Versão 1.7.5.473 de 06-10-2009 Base Locação

De WikiBase

Como havíamos comunicado na versão anterior, essa versão do sistema vem com uma atualização do componente de controle de usuários e acessos, essa atualização visa melhorar a configuração de usuários e senhas. Porém, antes de prosseguir com o processo de atualização, aconselhamos a realização de um backup de dados possibilitando o retorno da versão anterior no caso de ocorrer algum problema.

A documentação referente as alterações no novo controle de usuários, comum à todos os sistemas. está contida no arquivo "Segurança_Controle_de_Usuários.pdf" no diretório dos sistemas.

  • Implementada a opção para imprimir o Relatório de Contas a Pagar Eletrônico com o mesmo layout do Relatório de Liberação de Voucher, (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Gerar Arquivo), depois de preencher todos ao dados para o filtro, marcar o

campo "Relatório de Layout Liberação Voucher".

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Obsservação: O layout será adaptado ao Relatório de Contas a Pagar Eletrônico, porém sem o Número do Voucher, pois o sistema só gera os vouchers (um para cada lançamento) no momento da geração do arquivo de contas a pagar eletrônico. Depois de gerado o arquivo de contas a pagar eletrônico o relatório de liberação também poderá ser emitido, porém será um voucher para cada lançamento.


Relatório de Contas a Pagar Eletrônico de Liberação


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  • Implementados os parâmetros 262 - IRRF NF Perc e 263 - IRRF NF Vl Min (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetro), esses parâmetros habilitam o calculo e demonstração do IRRF na emissão de Notas Fiscais (Relatórios > Financeiros > Nota Fiscal) para proprietários pessoa jurídica. No parâmetro 262 deve ser definido o percentual para calculo do IRRF através do campo valor, no parâmetro 263 deve ser definido o valor mínimo para a demonstração de IRRF na NF, caso o valor mínimo não esteja definido qualquer valor calculado será demonstrado na NF desde que o proprietário seja pessoa jurídica e o percentual de calculo esteja definido através do parâmetro 262.
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Além da definição dos valores para o calculo do IRRF, o formulário de nota fiscal deverá ter um quadro específico para demonstração do valore calculado, a posição de impressão do valor calculado deverá ser configurada nos parâmetros da nota fiscal através do botão "configurar" na própria tela de emissão da nota (Relatórios > Financeiro > Nota Fiscal > Emissão / Botão Configurar).

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O calculo do IRRF, quando ativado, será feito sempre sobre o valor total da nota e abatido do mesmo, porém somente como demonstração, não havendo nenhum tipo de retenção ou lançamento direto na conta corrente do proprietário.

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  • Ativadas as configurações de 8 linhas por polegada, negrito e condensado na emissão de NF.
  • Implementado o Desmembramento de Contas a Pagar (Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento / Aba Desmembramento), essa implementação permite que um lançamento tenha várias ramificações interligadas e controladas através do campo lançamento de origem, utilizado também para a partilha de encargos. O principal objetivo dessa implementação é atender a necessidade de "desmembrar"

um pagamento, principalmente quando os repasses são distintos, apesar do documento ser único. Um exemplo particular desse caso são cobranças de condomínio onde existem itens agregados e determinado(s) item(ns) não são repassados para os inquilinos. Até então, o usuário era obrigado a lançar o valor cheio na parte principal do contas a pagar e um valor menor para repasse ao inquilino, gerando confusão na interpretação dos valores demonstrados no extrato de conta corrente, principalmente por parte do proprietário.

Exemplo: Cobrança de condomínio com valor total de R$ 1.000,00, composto dos itens condomínio R$ 500,00 (com repasse), fundo de reserva R$ 50,00 (com repasse) e cota extra R$ 450,00 (sem repasse).

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No primeiro momento o lançamento será feito levando em consideração o valor total da cobrança, da mesma forma como vem sendo lançado, porém repassando o valor total. Através da aba "Desmembramento" poderão ser detalhados os itens separadamente, incluindo as opções de parcelamento e repasse.

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Observe que, os campos tipo de parcela e a referência podem ser diferenciados. O valor principal e de repasse do lançamento de origem é recalculado sempre é feita uma inclusão, alteração ou exclusão de um item de desmembramento.

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Nos processos de autorização, baixa direta, cadastro e assistente de voucher os lançamentos serão tratados em conjunto, porém nos processos de incremento, repasse para recibo, calculo de diferença/devolução e emissão de relatórios de contas a pagar e extratos de conta corrente o tratamento/visualização será individual seguindo a característica de cada item seja ele principal ou desmembrado.

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Assistente de Voucher


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Atenção! Caso o lançamento principal do contas a pagar seja em cotas finitas, ao final da parcela principal os lançamentos desmembrados não serão mais incrementados, independente do seu tipo de parcela, pois, o incremento do desmembramento é vinculado ao incremento do lançamento de origem.

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Na geração de recibos serão repassados somente os itens marcados para repasse, tanto do contas a pagar de origem quanto dos itens do desmembramento. Consequentemente, a mesma regra se aplica ao calculo automático de diferença e devolução.

