Versão 1.8.0.531 Base Condomínio

De WikiBase


Índice

Notas

Documentação da versão 1.8.0.531 em construção.

Implementações

Novo Layout DIRF 2019

<TT240777> Implementado o novo Layout DIRF 2019 para o Comprovante de Retenção (Relatórios > Financeiro > Contas a Pagar > Comprovante Anual de Retenção de Impostos) e o Informe de Rendimentos para o Ato Declaratório da RF (Relatórios > Outros > Informe de Rendimentos).
Atencao.png

Fique atento quanto aos prazos.

É importante ajustar o cadastro de telefone para a entidade responsável pela declaração, pois se o número não for precedido do DDD (ex. 21-21950550) ocorrerá erro em todas as importações.

Se existirem entidades com o mesmo CPF/CNPJ e nomes diferentes para o mesmo condomínio ocorrerá erro de duplicidade de inscrição na importação.

O download do PDG DIRF 2019 poderá ser feito no Site da RF.

Validador REINF

Implementado o Relatório Validador da REINF (Relatórios > Outros > Validador REINF).
Esse relatório contempla a primeira fase, que corresponde a verificação dos dados cadastrais e de certificação digital dos condomínios, que serão necessários para gerar o Registro R1000. Esse registro conterá a parte inicial da REINF que cadastra o condomínio no ambiente de produção.


Validador RINF 01.jpg


Dica.png

De acordo com o exemplo acima, serão exibidos somente os condomínios criticados que tenham erro de cadastro ou avisos de inconsistências.

Mais adiante serão acrescentadas novas críticas no relatório afim de fechar todas as inconsistências e erros que impeçam a geração.

Consulte também a documentação referente à REINF.

Do mesmo jeito que os filtros por erros e avisos, é interessante observar os demais filtros, como:
  • Retenção: Que, quando marcado Sim, possibilita filtrar somente os condomínios que tiveram retenção no período selecionado, ou do contrário quando marcado Não.
  • REINF: Seguindo regra semelhante filtra somente os condomínios habilitados para a REINF no cadastro.
Os demais filtros também seguem regras semelhantes.
Ao clicar no Botão Filtro Botao Filtro.jpg serão feitas as crítica necessárias dentro da faixa de opções selecionadas, gerando os resultados em tela. Os Botões Botao Vai Vem.jpg alternam entre a tela de filtragem e o grid de resultados.
Validador RINF 02.jpg
Através da tela de resultados poderá ser acessado tanto o contrato de administração, quanto o o cadastro do condomínio selecionado. Além de emitir relatórios no modelo Sintético e Analítico, referente aos resultados das críticas.
Validador REINF 03.jpg
Modelo Sintético


Validador REINF 04.jpg
Modelo Analítico


Atencao.png

Independente do modelo, os relatórios serão agrupados e com quebra de página por filial e gerente.

Novos Controles Para o Registro de Cobrança e Débito Automático

<TT239422> Foram incorporados novos controles de segurança para o Registro de Cobrança e Débito Automático:
  • Débito Automático:
1. Visando adaptar a regra de período prévio de cinco dias para o registro dos débitos automáticos, agora o sistema está prorrogando a data do débito em D+5. Portanto, qualquer agendamento de débito automático com data anterior a data atual mais 5 dias será gerado com D+5.
Atencao.png

Essa regra se aplica também em recibos de débito automático vencidos, que eram gerados com D+1 e passam a ser com D+5 para a data do débito.


