Régua de Cobrança

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Revisão de 11h58min de 14 de maio de 2020 por Qualidade3 (discussão | contribs)

Índice

Visão Geral

Essa ferramenta permite o disparo de emails avisando aos Condôminos, Proprietários e Inquilinos da disponibilização, pagamento ou atraso do vencimento do boleto. Podendo configurar um texto personalizado incluindo o link do boleto disponível no Icondo.
Atencao.png
Esse módulo é licenciado a parte. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Base Software.
Válido somente para clientes do serviço ICondo.


Para acessar a ferramente, será necessário a liberação da tela nas configurações de senha do sistema. Com exceção do usuário master.

Configurações

Nesse tópico abordaremos as configurações necessárias para o funcionamento da Régua de Cobrança.
Parâmetro
O Parâmetro
Textos
Regras
Fluxograma
Logs


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ATENÇÃO


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DICA


Funcionalidades Base Condomínio


Detalhe Caminho: Financeiro>Contas a receber>Régua de Cobrança

Criar uma tela com abas permitindo que sejam feitos cadastros das mensagens e da configuração de aplicação dos disparos das mesmas.

1 - Aba de cadastro de mensagens Nessa aba deve ser possível cadastrar as mensagens que serão disparadas. e filtrar as mesmas Inicialmente a tela deverá conter um filtro por Descrição. Mais abaixo, A tela deverá ser composta dos seguintes campos:

a) Descrição - Descrição interna da mensagem. Essa informação não será disparada junto com a mensagem sendo somente um localizador para da mesma no sistema(análogo ao campo "Descrição critério de cobrança") b) Variáveis do sistema - Combo onde devem ser listadas as "Tags" que farão referencia aos respectivos dados do sistema que poderão ser inseridos no corpo e/ou título da mensagem. Foram apuradas as seguintes variáveis: Obs: O campo "Titulo" deve vir antes do campo "Variáveis do sistema"

  1. Data_Vencimento_boleto#: Data de vencimento do boleto padrão "DD/MM/AAAA"
  2. Data_Vencimento_extenso#: Data do vencimento por extenso. Ex: "Sexta-feira, 20 de março de 2020"
  3. Mês_Vencimento_Boleto# - Exibe o mês de vencimento do boleto no padrão MM/AAAA
  4. Mês_Vencimento_Extenso# - Exibe o mês de vencimento do boleto por extenso. Ex: Março de 2020
  5. Dias_vencimento_boleto#: Exibe a quantidade de dias que faltam para o vencimento do boleto. Obs: Deve ser calculado a partir do dia que é enviada a mensagem.
  6. Data_emissão_Boleto#: Exibe a data da emissão do boleto. Obs: Discutir se será realmente a data de emissão ou a data de registro do mesmo.
  7. Data_corrente#: Exibe a data de disparo do email.
  8. Linha_Digitável#: Exibe a linha digitável referente ao boleto.
  9. Valor_Boleto#: Deve ser exibido o valor do boleto para pagamento considerando a data do envio da mensagem
  10. Itens_Boleto#: Exibe os itens que compõe o boleto (análogo com é feito no Base Filtro)
  11. Link_Boleto#: Exibe o link do boleto quando este estiver disponível no Icondo. Ou seja, o sistema deve verificar se o boleto está constando como enviado e diante disso acionar uma API(ver com o Simone) que devolve o link de acesso ao do arquivo do boleto. Caso este não esteja disponível o campo vai em branco.
  12. Numero_Boleto#: Exibe o numero do recibo.
  13. E-mail_unidade#: E-mail pego do cadastro da unidade. Caso na unidade não existam emails cadastrados deve ser mantida a regra de pegar o endereço de e-mail principal cadastrado no condômino
  14. E-mail_condômino#: Endereço de e-mail principal cadastrado no condômino.
  15. Endereço_condomínio#: Endereço do Condomínio
  16. Nome_Condomínio#:Exibe o nome do condomínio referente a unidade
  17. Nome_Condômino#:Exibe o nome do condômino que está ligado à unidade.
  18. Razão_social_condomínio#: Exibe a razão social do condomínio
  19. Endereço_Unidade#: Endereço da unidade, o mesmo que é pego considerando as mesmas regras de montagem do endereço do boleto emitido pelo sistema.
  20. Nome_Filial#:Exibe o nome da Filial que é pego do cadastro de Filiais(Tabelas gerais>principais>Filial). Nesse caso, o sistema deve inserir o nome da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
  21. Endereço_Filial#:Exibe o endereço da Filial que é pego do cadastro de Filiais(Tabelas gerais>principais>Filial). Nesse caso, o sistema deve inserir o endereço da filial vinculada ao cadastro do condomínio.
  22. Telefone Filial#: Exibe o telefone da Filial atrelada ao condomínio.
  23. Nome_Gerente#: Exibe o nome do regente do condomínio (Obs: Verificar se entidade que e o gerente está ativo!)
  24. CNPJ_Filial#:Exibe o CNPJ da Filial que é pego do cadastro de Filiais(Tabelas gerais>principais>Filial). Nesse caso, o sistema deve inserir o CNPJ da filial vinculada ao cadastro do condomínio.

