Versão 1.8.0.494 de 17-12-2012 Base Condomínio

De WikiBase
Revisão de 13h25min de 17 de dezembro de 2012 por Gerenciaqualidade (discussão | contribs) (Criou página com '* Feitas novas implementações nos controles de '''Contas a Pagar Eletrônico'''. {| style="border-spacing:0;width:100%;" | style="background-color:#F18F8F;border:none;padd...')

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
  • Feitas novas implementações nos controles de Contas a Pagar Eletrônico.


Atencao.png

O Contas a Pagar Eletrônico é licenciado a parte, portanto, suscetível de faturamento extra. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Base Software.


1. Forma de Pagamento (Tabelas Gerais > Básicas > Forma de Pagamento)
Foi acrescentada a opção Cts Pag Eletrônico, permitindo criar novas formas de pagamento com características de contas a pagar eletrônico.
Essa opção permitirá mais filtros para os pagamentos, por exemplo separando por banco o conta bancária. Permitindo uma nova classificação para o pagamento na sua origem.


Forma Eletronico.JPG


Dica.png

A forma de pagamento Contas a Pagar Eletrônico (código 999) continuará valendo para pagamentos eletrônicos, independente de marcado o novo campo.


2. Parâmetros Contas a Pagar Eletrônico (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Parâmetros)
Nesse cadastro poderão ser parametrizadas as informações adicionais para o pagamento de impostos e tributos (Ex. PIS/COFINS/CSLL, DARF, etc.).
Essas informações serão aproveitadas posteriormente no Lançamento de Contas a Pagar (Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento).


Parametros CP Eletronico.JPG


Atencao.png

Os dados contidos no campo valor da imagem acima são ilustrativos, a configuração desses parâmetros é opcional sendo de responsabilidade do usuário.


3. Lançamento de Contas a Pagar (Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento)
Até a versão anterior as informações adicionais dos pagamentos de impostos e tributos eram gravadas no campo Código de Barras do lançamento, evitando que o campo tivesse o seu real aproveitamento. No caso do Banco Itaú, para o pagamento de FGTS são exigidas as informações adicionais do respectivo imposto além da informação referente ao próprio código de barras.
Portanto, foi padronizado o lançamento criando a aba Parâmetros CP Eletrônico para as informações adicionas dos impostos. Esses parâmetros, poderão ser alimentados automaticamente tendo como origem as informações da tabela de parâmetros (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Parâmetros), adicionados ou alterados conforme a necessidade do usuário.


Base Condominio Lancamento Imposto3.JPG


Conforme mencionado anteriormente, outras formas de pagamento também terão o tratamento de contas a pagar eletrônico desde que a opção Cts Pag Eletrônico esteja marcada no cadastro da Forma de Pagamento (Tabelas Gerais > Básicas > Forma de Pagamento)


Base Condominio Lancamento Eletronico1.JPG


De acordo com o exemplo da imagem acima a forma de pagamento Cp. Eletrônico ITAU também será aceita como contas a pagar eletrônico porque a forma de pagamento está com essa característica no seu cadastro.
4. Gerando arquivos de contas a pagar eletrônico (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Gerar Arquivo)


Base Condominio Gera Arquivo Eletronico1.JPG


Os procedimentos para geração de arquivo de pagamento eletrônico por essa opção continuam os mesmos, vale acrescentar que os lançamentos em que as formas de pagamento sejam consideradas como pagamento eletrônico também poderão ser gerados por essa tela, porém sem a possibilidade de filtragem.
5. Assistente para geração de arquivos de contas a pagar eletrônico (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Assistente de Geração de Arquivo)
O Assistente de geração de arquivos também gera os arquivos de contas a pagar eletrônico, contudo existem várias funcionalidades que foram agregadas ao assistente:
Aba de Filtragem Principal:


Base Condominio Assistente Eletronico1.JPG


A aba de filtragem principal é semelhante a tela de geração de arquivo eletrônico tradicional, ao fazer a filtragem inicial e clicar em Aplicar Filtro, o usuário será direcionado para a segunda aba de filtragem e geração do arquivo.


Mais opções de filtragem:


Na segunda aba de filtragem existem mais opções de filtro como: Filial Inicial/Final, Gerente Inicial/Final, Favorecido Inicial/Final e Forma de Pagamento.
Filtro por forma de pagamento - Esse filtro poderá ser utilizado de várias formas. Por exemplo quando existir mais de uma conta corrente para pagamentos eletrônicos, esses lançamentos poderão ser feitos com formas de pagamento distintas desde que sejam CP. Eletrônico (ver item 1) e utilizar esse filtro para selecionar os lançamentos pela forma de pagamento de acordo com a conta corrente selecionada.