2. Acrescentada a opção Gerar Registro de Cobrança no Cadastro de Débito Automático (Financeiro > Contas a Receber > Débito Automático > Cadastro)
Se essa opção estiver marcada, o sistema irá gerar o registro normal da cobrança além do registro para o débito automático, permitindo que o sacado faça o pagamento normalmente com o código de barras caso ocorra alguma divergência no processamento do débito automático.
Debito Automatico Registro2.jpg


3. Adicionada a opção Bloqueia no Cadastro de Ocorrências Bancárias (Financeiro > Tabelas > Banco / Aba Configurações CNAB / Botão Ocorrências).
Controle Registro Ocorrencias.jpg
Quando há algum retorno de inconsistência no registro o sistema reabre o Log e faz uma nova geração de registro do Log inconsistente.
Se a opção Bloqueia estiver marcada, o Log inconsistente ficará pendente até que seja desbloqueado no Controle de Registro (Financeiro > Contas a Receber > Controle de Registro).
Controle Registro Bloqueados.jpg
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o respectivo registro será permitido desbloqueá-lo ou cancelar o registro do mesmo, o botão Desbloquear Todos permite desbloquear todos os Logs.
Atencao.png

Os registros bloqueados ficarão pendentes até que sejam desbloqueados pelo usuário para a próxima geração.

Ao cancelar um Log bloqueado, o registro do respectivo recibo será possível somente através do processo de cancelamento de emissão e nova emissão do recibo.

O Relatório de Controle de Registro (Relatórios > Financeiro > Contas a Receber > Controle de Registro) exibirá as ocorrências de efetivação e rejeição, além do status de bloqueio do Log.
Controle Registro Rel Ocorrencias.jpg
Dica.png

As opções de bloqueio e desbloqueio para o Controle de Registro são comuns ao Débito Automático e Registro de Cobrança.

Outras

<TT223568> Implementada a opção Cobrança em Processo para a Listagem de Recibos Abertos no Balancete Bureaux RecPag (Relatórios > Financeiros > Bureaux > Balancete RecPag).
Bureaux RecPag.jpg


<TT236411> Implementados os checkbox Empresa, Condomínio e Locação na aba Impostos do Cadastro de Fornecedor (Administração > Entidades > Aba Impostos). Ao cadastrar um imposto para uma entidade, será marcado automaticamente a opção "Condomínio" caso esteja sendo cadastrado pelo Base condomínio, Locação caso esteja cadastrando de dentro do Base locação e Empresa caso esteja sendo cadastrada de dentro do Base Financeiro. Com isso, só serão retidos os impostos no Contas a Pagar referente ao sistema lançado.
<TT240959> Implementado o campo CPF do Contador no cadastro da Empresa (Tabelas Gerais > Principais > Empresa).
BC-Empresa Contador.jpg


<TT241049> Implementado o campo Ambiente da REINF no Contrato de Administração (Administração > Condomínio > Contrato de Administração). Nele, o usuário poderá escolher entre as opções Produção e Produção restrita.
BC-ContAdm Ambiente.jpg

Correções

<TT240619> Implementado o Parâmetro AUT_CP_ELETRONICO no Cadastro de Conta Corrente (Financeiro > Tabelas > Banco / Aba Conta Corrente / Parâmetros Especiais).
Quando o valor desse parâmetro form "S" o sistema irá gerar os registros de pagamentos eletrônicos para o Banco Santander com Status de Autorizado, sem a necessidade de autorização posterior.
Também foi corrigida informação referente ao Tipo de Serviço para pagamentos de títulos bancários (posição 10 a 11 do registro tipo header de lote), pois para títulos bancários estava enviando o código 22 ao invés de 20.
Conta Corrente Bco AUT CP ELETRONICO.jpg


Atencao.png

Por medida de segurança o sistema gera os registros de pagamentos eletrônicos com o Status de Pendente, sendo necessário o acesso ao portal do banco para a autorização final dos pagamentos.

Uma vez configurado, esse parâmetro será aplicado para todas as modalidades de pagamentos eletrônicos gerados para o Banco Santander.

É imprescindível a homologação dos arquivos junto aos bancos, incluindo todas as modalidades de pagamento disponíveis.

A homologação consiste em gerar os arquivos com todas as modalidades de pagamento e envio para o banco, além da impressão dos comprovantes e confirmação dos dados de acordo com cada modalidade de pagamento efetuada.

A Base Software NÃO se responsabiliza pelos dados do cliente ao fazer pagamentos junto aos bancos seja eletronicamente ou através de guias. É obrigatório por parte do cliente homologar sempre junto aos bancos, não só o formato dos dados, bem como o seu conteúdo.


