloqueado, a regra não estará disponível no fluxograma.
 +
 +
:Para desativar a Régua de Cobrança para um condomínio específico, basta o usuário cadastrar uma regra informando o Código/Nome do Condomínio e marcar a opção bloqueado (sem preencher os campos "Mensagem" e "Quantidade de Dias"). Mas atenção! Ao realizar esse procedimento, todas as regras para o condomínio informado serão excluídas. O sistema irá apresentar uma mensagem de segurança para validar a operação.
 +
 +
<center>''Exemplo''</center>
 +
[[Arquivo:Regua_Bloqueio.JPG|center]]
 +
<center>''Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Regras''</center>
 +
 +
===== Fluxograma =====
 +
 +
:Tela onde será demonstrado o fluxo das mensagens, ou seja, quais mensagens serão disparadas e seus respectivos dias (Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Fluxograma).
 +
 +
:Ao abrir a tela, o sistema apresentará a aba "Empresa", que consiste em informar as regras cadastradas sem vínculos com condomínios específicos.
 +
 +
<center>''Modelo''</center>
 +
[[Arquivo:Regua_Fluxograma.JPG|center]]
 +
<center>''Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Fluxograma''</center>
  
  
Linha 159: Linha 258:
 
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
 
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
  
DICA
+
A montagem do Fluxograma permite exibir a que regras um determinado condomínio estará submetido. Lembrando que as regras cadastradas a nível de condomínio prevalecem como exceção caso existam regras a nível de empresa.
  
 
|}
 
|}
  
  
[[:Categoria:Tutoriais Base Condomínio|Funcionalidades Base Condomínio]]
+
<!--====== Relatórios ======
  
--------------------------------------------------------------
+
[[Arquivo:Regua_Relatorio1.JPG|center]]
  
 +
[[Arquivo:Regua_Relatorio2.JPG|center]]
 +
-->
  
Observações
+
===== Logs =====
Documentação
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a) Dar ênfase na confecção da documentação sobre desabilitar a notificação de arquivo disponível no icondo quando o usuário habilitar a régua de cobrança
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:Na tela de Logs (Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Logs) será possível visualizar/filtrar o status de cada disparo de e-mails, de um forma onde o usuário poderá acompanhar de perto o andamento do processo.
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Os possíveis Logs atualmente no sistema, são:
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* E-mail Enviado: O aplicativo de envio aceitou a solicitação para enviar/encaminhar o e-mail e a mensagem foi colocada na fila.
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* E-mail Não Enviado: O aplicativo de envio rejeitou o pedido para enviar/ encaminhar o e-mail.
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* E-mail Entregue: O aplicativo de envio enviou o e-mail e foi aceito pelo servidor de e-mail do destinatário.
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* E-mail com Falha na Entrega: Ocorre quando uma mensagem não é entregue. Há várias razões pelas quais o aplicativo de envio pare de tentar
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entregar mensagens e as descarta, incluindo: Devoluções, mensagens que atingiram seu limite de novas tentativas, endereços anteriormente não assinados/devolvidos/queixados ou endereços rejeitados por um Spam.
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* E-mail Blacklist: O destinatário do e-mail clicou no botão de reclamação de spam em seu cliente de e-mail.
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* E-mail Aberto: O destinatário abriu/leu o e-mail recebido.
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* E-mail Clicado: O destinatário abriu um link vinculado ao e-mail.
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{| style="border-spacing:0;width:100%;"
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| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Dica.png|center]]
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| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
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Desabilitar a notificação de arquivo disponível no Icondo quando o usuário habilitar a régua de cobrança, afim de evitar que o destinatário receba dois alertas de e-mails.
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====== Dashboard de Envios ======
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Implementado o quadro informativo que exibe as quantidades de mensagens enviadas, entregues, visualizadas e que houveram falhas.
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[[Arquivo:Regua_Dashboard.JPG|center]]
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Os valores apresentados no quadro serão baseados pelos últimos 30 dias.
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===== Configuração Icondo =====
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Adicionado no sistema a tela para cadastro ou alteração de login/senha das empresas. Ao salvar os dados preenchidos, o sistema fará a validação do registro. Caso exista alguma informação inválida o mesmo não será salvo.
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[[Arquivo:Regua_Senha.JPG|center]]
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===== Alertas do Sistema =====
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:* Alertas sobre a falta de execução do aplicativo de envio dos e-mails.
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:* Alerta sobre falha de Login do Icondo.
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<center>''Modelo''</center>
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[[Arquivo:Regua_Sino.JPG|center]]
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| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Dica.png|center]]
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| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
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Para maiores informações sobre o funcionamento do alerta, acesse a documentação de [[Alertas do Sistema|Alertas do Sistema]].
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Edição atual tal como às 17h22min de 10 de agosto de 2020

Índice

Visão Geral

Essa ferramenta permite o disparo de emails avisando aos Condôminos da disponibilização, pagamento ou atraso do vencimento do boleto. Podendo configurar um texto personalizado incluindo o link do boleto disponível no Icondo.
Atencao.png
  • Esse módulo é licenciado a parte. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Base Software.