Base Condominio Assistente Eletronico2.JPG


Multi-Seleção - Através das teclas Ctrl e Shit poderão ser selecionados um ou mais lançamentos para serem gerados no arquivo eletrônico, o usuário poderá selecionar os lançamentos que estiverem de acordo, descartando os lançamentos inconsistentes, ao contrário da tela tradicional.


Base Condominio Assistente Eletronico3.JPG


O botão Base Condominio Assistente Eletronico5.JPG permite que todos os lançamentos que estiverem liberados sejam selecionados para a geração.
Atencao.png

Os relatórios e registros gerados no arquivo de contas a pagar eletrônico ficarão restritos aos pagamentos selecionados.


Atalho para os lançamentos inconsistentes - Ao clicar sobre um lançamento inconsistente (em vermelho) será possível acessar os dados do respectivo lançamento, realizar as correções e depois de corrigida a inconsistência clicar em "Aplicar Filtro" para que o lançamento seja liberado.


Base Condominio Assistente Eletronico4.JPG


Lote - Ao gerar arquivos de contas a pagar eletrônico através do assistente, o sistema irá atribuir um número de lote correspondente aos pagamentos gerados.


Base Assistente Eletronico4.JPG


O número do lote poderá ser utilizado como filtro para o cancelamento da geração, caso haja a necessidade.


Base Assistente Eletronico5.JPG


  • Ajustada a Baixa de Contas a Pagar Eletrônico (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Baixar Arquivo Retorno) para processar os arquivos do Banco Itaú, pois, não estava lendo o registro com a chave de autenticação do banco, além de apresentar mensagem de erro ao processar arquivos com baixas de DARF.


  • Acrescentado o campo "Ref. Parcela" na Importação de Valores para Contas a Receber Avulso ( Financeiro > Contas a Receber > Lançamento > Avulso / Botão Importar Arquivo).
Também foi adicionada a opção "Limpar Unidades", essa opção permite que todas as unidades vinculadas ao lançamento avulso sejam excluídas antes da nova inclusão.


Base Condominio Importar Avulso.JPG


Os procedimentos para a importação de valores são: 1) Clicar em importar Arquivo; 2) Identificar a coluna referente a cada campo; 3) Clicar em Inserir Dados.


Dica.png

O critério para importação do campo "Ref. Parcela" é idêntico ao da importação do campo "Complemento", ou seja, se a informação não estiver vinculada à unidade será considerada a Ref. Parcela Principal do Avulso.


Atencao.png

O Incremento de Contas a Receber NÃO IRÁ INCREMENTAR os campos Ref. Parcela importados, somente será incrementado o campo Ref. Parcela principal.


  • Implementadas novas configurações de Margens para a Carta de Cobrança e Nada Consta (Financeiro > Contas a Receber > Devedores > Emissão Carta de Cobrança).
Para colocar margens na Carta de nada Consta, basta:
No final do arquivo .ini, Ini Base Condomínio.JPGdigitar o texto:
[CARTA_NADA_CONSTA] , MARGEMSUP, MARGEMESQ


Exemplo:

Ini Base Condomínio_Carta nada consta.JPG


E para colocar margens na Carta de cobrança, basta:
No final do arquivo .ini, Ini Base Condomínio.JPGdigitar o texto:
[CARTA_COBRANCA] , MARGEMSUP, MARGEMESQ


Exemplo:

Ini Base Condomínio_Carta cobranca.JPG


Dica.png

As medidas são em milímetros (mm), podendo ser diferentes entre os arquivos.


  • Implementada a opção "Imprimir Todas as Unidades" no Relatório de Protocolo (Relatórios > Financeiro> Conta as Receber > Protocolo), essa opção quando selecionada permitirá imprimir todas as unidades independente do tipo de documento que estiver cadastrado na unidade.
  • Implementada uma crítica no Lançamento do Contas a Pagar (Financeiro> Contas a Pagar> Lançamento), avisando quando a Data Emissão N.F. for maior que a Data do Vencimento.
  • Implementada a opção "Unificar Grupos de Saldos" no Balancete REC/PAG, essa opção, vinculada à opção "Agrupar Recibo", permite que todos os lançamentos sejam listados sem a distinção/quebra por grupos de saldo.


Base Condominio Balancete RECPAG Tela.JPG


Modelo
Base Condominio Balancete RECPAG Mod1.JPG


Quando a descrição do Grupo de Saldo for genérica (Todos) os lançamentos originados de contas a receber serão impressos com a descrição Cota ou a descrição informada no campo "Descrição do RecPag" do Lançamento de Contas a Receber.


Dica.png

Quando a opção unificar grupos de saldo estiver selecionada a descrição "Todos" será impressa no local do grupo de saldo, conforme a imagem acima.