<TT232019> Ainda com relação ao Contas a Pagar Eletrônico para o Banco Santander (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Assistente de Geração de Arquivo), foi corrigido o erro de estrutura quando o tipo de pagamento era DARF com código de barras.
<TT233748> Feitos ajustes para melhorar a performance do Relatório de Rec/Desp Financeiras (Relatórios > Outros > Rec/Desp. Financeiras).
<TT234549> Ajustada a tela de Cálculos Diversos (Financeiro > Funções Diversas > Cálculos Diversos) para que o usuário consiga identificar a origem de erros ocorridos no processamento dos cálculos.


Base Condominio Calculos Diversos.jpg


Dica.png

Anteriormente o sistema mostrava somente a mensagem Erro de SQL sem identificar o erro. Com esse ajuste as mensagens de erro ficarão traduzidas em destaque, conforme a imagem de exemplo acima.

Ao dar um duplo clique sobre a respectiva mensagem, será exibido o texto completo da mesma.

<TT234688> Ajustadas as nomenclaturas dos campo "Orçado" para Estimada (Média), em receitas, e "Orçado" para Orçado Mensal, em despesas, no relatório de Orçado x Realizado (Relatórios > Financeiro > Orçamento > Orçado x Realizado),
<TT236261> Corrigido o relatório de Comprovante de Autônomo (Financeiro > Autônomo > Comprovante de Autônomo), pois no item "Inscrição INSS" estava sendo impresso incompleto. Cortando os últimos caracteres.
<TT237350> Corrigido o relatório de Comprovante Eletrônico (Relatórios > Financeiro > Contas a Pagar > Comprovante Eletrônico), pois o sistema estava exibindo o valor bruto e não o liquido pago do contas a pagar baixado.
<TT237752> Corrigido o relatório de Saldos Disponíveis (Relatórios > Outros > Saldos Disponíveis), pois ao emitir o relatório, o sistema não estava agrupando por gerente.
<TT238155> Corrigido o relatório de Lançamento Eletrônico (Relatório > Financeiro > Lançamento Eletrônico), pois ao preencher todo o campo Complemento, o Qrcode estava sendo impresso cortado, comprometendo o funcionamento do mesmo.
<TT238245> Corrigido o Balancete Sintético (Relatórios > Financeiro > Balancetes > Sintético/Analítico), pois ao selecionar o Layout duas colunas agrupando por grupo de saldo apresentava a mensagem de erro multiple rows in singleton select.
<TT238651> Corrigido o relatório de Devedores para Word (Financeiro > Contas a Receber > Devedores > Emissão Carta de Cobrança > Gerar Devedores para Word), pois ao selecionar a opção Separar Arquivos por Envio", o sistema exibia a mensagem "Não existem informações para geração do arquivo".
<TT238664> Corrigia a emissão de DARF (Relatórios > Financeiro > DARF/DARM/GPS), pois, ao optar pelo lançamento em contas a pagar o sistema não estava acatando o campo Prioridade de Pagamento identificado na conta.
<TT238927> Ajustada a gravação das ultimas datas utilizadas nas interfaces de relatório e cálculo, pois com a nova versão do Windows os campos não estavam mais sendo exibidos corretamente.
<TT239074> Feitos novos ajustes na geração da Cobrança Registrada para a Caixa Econômica Federal (Financeiro > Contas a Receber > Controle de Registro), pois por exigência de homologação do banco as datas correspondentes aos juros (posição 119 a 126 do segmento P) e multa (posição 67 a 74 do segmento R) deveriam ser acrescidas em um dia sobre o vencimento do recibo.
<TT239247> Corrigida a geração de Cobrança Registrada para o Banco SANTANDER Layout 240 Posições (Financeiro > Contas a Receber > Controle de Registro), pois, segundo orientações do banco o campo Código do Juros de Mora (posição 118 a 118 do Segmento P) deveria ser informado o valor 5 - Tolerância Valor por Dia ao invés de 1 - Valor por Dia.
<TT239268> Corrigida a Emissão de Recibo para o Banco SICOOB, pois dependendo do tipo de cobrança (registrada ou não registrada) o valor do campo modalidade (posição 25 a 26 do código de barras) não estava sendo montado corretamente.
<TT239314><TT239669> Corrigida a geração do Débito Automático para o Banco Itaú (Financeiro > Contas a Receber > Controle de Registro), pois quando estava causando erro na sequência de linhas do arquivo quando não preenchia o Nome do Sacado no cadastro do débito automático.
Dica.png