Para acessar a ferramente, será necessário a liberação da tela nas configurações de senha do sistema. Com exceção do usuário master.

Caminho: Financeiro>Contas a receber>Régua de Cobrança

Procedimentos

Nesse tópico abordaremos as configurações necessárias para o funcionamento da Régua de Cobrança.
Textos
Nessa aba será possível cadastrar as mensagens que serão disparadas, e filtrar as mesmas.
Modelo
Regua Texto.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Textos


A tela é composta dos seguintes campos:

A) Descrição: Descrição interna da mensagem. Essa informação não será disparada junto com a mensagem sendo somente um localizador para o sistema.
B) Variáveis do sistema: Combo onde serão listadas as "Tags" que farão referência aos respectivos dados do sistema que poderão ser inseridos no corpo e/ou título da mensagem.
C) Assunto: Título do e-mail enviado ao destinatário.
D) Mensagem: Campo onde será cadastrado o corpo da mensagem.


As variáveis disponíveis no sistema são:

  • <#DATA_VENCIMENTO_BOLETO> Vencimento do boleto [DD/MM/AAAA]: Data de vencimento do boleto padrão "DD/MM/AAAA".
  • <#DATA_VENCIMENTO_EXTENSO> Vencimento Boleto por extenso: Data do vencimento por extenso. Ex: "Sexta-feira, 20 de março de 2020".
  • <#MES_VENCIMENTO_BOLETO> Mês de vencimento do boleto: Exibe o mês de vencimento do boleto no padrão MM/AAAA. Ex."03/2020".
  • <#MES_VENCIMENTO_EXTENSO> Mês de vencimento do boleto por extenso: Exibe o mês de vencimento do boleto por extenso. Ex: Março de 2020.
  • <#DIAS_VENCIMENTO_BOLETO> Dias para o vencimento do boleto: Exibe a quantidade de dias que faltam para o vencimento do boleto. Obs: Será calculado a partir do dia que é enviada a mensagem.
  • <#DATA_EMISSAO_BOLETO> Data da emissão do boleto: Exibe a data da emissão do boleto.
  • <#DATA_CORRENTE> Data do disparo do e-mail: Exibe a data de disparo do e-mail.
  • <#LINHA_DIGITAVEL> Linha digitável referente ao boleto: Exibe a linha digitável referente ao boleto.
  • <#VALOR_BOLETO> Valor do boleto: Exibe o valor do boleto para pagamento.
  • <#ITENS_BOLETO> Itens do Boleto: Exibe os itens que compõe o boleto.
  • <#NUMERO_BOLETO> Número Boleto: Exibe o número do boleto.
  • <#E-MAIL_ENVIO> E-mail do Destinatário: E-mail pego do cadastro da unidade. Caso na unidade não existam e-mails cadastrados, será mantida a regra de informar o endereço de e-mail principal cadastrado no condômino.
  • <#RAZAO_SOCIAL_CONDOMINIO> Razão social do condomínio: Exibe a razão social do condomínio.
  • <#NOME_CONDOMINIO> Nome do Condomínio: Exibe o nome do condomínio referente a unidade.
  • <#ENDERECO_CONDOMINIO> Endereço do condomínio: Endereço informado no cadastro do Condomínio.
  • <#COMPLEMENTO_UNIDADE> Complemento da unidade: Complemento informado no cadastro de unidade do condomínio.
  • <#NOME_CONDOMINO> Nome do Condômino: Exibe o nome do condômino que está ligado à unidade.
  • <#ENDERECO_UNIDADE> Endereço da Unidade: Endereço da unidade, o mesmo que é informado considerando as mesmas regras de montagem do endereço do boleto emitido pelo sistema.
  • <#NOME_FILIAL> Nome da Filial: Exibe o nome da Filial que é informado no cadastro de Filiais (Tabelas Gerais > Principais > Filial). Nesse caso, o sistema insere o nome da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
  • <#CNPJ_FILIAL> CNPJ da Filial: Exibe o CNPJ da Filial que é informado no cadastro de Filiais. Nesse caso, o sistema insere o CNPJ da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
  • <#ENDERECO_FILIAL> Endereço da Filial:Exibe o endereço da Filial que é pego do cadastro de Filiais (Tabelas Gerais > Principais > Filial). Nesse caso, o sistema insere o endereço da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
  • <#TELEFONE_FILIAL> Telefone da Filial: Exibe o telefone da Filial atrelada ao condomínio.
  • <#NOME_GERENTE> Nome do Gerente: Exibe o nome do regente do condomínio.
  • <#TELEFONE_EMPRESA> Telefone da Empresa: Exibe o telefone informado no cadastro da Empresa.
Dica.png
  • Não será permitido a exclusão de mensagens que por ventura estejam sendo usadas no cadastro das Regras de disparo.
  • Existem mensagens pré-configuradas com template básico, para que o usuário utilize como modelo em sua empresa.
  • Inserido na barra de formatação das mensagens um botão chamado Duplicar Mensagem, onde o usuário poderá aproveitar um texto pré configurado como base para uma nova mensagem.