Essa descrição poderá ser alterada, para tanto basta o usuário cadastrar a nova descrição em grupo de saldo (Financeiro > Tabelas > Grupo de Saldo) utilizando o código 999999, essa nova descrição será impressa no balancete conforme a imagem abaixo.

A descrição informada no campo "Descrição do RecPag" do Lançamento de Contas a Receber também terá efeito nesse caso.


Base Condominio Grupo Saldo 999999.JPG


Modelo
Base Condominio Balancete RECPAG Mod2.JPG


Atencao.png

Quando não houver descrição informada no campo "Descrição do RecPag" do "Lançamento de Contas a Receber", a descrição selecionada para a unificação através do grupo de saldo código "999999" também será utilizada para identificar os lançamentos originados do lançamento de contas a receber.


  • Acrescentadas as informações referentes a Fonte Pagadora e CPF/CNPJ no Relatório de Informe de Rendimentos (Relatórios > Outros > Informe de Rendimentos).


Modelo Mensal
Base Condominio Imforme Mensal.JPG


Modelo Anual
Base Condominio Imforme Anual.JPG


Atencao.png

A partir dessa alteração é obrigatória a informação da fonte pagadora, pois, os movimentos sem essa informação NÃO SERÃO IMPRESSOS nos relatórios.

Se a receita for lançada através da Baixa de Recibo o sistema identificará a fonte pagadora automaticamente pelo condômino ligado ao recibo, caso contrário o usuário deverá editar o respectivo lançamento e informar a fonte pagadora através do campo Fornecedor.

Essa alteração não abrange os informes gerados através de arquivo bureaux (Relatórios > Bureaux > Informe de Rendimentos) e a geração da DIRF.


  • Implementado o Parâmetro 295 - Rec aberto cobrança (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros), esse parâmetro (quando o valor for 1) fixa a opção "Cobrança em Processo" como marcada para o Nada Consta na emissão do Relatório de Devedores (Relatórios > Contas a Receber > Devedores > Devedores Sintético/Analítico por Condomínio), não permitindo desmarcá-la. Com a opção "Cobrança em Processo" marcada o relatório de nada consta será impresso somente se não houver cobrança em processo do módulo Base Jurídico.


Parametro 295.JPG


  • Corrigido o Incremento do contas a pagar (Financeiro > Contas a Pagar > Incremento), pois, quando o campo gerente não estava preenchido no cadastro do condomínio ( Administração> Condomínio) o lançamento de contas a pagar desse condomínio não era incrementado.
  • Corrigido o Balancete Sintético (Relatórios > Financeiro > Balancete > Sintético/Analítico), pois quando selecionava a opção "Duas Colunas" os lançamentos de débito não estavam sendo listados.
  • Corrigido o Relatório de Síndico (Relatórios >Cadastrais >Condomínio > Condomínio > Opções Sintético / Opção Síndico), pois, não estava listando o telefone do síndico, além de imprimir sempre o primeiro síndico cadastrado independente do período do mandato.
  • Ajustado o Relatório de Movimento de Carteira (Relatórios > Outros > Movimento de Carteira), pois, quando os valores eram muito altos estava suprimindo os centavos na impressão.
  • Corrigida a tela de Baixa Manual de Recibos (Financeiro > Contas a Receber > Baixas > Baixa de Recibo), pois, o botão "Excluir erros da baixa CNAB" havia perdido a sua funcionalidade. Também foi ajustada a opção "Exibir erros da baixa CNAB" estava exibindo recibos cancelados/baixados de períodos antigos.
  • Corrigido o Relatório de Recibos Baixados (Relatório > Financeiro > Contas a Receber > Recibos Baixados ), pois, alguns recibos baixados via banco não estavam sendo listados. Também foi corrigido o resumo e a listagem dos itens, pois, não estavam exibindo os valores pagos.
  • Corrigida a Baixa de Caixa Off Line (Financeiro > Contas a Receber > Baixas > Baixa de Arquivo Caixa OffLine), pois, ao tentar acessar estava apresentado a mensagem de erro "Não é possível marcar uma janela visível como modal".


Atencao.png

A Baixa de Arquivo Caixa Off Line é licenciada a parte, portanto, suscetível de faturamento extra. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Base Software.


  • Corrigida a tela de Recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo), pois, não estava exibindo os detalhes da baixa do recibo baixado.
  • Corrigida a Importação de Contas a Pagar (Financeiro > Contas a Pagar > Importação), pois, não estava considerando o campo chave na importação, obrigando o usuário a clicar em salvar configurações. Também foi feito um ajuste para gravar a opção de conciliação como fixo.
  • Corrigido o Lançamento de Conta Corrente (Financeiro > Conta Corrente), pois, em algumas situações utilizando contas de serviço o valor lançado ficava zerado.


Categoria:Notas de Versões Base Condomínio