A partir desse ajuste, se o nome do sacado não estiver preenchido o sistema irá sugerir o nome do condômino principal vinculado na unidade.

<TT239332> Corrigido o Lançamento de Serviços feito através dos Cálculos Diversos, pois não estava lançando o campo complemento no conta corrente.
Dica.png

O campo complemento só será informado no conta corrente somente se a opção Lançar Complemento estiver marcada.

<TT239473> Corrigido o Relatório de Contas a Pagar por Condomínio, pois estava duplicando registros quando havia mais de um aviso cadastrado para o respectivo lançamento.
<TT239796> Corrigida a geração do Arquivo de Nota Fiscal Eletrônica (Financeiro > Nota Fiscal > Eletrônica > Geração de Arquivo Eletrônico), pois a geração do cancelamento de RPS estava enviando uma nova sequência ao invés da sequencia original para ser cancelada.
<TT240748> Ajustado o Controle de Registro para o Débito Automático do Banco do Brasil para permitir a geração do campo Identificação do Cliente (posição 2 a 26 do registro E) tanto com o padrão conforme o login da unidade, quanto com o CPF do sacado.
Dica.png

Para que o sistema adote o CPF como campo de identificação do cliente o parâmetro IDENTIFICADOR_DEB_AUTOMATICO deve ter o valor preenchido com a descrição CPF, conforme a imagem de exemplo abaixo.

Mais informações poderão ser consultadas na documentação sobre o Débito Automático.


Debito Automatico BB.jpg
<TT240874> Ajustada a geração de Contas a Pagar Eletrônico para o Banco SAFRA para enviar o código da agência no campo Agência para Pagamento (posições 186 a 192 do registro detalhe).
<TT241047> Adaptado o controle do Registro de Cobrança para o Banco Itaú, de acordo com orientações do banco foi criado o parâmetro INSTRUCOES (Financeiro > Tabelas > Banco / Aba Conta Corrente). Esse novo parâmetro permite determinar instruções para o protesto do título, tendo como valores válidos (34 e 35). Em ambos os casos a quantidade de dias para o protesto deverá ser determinada no campo "Dias Prot." no próprio cadastro da conta corrente bancária.


Conta Corrente Bco INSTRUCAO.jpg


Atencao.png

Esse parâmetro será aplicado para o registro de todos os recibos vinculados a respectiva conta corrente bancária, sem distinção.


<TT241900> Corrigido o Relatório de Contas a Pagar por Vencimento (Relatórios > Financeiro > Contas a Pagar > Por Vencimento), pois dependendo do tipo de seleção os lançamentos estavam saindo duplicados.
<TT241964> Corrigida a Importação de Carteira feita pelo Base Utilitários (Base Utilitários > Condomínio > Importação de Carteira), pois alguns condomínios não estavam sendo processados.
<TT241717> Ajustado o Registro de Cobrança para o Banco Santander (Financeiro > Contas a Receber > Controle de Registro), pois não estava considerando o número da carteira cadastrado na conta corrente.
<TT238081> Corrigido o Relatório de Pasta (Relatórios > Cadastrais > Condomínio > Pasta), pois estava duplicando a quantidade de débitos informada na tela.
<TT242418> Corrigido o relatório de Contas a Pagar Eletrônico (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Assistente de Geração de Arquivo / Botão Relatórios), pois quando o valor total estrapolava a casa de um milhão o sistema estava cortando centavos no relatório.

Categoria:Notas de Versões Base Condomínio