Atencao.png
  • Ao importar um texto como modelo, é apresentado uma imagem sugerindo o logotipo da empresa. A mesma deverá ser substituída manualmente por outra a critério do usuário.
  • O sistema permite imagens com as extensões PNG ou JPG.
  • Quanto ao tamanho, recomendamos um arquivo de até 150 px x 150 px.


Hipertexto
Existem duas formas de inserir o Hiperlink em sua mensagem:

1) Ao clicar no botão "Inserir Hipertexto" localizado na barra de formatação da mensagem.

2) Clicando com o botão direito do mouse na mensagem, o pop-up de "Inserir Hipertexto" será demonstrado.

Modelo
Regua Hipertexto.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Textos


  • Caso a opção "Link do boleto" esteja selecionada será incluído o link para o boleto com a tag <#LINK_BOLETO>.
  • Caso a opção "Link customizado" esteja selecionado será incluído um link para uma outra página de escolha do usuário.


Atencao.png
  • Ao salvar a mensagem, caso não haja a configuração da API do Icondo, o sistema exibirá a tela de configuração de usuário e senha de integração com o Icondo para que o sistema possa recuperar o parceiro na hora do envio do e-mail.
  • Válido somente para clientes do serviço ICondo.


<#LINK_BOLETO>: Exibe o link do boleto quando este estiver disponível no Icondo.

Importar Modelo Padrão
Como dito anteriormente, o sistema trará alguns modelos de mensagens pré-configuradas que poderão ser utilizadas pelo usuário. Os arquivos desses modelos se localizam sempre na pasta "Mailgun" dentro do diretório de instalação do sistema. Ex. C:\Base\Mailgun.
Modelo
Regua Modelo.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Textos


Regras
Nesta tela, será permitido cadastrar as regras de disparo de mensagens. Nela o usuário poderá listar as mensagens cadastradas e configurar as mesmas para default da administradora, pode-se configurar uma específica para um ou mais condomínios ou até mesmo bloquear o envio de mensagens.
Dica.png

O sistema permite cadastrar até 6 regras por condomínio ou empresa.


Modelo
Regua Regras.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Regras


A tela é composta por um filtro onde poderá ser possível filtrar a configuração realizada para a empresa ou condomínios e ainda permitirá filtrar por código e descrição da mensagem.

Mas abaixo estará dispostos os campos para cadastro das regras. São eles:

  • Código do condomínio: Exibe o código do condomínio.
  • Nome do condomínio: Exibe o Nome de condomínios ativos.
  • Código da mensagem: Lista o código das mensagens cadastradas.
  • Descrição da mensagem: Lista a descrição das mensagens cadastradas.
  • Notificação Pagamento: Checkbox que se marcado indica que a regra em questão será aplicada a cada baixa de recibo.
  • Bloqueado: Combo onde o usuário pode bloquear uma mensagem para um condomínio específico.
  • Quantidade de Dias: Permite o usuário cadastrar a quantidade de dias da régua de cobrança podendo ser cadastrados números negativos para que a mensagem seja disparada dias antes do vencimento. Caso o usuário preencha o valor 0(zero) este fará referência ao dia do vencimento.
  • Observação: Cadastro de observação sobre a regra específica.


Dica.png

Caso seja cadastrada uma regra específica para um condomínio, o mesmo deixará de utilizar o fluxograma a nível empresa.


Atencao.png

O sistema não permitirá regras semelhantes para o mesmo condomínio. Ex. Caso o usuário tenha cadastrado uma Regra com a "Quantidade de Dias" = 0(zero), a mesma não poderá ser repetida para o mesmo condomínio. Mesmo que a mensagem seja diferente! A mesma crítica vale para os checkbox "Bloqueado" e "Notificação de Pagamento".


