Mudanças entre as edições de "Régua de Cobrança Locação"

De WikiBase
(Notificação de Pagamento)
(Textos)
 
(7 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 82: Linha 82:
  
 
*<code><#NOME_GERENTE></code> Nome do Gerente: Exibe o nome do regente do proprietário.
 
*<code><#NOME_GERENTE></code> Nome do Gerente: Exibe o nome do regente do proprietário.
 +
 +
*<code><#TELEFONE_EMPRESA></code> Telefone da Empresa: Exibe o telefone informado no cadastro da Empresa.
  
  
Linha 187: Linha 189:
  
 
'''O sistema não permitirá o cadastro de regras semelhantes. Ex. Caso o usuário tenha cadastrado uma Regra com a "Quantidade de Dias" = 0(zero), a mesma não poderá ser repetida. Mesmo que a mensagem seja diferente! A mesma crítica vale para o "Notificação de Pagamento".'''
 
'''O sistema não permitirá o cadastro de regras semelhantes. Ex. Caso o usuário tenha cadastrado uma Regra com a "Quantidade de Dias" = 0(zero), a mesma não poderá ser repetida. Mesmo que a mensagem seja diferente! A mesma crítica vale para o "Notificação de Pagamento".'''
 +
|}
 +
 +
 +
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Atencao.png|center]]
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 +
'''Somente será enviada mensagem de recibos vencidos (quantidade de dias maior que zero) quando o boleto em questão já tiver passagem pela Régua de Cobrança, ou seja ter outra mensagem de disponibilidade de boleto, por exemplo.'''
 +
 
|}
 
|}
  
Linha 246: Linha 257:
 
* E-mail Blacklist: O destinatário do e-mail clicou no botão de reclamação de spam em seu cliente de e-mail.
 
* E-mail Blacklist: O destinatário do e-mail clicou no botão de reclamação de spam em seu cliente de e-mail.
  
 +
* E-mail Aberto: O destinatário abriu/leu o e-mail recebido.
 +
 +
* E-mail Clicado: O destinatário abriu um link vinculado ao e-mail.
  
 
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
Linha 254: Linha 268:
  
 
|}
 
|}
 +
 +
====== Dashboard de Envios ======
 +
 +
Implementado o quadro informativo que exibe as quantidades de mensagens enviadas, entregues, visualizadas e que houveram falhas.
 +
 +
[[Arquivo:Regua_Dashboard.JPG|center]]
 +
 +
Os valores apresentados no quadro serão baseados pelos últimos 30 dias.
 +
 +
 +
===== Configuração Icondo =====
 +
 +
Adicionado no sistema a tela para cadastro ou alteração de login/senha das empresas. Ao salvar os dados preenchidos, o sistema fará a validação do registro. Caso exista alguma informação inválida o mesmo não será salvo.
 +
 +
[[Arquivo:Regua_Senha.JPG|center]]
  
 
===== Alertas do Sistema =====
 
===== Alertas do Sistema =====
  
 
:Alertas sobre a falta de execução do aplicativo de envio dos e-mails.
 
:Alertas sobre a falta de execução do aplicativo de envio dos e-mails.
 +
 +
:* Alerta sobre falha de Login do Icondo.
  
 
<center>''Modelo''</center>
 
<center>''Modelo''</center>

Edição atual tal como às 18h22min de 10 de agosto de 2020

Índice

Visão Geral

Essa ferramenta permite o disparo de emails avisando aos Inquilinos/Locatários da disponibilização, pagamento ou atraso do vencimento do boleto. Podendo configurar um texto personalizado incluindo o link do boleto disponível no Icondo.
Atencao.png
  • Esse módulo é licenciado a parte. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Base Software.


Para acessar a ferramente, será necessário a liberação da tela nas configurações de senha do sistema. Com exceção do usuário master.

Caminho: Financeiro>Contas a receber>Régua de Cobrança

Procedimentos

Nesse tópico abordaremos as configurações necessárias para o funcionamento da Régua de Cobrança.
Textos
Nessa aba será possível cadastrar as mensagens que serão disparadas, e filtrar as mesmas.
Modelo
Regua Texto.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Textos


A tela é composta dos seguintes campos:

A) Descrição: Descrição interna da mensagem. Essa informação não será disparada junto com a mensagem sendo somente um localizador para o sistema.
B) Variáveis do sistema: Combo onde serão listadas as "Tags" que farão referência aos respectivos dados do sistema que poderão ser inseridos no corpo e/ou título da mensagem.
C) Assunto: Título do e-mail enviado ao destinatário.
D) Mensagem: Campo onde será cadastrado o corpo da mensagem.