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  • Implementado o controle de fechamento de saldos para a locação (Financeiro > Funções Diversas > Fechamento/Cancelamento de Fechamento de Saldo). Esse controle segue os moldes do controle de fechamento de saldos já existente no Sistema Base Condomínio, e é uma ferramenta bastante útil para prevenir possíveis lançamentos em períodos que os extratos e prestações de contas dos proprietários já tenham sido feitos, evitando divergências de saldo.


Fechamento de Saldo


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Após o fechamento de saldo, qualquer inclusão/alteração/exclusão em conta corrente envolvendo o proprietário em que o saldo esteja fechado "até a data selecionada" ficará bloqueado, consequentemente qualquer operação que implique em lançamento de conta corrente também (Ex.: Baixa de Recibo, Baixa de contas a Pagar, etc..)


Cancelar Fechamento de Saldo


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Após cancelar fechamento de saldo, qualquer inclusão/alteração/exclusão em conta corrente envolvendo o proprietário em que o saldo esteja cancelado/fechado "A partir de" ficará desbloqueado, consequentemente qualquer operação que implique em lançamento de conta corrente também (Ex.: Baixa de Recibo, Baixa de contas a Pagar, etc..)

OBS: Atentar para o mês de cancelar o fechamento de saldo, pois a partir da data de cancelamento se for anterior a "data corrente", todos os outros fechamentos de saldos dos meses subsequentes estarão comprometidos enquanto não for fechado novamente o ultimo mês.

  • Implementado a opção "Imprimir Ref.- Valor Repasse" para inserir os campos referência e valor do repasse no Relatório de Contas a Pagar por Vencimento (Financeiro>Ctas a Pagar>Lançamento>Relatório).
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Relatório de Contas a Pagar por Vencimento


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  • Corrigida a tela de lançamento de contas a pagar, pois quando passava pelo campo histórico estava voltando para a data do vencimento.
  • Corrigido o relatório de Tx.Adm/ISS (Relatórios > Financeiros > Conta Corrente > Tx.Adm/ISS), pois estava totalizando o ISS errado quando gerava o relatório na tela, após fechar o relatório e mandar para tela novamente.
  • Implementado o Parâmetro 264 - Transf. Ct.pg (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros), esse parâmetro (quando preenchido com o valor 1) desabilita a transferência de baixa de contas a pagar em três situações: 1) Quando o imóvel não tiver contrato de locação ativo; 2) Quando o lançamento de contas apagar for somente ao Proprietário; 3) Quando não houver repasse marcado no lançamento do contas a pagar. Como mencionado no início, esse parâmetro interfere somente na transferência de Baixa de Contas a Pagar.
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  • Corrigido o relatório de liberação de voucher (Relatórios > Financeiros > Voucher > Liberação), pois o sistema estava apresentando uma mensagem de erro ao selecionar a opção voucher simplificado.
  • Corrigida a tela de geração de recibos (Financeiro > Contas a Receber > Geração de Recibos), pois quando selecionava a filial ao passar para o campo imóvel apresentava uma mensagem de erro.
  • Corrigido o cancelamento de baixa de recibos por cheque devolvido (Financeiro > Contas a Receber > Cancelamento > Cancelamento de Baixa de Recibos Ch Devolvido), pois quando o imóvel era partilhado a contra partida não estava respeitando o partilhamento.
  • Corrigido o Relatório de Seguro (Admin de Locação > Imóvel > Seguro – botão relatórios), pois não estava imprimindo o campo número da apólice corretamente.
  • Corrigido o relatório de extrato de conta corrente (Relatórios > Financeiros > Conta Corrente > Extrato de Conta Corrente e Demonstrativo de Conta Corrente), pois quando o proprietário tinha movimentação no dia de abertura do extrato estava considerando como saldo anterior.
  • Corrigida a impressão de cheque avulso ( Relatórios > Outros > Cheque Avulso), pois quando digitava os valores constando Vírgula Ex: R$15,12 dava erro.
  • Alterada a tela de lançamento de impostos controlados ( Financeiro > Contas a Pagar > Impostos Controlados) para ordenar os itens lançados do último lançamento para o anterior, repeitando o ( Mês/Ano ) de cada lançamento. Ex. 05/2010 e 05/2009.
  • Corrigida a tela de ocorrência do imóvel (Adm. de Locação Imóvel > Ocorrências ), pois ao entrar na tela estava mostrando ocorrências de todos os imóveis sem respeitar o imóvel principal.
  • Verificado e corrigido a integridade do ”Histórico Padrão”( Financeiro > Tabela >Histórico Padrão)em relação ao “Parâmetro”(Tabelas Gerais > Informações >Parâmetro),Pois quando Lançava um Histórico Padrão novo, mesmo estando vinculado ao parâmetro o sistema deixava excluir.
  • Corrigido o cadastro de fiador e locatário no contrato de locação (Adm Imóvel > Contrato de Locação > Fiador/Locatário), pois estava gravando sempre o cadastro como principal e impedindo o fechamento da tela.
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  • Corrigido campo de cálculo de 13a. taxa mensal(Admin. de Locação >Contrato de Administração),pois não estava fazendo os cálculos .

Categoria:Notas de Versões Base Locação