Atencao.png

Somente será enviada mensagem de recibos vencidos (quantidade de dias maior que zero) quando o boleto em questão já tiver passagem pela Régua de Cobrança, ou seja ter outra mensagem de disponibilidade de boleto, por exemplo.


Notificação de Pagamento
O intuito desse checkbox é o envio de mensagens quando os boletos são pagos (baixados) no sistema.
Atenção: Somente nesse caso a quantidade de dias ficará desabilitada. Essa regra tem por funcionalidade disparar uma mensagem de agradecimento de pagamento do boleto quando o status do mesmo estiver como baixado.
Atencao.png

* Caso um boleto tenha sua baixa cancelada pela administradora, ao ser baixado novamente, o sistema NÃO enviará novo e-mail de notificação.

* Somente será enviada mensagem de notificação (agradecimento) de pagamento quando o boleto em questão já tiver passagem pela Régua de Cobrança, ou seja ter outra mensagem de disponibilidade de boleto, por exemplo.

Bloqueado
Ao marcar a opção Bloqueado, a regra não estará disponível no fluxograma.
Para desativar a Régua de Cobrança para um condomínio específico, basta o usuário cadastrar uma regra informando o Código/Nome do Condomínio e marcar a opção bloqueado (sem preencher os campos "Mensagem" e "Quantidade de Dias"). Mas atenção! Ao realizar esse procedimento, todas as regras para o condomínio informado serão excluídas. O sistema irá apresentar uma mensagem de segurança para validar a operação.
Exemplo
Regua Bloqueio.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Regras
Fluxograma
Tela onde será demonstrado o fluxo das mensagens, ou seja, quais mensagens serão disparadas e seus respectivos dias (Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Fluxograma).
Ao abrir a tela, o sistema apresentará a aba "Empresa", que consiste em informar as regras cadastradas sem vínculos com condomínios específicos.
Modelo
Regua Fluxograma.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Fluxograma


Dica.png

A montagem do Fluxograma permite exibir a que regras um determinado condomínio estará submetido. Lembrando que as regras cadastradas a nível de condomínio prevalecem como exceção caso existam regras a nível de empresa.


Logs
Na tela de Logs (Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Logs) será possível visualizar/filtrar o status de cada disparo de e-mails, de um forma onde o usuário poderá acompanhar de perto o andamento do processo.
Modelo
Regua Logs.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Logs


Os possíveis Logs atualmente no sistema, são:

  • E-mail Enviado: O aplicativo de envio aceitou a solicitação para enviar/encaminhar o e-mail e a mensagem foi colocada na fila.
  • E-mail Não Enviado: O aplicativo de envio rejeitou o pedido para enviar/ encaminhar o e-mail.
  • E-mail Entregue: O aplicativo de envio enviou o e-mail e foi aceito pelo servidor de e-mail do destinatário.
  • E-mail com Falha na Entrega: Ocorre quando uma mensagem não é entregue. Há várias razões pelas quais o aplicativo de envio pare de tentar

entregar mensagens e as descarta, incluindo: Devoluções, mensagens que atingiram seu limite de novas tentativas, endereços anteriormente não assinados/devolvidos/queixados ou endereços rejeitados por um Spam.

  • E-mail Blacklist: O destinatário do e-mail clicou no botão de reclamação de spam em seu cliente de e-mail.
  • E-mail Aberto: O destinatário abriu/leu o e-mail recebido.
  • E-mail Clicado: O destinatário abriu um link vinculado ao e-mail.
Dica.png

Desabilitar a notificação de arquivo disponível no Icondo quando o usuário habilitar a régua de cobrança, afim de evitar que o destinatário receba dois alertas de e-mails.

Dashboard de Envios

Implementado o quadro informativo que exibe as quantidades de mensagens enviadas, entregues, visualizadas e que houveram falhas.

Regua Dashboard.JPG

Os valores apresentados no quadro serão baseados pelos últimos 30 dias.

Configuração Icondo

Adicionado no sistema a tela para cadastro ou alteração de login/senha das empresas. Ao salvar os dados preenchidos, o sistema fará a validação do registro. Caso exista alguma informação inválida o mesmo não será salvo.

Regua Senha.JPG
Alertas do Sistema
  • Alertas sobre a falta de execução do aplicativo de envio dos e-mails.
  • Alerta sobre falha de Login do Icondo.
Modelo
Regua Sino.JPG


Dica.png

Para maiores informações sobre o funcionamento do alerta, acesse a documentação de Alertas do Sistema.