As variáveis disponíveis no sistema são:

  • <#DATA_VENCIMENTO_BOLETO> Vencimento do boleto [DD/MM/AAAA]: Data de vencimento do boleto padrão "DD/MM/AAAA".
  • <#DATA_VENCIMENTO_EXTENSO> Vencimento Boleto por extenso: Data do vencimento por extenso. Ex: "Sexta-feira, 20 de março de 2020".
  • <#MES_VENCIMENTO_BOLETO> Mês de vencimento do boleto: Exibe o mês de vencimento do boleto no padrão MM/AAAA. Ex."03/2020".
  • <#MES_VENCIMENTO_EXTENSO> Mês de vencimento do boleto por extenso: Exibe o mês de vencimento do boleto por extenso. Ex: Março de 2020.
  • <#DATA_EMISSAO_BOLETO> Data da emissão do boleto: Exibe a data da emissão do boleto.
  • <#DATA_CORRENTE> Data do disparo do e-mail: Exibe a data de disparo do e-mail.
  • <#LINHA_DIGITAVEL> Linha digitável referente ao boleto: Exibe a linha digitável referente ao boleto.
  • <#VALOR_BOLETO> Valor do boleto: Exibe o valor do boleto para pagamento.
  • <#ITENS_BOLETO> Itens do Boleto: Exibe os itens que compõe o boleto.
  • <#NUMERO_BOLETO> Número Boleto: Exibe o número do boleto.
  • <#E-MAIL_ENVIO> E-mail do Destinatário: E-mail pego do cadastro da entidade do Locatário.
  • <#NOME_PROPRIETARIO> Nome do Proprietário: Exibe o nome do proprietário referente ao imóvel.
  • <#CPF_PROPRIETARIO> CPF do Proprietário: Exibe o CPF do proprietário referente ao imóvel.
  • <#ENDERECO_IMOVEL> Endereço do Imóvel: Endereço informado no cadastro do Imóvel.
  • <#NOME_LOCATARIO> Nome do Locatário: Exibe o nome do locatário que está ligado ao imóvel.
  • <#CPF_LOCATARIO> CPF do Locatário: Exibe o CPF do locatário que está ligado ao imóvel.
  • <#ENDERECO_LOCATARIO> Endereço da Locatário: Exibe o endereço informado no cadastro do locatário.
  • <#NOME_FILIAL> Nome da Filial: Exibe o nome da Filial que é informado no cadastro de Filiais (Tabelas Gerais > Principais > Filial). Nesse caso, o sistema insere o nome da filial vinculada ao cadastro do proprietário.
  • <#CNPJ_FILIAL> CNPJ da Filial: Exibe o CNPJ da Filial que é informado no cadastro de Filiais. Nesse caso, o sistema insere o CNPJ da filial vinculada ao cadastro do proprietário.
  • <#ENDERECO_FILIAL> Endereço da Filial: Exibe o endereço da Filial que é pego do cadastro de Filiais (Tabelas Gerais > Principais > Filial). Nesse caso, o sistema insere o endereço da filial vinculada ao cadastro do proprietário.
  • <#TELEFONE_FILIAL> Telefone da Filial: Exibe o telefone da Filial atrelada ao proprietário.
  • <#NOME_GERENTE> Nome do Gerente: Exibe o nome do regente do proprietário.
  • <#TELEFONE_EMPRESA> Telefone da Empresa: Exibe o telefone informado no cadastro da Empresa.


Dica.png
  • Não será permitido a exclusão de mensagens que por ventura estejam sendo usadas no cadastro das Regras de disparo.
  • Existem mensagens pré-configuradas com template básico, para que o usuário utilize como modelo em sua empresa.
  • Inserido na barra de formatação das mensagens um botão chamado Duplicar Mensagem, onde o usuário poderá aproveitar um texto pré configurado como base para uma nova mensagem.


Atencao.png
  • Ao importar um texto como modelo, é apresentado uma imagem sugerindo o logotipo da empresa. A mesma deverá ser substituída manualmente por outra a critério do usuário.
  • O sistema permite imagens com as extensões PNG ou JPG.
  • Quanto ao tamanho, recomendamos um arquivo de até 150 px x 150 px.


Hipertexto
Existem duas formas de inserir o Hiperlink em sua mensagem:

1) Ao clicar no botão "Inserir Hipertexto" localizado na barra de formatação da mensagem.

2) Clicando com o botão direito do mouse na mensagem, o pop-up de "Inserir Hipertexto" será demonstrado.

Modelo
Regua Hipertexto.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Textos


  • Caso a opção "Link do boleto" esteja selecionada será incluído o link para o boleto com a tag <#LINK_BOLETO>.
  • Caso a opção "Link customizado" esteja selecionado será incluído um link para uma outra página de escolha do usuário.


Atencao.png
  • Ao salvar a mensagem, caso não haja a configuração da API do Icondo, o sistema exibirá a tela de configuração de usuário e senha de integração com o Icondo para que o sistema possa recuperar o parceiro na hora do envio do e-mail.
  • Válido somente para clientes do serviço ICondo.


<#LINK_BOLETO>: Exibe o link do boleto quando este estiver disponível no Icondo.

Importar Modelo Padrão
Como dito anteriormente, o sistema trará alguns modelos de mensagens pré-configuradas que poderão ser utilizadas pelo usuário. Os arquivos desses modelos se localizam sempre na pasta "Mailgun" dentro do diretório de instalação do sistema. Ex. C:\Base\Mailgun.
Modelo
Regua Modelo.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Textos


Regras
Nesta tela, será permitido cadastrar as regras de disparo de mensagens. Nela o usuário poderá listar as mensagens cadastradas e configurar as mesmas para default da administradora.
Dica.png

O sistema permite cadastrar até 6 regras para a empresa.


