REINF

De WikiBase

Visão Geral

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas (nesse caso, a maioria dos condomínios) e físicas, em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial.
Tem por objeto a escrituração de rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda, Contribuição Social do contribuinte exceto aquelas relacionadas ao trabalho e informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas. Substituirá, portanto, o módulo da EFD-Contribuições que apura a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).
A EFD-Reinf junto ao eSocial, após o início de sua obrigatoriedade, abre espaço para substituição de informações solicitadas em outras obrigações acessórias, tais como a GFIP, a DIRF e também obrigações acessórias instituídas por outros órgãos de governo como a RAIS e o CAGED.
Esta escrituração está modularizada por eventos de informações, contemplando a possibilidade de múltiplas transmissões em períodos distintos, de acordo com a obrigatoriedade legal.
Dentre as informações prestadas através da EFD-Reinf, destacam-se aquelas associadas:
  • aos serviços tomados/prestados mediante cessão de mão de obra ou empreitada;
  • às retenções na fonte (IR, CSLL, COFINS, PIS/PASEP) incidentes sobre os pagamentos diversos efetuados a pessoas físicas e jurídicas;
  • aos recursos recebidos por / repassados para associação desportiva que mantenha equipe de futebol profissional;
  • à comercialização da produção e à apuração da contribuição previdenciária substituída pelas agroindústrias e demais produtores rurais pessoa jurídica;
  • às empresas que se sujeitam à CPRB (cf. Lei 12.546/2011);
  • às entidades promotoras de evento que envolva associação desportiva que mantenha clube de futebol profissional.
Dica.png

Mais informações poderão ser consultadas no Site da Receita.

Procedimentos

Novos Campos

  • Cadastro de Condomínio (Administração > Condomínio)
Campos RINF 01.jpg


Dica.png

O campo Razão Social deverá ser utilizado somente se o nome do condomínio estiver diferente do nome registrado, pois a REINF faz a validação do nome da razão social.


Atencao.png

O conjunto das informações referentes ao CNAE (8112-5/00 - Condomínios prediais), Natureza Jurídica (308-5 - Condomínio Edilício) e Classificação Tributária (99 - Pessoas Jurídicas em geral) é imprescindível para que o envio da REINF seja validado.

Se algum condomínio cadastrado no sistema se encaixar em outra relação (Ex. Natureza jurídica 399-9 - Associação privada) ele não será enviado para a REINF, pois, o sistema só gerenciará condomínios edilícios. Mesmo que seja forçada essa informação no cadastro o registro do condomínio através da REINF deverá ser recusado por inconsistência cadastral.


  • Cadastro do Contrato de Administração (Administração > Condomínio / Botão Contrato ADM)
Campos RINF 04.jpg


Dica.png

A opção Produção Restrita indicará que os dados gerados pelo sistema serão enviados para a REINF em ambiente de Homologação, portanto o campo Produção será útil para que sejam realizados testes para validação de envio para a REINF.

O ambiente de Produção Restrita da EFD-REINF tem o objetivo de disponibilizar uma infraestrutura para as empresas realizarem os testes funcionais do sistema.

Com isso, as empresas farão uso do ambiente de produção, somente após o sistema estar amadurecido e estabilizado diante dos testes realizados na Produção Restrita.

A Produção Restrita limitará a utilização do ambiente ao envio de 50 eventos por contribuinte por dia.


Campos RINF 05.jpg


Atencao.png

O certificado digital utilizado no sistema EFD-REINF deverá ser emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O ambiente de Produção Restrita da EFD-REINF obrigará que o certificado digital usado para assinar os eventos seja do mesmo contribuinte (CNPJ) declarado nos eventos a serem enviados. Não serão aceitos certificados digitais do representante legal nem do procurador do contribuinte declarante.


  • Cadastro de Fornecedor (Administração > Entidade > Fornecedor)
Campos RINF 02.jpg


Dica.png

Semelhante ao condomínio, o campo Razão Social deverá ser utilizado somente se o nome da entidade estiver diferente do nome registrado, pois a REINF faz a validação do nome da razão social.

Essas informações deverão ser coletadas junto aos fornecedores, sendo de responsabilidade deles a integridade das informações fornecidas.


  • Lançamento de Contas a Pagar (Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento)
Campos RINF 03.jpg


Dica.png

Com relação aos campos Class. Tributária e Class.Tributária Serv., caso não sejam informados no respectivo lançamento de contas a pagar o sistema irá adotar por padrão as informações indicadas no fornecedor.

Para o envio das informações os campos referentes a Nota Fiscal (Data Emissão NF, Número NF e Série NF) serão obrigatórios e criticados posteriormente.

Certificação Digital

Validador da REINF (Relatórios > Outros > Validador REINF)

O Relatório Validador da REINF contempla as verificações necessárias dos dados cadastrais e financeiros afim de gerar a RINF, divido em fases:

Primeira Fase

Corresponde a validação dos dados cadastrais e de certificação digital dos condomínios, esses dados são necessários para gerar o Registro R1000.
O Registro R1000 conterá a parte inicial da REINF que cadastra o condomínio no ambiente de produção.


Validador RINF 01.jpg


Dica.png

De acordo com o exemplo acima, serão exibidos somente os condomínios criticados que tenham erro de cadastro ou avisos de inconsistências.

Mais adiante serão acrescentadas novas críticas no relatório afim de fechar todas as inconsistências e erros que impeçam a geração da REINF.

Do mesmo jeito que os filtros por erros e avisos, é interessante observar os demais filtros, como:
  • Retenção: Que, quando marcado Sim, possibilita filtrar somente os condomínios que tiveram retenção no período selecionado, ou do contrário quando marcado Não.
  • REINF: Seguindo regra semelhante filtra somente os condomínios habilitados para a REINF no cadastro.
Os demais filtros também seguem regras semelhantes.
Ao clicar no Botão Filtro Botao Filtro.jpg serão feitas as crítica necessárias dentro da faixa de opções selecionadas, gerando os resultados em tela. Os Botões Botao Vai Vem.jpg alternam entre a tela de filtragem e o grid de resultados.
Validador RINF 02.jpg
Através da tela de resultados poderá ser acessado tanto o contrato de administração, quanto o o cadastro do condomínio selecionado. Além de emitir relatórios no modelo Sintético e Analítico, referente aos resultados das críticas.
Validador REINF 03.jpg
Modelo Sintético


Validador REINF 04.jpg
Modelo Analítico


Atencao.png

Independente do modelo, os relatórios serão agrupados e com quebra de página por filial e gerente.


Funcionalidades