A listagem da TAG no combo será com o nome amigável, porém ao inserir no texto, aparecerá com o nome sem acentuação e com o "_"(Underline) como separador

b) Assunto - Aqui deve ser possível cadastrar o texto referente ao assunto da mensagem e este irá como assunto do e-mail quando disparado para o cliente. c) Mensagem - Campo onde será cadastrado o corpo da menagem. Esse campo em questão deve ser exibido na tela através do componente enviado pelo Robson que faz a edição de texto nos moldes do parão html. Deverá ainda ser possível visualizar o texto como código fonte onde poderá ser possível formatar a mensagem inserindo um CSS ou Java Script embarcado. Exemplo: image.png


Importante: - Bloquear a exclusão de mensagens que por ventura estejam sendo usadas no cadastro das regras de disparo, Mostrando ao usuário onde a mesma é utilizada(Empresa(mensagem default) ou Condomínio) e respectivas condições. - Criar mensagens pré-configuradas com template básico para que o usuário apenas ative a régua com configurações default. - Criar um preview onde o usuário possa verificar como ficará o email antes do disparo.



Exemplo de tela image.png


2- Cadastro das regras de disparo Nesta aba, deve ser permitido cadastrar as regras de disparo de mensagens. A filosofia da tela é a mesma usada no cadastro de Serviços Extras do sistema Base Condomínio, ou seja, o usuário poderá listar as mensagens cadastradas e configurar as mesmas para default para a administradora, poder configurar uma específica para um ou mais condomínios ou até mesmo bloquear o envio de mensagens para um ou mais condomínios. A dele é composta inicialmente por um filtro onde poderá ser possível filtrar a configuração realizada para a empresa ou condomínios e ainda deverá permitir filtrar por código e descrição da mensagem. Mas abaixo deve estar dispostos os campos para cadastro das regras.São eles: a)Código do condomínio : Exibe o código do condomínio b)Nome do condomínio : Exibe o Nome de condomínios ativos e em estágio de operação. Também devem ser listados condomínios sem o campo Estágio configurado. (DISCUTIR SE SERÃO LISTADOS CONDOMÍNIOS EM ESTÁGIO DE DESLIGAMENTO) c) Código da mensagem : Lista o código das mensagens cadastradas d) Descrição da mensagem : Lista a descrição das mensagens cadastradas e) Nível de bloqueio : Combo que deve listar os ´tipo de nível de bloqueio (Não Bloqueado, Bloqueado ). Aqui o usuário pode bloquear uma mensagem (ou a régua de cobrança) para um condomínio específico. Caso o usuário mencione a mensagem, esta ficará bloqueada, porém se houverem outras que não estiverem bloqueadas, deverão passar normalmente pelo condomínio. f) Notificação Pagamento : Checkbox que se marcado indica que a regra em questão será aplicada a cada baixa de recibo. Obs: É obrigatório o preenchimento do campo "Dias" g) Contexto : Combo que lista o tipo de contexto de uma régua. Deverão ser listadas as opções Extra Judicial e Judicial (IMPORTANTE: INICLUIR ESTE CAMPO NA TABELA MAS EXIBIR NA TELA SOMENTE EM UMA FASE POSTERIOR DA IMPLEMENTAÇÃO) h) Dias : Permite o usuário cadastrar a quantidade de dias da régua de cobrança podendo ser cadastrados números negativos para que a mensagem seja disparada dias antes do vencimento. Caso o usuário preencha o valor 0(zero) este fará referência ao dia do vencimento. i) Observação : Cadastro de observação sobre a regra específica

Exemplo de tela: image.png

3- Logs Criar uma nova interface com uma grid listando Condomínio, Unidade, Data do envio, Status e Número do Recibo, Mensagem que foi enviada(corpo do email)*(Fase 2). Na tela ainda deverá ser criado um filtro pelos seguintes campos: Condomínio, Unidade, Data do envio, Status e Número do Recibo

Importante 1: Incluir logs de disparo e tratamento do sistema e logs de retorno do mailgun com relação as mensagens. Impostante 2: O Log consulta o envio das últimas nos últimos 30 dias. Importante 3: Dentro dos 30 dias que o mailgun armazena os logs, limitar a gravação de logs até o status que sinalize a leitura da mensagem, por exemplo. Obs: Definir junto ao mailgun qual o status final de uma mensagem.

API - MailGun Documentação da API: https://documentation.mailgun.com/en/latest/api_reference.html Obs: Validar com o Robson.

Observações Documentação a) Dar ênfase na confecção da documentação sobre desabilitar a notificação de arquivo disponível no icondo quando o usuário habilitar a régua de cobrança Disparo de mensagens a) Antes de enviar a mensagem que notifique boleto em aberto ou disponível, verificar se o boleto já está baixado no sistema b) Criar algum mecanismo que não dispare a régua quando o boleto for baixado, tiver a baixa cancelado e ser baixado novamente em um curto espaço de tempo.