Modelo
LC-Regua Regras.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Regras


A tela é composta por um filtro onde será possível filtrar a configuração realizada por código e descrição da mensagem.

Mas abaixo estará dispostos os campos para cadastro das regras. São eles:

  • Código da mensagem: Lista o código das mensagens cadastradas.
  • Descrição da mensagem: Lista a descrição das mensagens cadastradas.
  • Notificação Pagamento: Checkbox que se marcado indica que a regra em questão será aplicada a cada baixa de recibo.
  • Quantidade de Dias: Permite o usuário cadastrar a quantidade de dias da régua de cobrança podendo ser cadastrados números negativos para que a mensagem seja disparada dias antes do vencimento. Caso o usuário preencha o valor 0(zero) este fará referência ao dia do vencimento.
  • Observação: Cadastro de observação sobre a regra específica.


Atencao.png

O sistema não permitirá o cadastro de regras semelhantes. Ex. Caso o usuário tenha cadastrado uma Regra com a "Quantidade de Dias" = 0(zero), a mesma não poderá ser repetida. Mesmo que a mensagem seja diferente! A mesma crítica vale para o "Notificação de Pagamento".


Atencao.png

Somente será enviada mensagem de recibos vencidos (quantidade de dias maior que zero) quando o boleto em questão já tiver passagem pela Régua de Cobrança, ou seja ter outra mensagem de disponibilidade de boleto, por exemplo.


Notificação de Pagamento
O intuito desse checkbox é o envio de mensagens quando os boletos são pagos (baixados) no sistema.
Atenção: Somente nesse caso a quantidade de dias ficará desabilitada. Essa regra tem por funcionalidade disparar uma mensagem de agradecimento de pagamento do boleto quando o status do mesmo estiver como baixado.


Atencao.png

Caso um boleto tenha sua baixa cancelada pela administradora, ao ser baixado novamente, o sistema NÃO enviará novo e-mail de notificação.

* Somente será enviada mensagem de notificação (agradecimento) de pagamento quando o boleto em questão já tiver passagem pela Régua de Cobrança, ou seja ter outra mensagem de disponibilidade de boleto, por exemplo.

Fluxograma
Tela onde será demonstrado o fluxo das mensagens, ou seja, quais mensagens serão disparadas e seus respectivos dias (Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Fluxograma).


Modelo
LC-Regua Fluxograma.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Fluxograma


Logs
Na tela de Logs (Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Logs) será possível visualizar/filtrar o status de cada disparo de e-mails, de um forma onde o usuário poderá acompanhar de perto o andamento do processo.
Modelo
LC-Regua Logs.JPG
Caminho: Financeiro > Contas a Receber > Régua de Cobrança > Logs


Os possíveis Logs atualmente no sistema, são:

  • E-mail Enviado: O aplicativo de envio aceitou a solicitação para enviar/encaminhar o e-mail e a mensagem foi colocada na fila.
  • E-mail Não Enviado: O aplicativo de envio rejeitou o pedido para enviar/ encaminhar o e-mail.
  • E-mail Entregue: O aplicativo de envio enviou o e-mail e foi aceito pelo servidor de e-mail do destinatário.
  • E-mail com Falha na Entrega: Ocorre quando uma mensagem não é entregue. Há várias razões pelas quais o aplicativo de envio pare de tentar

entregar mensagens e as descarta, incluindo: Devoluções, mensagens que atingiram seu limite de novas tentativas, endereços anteriormente não assinados/devolvidos/queixados ou endereços rejeitados por um Spam.

  • E-mail Blacklist: O destinatário do e-mail clicou no botão de reclamação de spam em seu cliente de e-mail.
  • E-mail Aberto: O destinatário abriu/leu o e-mail recebido.
  • E-mail Clicado: O destinatário abriu um link vinculado ao e-mail.
Dica.png

Desabilitar a notificação de arquivo disponível no Icondo quando o usuário habilitar a régua de cobrança, afim de evitar que o destinatário receba dois alertas de e-mails.

Dashboard de Envios

Implementado o quadro informativo que exibe as quantidades de mensagens enviadas, entregues, visualizadas e que houveram falhas.

Regua Dashboard.JPG

Os valores apresentados no quadro serão baseados pelos últimos 30 dias.


Configuração Icondo

Adicionado no sistema a tela para cadastro ou alteração de login/senha das empresas. Ao salvar os dados preenchidos, o sistema fará a validação do registro. Caso exista alguma informação inválida o mesmo não será salvo.

Regua Senha.JPG
Alertas do Sistema
Alertas sobre a falta de execução do aplicativo de envio dos e-mails.
  • Alerta sobre falha de Login do Icondo.
Modelo
Regua Sino.JPG


Dica.png

Para maiores informações sobre o funcionamento do alerta, acesse a documentação de Alertas do Sistema.